DO DIA NA HUNGRIA (2)

noq3mcl

SÃO PAULO (sempre fecha) – Foi zoado, deu pintas de grid embaralhado, mas, no fim, a lógica prevaleceu. E o grid do GP da Hungria terá duas Mercedes na primeira fila. Rosberguinho cravou Hamilton com estilo. Contou com ajuda externa — uma bandeira amarela causada por Alonso quando Lewis fazia sua última volta rápida no Q3. Mas azar dele, Hamilton, que teve de tirar o pé. Nico não tinha nada com isso, vinha um pouco depois, disse que também deu uma aliviada, e só de noite sua pole foi confirmada — ele teve de provar que não infringiu o regulamento de bandeiras amarelas. Assim, fez a 26ª pole de sua carreira, quarta no ano — depois de brevíssimo jejum de duas corridas. Massa bateu no Q1 e larga em 18º. Nasr, não muito melhor, é o 16º no grid.

[bannergoogle]Poucas vezes se viu um Q1 tão tumultuado. A chuva que despencou sobre a região de Hungaroring antes da classificação fez com que a direção de prova adiasse seu início em 20 minutos. Até o safety-car aquaplanou. Quando começou, cinco minutos de tempestade forçaram uma nova paralisação. Mais 15 minutos, bandeira verde de novo, até Ericsson bater, nova vermelha depois de mais cinco minutos. Um caos. Restavam 9min para o fim da sessão quando o piloto da Sauber se acidentou.

Às 9h55 daqui, pista liberada mais uma vez. Sainz quase bate no safety-car no pit-lane. Uma zona monumental. Alguns colocaram pneus intermediários. Então, quem bateu forte foi Massa. Adivinhem? Bandeira vermelha. Uma delícia. Faltando 5min para zerar o cronômetro, o líder da tabela de tempos era Nasr com 1min39s500… Para lembrar, no seco os melhores tempos da Mercedes foram obtidos na casa de 1min20s.

A remoção do carro de Massa foi rápida e às 10h07 os boxes foram abertos uma vez mais. A bagaça, que em condições normais de temperatura e pressão iria das 14h às 14h18 locais, já passava de uma hora de duração. Todos saíram, agora, com intermediários. Incrivelmente havia até sol em alguns trechos.

Com estes pneus, e a pista melhorando ligeiramente, cada um saiu dos boxes para pelo menos duas voltas rápidas. Alguns tentariam três. Os tempos começaram a baixar dramaticamente, como diz meu amigo Sormani. E então? Claro, bandeira vermelha. Já perdi as contas de quantas. Haryanto foi o piloto da vez. Restava 1min18s para o fim do Q1. Ninguém mais teria tempo de nada. E a direção encerrou a bagunça, degolando Palmer, Massa, Magnussen, Ericsson, Wehrlein e Haryanto.

A ordem lá na outra ponta, entre os mais rápidos, teve nas cinco primeiras posições Rosberg, Hamilton, Alonso (como anda no molhado, esse moço…), Vettel e Grosjean. Os demais se viraram e fizeram seus tempinhos.

[bannergoogle]A chuva parou, nesse ínterim. Quanto tempo o asfalto novo levaria para secar, ninguém sabia. Bottas foi o primeiro a colocar slicks. Hamilton tinha 1min31s5 com intermediários. O finlandês da Williams veio sambando lindamente, brigando com o carro e com a vida, mas virou quase 1s melhor que Lewis. Então, estava na cara: o novo asfalto era de secagem rápida. Slicks para todos.

Chamou a atenção a quantidade de voltas anuladas pela direção de prova por conta do abuso de alguns pilotos, ultrapassando os limites da pista em pontos que foram classificados como de “tolerância zero”. Com o cronômetro zerado, até Rosberg aparecia fora do top-10. Mas estava todo mundo na pista. E na medida em que os favoritos foram completando suas voltas, as zebras foram desaparecendo — uma delas, Alonso em primeiro mais de uma vez. No fim, deu Verstappinho na frente com 1min26s660. Dançaram Grosjean, Kvyat, Pérez, Raikkonen, Gutiérrez e Nasr. Não é preciso dizer que o título de vexame do dia ficou para Kimi.

Passaram adiante, pois, Verstappen, Rosberg, Ricciardo, Alonso, Hülkenberg, Vettel, Button, Bottas, Sainz e Hamilton. Palmas para a McLaren, levando seus dois carros para o Q3. Que aconteceria com pista seca e sol, chances maiores de dar a lógica depois de tanta confusão. A coisa foi tão atrapalhada que Lewis passou na bacia das almas, 0s1 mais rápido, apenas, que Grojã. Quase fica fora do Q3.

Apesar da plaquinha indicando “wet track” na saída de box, a definição dos dez primeiros no grid começou mesmo com sol e asfalto bom o bastante para todo mundo seguir com os slicks supermacios. O trilho era suficientemente seco e seguro. A primeira bateria de voltas restabeleceu a ordem natural das coisas, com Hamilton e Rosberg virando na casa de 1min20s de novo. Vantagem de 0s391 para o inglês, o que era preocupante para o líder do Mundial.

Na segunda tentativa, Nico-Nico no Fubá melhorou, mas ainda estava 0s093 atrás do companheiro. A Red Bull confirmava sem muitas dificuldades a condição de segunda força do campeonato, com seus dois carros atrás da dupla da Mercedes. A diferença de Ricardão para Comandante Amilton era de aceitáveis 0s172. Não dava para reclamar do carro, não.

[bannergoogle]E o final foi sensacional. A terceira rodada de voltas rápidas começou com todo mundo justinho no cronômetro, abrindo volta a segundos da quadriculada — Verstappen não conseguiu. A dupla da Mercedes, sim. Mas… Alonso rodou, na frente de Hamilton, causando uma amarela que estragou a volta de todos que vinham atrás. Menos de Rosberg. E o alemão, numa volta extraordinária, cravou 1min19s965 e tirou a pole de Hamilton por pentelhésimos de segundo.

O grid ficou, pela ordem, com Rosberguinho, Comandante Amilton, Ricardão, Verstappinho, Tião Italiano, Sainz Idade, El Fodón de La Clasifición, Bonitton, Hulk e Sapattos. Pode-se dizer que deu a lógica, McLaren à parte — embora fosse previsível que o time de Woking andaria direitinho numa pista travada como a de Budapeste; mas foi a primeira vez desde a volta da parceria com a Honda que os dois foram para o Q3.

É a chance de Rosberguinho se recuperar no campeonato de seu breve inferno astral. Vai ser bom, amanhã.

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo Pinto
7 anos atrás

Foi cancelada na largada.

Rogério
Rogério
7 anos atrás

Para mim o destaque foi o Nasr, durante o aguaceiro, quando tudo se iguala, colocou o pior carro do grid na frente dos tempos. Mostrou grande competência. Se a pista continuasse molhada, largaria no top five.

Kkkk!
Kkkk!
7 anos atrás

Mclaren já está mais próxima da Ferrari que esta da Mercedes. E como eu previa, a Redbull já passou a Ferrari.
Muito bom ver a mclaren liderando um qly, em situações adversas, Alonso mostra ao mundo porque é o melhor piloto desde Ayrton Senna, não rodasse seria 5o.
Vettel tem que parar de xingar no rádio, todo rádio em toda corrida ou treino, qly, sempre xinga e tem um beep. Ruim pra imagem dele, da equipe, dos patrocinadores, será que já não basta estar atrás do segundo piloto na pontuação? Culpar o Button se em nenhum momento Vettel impressionou no qly? Conseguiu ficar atrás do Alonso com ambos no mesmo momento de pista e no q3 não bateu as Redbull!!!! Putz!
Acharam que o resultado do ano passado era real, fato é que somente Mercedes e Ferrari tinham motor, esse ano, a Renault já mostra as suas caras e ano que vem será o ano da Honda.
Mas pra 2016, ao menos teremos um campeonato, mas pelo Segundo lugar do mundial, e não vai ser a Ferrari. Falta piloto.

Paulo Pinto
Reply to  Kkkk!
7 anos atrás

A McLata só fica próxima da Ferrari em uma situação: quando leva volta das “rossas”.
Alonso melhor piloto desde Senna? É para fazer média com o teu acólito, o Sennafredo?
Vettel pode dar chilique do mesmo modo que Hamilton. Ambos são estrelas.
Ano que vem será o ano da Honda? Era uma vez, o Vicellez no Esporte das Maravilhas…

Mais uma vez, o meu bordão 2016:
ALONSO É DEZ! (dez anos sem título).

Fausto
Fausto
Reply to  Paulo Pinto
7 anos atrás

É portuga além de afetado é picareta…saber reconhecer o talento de um rival é mostrar grandeza,,mas um picareta não sabe o que é isto.

Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
7 anos atrás

É comigo? Se tal é o caso, vamos lá:

Sou carioca, filho de português e a única picareta que a gente tinha, era a que ficava no terreno (junto com pá, enxada, etc.)..

Reconhecer o talento de quem, cara pálida? Se for de Alonso, sempre reconheci mas torço contra. Entendeu ou tá difícil?

Alfredinho
Alfredinho
7 anos atrás

O campeonato começa do terceiro colocado em diante, salvo algum acidente ou erro dos ponteiros.

Pedro Zanon
Pedro Zanon
7 anos atrás

So eu achei estranho Flávio não ter escrito nada até agora sobre a possível volta de Imola pro calendario?

kkkkez Alonso
kkkkez Alonso
7 anos atrás

Findando Amonso envolvido diretamente na briga pela pole!

Triste Fim de Policarpo Quaresma.

Jorge Santos
Jorge Santos
7 anos atrás

Esse chassi da McLaren é muito bom, se a Honda tivesse um motor no nível do Renault eles já estariam na frente da Ferrari.

Vamos ver amanhã, apesar de ser um circuito travado o histórico do pole sair com a vitória é surpreendentemente incomum.

E Carlos Sainz em sexto foi, na minha opinião, o destaque da classificação. Esse garoto merece logo uma vaga de ponta, torço para que a Renault invista nele como primeiro piloto.

luigi
luigi
Reply to  Jorge Santos
7 anos atrás

Jorge , O motor que a RedBull usa é Renault más extensamente modificado pela Ilmor e não 100% ,que é una percaria ,basta ver onde estes carro Renault andam no grid.

André Fonseca
André Fonseca
7 anos atrás

Ué, não teve penalização pra Rosdiva???

Ela claramente passou pelo segundo trecho com bandeiras amarelas fazendo a melhor parcial daquele setor!!!

Jr.
Jr.
7 anos atrás

Pra mim, Rosberg não tirou o pé com a bandeira amarela. E só não foi punido porque fizeram “vistas grossas”. Como a pole tá em casa, independente do número do carro, a Mercedes nem ligou também

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
7 anos atrás

Agora é só esperar amanhã, para dar alguma treta e mudar o curso natural das coisas.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
7 anos atrás

Sinceramente não entendi, se Hamilton estava à frente , e maneirou no
acidente de Alonso , e Rosberg vinha logo atras , e se tivesse bandeira amarela pra êle , não faria a poli. , acho que tocou direto , e ainda mais
com o temporal que fêz….

Robertom
Robertom
Reply to  Celio Ferreira
7 anos atrás

Rosberg só faria a Poli se passasse na Fuvest…

paul
paul
7 anos atrás

nenhum comentario sobre a saida do massa da williams anunciada durante o treino?

Pedro Simões
Pedro Simões
7 anos atrás

Rosberg vinha atrás do Hamilton e fez o melhor segundo setor mesmo, segundo ele, aliviando, no on board a imagem mostra bem a amarela para o alemão

Davi Silva
Davi Silva
7 anos atrás

“Pentelhésimos de segundo” foi ótimo! Kkkk… Tô torcendo por boas posições da McLaren e por Rosberg à frente de Hamilton, com uma briga pela vitória entre Riccardo e Verstappen.

Boca
Boca
7 anos atrás

GARFARAM O HAMILTON!

Simples assim FG!

Em que pese o azar de Alonso rodar imediatamente na frente dele, quando
Rosberg passou, as bandeiras amarelas, em dois pontos distintos, estavam agitadas, mas ele não diminuiu….

Lewis vinha 0,344 mais rápido só no primeiro setor. Se, na pior das hipóteses, ele mantivesse as parciais restantes a pole seria 0,15 melhor que Rosberg.

A on-board dele não mente!

Go Lewis!

Antonio Seabra
Antonio Seabra
Reply to  Boca
7 anos atrás

Parece que para a FIA regras foram feitas para ser quebradas….
Lewis vinha numa volta excelente, ia dar um “binoculo” no Rosberg, mas teve de tirar o pé.
Me parece que esse ano Rosberg tá apelando direto para o lado Dick Vigarista, para tentar andar junto com o Ingles: as duas batidas entre ambos, em corridas, foram culpa dele. Agora passa pelas bandeiras amarelas de pé cravado….

Na real: Rosberg é um excelente acertador de carros, um piloto bastante dedicado, focado, completo. Lembrem-se antes de entrarem para a F1, quando ele testou na Williams junto com Nelsinho, o Piquet foi marginalmente mais rápido, mas a Williams escolheu o Nico pelo nivel de concentração, capacidade de acerto do carro (informações aos engenheiros), e por cometer menos erros. Ele é uma especie atualizada do Prost, que também era excelente acertador, focado, dedicado, estrategista, “vigarista” quando necessário, errava pouco, era técnico….mas quando era primordial depender só do braço….não dava pro gasto.

O mesmo acontece com Rosberg, na hora do braço falar mais alto, Nico não é páreo para o Hamilton, de jeito nenhum. Pode até andar mais rápido numa ou noutra pista, quando o acerto do carro for mais importante que a mão de obra do piloto. Mas, num autodromo que exige braço, não tem pra ele.

GunneR
GunneR
Reply to  Antonio Seabra
7 anos atrás

Se o Rosberg desacelerou, não quebrou as regras; não importa se foi um milésimo ou um segundo mais lento. Se o alemão tirou o pé num ponto onde normalmente não tiraria, seguiu o regulamento.

Paulo Pinto
7 anos atrás

Mais do mesmo. A única diferença é a presença dos carros da McLaren entre os dez melhores do grid.

Mario
Mario
7 anos atrás

Flávio, vc assistiu ao treino?
E a bandeira amarela ignorada pelo rosberg?

ags
ags
7 anos atrás

Gp da Hungria..
Final..
1-Hamilton.
2- Max.
3-El Alsonoooo..
4- Kimi..
5-Saez..ou sai..
6-Bottas..
7 Boca de lobó
8-Button..
9- Hulk.
10-Rosbife.. chorando muito depois da prova..quer por que quer tomar um chá do Daime para aliviar a pleura…
11..- Hass.. ou i ou o 2
12–Pasmem.. Erickson..
13- com 3 volta no lombo Amassa barro or Pigmeu.
14.-Nazi boy..mocinha do circo..tá na disputa com o amassa barro pra ver quem mais chora..
13-
14-
15- safet car
16–noiyado nars
17 acabou…

perna quebrada
perna quebrada
7 anos atrás

Pelo jeito o máximo de chuva que pode ter na F1 é uma garoa leve…

Como tá chato isso…

valer
valer
7 anos atrás

Ricciardo larga melhor e toma a frente, dessa vez a Red Bull não erra no pit, e vence o GP da Hungria.

Paulo Pinto
Reply to  valer
7 anos atrás

As Mercedes mandaram lembranças e melhor sorte na próxima vez.