CAMPONESAS (3)

aut16b

SÃO PAULO (uau!) – Que corridaça, essa de Spielberg! E que volta final espetacular! E que presepada do Rosberg.

Quer dizer… OK, tem de tentar defender a posição, última volta, tal e coisa, coisa e tal. Mas quando Hamilton colocou por fora, Nico tinha a preferência da curva para a direita, inclusive. Esqueceu a tangência, deixou o carro esparramar para a esquerda para empurrar o colega, era meio que tudo ou nada. O toque poderia ser fatal para qualquer um dos dois. Foi para ele. A asa dianteira quebrou, Lewis passou, e nos últimos metros o alemão ainda foi ultrapassado por Verstappinho e Raikkonen. Ficou em quarto. A diferença de pontos, que era de 26 pró-Nico antes do GP da Áustria, caiu para 11. Foi a terceira vitória de Hamilton no ano. Nico-Nico no Fubá, hoje, saiu no prejuízo total.

Bom, não choveu, o que ajudou a desembaralhar um pouco o grid zoado de ontem com punições e surpresas por conta da água no Q3 — as maiores delas, Hülkenberg em segundo e Button em terceiro. Na largada, Jenson fez sua parte e pulou para segundo, lembrando os bons tempos em que corria em times que andavam na frente. Hulk não foi bem. Caiu para quarto. E Rosberg, que teria de caçar Hamilton por conta da punição por troca de câmbio, fechou a primeira volta em quinto.

[bannergoogle]O início da prova foi divertido, e Bonitton se sustentou o quanto pôde em segundo. Até a sétima volta, quando Raikkonen passou por ele. Rosberguinho veio na balada e já pulou para terceiro duas voltas depois. Precisava manter Lewis na mira. Vinha conseguindo, até parar precocemente para a primeira troca de pneus, na 11ª volta. Colocou macios.

Nico-Nico caiu para nono e quando a turminha da frente, especialmente a dupla da Red Bull, foi para os boxes, o alemão começou a reconquistar terreno. Era quarto na volta 16, e Hamilton lá na ponta, sem trocar pneu. A impressão que passava era que estava esperando chover, para economizar um pit stop. Mas não veio água nenhuma.

E, então, com a borracha nas últimas, Lewis perdeu ritmo. Rosberg fazia tempos 1s melhores por volta. Na volta 21, já estava a 21s do inglês, em quarto. Na parada, Hamilton só não perderia a posição se o pit fosse perfeito. Não foi. Parou na volta 22, o pneu traseiro esquerdo enroscou e, quando voltou para a pista, viu Rosberguinho passar à sua frente. E bem à frente, coisa de 5s.

Raikkonen assumiu a liderança, mas por pouco tempo. Na volta 23, parou. Vettel, então, ganhou a ponta. Também por pouco tempo. Seu pneu traseiro direito explodiu no fim da reta. E, finalmente, Rosberg viu-se em P1. Os restos mortais da borracha de Vettel forçaram a entrada do safety-car das voltas 27 a 32. Nico primeiro, Hamilton segundo. Sem diferença entre eles, apenas no tempo de pneu. O de Nico tinha 21 voltas de vida. O de Lewis, 11.

Mas Rosberg manteve o inglês a uma distância segura, coisa de 2s, sem ser muito ameaçado. A batalha ficaria para o stint final. Às vezes, Nico abria. Às vezes, Comandante Amilton encostava. Os dois Mercedes sumiram dos demais. Rosberg lutava contra um carro meio estropiado, cheio de pedaços de borracha enganchados no assoalho e um defletor solto. Mesmo assim, seguia em frente.

A coisa começou a se decidir na volta 55, quando Hamilton fez sua segunda parada e colocou pneus macios. Na volta seguinte, veio Rosberg, e colocou supermacios. “Que história é essa?”, reclamou o britânico pelo rádio. “Por que ele é mais macio do que eu?” Faltavam só 16 voltas e o novo líder era Max Verstappen, com pneus de mais de 40 voltas de uso. Não ia segurar a onda. Na volta 63, ambos já tinham passado pelo holandês. Rosberg chegou a ter 1s6 de frente para Hamilton. Mas o inglês vinha babando. Os pneus mais duros, no fim das contas, foram a melhor escolha. Os supermacios do alemão acabaram rapidinho.

aut16c

E foi babando que Lewis passou Rosberg na última volta, com um ligeiro esfrega-esfrega entre os dois — o que levou ao toque, à quebra da asa de Nico, ao quarto lugar fora dos planos. Na Mercedes, a turma não curtiu muito. Toto Wolff quase teve um ataque do coração e falou até em usar as ordens de equipe se seus dois pilotos continuarem batendo um no outro.

Mas o frame acima não me parece deixar dúvidas. E vejam, nas marcas de pneu, o traçado normal para a curva à direita. Agora notem onde está Rosberg e sua posição em relação à curva. Em linha reta, praticamente, esquecendo que tinha de virar o carro. Hamilton, por fora, aponta para fazer a curva, deixando muito espaço para o alemão. Lewis não pode ser acusado de rigorosamente nada.

E ele se defendeu de qualquer polêmica antes que começasse. “Estou aqui para vencer. Dei espaço, acho que ele teve problemas de freios e nos tocamos”, falou, evitando alimentar o assunto. “Este esporte é inacreditável às vezes”, falou Rosberg, também sem mostrar muita disposição para atacar o companheiro de equipe, até porque sabe que fez besteira.

Hamilton, Verstappinho (que bela corrida, no fim) e Raikkonen formaram o pódio. Rosberguinho amargou o quarto lugar, Ricardão ficou em quinto (mais uma lapeada do jovem Max e ele vai começar a pirar), Button fechou com um lindo sexto lugar, Grojã voltou a pontuar com a Haas, Sainz Idade foi o oitavo, Sapattos e nono e, vejam só, Wê Lá, Hein? ficou em décimo, marcando o primeiro ponto da vida da Manor — e o primeiro do grupo desde o nono lugar de Bianchi em Mônaco/2014, quando ainda se chamava Marussia. Legal demais. Verdade que o alemãozinho se beneficiou de quatro abandonos no final, de Massa, Alonso, Pérez e Hülkenberg. Mas estava lá para receber a bandeirada. Assim, parabéns ao jovem Pascal, que é muito bom piloto. Muito bom.

Os brasileiros? Massa, como já dito, parou no fim depois de largar do pitlane e fazer uma corrida bem irregular. Chegou a andar nos pontos, mas parou com os freios superaquecidos em pandarecos. Nasr fez uma boa corrida, conseguiu em determinado momento se colocar em sétimo sem trocar pneu, fez várias ultrapassagens, mas no fim sucumbiu com o fraco carro da Sauber e terminou em 13º.

Como estamos no “julho insano”, com quatro GPs em cinco finais de semana, não vai dar tempo de Rosberg se lamentar demais, nem para Hamilton festejar muito — embora, claro, uma festinha ou outra no meio da semana sempre faça parte dos planos. Domingo tem Silverstone, depois é folga, dia 24 tem Hungria, dia 31 é na Alemanha.

E assim vamos, acelerando sempre, que é o que nos resta.

Subscribe
Notify of
guest

219 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Adam West
Adam West
7 anos atrás

Sinceramente, Acho Hamilton um cara mimado, não aceita derrota, tem um carro bom e um talento mediano, Rosberg, tem o mesmo carro, com um pouco mais de talento… Basta acompanhar a F1 pra perceber as caras e bocas quando ele perde e ou ganha…

Fernando
Fernando
Reply to  Adam West
7 anos atrás

Realmente Hamilton não aceita derrotas, por isso é tricampeão, duas vezes em cima do “talentoso” Rosberg, e com o mesmo carro, dentro de uma equipe alemã.

ms
ms
Reply to  Adam West
7 anos atrás

vc é inacreditável!!! Hamilton é tricampeão de F1 e vc diz que ele tem um talento mediano!!?? e pior, fala que o bração chamado rosberg tem mais talento do que ele?? fiquei curioso…..seria interessante se pudesse dizer em que dados vc se baseia pra fazer suas colocações pq fiquei com a sensação que a f1 que assisto não é a mesma que vc assiste……

Zé Tros
Zé Tros
Reply to  Adam West
7 anos atrás

Me diga um competidor, em qualquer modalidade esportiva, que aceita derrota.

João Ferreira
João Ferreira
7 anos atrás

Pra mim, a Mercedes errou na estratégia com o Nico, já sabiam que o pneu super, ultra, mega power macio, não rendia nas Mercedes e mesmo assim pôs no carro do Nico, fora que perdeu a preferência no Pit Stop…

Lamentável.

Depois tentou tirar o Lewis batendo e se deu mal….

O Nico está abalado, pode vencer o Lewis no braço, mas no psicológico perde feio para o Hamilton.

Zé Tros
Zé Tros
Reply to  João Ferreira
7 anos atrás

No braço é que Rosberg não vence Hamilton mesmo.

Nardo
Nardo
7 anos atrás

Finalmente achei a analise do Anthony Davidson p a Sky F1…

https://www.youtube.com/watch?v=Svf22MD11lU

Abraco

Brabham-5
Brabham-5
7 anos atrás

Nasr >>> Massa.
Vergonhoso para o “Dollynho”, com uma Williams com um motor Mercedes empurrando sendo mais um dos pilotos surpreendidos e ultrapassados pelo Nasr que fez um ÓTIMA corrida, tendo o pior carro do grid.
Fala sério. Entre Nasr e Massa, a Renault, ou qualquer outra equipe, não pode escolher o Dollynho! Já deu, né Massa?
Hamilton Cascudo. Tem de sr assim, tem de buscar a vitória, buscar uma ultrapassagem até o fim, até a bandeirada final!
Rosberg provou porque não é um campeão nato. Vacila como os pilotos comuns.
Uma pena o azar do Vettel.

Zago
Zago
7 anos atrás

Flavio, a análise do Davidson com os onboards dos carros na SkySports é definitiva: Nico deu no Lewis pq nem tentou virar na trajetória e Lewis passou o Nico antes do trecho de amarelas do acidente do Perez.

Segue o vídeo: https://www.facebook.com/1425654354318166/videos/1730011280549137/

Mônica
Mônica
7 anos atrás

Essa desavença entre os pilotos da Mercedes jogou um pódio no colo do meu gatão! Mais um ponto a favor da renovação do seu contrato com a equipe.
Isso não se faz! Deixar Vettel com pneus carecas no dia de seu aniversário.

Speedy Racer da Mooca
Speedy Racer da Mooca
7 anos atrás

Final de corrida bom é assim. Disputas são assim. A Fórmula Um da era dos campeões maus-caráteres é que era boa. Frank Williams uma vez afirmou que “os campeões da Fórmula Um eram uns patifes”. E de certa forma eram mesmo. Essa Fórmula Um de “ursinhos carinhosos” é chata “bagarai”. Há que se considerar a segurança, mas uns “chega-pra-lá” iguais ao de ontem não matarão ninguém, não nos carros de hoje. Nenhum grande do esporte foi anjo.

Mauricio
Mauricio
7 anos atrás

Não morro de amores pelo Hamilton, muito marrento e mimado. Mas convenhamos, nas disputas dos dois em pista, as piores atitudes foram do Rosberg.
Nico precisa entender que pode até não respeitar o companheiro, mas tem que respeitar a equipe.
Quando se tenta tirar o companheiro da prova, está tentando tirar um carro da equipe da prova. Mas quando ultrapassa o companheiro de forma limpa, a pontuação da equipe não se altera.
O comando da Mercedes é claro: podem disputar posições entre si, mas não se toquem!!!
Desse jeito vai perder o título e o contrato.

Fabricio_RC
Fabricio_RC
Reply to  Mauricio
7 anos atrás

Sério?
Veja o quanto o Rosberg já arregou para ele em disputas de pista? Só deu merda quando o alemão endureceu o jogo.
Em Montreal a poucas semanas atrás só não aconteceu o mesmo porque ele saiu da pista, já que o inglês não o deu espaço para contornar a curva. E na primeira batida dos dois em 2014 só aconteceu porque o alemão falou que não recolheu para provar que seu companheiro de equipe não o dava o devido espaço na pista.
Ontem o contato era evitável. Mas o Hamilton nunca poderia virar alegando que no ponto dele já tinha tinha espaço suficiente. Só se vira se você sabe que o espaço está lá, caso contrário corre o risco de bater. E foi isso que aconteceu.
Quantas vezes um piloto não deixa para frear depois do deus me livre e quase sai reto? Quantos X nós já vimos na história do automobilismo por conta dessas freadas tardias? Estando o Hamilton por fora da curva, freava antes e saia com melhor tração e velocidade passando na reta seguinte. Mas acreditou que o alemão seria o bundão de sempre e arregaria para ele e deu no que deu. Ainda teve sorte por, no contato, não ter seu pneu dianteiro furado pelo contato de sua roda com a asa do adversário.

Zé Tros
Zé Tros
Reply to  Fabricio_RC
7 anos atrás

Fabrício, uma coisa é espalhar na saída de curva como LH faz sempre e outra é passar reto na entrada da curva como Rosberg fez ontem.

O próprio Rosberg já espalhou, tbm no Gp do Canadá de 2015 e LH teve que recolher pra não bater e perdeu posições na corrrida.

ALLAN PEREIRA GUIMARAES
ALLAN PEREIRA GUIMARAES
7 anos atrás

Vale observar a fase simplesmente SENSACIONAL do Hamilton no quesito cuca-fresca. Salvo uns mimis (até o ano passado era mimimimimis…) durante a corrida (nesta, com razão – qualquer um questionaria os pneus diferentes), tem evitado esquentar a chapa fora dos circuitos. Nem na batida de Barcelona, nem agora, falou o que antes falaria (“sou melhor, mostrei ao mundo, sempre ganhei dele, etc.). Tivesse ele se fodido, talvez o papo fosse diferente, mas de qualquer maneira merece um obrigado dos fãs de automobilismo por evitar um desnecessário mimimimimimi.

Rafael P Chinini
Rafael P Chinini
7 anos atrás

esqueceu de falar do LIXO da Globo. cortou a chegada ao podium pra mostrar chamada do Esporte Espetacular…affff amador!
Depois mostrou tudo em imagem recuperada….muda logo pra SporTV essa porcaria

marcela
marcela
7 anos atrás

Eu gosto do Rosberg mas lamento que ele queira se tornar o novo dick vigarista da F1.Espero que ele se arrependa e mude suas atitudes daqui para frente.Esse lamentável fato ocorrido domingo fez-me recordar o Schumacher em suas presepadas contra o Hill,Villeneuve,Heidfeld,Colthard e tantos outros.Muita cara de pau do Rosberg se dizer surpreso do Hamilton ter tocado nele.Provavelmente deve achar que somos cegos…

Rud
Rud
7 anos atrás

O placar está 1 x 1. Se valeu na Espanha, tinha que valer ontem também.

Eduardo
Eduardo
7 anos atrás

Sinal verde para Hamilton ( desistir jamais) Verstappen e Button ( perfeitos) Mclaren ( como faz curva este carro) Sains( piloto mais combativo da prova) e lembrete para Pascal e o Nasr, sinal amarelo para Rosberg ( perdeu feio a batalha e pode custar a guerra) o Haikkonem (só passou o Riccardo quando o australiano ficou sem pneus e mesmo com os pneus carecas do holandês não conseguiu ameaçar mesmo tendo uma volta inteira) Riccardo (vai ter que aprender com um novato como fazer os pneus renderem) e a segurança ( três suspensões quebradas, um pneu estourado é um freio falhando é preocupante) sinal vermelho para Willians e Force India( três abandonos e um nono lugar numa pista favorável é lamentável)

moisesimoes
moisesimoes
7 anos atrás

– Rosberg é outro que não poderá ser campeão com uma declarar-ação dessas: “Fiquei surpreso que Hamilton veio para cima, já que eu estava para o lado de dentro.” Ta que pariu, e não pode passar por fora não? Quis dar o troco em cima do que Hamilton fez lá no Canadá e tomou no cú direitinho. Tem que ter braço de (tri) campeão, moleque!

Mais palavrões: Tome no cú Sr. Toto Wolf pela incrível capacidade de condenar virtudes como agressividade, vontade de vencer e esportividade. A frieza e inteligência de Hamilton e suas declarações após a corrida mostraram que Wolf, ao dizer “Não usaram a cabeça”, não passa de um engomadinho idiota. Rosberg estava certo, quis se defender. Não deu nem pra se defender e nem pra não bater por conta do problema dos freios. Acontece. Toto pode ir pra Ferrari, equipe que acha bonito dizer “tragam os brinquedos pra casa”.

Medo do Vestappen ganhar, porra nenhuma! Ele queria era que os robôs dele terminassem com ROS-1 e HAM-2. Será que ele vai fazer reuniãozinha lá na secretaria da escola, dá carãozinho, ameaçarzinho? Ele sabe que se der uma ordem 1/2 pro Hamilton, vai ouvir no mínimo um foda-se do inglês.

Tomem no cú também, aqueles torcedores austríacos que tiveram que engolir uma manobra e uma vitória limpas. Vaias pra quem? Sem dúvida, todos os torcedores que vaiaram a merda italiana em 2002 não estavam lá. Se estavam, não vaiaram, não é possível.

-No mais, Button e Nars mostrando serviço pra Renault?

O prejuízo da F Índia só não foi maior porque as concorrentes como Williams, não sumiu na frente na tabela, e apesar de boa corrida, Carlos Sainz, Grosjean, nem Mclaren ( que passou a Hass) descontaram tanto a distância.

Sauber na lanterna, mais do que nunca. Tarde demais pra reagir, ou não, tendo em vista que muita gente já olha pro carro de 2017?

Táticas diferentes pra favorecer Rosberg? Torcida da equipe pra fazer o hattrick (motor, piloto, equipe)? Não sei. Eles sonham agora a todo custo que um largue na pole e o outro lá em 18. Só sei que Pascoal tá de olho nessa briguinha de bonecas na Mercedes pra ver no que vai dar.

Boa semana a todos.

ms
ms
7 anos atrás

Acho que dessa vez deu pro Rosberg aprender que não é bom negócio dividir curva com Hamilton disputando posição mas acho também que rosberg fez o que fez sabendo muito bem o que estava fazendo pq naquela ultima volta ele não tinha outra alternativa a não ser apostar em três possíveis desfechos ao tentar fazer a ultrapassagem: 1- Hamilton passaria a sua frente, 2- ele continuaria a frente de Hamilton 3-os dois bateriam e sairiam da corrida sem marcar pontos ou seja rosberg fez sua aposta sabendo que jogava com uma probabilidade de 66% contra 33% a seu favor pq se ocorresse a 3º alternativa, rosberg ainda manteria a vantagem de 26 pontos em relação a Hamilton e como já estamos no meio da temporada com bem menos pontos em disputa do que no inicio do campeonato , seria mais fácil pra ele administrar essa vantagem até o fim da temporada……. o problema é que agora apenas 11 pontinhos separam ele do tricampeão…..também não dá pra deixar de falar do moleque verstappen que tem frequentado o pódio com mais frequência que muito piloto veterano que assim como ele também tem um carro competitivo em suas mãos…..

OQA46
OQA46
7 anos atrás

O Galvão notou, comentou que o pneu traseiro esquerdo é mais requerido que o direito, a TV mostrou o replay mais de uma vez, mas não se comenta que o Vettel bateu na zebra amarela antes de furar o pneu….fica claro ter agredido a zebra, por isso pediu desculpas.

Luiz Carlos
Luiz Carlos
Reply to  OQA46
7 anos atrás

Quanto mimimi…a Ferrari errou na estrategia e ponto.

Carlos Roberto da Silva Junior
7 anos atrás

Preferível o Rosberg ter aceitado a ultrapassagem do Hamilton, assim o seu prejuízo seria um pouco menor. O Felipe Nasr se aventurou como um atrevido lá na frente com sua Carroça Nanica Sauber, mas no final a outra Carroça Nanica Manor roubou a cena conseguindo o seu Um Pontinho Sagrado com seu Décimo Lugar. de Pascal Wehrlein.
Sebastian Vettel acabou ganhando da Ferrari no dia do seu aniversário um presente de grego nesse erro tático de não trocar os Pneus na Hora Certa. Eu acho que o Massacrado já está em contagem regressiva para deixar a Williams, só ficando lá se a equipe não tiver ninguém pra substituí-lo como na Ferrari em 2012 e 2013.

Junior
Junior
7 anos atrás

Em 2012 quando a f1 teve varios vencedores, lembro que todo mundo estava feliz. A f1 estava diferente, saiu da mesmisse de mesma equipe vencer dois, três anos. Infelizmente logo acabou voltando ao normal aquela temporada com RBR voando acima de todos com Vettel. Agora Mercedes três anos sozinha, brigando totalmente sozinha. Com Hamilton e Rosberg, nada contra nenhum dos dois. Mas é obvio o resultado. É o mesmo segundo piloto berger, coulthard, rubinho, webber e agora rosberg. F1 plastificada, engessada e rotulada. Estou acompanhando IndCar cada vêz mais, la a temporada da F1 de 2012 cheio.de emoção acontece praticamente a toda corrida. Mas mesmo assim o historico da F1 na vida de quem a curte desde sempre é marcante e dificilmente é abandonada (mas na era schumi eu abandonei). Hoje eu assisto mas não da para torcer, ver o cara ganhar todo ano é um saco. Verstappinho é o cara, quero ver disputar campeonato. Vou torcer pelo seu sucesso e depois vou cansar, pois vai ganhar um campeonato e muito provavelmente mais uns dois seguidos. Hoje é assim, e assim é.

Garret
Garret
7 anos atrás

Agora com a saída da Inglaterra da UE, poderiam mandar o Hamilton lá pra McLaren, o Hulckerbe no lugar dele seria campeão fácil, porque tendo um adversário como o Rosberg, ainda da pra cair na “night” 4 dias por semana, e ser campeão. O Werlein será o substituto de Hamilton, resta saber quem será o de Rosberg.

Luiz Carlos
Luiz Carlos
7 anos atrás

A turma LGBT que torce pelo Rosberg Di Caprio, assim vai a loucura !!!

André Fonseca
André Fonseca
7 anos atrás

Dizer alguma coisa da Rosdiva???

Apelou legal, como demonstra a imagem do post do FG, e se deu mal. Esse é mais um caso de piloto médio com carro bom, que jamais será campeão. O último foi 2005 e 2006, com o Picaretonso.

Piloto que não é agressivo quando tenta ser, só se lasca…

E como eu disse desde o começo do ano, todas as vitórias da Rosdiva só estão complicando um pouco a vida do Mirto, mas nada que bloqueie o TETRA do Mirto!!!

Luiz G
Luiz G
7 anos atrás

Sessão-desabafo para quem tiver saco de ler:

Comecei a ver esse esporte em 1980 e me tornei um fã ardoroso, mas já tem uns 15 anos que esse esporte me faz mal.
É um esporte que não justiça, meritocracia, nem humanidade.
Não sei se eu estou velho, rabugento e mudei de parâmetros ou se já assisti F1 por tempo demais.

A corrida de hoje me fez mal, assim como a derrota de Barrichello na austria em 2002, a quebra de Massa na hungria em 2008, a derrota de Massa em Interlagos em 2008, a derrota de Alonso em Yas Marina em 2010, a derrota de Alonso em 2012, a derrota de Rosberg em 2014…..Considero todas derrotas injustas e fico Fulo, me sentind um expectador otário……

Talvez eu devesse parar de ver F1 por algum tempo e voltar daqui uns 10 anos…

Luiz G
Luiz G
Reply to  Luiz G
7 anos atrás

Credo….escrevi com um monte de erros de português…..apaga isso aí, Flavio ;P

André Fonseca
André Fonseca
Reply to  Luiz G
7 anos atrás

Esporte a motor não existe justiça, pois a parte mecânica pode quebrar…

Boca
Boca
7 anos atrás

A equipe de Lewis deve marcar o Nico e não a Ferrari.

Quando Nico fez a primeira parada, deveriam chamar Lewis quando observaram que a diferença iria cair abaixo dos 22 seg, tempo total da parada. Se chovesse depois ambos teriam que parar mas pelo menos Lewis, que já anda melhor na chuva, estaria na frente de todo jeito. O chamaram quando a diferença já estava abaixo de 21 seg. Mesmo sem o erro no Pit ele voltaria atrás.

Na segunda parada, em que pese o fato de Lewis ter errado uma curva na volta de saída dos boxes, causou estranheza Pneus Macios no seu carro. Ora, faltavam menos de 20 voltas e ele havia feito 22 voltas com o Ultra macio, de tanque cheio e com a pista menos emborrachada. Sem essa de que o ritmo dele ao final provou ser a melhor escolha.

Depois de duas “ferradas” (sem contar o tempo do pit-stop, que foi beeeemm mais lento nas duas vezes, em relação aos de Nico) Lewis partiu pro “tudo ou nada”.

Rosberg teve sorte com os retardatários nas voltas finais, mas não teve jeito. Hamilton ligou o botão do “foda-se” e foi pra cima.

Nico ainda é favorito ao título porque:

– A diferença ainda está em 11 pontos;
– Lewis vai perder 10 posições em pelo menos 3 corridas até o fim do ano (anotem);
– Parece que a Mercedes quer deixar claro que quem vence os campeonatos é o carro e não o piloto, fazendo seus dois pilotos campeões. (Essa foi mais passional, hehehe)

Pra dar punição de 10 segundos ao Nico era melhor não ter punido. Punição sem efeito prático não vale. Se tem que punir, deveria ser 3 posições no próximo grid.

Restam 12 provas.

Go Lewis!

Garret
Garret
Reply to  Boca
7 anos atrás

Não concordo com sua análise. Ao meu ver a MErcedes prejudicou Rosberg em dois momentos. 1- Quando chamou Hamilton na frente de Rosberg nos boxes (a prioridade é de quem está na frente, e |Rosberg estava na frente de HAmilton), 2- Rosberg tinha desempenho com sobras com o pneu faixa amarelo, e a Mercedes mudou para o faixa vermelha, piorando o desempenho e ainda o colocando em risco no final. Então que que parecia errado, que era o m=pneu faixa amarela no carro de HAmilton, é o que o levou a vitória. Injusta por sinal, pois Rosberg foi sempre mais rápido.

Paulo Vieira
Paulo Vieira
Reply to  Garret
7 anos atrás

Garret, ao q parece a Mercedes esta mais flexivel qto a ordem de preferencia pra entrar nos boxes, no primeiro stint de trocas, o lider era Hamilton e Rosberg entrou primeiro…bem antes da escolha tatica de Hamilton!

Ja no segundo stint Rosberg era primeiro e Hamilton entrou antes…

Jorge Santos
Jorge Santos
Reply to  Garret
7 anos atrás

Você só esqueceu de considerar uma variável, os jogos de pneus. Rosberg tinha um jogo a mais que Hamilton de supermacios, parece que esse foi o motivo do inglês também não ir de pneus vermelhos.

Boca
Boca
Reply to  Garret
7 anos atrás

Garret,
Gostei da sua contra-argumentação. Sem ironia, Parabéns. É difícil aqui nesse blog argumentar opiniões contrárias sem partir pra ofensa ou ironias.

Mas continuando o debate:
O ponto 1 já foi explicado por outro colega acima. Apesar de eu também ter achado estranho pois geralmente quem está à frente é chamado primeiro.

O ponto 2, pelo que eu li em outros sites, foi porque NICO não tinha mais pneus Macios que pudessem ser colocados, daí a opção (única) pelos Supermacios.
Mas antes de saber disso, assim como Hamilton e os comentaristas da TV, achei errado. Hamilton devia pedir desculpas por questionar o tipo do pneu, pois o que parecia errado o levou a (lutar pela) vitória.

Sobre a justiça ou não, achei “injusto” só chamarem Hamilton aos boxes na primeira parada quando Rosberg já estava a menos de 21 seg dele, tempo suficiente pra voltar a frente de Lewis. Portanto, nesse ponto, a justiça da vitória torna-se subjetiva.

Mas vamos à Silverstone e que venham mais debates saudáveis como este.
Grande Abraço.

Luiz G
Luiz G
7 anos atrás

Quando o Hamilton enfia o carro no Rosberg na primeira volta, a FIA define o acidente como “coisa de corrida”.
Quando o Rosberg defende a posição e toca em Hamilton, é julgado como “culpado” e recebe punição.

Melhor dar logo o título pro Hamilton.

Anderson_SP
Anderson_SP
Reply to  Luiz G
7 anos atrás

O cara passa direto na curva e fala em defender posição, o Hamilton fez o certo, o mimado do Rosberg que não quis vender barato e se lascou.

luigi
luigi
Reply to  Luiz G
7 anos atrás

Você espera oque de uma entidade comandada por ingleses ?
Quando era por franceses ,o francês foi beneficiado ,assim é o Civilizadíssimo Primeiro Mundo ” quem manda ou tem a maior força faz as regras !

Speedy Racer da Mooca
Speedy Racer da Mooca
Reply to  luigi
7 anos atrás

Ué, a entidade não é comandada por Jean Todt?

Jorge Santos
Jorge Santos
Reply to  Luiz G
7 anos atrás

Cara você esta perdendo a cabeça que nem o Rosberg, se aquilo é defender posição ninguém mais vai ultrapassar ninguém pois o carro da frente vai simplesmente jogar o carro em cima e acabar com a corrida.
Rosberg iria tomar um belo x mas apelou e quase tirou o adversário da corrida, sua punição saiu barata, se fosse outro piloto de trás do grid teria perdido algumas posições na próxima corrida.

André Fonseca
André Fonseca
Reply to  Luiz G
7 anos atrás

Vcs não podem estar falando sério???

Estão???

Comparar os incidentes de Barcelona com esse da Áustria é covardia!!!

Fernando
Fernando
Reply to  Luiz G
7 anos atrás

Caríssimo, se for necessário dar o título a alguém, que seja para Rosberg, que não é capaz de conquistá-lo, Hamilton conquistou os dele sozinho, todos os 3. Assista novamente a corrida, e com os olhos abertos desta vez.

ALLAN PEREIRA GUIMARAES
ALLAN PEREIRA GUIMARAES
Reply to  Luiz G
7 anos atrás

O cara passa direto na curva e fala em defender posição, o Hamilton fez o certo, o mimado do Rosberg que não quis vender barato e se lascou (2).

Rosberg de fato não sabe “vender caro”. Desta vez, ao invés de tangenciar e espremer o Hamilton da curva para frente, resolveu simplesmente ir reto.

ags
ags
7 anos atrás

Rosbife.. tem cabeça de ameba.. não tem estrutura para um campeão;;
Hamilton vai fritar cebola na cabeça do parceiro..e ainda jogar uma malagueta na goela do ceborréia de mico,,

PAULO F1
7 anos atrás

Vocês já pensaram nisto??
Eu juro que queria ver os dois não se tocando, pois creio que o Rosberg ia tomar uma ultrapassagem (da melhor qualidade) por fora. Ele sentiu isto e jogou o carro para cima do Hamilton. Tem mais, não cola a desculpa dos freios, pois minutos antes ambos vinham alternando voltas rápidas, com o Rosberg inclusive fazendo várias ultrapassagens em retardatários e sendo até mais rápido que o Hamilton nestas ultrapassagens (colocando carros retardatários entre ele e o Hamilton). Ia ser bonito ver a ultrapassagem por fora. Rosberg pode ter dado um tiro no próprio pé ao decidir que não seria humilhado pelo Hamilton logo na última volta da corrida. e se chega em segundo lugar, teria tido muito menos prejuízo. As vezes, “menos é mais”.. Aprende Rosberg. No mais foi uma boa corrida e o Verstappen mais uma vez vem mostrando que está amadurecendo rápido, se não se perder com bobagens, vai ser difícil segurar o garoto. Valeu FG e valeu pessoal.

Jorge Santos
Jorge Santos
Reply to  PAULO F1
7 anos atrás

Vi de uma maneira diferente, Hamilton não conseguiria ultrapassar por fora, no momento da freada os carros voltaram a se emparelhar, se Rosberg tivesse feito a tangencia normal aí sim ele iria espalhar e jogar, legalmente, Hamilton para fora. Mas Lewis percebeu isso, veja a manobra novamente pelo vídeo, ele faz uma leve e rápida abertura para esquerda com a intenção de dar um x no alemão, como Rosberg veio por dentro iria sair mais lento da curva e Hamilton sairia com mais força pela direita e levaria a próxima curva que também era para direita.

Boca
Boca
Reply to  Jorge Santos
7 anos atrás

Isso dele dar uma leve abertura pra esquerda visando sair mais forte da curva é verdade, porém NICO simplesmente não fez a curva.

Se ele tangenciasse normalmente no início da curva e só depois fosse espremendo Lewis pra fora, ele sairia com mais ação ou pelo menos com mais pista que Lewis.

Outra: Cachorro Lobo quer ver NICO campeão, mas tá difícil!

Wolfpack
Wolfpack
7 anos atrás

O Niki Lauda faltando três voltas já mostrava na sua fisionomia, cara, o que iria acontecer. Os dois vão f… tudo. E claramente estava chateado com a pressão do Hamilton. O neguinho é bom, mas pensa nele e nele mesmo e em mais ninguém. Pensa que todos da equipe e fábrica devem servi-lo. Arrogante, poderia levar uma geladeira da mercedes. Já tinha este comportamento antes, na McLaren. Ele é um piloto e acreditem, neste carro qualquer é campeão. A Mercedes não precisa do Hamilton, mas ele precisa da Mercedes. Seria bom ele observar a vida do Alonso hoje para repensar seu futuro.

Ricardo Cardoso
Ricardo Cardoso
Reply to  Wolfpack
7 anos atrás

Que piloto não pensa primeiro em si próprio e depois (muito depois) pensa na equipe? O Rosberg está na equipe Mercedes desde 2010 e até agora não conseguiu ganhar um título.

E, do ponto de vista da equipe, piloto pode ser arrogante o quanto quiser, desde que traga resultados e títulos para a equipe e isso, gostemos ou não, o Hamilton tem feito.

luigi
luigi
Reply to  Wolfpack
7 anos atrás

De fato você tem alguma razão no que escreve , quanto a Mercedes fazer alguma coisa contra o Lewis ,para ter um alemão (+-) como campeão , mas não é do feitio da Mercedes tal coisa ,haja visto que quando Fangio foi campeão havia três alemães na equipe Hans Herrmann , Klaus Kling e Hermann Lang.
Eu particularmente admiro esta individualidade de Hamilton ,ele é ele e luta para vencer e não só para chegar e se manter na categoria .
Brasileiros deviam perceber que seus ótimos ,mas porem “bonzinhos” pilotos ,jamais foram campeões mesmo correndo com carros que lhe possibilitavam isso . Ai pode vir um baba… dizendo ,tal piloto não pode ganhar ; a maior balela já inventada na mídia para passar a mão na cabeça de piloto brasileiro bundão . Pensem bem : O que representa o mercado de automóveis alemão para o grupo FIAT dono da Ferrari ,nada ; alemães não deixarão de comprar Opel ,Volks , B M W ,Mercedes , AUDI , Porsche para comprar carros da FIAT e suas afiliadas. Mas o mercado brasileiro proporcionou ao grupo FIAT ter o controle acionário da americana Chrysler.
Então na minha opinião é que quem tinha os dados telemétricos nas mãos é que sabia quem era o piloto mais rápido e que deveria ser campeão , O piloto companheiro do Shumi ,além de ser do maior mercado dos carros FIAT , ainda era ORIUNDI , a unica coisa que levou a preferência do alemão só podem ser os dados telemétricos e não os belos olhos do Schumacher e o mesmo deve acontecer agora entre Hamilton e o Vikingzinho de chifre mocho. O mercado inglês também não representa muito para a Mercedes ,o americano sim !

moisesimoes
moisesimoes
Reply to  Wolfpack
7 anos atrás

“Seria bom ele observar a vida do Alonso hoje para repensar seu futuro.”

Pelo que HOJE, podemos “observar”, Alonso não pode ser pensado como o futuro de Hamilton, ok? Grandes pilotos – caminhos diferentes, simples assim. Se for comparar, a realidade hoje atual de hoje em dia do presente já aponta 3 (ou quatro) a dois Hamilton, só em títulos. Comparando as poles, voltas rápidas, então …

André Fonseca
André Fonseca
Reply to  Wolfpack
7 anos atrás

Parei de ler em “chateado com a pressão do Hamilton”…

HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA

Jorge Santos
Jorge Santos
Reply to  Wolfpack
7 anos atrás

Aqui esta um defensor do campeonato de equipe e não de piloto, se é pra ser assim seria melhor ter um só carro por equipe, seguindo sua teoria a manobra da Ferrari em 2002 (Schumi x Barrichelo) foi perfeitamente aceitável.

Fernando
Fernando
Reply to  Wolfpack
7 anos atrás

Quanta bobagem… Será que é mesmo do TRICAMPEÃO Hamilton que o cidadão esta falando?

Kkkkez Alonso
Kkkkez Alonso
7 anos atrás

Recordar é viver:

http://grandepremio.uol.com.br/f1/noticias/alonso-diz-que-nem-com-motor-de-aviao-manor-anda-a-frente-da-mclaren-e-leva-resposta-atravessada-no-twitter

Classificação:

Wê lá hein: 12º
Al Caponso: 14º

Corrida:

Wê lá hein: 10º
Abandononso?

Melancólico fim de uma pífia e mafiosa carreira.

André Fonseca
André Fonseca
Reply to  Kkkkez Alonso
7 anos atrás

TODO CASTIGO PRO PIOR CAMPEÃO DO MUNDO É POUCO!!!

HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA

Segafredo
Segafredo
7 anos atrás

Rosberg dando uma de Schumacher e Prost?? Não tem preço kkkkkkkk!!

Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
7 anos atrás

Deu uma de Senna, também! Essa “viúva” é muito esquecida.

albero
albero
Reply to  Paulo Pinto
7 anos atrás

Brasileiro Vira-latas ,não tem vergonha de menosprezar um de seus maiores pilotos . A Itália deseja ter um piloto igual a Senna desde 1954 e ele seria tratado como herói do esporte nacional e um insensato imbecille come voi ,correria serio riscos a sua integridade física sê tivesse coragem de dizer isto ao vivo e não escondido atrás de um teclado ,principalmente na Sicília (que nem é tão italiana assim ). Não é atoa que o país tem tantos corruptos , se os “do povo” se vendem por nada ,que dirá os que habitam onde corre “Il denaro” !

Gonçalves
Gonçalves
Reply to  Paulo Pinto
7 anos atrás

Pois é!! Esses caras, vira-latas, adoram criticar o Pelé e o Senna!! Ve se os argentinos criticam o Maradona e o Fangio!! Ve se os americanos fazem isso com o Michael Jordan!! Um lixo!! Os vira-latas gostam é de politico corrupto!!

Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
7 anos atrás

Digito no teclado e falo ao vivo (quem me conhece, sabe): pilotos que ganharam corridas ou campeonatos na base da tramoia ou má-fé, são vigaristas!
Entendeu ou tá difícil?

E pra finalizar: procure outro cara para despejar teu besteirol. Esta é a primeira e última resposta que você vai ler da minha parte.

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Paulo Pinto
7 anos atrás

As viúvas não admitem que se fale mal de Senna, cercando-o com uma aura de quase santidade. Alegam que a batida proposital em Prost na corrida final em 90, foi uma vingança pelo que aconteceu no ano anterior.
Esquecem que Senna melou a renovação de Mansell com a Williams para 93, quando disse que pilotaria até de graça para a equipe. Ele já estava de olho numa vaga no melhor carro da época, mas se deu mal. Teve que esperar mais um ano (chamaram Prost) para pilotar o carro que o mataria.
E que teve problemas de relacionamento com todos os companheiros de equipe, com exceção de Berguer.
Agrediu Irvine ainda na Jordan, quando não lhe deu passagem na pista, segundo o livro da Galisteu.
Citaram Pelé. Os dois tem algo em comum. Um disse que conversava com Deus e o outro disse que é mais famoso que Jesus.
Mas como disseram aqui, não podemos criticá-los.

Gonçalves
Gonçalves
Reply to  Paulo Pinto
7 anos atrás

Não me expressei bem… Os vira-latas não apenas criticam os icones brasileiros, eles sentem é ódio msm!! Criticar é normal, mas o q essa gente faz é coisa bem pior!! Agora imagine se o Maradona fosse brasileiro!! E outra, a olimpiada vem aí e vai ser um prato cheio para esses urubus!!

Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
7 anos atrás

Gonçalves, o meu comentário foi dirigido ao Albero que, além dos xingamentos, quis dar uma de valentão.

Criticar, discutir e discordar é perfeitamente normal (e até apelidar). É isso que faz com que o blog seja bastante visitado e movimentado.
O que não é adequado, é a ofensa gratuita e a ditadura da opinião.

Abraços.

Cristiano
Cristiano
Reply to  Segafredo
7 anos atrás

Esqueceu de citar o Senna ou é viúva?

Micromax
Micromax
Reply to  Segafredo
7 anos atrás

Não caros colegas……!!!

Quem deu uma de Senna, só vcs não viram, foi Hamilton!!

#opiorcegoéaquelequenãoquerver#

André Fonseca
André Fonseca
Reply to  Segafredo
7 anos atrás

Rosdiva não pode estar na mesma frase que Senna, Prost e Schumacher…

Até na hora de ser “vigarista”, Rosdiva mostra que é fraco!!!

Paulo Pinto
7 anos atrás

Vettel não tem do que se queixar. Seu aniversário foi um ESTOURO!

Uma equipe campeoníssima como a Ferrari com estratégia de nanica. Falando em nanica, a filha da Marussia imitou a mãe, pontuando na categoria maior.

E o “Massa Falida” mostrando, mais uma vez, que tem um importante trabalho a fazer. Onde será?

Está pintando outro “olé” (mais um) do semi-aposentado Button em cima do Arrastonso.

O duelo das Mercedes só mostram a incapacidade da equipe em gerir seus pilotos. E ainda assim, foram ajudados com a burrice da Ferrari.

O Canguru Esfolado não vai ser o candidato a campeão, ano que vem, pela Red Bull. O desempenho do garoto vai elevá-lo a primeiro piloto e não demora.

E o Russo Rebaixado se perdeu pelo caminho. Vai acabar rifado de vez.

André Fonseca
André Fonseca
Reply to  Paulo Pinto
7 anos atrás

“Incapacidade de gerir os pilotos da Mercedes”???

Quanta babaquice, vc quer que todas as equipes sejam como a FERRADA que não deixa seus pilotos brigarem na pista???

A FERRADA é o câncer do automobilismo, e o Ve44el está pagando o preço por ter feito a pior escolha da sua cerreira.

Pilotos tem que brigar, bater rodas e fechar as portas mesmo, inclusive contra seus companheiros de equipe!!!

Paulo Pinto
Reply to  André Fonseca
7 anos atrás

Fica frio, cara. O teu playboyzinho, pelo visto, vai ser tetra.

Aproveite a vitória do inglês e tome um chá.

Paulo Pinto
Reply to  André Fonseca
7 anos atrás

Eu acho que me enganei. Você torce pelo Vettel. De qualquer forma, relaxe…

luigi
luigi
Reply to  André Fonseca
7 anos atrás

Concordo com você André , realmente esta estória de piloto obediente é para perdedor ,quem quer ser campeão não tem medo de cara feia de companheiro de pista ,de engenheiro ou diretor de equipe .
Quanto ao Vettel ,talvez seria o piloto alemão que os alemães queriam ver campeão , se ele recebeu algum convite da Mercedes e não aceitou foi porque ficou com medo de não ser capaz de superar o Hamilton usando o mesmo carro e sem o multi 21 . más achar que a atual Ferrari pudesse fazer um carro melhor que a Mercedes ,seria mais fácil acreditar no Weihnachtsmann e pedir um título de campeão mundial de presente no final do ano ou um carro magico ou talvez até uma saída da Mercedes da F 1 ,pois desde que tedescos entraram com seus carros ,equipes italianas dificilmente se sagram campeãs sem mutretas que prejudique os tedescos e ajude os da bota.
É triste como italiano admitir isso ,mas é a verdade !

Micromax
Micromax
Reply to  André Fonseca
7 anos atrás

amigo André….não ligue para o que esse cara escreve, kkkk ele vive numa realidade só dele!

Clayton Araujo
Clayton Araujo
Reply to  André Fonseca
7 anos atrás

Belíssimo comentário André Fonseca! Está cada dia mais difícil ler estes comentários bostéticos aqui. Você falou tudo que eu penso. Corrida é isso aí. Roda com roda até na última volta. O resto, é desfile de equipes com seus vários patrocinadores estampados na carenagem. Essas ordens que a Ferrari dá pra seus pilotos só os idiotas que aprovam. Um grande abraço.

Paulo Pinto
Reply to  André Fonseca
7 anos atrás

Amigo Sennafredo Micromax. Pode me cobrar, no final da temporada, pelo menos 80% do que escrevi acima.

Segafredo
Segafredo
Reply to  André Fonseca
7 anos atrás

Cobrar algo de vc Pinto?….kkkkk ja vimos que vc, assim como seus ídolos, não cumprem o que falam……! Só pra não passar em branco…..vc sabe que o schukrutefakejr detonou a suspensão traseira direita atacando bisonhamente a zembra amarela antes da reta que ocorreu o estouro, não sabe…?

Paulo Pinto
Reply to  André Fonseca
7 anos atrás

Leu onde, Sennafredo? A informação da Pirelli é outra (statsf1).
Os meus ídolos (não sou fã xiita), cumprem suas lendas pessoais. Os teus, não.

Eduardo
Eduardo
Reply to  Paulo Pinto
7 anos atrás

Rsrsrsrs! ESTOURO mesmo….

Fernando
Fernando
Reply to  Paulo Pinto
7 anos atrás

Incapacidade de gerir seus pilotos… Ganhando um campeonato atrás do outro… Incapacidade de gerir seus pilotos… Hamilton ganha dois campeonatos seguidos… Incapacidade de gerir seus pilotos… Liderando o campeonato com os dois pilotos… Será que capacidade de gerir pilotos é proibir o segundo piloto de lutar com o primeiro como fazia a Ferrari e como fez a Red Bull estragando a F1?

Paulo Pinto
Reply to  Fernando
7 anos atrás

Fernando, a Mercedes possui um carro e uma organização, que permite o duelo aberto entre seus pilotos. O que eu quis dizer é: essa disputa está saindo um pouco cara. O GP da Espanha foi jogado fora por causa de uma disputa besta na primeira volta. Ontem, perdeu-se uma dobradinha pelo mesmo motivo.

Os resultados tem que acompanhar a excelência tecnológica, organizacional e operacional de uma empresa bem sucedida. E nem sempre a Mercedes segue essa cartilha.

Fernando
Fernando
Reply to  Fernando
7 anos atrás

Paulo, como você bem escreveu, é justamente a competência e excelência da Mercedes que permite que os pilotos possam ter a liberdade de lutar abertamente, ainda que em uma ou outra corrida algum deles fique pelo caminho, em alguma disputa acirrada ou fazendo alguma bobagem mesmo.

2014, 2015 e 2016, até agora, nos mostrou isso. Para mim significa que o ótimo gerenciamento da equipe se aplica também à política em relação às disputas entre seus pilotos. Eles podem fazer isso sem colocar o desempenho da equipe em risco, e ainda nos brindam com ótimos espetáculos. Estão muito a frente das outras. Abs.

Paulo Pinto
Reply to  Fernando
7 anos atrás

Concordo em parte, Fernando. A equipe, já que não se importa em perder vitórias e colocações (pelo menos, demonstra isso), tem que, urgentemente, gerir o péssimo ambiente criado por essa disputa acirrada.

Paulo Fonseca
Paulo Fonseca
7 anos atrás

Prezado F&G : Hoje assistimos uma boa corrida.Comandante Hamilton vai virar o jogo e levar o título, Ace – man foi bem , Laranja Mecânica vou baixo, Lord Button correu bem, Massa que horror, sem qualquer reação, fechar a boca e guiar mais para ter um contrato razoável.

Glauco Tavares
Glauco Tavares
7 anos atrás

Rosberg tinha mesmo que defender a posição, o problema foi ter feito a coisas certa porém da maneira errada, aí se deu mal.
Hamilton foi na dele e fez exatamente aquilo que todos esperavam (inclusive Rosberg) mergulhou no espaço que tinha jogando no tudo ou nada, talvez contando com mais uma arregada do companheiro, Oque não aconteceu. Levou a melhor desta vez em outras oportunidades ele saiu no prejuízo…. Nada demais, coisa de corrida.
Ainda acho que Rosberg será o campeão, Hamilton já está no quinto motor e quarto turbo e certamente terá que cumprir algumas punições até o final da temporada. Só por isso o alemão ainda segue favorito porque na pista é clara a vantagem do inglês.

Apm
Apm
7 anos atrás

Nico é alemão. Aprendeu na escola do maior de todos em deixar escorregar.

Ronald Wolff
Ronald Wolff
Reply to  Apm
7 anos atrás

Schumacher: o maior escorregador de todos os tempos. Seja sem querer ou proposital! Era mestre nas duas opções!

Paulo Pinto
Reply to  Ronald Wolff
7 anos atrás

E o resto corre atrás.

Julio
Julio
7 anos atrás

Corrida é isso, tem que ter emoçao na parte final, esfrega esfrega e porrada. Show de bola!

guilherme
guilherme
7 anos atrás

Lewis disse em entrevista pós-corrida que o plano inicial era parar na 23ª volta e que, quando a equipe chamou antes, ele não gostou, mas obedeceu — inclusive porque já tinha visto que a performance havia ido pro espaço. A ideia era fazer uma única parada e o Martin Brundle disse durante a prova que Hamilton afirmou que mudaria seu estilo para fazer os ultramacios durarem muito mais do que se imaginava possível, o que talvez justifique a pouca distância que abriu para Kimi mesmo com pneus bem mais rápidos. A estratégia era fazer uma única parada, mas a Mercedes ficou preocupada com o que rolou com Vettel e decidiu não arriscar. Chamar o inglês para fazer a segunda parada primeiro era a forma de devolver a liderança, mas ele errou na volta de saída e Nico manteve a ponta.

Quanto a Rosberg ser mais macio que Hamilton, todo mundo sabe que é por causa do hidratante francês que ele passa todos os dias após o banho — com Dove, claro. Já a diferença de pneus foi por conta da escolha de compostos: Nico tinha quatro supermacios para usar durante o fim de semana e Lewis, apenas três. Assim, só tinha sobrado borracha dura pra apagar a cagada de grafite HB da Mercedes.

Quando perguntado sobre a trombada na última volta, Toto foi lacônico: “Brainless.” Não duvido se, no debriefing, ele tirar o cinto e mandar Nico abaixar o macacão pra tomar um corretivo. Todo mundo na Mercedes, inclusive Lewis no pódio, justificou que Nico estava com os freios no limite, por isso teria errado na curva 1 e espalhado na 2, mas isso me parece ser uma desculpa pra evitar que o alemão seja penalizado e perca ainda mais posições.

O vídeo on-board do Rosberg mostra que ele só foi virar o volante quando Hamilton já estava batendo na lateral. Ué, se ele estava com problema no freio, não seria o caso de fazer a tomada da curva ainda mais cedo? Fica muito óbvio que ele queria forçar que o inglês escapasse da pista, mas não teve nem de longe a mesma classe do companheiro quando fez manobra parecida em Austin.

A cara de bunda de Rosberg era mais que esperada, claro. Perguntado o que ia dizer para os fiscais na investigação do acidente, ficou lívido, gaguejou, desconversou e acabou dizendo que ainda não tinha pensado nisso. Pelo jeito, não queria falar alguma besteira e se comprometer tendo que se desmentir depois, preferindo combinar direitinho com a equipe o migué a ser tentado.

Mas então, Flávio, Rosberg será campeão? Impossível, não é, mas, se continuar dando essas entregadas de sempre, sequer merecerá caso consiga.

Celio ferreira
Celio ferreira
Reply to  guilherme
7 anos atrás

O Guilherme cansei e parei de ler o seu comentário , mais do mesmo….

guilherme
guilherme
Reply to  Celio ferreira
7 anos atrás

Ainda bem que é opcional.

André Fonseca
André Fonseca
Reply to  guilherme
7 anos atrás

Guilherme,

Rosdiva não tem “culhão” para ser campeão, basta ver a cagada que fez hj…

Espalha, manda o adversário pra casa do chapéu, mas faz a porra da curva!!!

Jorge Santos
Jorge Santos
Reply to  André Fonseca
7 anos atrás

Exatamente, ainda bem que ficou claro que aquilo que Rosberg fez não é espalhar, se tivesse realmente feito a curva e espalhado teria mais chances, se bem que pela manobra de Lewis ele não iria ser jogado para fora e sim teria dado um x no alemão.

Alexandre
Alexandre
7 anos atrás

Nem uma linha sobre a corrida do Nasr e o ponto do Wehrlein?

Saulo Serrano
Saulo Serrano
Reply to  Alexandre
7 anos atrás

Nasr tinha, pela primeira vez no ano, chance de marcar. Ele é a equipe sabiam que o carro só andava com pneu macio. Qual a saída? Um stint curto com supermacio no início e calçar o macio até o final. Como não fez isso, errou duas vezes, pois devia ter feito a troca no momento do Safety Car. Quanta incompetência na estratégia!!!

Eduardo_SC
Eduardo_SC
Reply to  Alexandre
7 anos atrás

Hoje provou que merece pilotar uma barata decente ano que vem. Mais que o Massa, que está na hora de vestir o pijama e pensar em como gastar a grana que ele ganhou nesses anos de F1.

Daniel dos Santos
Daniel dos Santos
7 anos atrás

O Rosberg começou a perder a posição na curva 1. Ele tocou na zebra interna, o carro “pulou” e com isso perdeu estabilidade e tração para a reta seguinte. Na disputa da curva 2 o Hamilton não teve culpa alguma.

Sérgio Troncoso
Sérgio Troncoso
7 anos atrás

O Rosberg claramente deixou o carro “espalhar” para cima do Hamilton, a tangente ideal da curva para ele era outra e se deu mal… Então a “justiça” (digamos assim) foi feita.
Um abraço.

Luiz G
Luiz G
Reply to  Sérgio Troncoso
7 anos atrás

Não existe justiça na F1.
Não existe mérito na F1.
Na F1 só existe conquista a qualquer preço e que vença o piloto de pior caráter.
É um ótimo exemplo para as crianças do que deve ser feito para vencer na vida.

Fernando
Fernando
7 anos atrás

Final maravilhoso, pois faz tempo que me irritava esses finais que ninguém divide curva. Caramba é Fórmula 1, é briga por título. Vai ter um monte de idiota falando merda nesse mundo chatíssimo em que vivemos. Parabéns aos dois e ao Vettel por ter tentando arriscar levar o pneu ao limite,pensando em uma tática melhor para prova. Verstappen arriscou e foi ao pódio. Mostrou também aos críticos de balcão que na F1 piloto faz muita diferença, pois suas atitudes e decisões é que lavam ao resultado final.

Bruno
Bruno
Reply to  Fernando
7 anos atrás

Leio os comentários, mas dificilmente comento. Só registro satisfação pelo seu comentário. É isso ai. Disputas na pista, tentativas diferentes de estratégia e piloto levando desempenho a níveis diferentes. Esta temporada está bacana.

Eduardo_SC
Eduardo_SC
7 anos atrás

Que final de corrida! Rosberg decidiu que não seria humilhado e deu uma de Prost. Sobrou para ele a lambança. Hamilton provou que não é tricampeão a toa, na chuva fez a diferença ontem no treino e hoje nas voltas finais, baixou o capeta nele.

Zé MCZ
Zé MCZ
7 anos atrás

Atitude de piloto medíocre! Tá muito difícil conquistar o título. Não vai ter cabeça. Por que os patrícios dêem a mão e tudo mais, o Rosberg não ajuda a si mesmo. A vantagem inicial foi imensa, mesmo assim acabou e ainda tem muito chão!
Quem mandou ver foi o Nasser! Só que depois mudou para super macios a corrida acabou. Mas foi muito bem!
Mercedes! aguarde que o Max está chegando!

Geraldo
Geraldo
7 anos atrás

Corridona de primeira!!! Estava torcendo para “Rosberguinho”. Suponho que os pneus já estavam no “osso”. O que ele fez para segurar Hamilton, o mesmo já fez em outra oportunidade, e na primeira volta, sem necessidade nenhuma… Esse negócio ainda vai esquentar mais !!! Quanto às vaias, de certa forma, me fez lembrar aquela “vitória” de Schumacher em 2002…

Ana Luiza
Ana Luiza
7 anos atrás

Boa corrida num autódromo com lindas paisagens. Ano que vem, se puder, estarei lá os três dias. Niko x Lewis será uma polêmica inconclusiva. Nenhum dos dois foi um gentleman e a sorte favoreceu Lewis. No mais, prego batido e ponta virada: não tem jeito de mudar

Douglas
Douglas
7 anos atrás

O Rosberg nem pode alegar que espalhou, simplesmente esqueceu a curva e foi pra cima cacetar o Hamilton.

Luiz Bezerra
Luiz Bezerra
7 anos atrás

Comecei a ver a corrida do meio pro fim. Muito boa a corrida. O final foi espetacular, o boy verstapen guiando como um piloto experiente, e o toque entre os mercedicos, era tudo ou nada pros dois, Hamiltao se deu melhor. Na hora do toque me veio a mente Senna e Prost. E por ultimo, Galvao Bueno tava falando tudo trocado, parecia estar bebado.

David
David
7 anos atrás

Aos amigos que acham que o Hamilton tem culpa na batida recomendo que olhem as imagens no site da emissora e vejam:
Rosberg estava sendo ultrapassado e desiste da curva e vai reto com o carro em cima do carro do Hamilton.
Ao voltar à pista Hamilton não toca em Rosberg, volta atrás deste ja com o bico caindo.
Existe uma diferença bem grande em espalhar uma curva e desistir do traçado para procurar o choque!

Samuel Pavan
Samuel Pavan
7 anos atrás

Ora… se arrisca e briga, é presepada… se não arrisca, não tem apetite/perfil de campeão.

Ficou no prejuízo maior, mas seria segundo no máximo, dada a diferença de desempenho dos carros naquele momento. Ficou com o quarto, mas demonstra muito mais apetite e ânimo pelo campeonato que nos últimos anos. E isso endossado pelo desempenho na corrida, inclusive.

guilherme
guilherme
Reply to  Samuel Pavan
7 anos atrás

No caso, Nico não arriscou, ele simplesmente deixou de virar o volante até que Lewis já estivesse em cima dele. Uma coisa é dividir a curva, espremer o adversário; outra é forçar a sair da pista ou causar um acidente. Em Austin em 2014, Hamilton botou por dentro, ganhou vantagem na posição e depois espalhou um pouco para não dar a chance de Rosberg tracionar bem e se recuperar: isso é arriscar, botar a faca no dente e pressionar o oponente, uma manobra digna de elogio. O que Nico fez foi apenas não deixar Lewis fazer a curva sem bater ou sair, o que não é muito honesto.

Samuel Pavan
Samuel Pavan
Reply to  guilherme
7 anos atrás

Concordo com você, “arrisca” foi uma palavra mal escolhida. Mas não existe campeão bonzinho, então mantenho minha opinião: a postura de Rosberg está melhor que nos anos anteriores, em termos de combatividade. Se é que essa palavra existe.

Jorge Santos
Jorge Santos
7 anos atrás

Minha opinião sobre as vaias:

1- Os austríacos adotam o politicamente correto (não tenho nada contra isso), no calor do momento devem ter achado que Hamilton bateu em Rosberg e que Hamilton jogou sujo para vencer. Agora devem estar vendo o replay na internet ou pela tv e vendo que foi justamente o contrário.

2- Ou deveriam ser simplesmente alemães chorando pela derrota de Rosberg.

Deveria ser ressaltado que a manobra de espalhar é quando se faz a tangencia e se deixa o carro abrir não deixando espaço para quem esta do lado, isto é legal e normal. Mas Rosberg simplesmente não fez a tangencia, a não ser que a telemetria comprove que foi falha nos freios, essa manobra de Rosberg deveria ser punida, se não for o vale-tudo estará permitido e Hamilton, que é mais agressivo, terá muito mais chance de devolver lá na frente.

Ricardo Cardoso
Ricardo Cardoso
Reply to  Jorge Santos
7 anos atrás

Também fiquei com a mesma impressão das vaias. Qualquer telespectador deve ter achado estranho essa reação porque viu exatamente o que aconteceu por mais de um ângulo e com direito a replay em câmera lenta. Agora quem estava na reta de chegada só tinha a visão da passagem anterior com o Rosberg a frente e o Hamilton chegando e na passagem seguinte o Hamilton a frente e o Rosberg quase se arrastando pra cruzar a linha de chegada com o bico todo estropiado.
Qualquer um que estivesse acompanhando do autódromo teria essa reação.

Luciano Basso
7 anos atrás

O fato é que o carro do Nico não esparramou com as 4 rodas, dá para ver bem que o bico estava apontando pra fora da curva. Ou ele virou de propósito pra bater ou realmente os freios falharam.
De qualquer forma eu acho que o Nico não sabe perder. Sempre apela e dessa vez se deu mal. Está dentro das regras, ok, mas tá. Ficando chato….

guilherme
guilherme
Reply to  Luciano Basso
7 anos atrás

O vídeo on-board mostra que ele só virou o volante depois que Leiws já estava batendo, então não foi problema de freio. Difícil dizer que esse tipo de manobra está nas regras. O que está ficando chato é o Rosberg dominar uma corrida e entregar nos momentos finais com erros infantis.

Eduardo
Eduardo
7 anos atrás

Em um campeonato tão longo, com 21 corridas, Rosberg JAMAIS será campeão correndo contra o Hamilton.