UM CONECTOR
SÃO PAULO (que azar monstruoso) – Foi o que acabou com a corrida da Toyota a poucos minutos do fim das 24 Horas de Le Mans, domingo. A peça, na linha de ar entre o turbo e o intercooler, apresentou algum defeito que subitamente acabou com a potência do motor de Nakajima.
Uma tragédia.
Isso é um fato isolado..
Na Williams tem uma peça que não tem santo (nem o Daime ) faz essa peça andar como o segundo piloto Bottas anda..
Vai como narra o Bueiro Bueno A duas peças de 10 dedos que segura o volante.kkk..
Não é um conectorzinho, pode ter sido o wastegate ou mesmo um vazamento no air dryer manifold. Então, peças de desgaste ou que podem sofrer com a vibração, resultando em perda de pressão do turbo. Logo é uma falha mecânica, de engenharia. Não tem desculpa. Toyota deve colocar mais alemães dos que já tem pra corrigir estes problemas. No ano que vem os Porsches virão com uma margem maior devido o aprendizado deste ano. Então o caminho pra Toyota é mais longo do que foi neste ano. Não acredito que consigam sucesso.
Como diria o Milton Leite…chato pra caralho.
Este vídeo tem a transmissão japonesa dos momentos finais.
https://youtu.be/bBBNz6BsEe4
Desculpe, este está mais completo, incluindo a premiação.
https://youtu.be/v8cJtaaRMxg
Mas Corolla não quebra não é o que dizem 100% dos mecânicos?
Tem nada desta conversa de “vencedor moral” se o carro não completou a corrida é DNF para ele e saudações.
Não foi o Nakajima que tirou o DeltaWing da corrida uns anos atrás?
Karma is a cold bitch…
É verdade! Tinha esquecido! Maldito! Não estou mais com peninha dele…. mas foi uma baita decepção a Toyota não ter vencido com o Kobayashi…. mas acho que foi culpa dele mesmo, que teve uma saída de pista e danificou o carro.
putz.
Lembro que a equipe Pescarolo também perdeu a corrida um tempo atrás por causa de uma peça bem simples, tipo uma porca, arruela ou espaçador.
O Divila estava na equipe, e se me lembro bem o Loeb era um dos pilotos…
Qual será o custo desse conector que causou tamanho prejuizo?
Que ironia , uma peça barata , coloca a perder milhões investido numa corrida.
Mas como diria o bom senso, a Toyota foi a vencedora moral , só que o premio
maior ficou com a Porsche…
Conector MALDITO.
Putz, um conectorzinho ?
Pode ser a versão oficial, mas eu não acredito, pois o carro voltou a funcionar depois. Ainda acho que Nakajima fez alguma nakajice no finzinho.
Se foi erro do Naka não sei. Mas, como mechanico que sou, também desconfio da versão conectiva oficial.
Também tenho esta impressão.
O carro só parou um tempinho perto da linha de chegada, depois voltou a funcionar – mar e mar – mas voltou a andar.
Que conector “pisca pisca” é esse?
Era o conector de uma linha que ligava ao sensor de pressão que controla o funcionamento do turbo. Enquanto o carro ficou parado, a equipe, por telemetria, conseguiu desativar esse sensor e o carro voltou a funcionar, mas sem a potência do turbo. Fonte: não lembro
Valeu pelo esclarecimento, Paulo.