A CORRIDA MAIS CURTA
SÃO PAULO (boa!) – Às vezes algumas contas que sigo no Twitter geram boas notinhas. É o caso desta aqui, que foi postada pelo pessoal do GP do México. Juro que não sabia. Fiquei sabendo. O piloto que menos andou na história da F-1, tendo largado em pelo menos um GP, foi o italiano Marco Apicella: 800 metros.
[bannergoogle]Ele disputou o GP da Itália de 1993 pela Jordan. Não lembro bem por que correu. A equipe, naquele ano, começou a temporada com Barrichello e Capelli — este caído em desgraça no ano anterior na Ferrari. Logo na terceira corrida, o pobre italiano foi substituído pelo experiente Thierry Boutsen, que ficou até o GP da Bélgica. De Monza em diante, foi uma festa: Apicelli na Itália, Naspetti em Portugal e, finalmente, Irvine nas últimas duas etapas do campeonato.
Apicella largou em 23º naquela prova, e sua aventura durou menos de uma volta. Bateu logo depois da largada e abandonou — aqui tem um compacto daquela corrida, que marcou o único pódio e a despedida de Michael Andretti da categoria.
O simpático italiano nunca mais sentaria num carro de F-1. Mas sua carreira não foi um desastre total, loge disso. Já tendo corrido no Japão antes de sua experiência pela Jordan, ele acabou fincando âncora do outro lado do mundo e chegou a ser campeão da F-Nippon em 1994. Depois, seguiu carreira com protótipos e carros de GT, pendurando o capacete aos 44 anos, em 2009. Seu site oficial está abandonado há dez anos. É um bom exemplo de fóssil internético.
Bizarro! O cara ainda mantem um site com última atualização de 2006!
http://www.marcoapicella.com/menu.html
Vale lembrar que ele é o piloto que mais disputou corridas de F-3000 na história!! (52) É bastante corrida, principalmente numa época que não existiam corridas duplas, e o calendário era bem enxuto.
Coisas da vida. O piloto que teve a carreira mais curta da F-1, foi companheiro do piloto que se tornaria anos mais tarde, no piloto com a carreira mais extensa da F-1.
Falando em Andrettis, vocês viram a carta escrita pelo Andretti pai (Mario)?
http://www.theplayerstribune.com/2016-6-9-mario-andretti-racing-letter-to-my-younger-self/
Linda essa Jordan. Inclusive tem uma (não sei se original ou réplica) no estúdio do falecido Sid Mosca na Avenida Washington Luís.
Toda vez que passo por lá dou uma espiada.
Esses carros eram lindos sem esse monte de parafernalha espalhada pelo bico e laterais….muito show.
O Boutsen decidiu se aposentar depois do GP de seu país.
– Engraçado. Eu tinha 15 anos e eu lembro que eu era doido pra saber o que era sasol e 7up da Jordan 91.
Além do post sobre a curiosa história do italiano, lindíssimo carro, capacete idem.
Eu também, só que queria saber de todos os carros, já que muitos deles não existiam no Brasil….
Mas a 7UP eu conhecia, ela vendia na 7 Eleven, mas era só lá também.
Carro clean aerodinamicamente falando. Saudades dessa época.