FIAT, 40

SÃO PAULO (bem vividos) – Jamais poderia deixar de registrar aqui, mesmo em dia de F-1, os 40 anos da Fiat no Brasil. A data oficial é 9 de julho de 1976. As adoráveis caixinhas de fósforo mudaram a cara das ruas brasileiras.

Eu tenho o meu, esse aí embaixo. E vocês? Quem tem ou teve Fiat, levanta a mão!

PENTAX Image

Subscribe
Notify of
guest

78 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
André Consone
André Consone
7 anos atrás

Flavio Gomes. Compareça no encontro de antigos de Jundiaí com o seu 147 em 07/agosto. Estaremos lá com os nossos também. Amigos do FIAT 147. Abraços.

Durvaldisko
Durvaldisko
7 anos atrás

Um 78..Nunca me deixou na mão,mesmo com a homocinética quebrada por mais de ano.Parecia um QT,não tinha caminho ruim e transportava pesos inacreditáveis.Depois, uma Panorama 80 e alguma coisa, essa, quem acabou com ela foi Santa Tereza,diariamente,paralelepípedo e trilhos de bonde.durou dois anos.

werneck
werneck
7 anos atrás

tive uma Rallye 1980, e depois uma spazio 1983. Após alguns VW, voltei pra Fiat, só que agora Uno Mille ELX 1994…grandes carros!

leandro tullii
leandro tullii
7 anos atrás

tive um ano 84 tambem frente europa, era branco, a priore coloquei o apelido de Dove, mas depois um amigo o batizou de Bizunga ou Bizunguinha.

Eugenio chiti
7 anos atrás

Meu pai, que era um italiano que gostava de Galaxie, comprou um dos primeiríssimos 147, ano 76 e número de chassis em torno de 1000. Branco Alpi. Parachoques de inox, dois filtros de ar, espelho redondo em inox. Foi um dos carros em que aprendi a guiar. Abusamos dele, que porém jamais reclamou. Engates ruins? É sério, isso? Desconheço. Só a primeira às vezes não entrava direto. Quem leu o manual sabe: basta tirar um pouco o pé da embreagem e tentar de novo. É facílimo trocar de marchas no 147 sem usar a embreagem, eu gostava de brincar disso. Me arrependo que o tenhamos vendido com uns 10 anos de uso, queria saber de seu destino… Depois meu pai comprou um exatamente igual a esse seu, porém vermelho. Não gostava muito desse, parecia um carro piorado para ser barato. Tinha alavanca de marchas quadradinha, né? Temos a chave reserva até hoje. Nos anos 90 eu quebrei o porquinho e comprei um estupendo Tempra, com aquele “bialbero” do Lampredi. Passados mais de um ano que o vendi, o comprador me ligou perguntando se eu não tinha outro carro para vender.

Paulo F.
Paulo F.
7 anos atrás

Fui proprietário do melhor carro feito pela FIAT no Brasil; um glorioso Alfa Romeu 2300, marrom!
Anos após um Siena prata . Um carro honesto.
Penso muito em comprar um FIAT com o motor E-torq, pelo motor BMW-Chrysler !

marco cordobe
marco cordobe
7 anos atrás

Flavio:
Meu pai teve um 147 GL 1978, dos primeiros, depois tive um 147 1979 GL um UNO 1994 ELX e um Tempra 1995, deste ainda tenho muitas saudades. Era um 8 válvulas grupo 5, azul gurundí. Muitas alegrias e algumas passadas de raiva, principalmente com os 147 e seus engates sempre problemáticos (aqueles sincronizadores…). Mas os carros da FIAT tiveram uma evolução monumental principalmente após 1990. Digo sem medo que, se tivesse condições, hoje teria novamente algum caro desta marca, outro UNO, mas agora um racing.
Abraços e sorte

xs1xs2
xs1xs2
7 anos atrás

valeu a lembrança…tive um 147c, 1985…fiz minha viagem de lua-de-mel com ele!

Thiago
Thiago
7 anos atrás

Em 2007 comprei meu primeiro carro, um Uno ELX 1994 2P, fiquei com ele por 7 anos. Meu carro atual é melhor, mais seguro, mais confortável e bem mais pontente comparado aos 55CV daquele Fiasa 1.0… mas que saudades, não tem um dia que eu não sinto falta daquele zumbido do motor e do bater daquela porta de aço fino que tinha um barulinho todo especial, quando eu segurava no puxador e fechava aquela porta eu estava no meu mundo, eu era pleno e feliz.

Eduardo Tomitao
7 anos atrás

Cara, tenho histórias desse carro.
Meu pai comprou um em 1980, GL verde Itaparica. Rodou quase 300.000km com o carro sem retifica! Depois disso, tivemos uns 5 entre 147s e Fiorinos até o início dos anos 90.
Depois começou o meu vínculo com esse carro… aprendi a dirigir num Fiorino 86 e comecei a ganhar “horas de voo” num 147 77 da minha mãe. Depois, tive uma Panorama 81 (meu primeiro carro) e um Spazio CLS 83 lindo demais. Isso tudo na década de 90.
Hoje tenho uma Fiat City 86 sendo restaurada e um 147 Rallye impecável.
Tem fotos em http://www.facebook.com/edutomitao
Parabéns Fiat!!!

Luciano
Luciano
7 anos atrás

Flávio tive um Europa muito parecido com este. Era um 147C a álcool 1983/83.
A propósito, falando em história do automóvel no Brasil, o escritorio da Romi na vila Romana está sendo demolido você já sabia ? Você sabe se já era lá quando trouxeram a Isseta?

Eugenio chiti
Reply to  Flavio Gomes
7 anos atrás

O maravilhoso prédio modernista, concebido por Carlos Chiti e de autoria de Lúcio Grinover, é tombado pelo Patrimônio Histórico de SP. Felizmente! A propriedade foi vendida pois a Romi-SP ficou grande demais para aquele prédio. SP não é mais uma cidade industrial. O que está sendo demolido são barracões velhos sem representatividade.

Felipe Carvalho
7 anos atrás

Dá uma olhada nesse Uno S 1.3 1989, original, sem retoque de pintura: https://youtu.be/u_NUsaChsQ0

Jonny'O
Jonny'O
7 anos atrás

Tenho um Palio 2001 com motor antigo ainda, mesmo bloco ainda do 147, tá com 230 mil Km, gasta 1 Litro de óleo a cada 5000 km , de semi sintético, quero ver até onde vai este menino.

Eduardo Britto
Eduardo Britto
7 anos atrás

Tive uma Panorama dessa cor, talvez desse ano… Era engraçadinha, mas foi embora sem deixar saudades…

alex martins
alex martins
7 anos atrás

Tenho um Uno Way, ultimo quadradinho. Que carrinho fantástico rs

EduardoRS
EduardoRS
7 anos atrás

Tenho um Mille 2004. O Uno e o 147 (principalmente o 127 original) são verdadeiros marcos da história automotiva mundial. A Fiat fez muitas bombas no Brasil ao longo desses anos, mas esses dois carrinhos são espetaculares. O meu Mille é praticamente um guerreiro espartano, rústico, simples, confiável e indestrutível. Quando vende-lo, certamente será com uma pontinha de tristeza e saudade.

Mateus/SP
Mateus/SP
7 anos atrás

Beleza de Fiat Flávio. Tenho duas jóias em casa: um 147 1982 com 68mil km, desde zero na família, marronzinho monocromático. Saí pra trabalhar com ele hoje. E acabei de resgatar outra relíquia de família, um Uno CS 1.5 1991 a gasolina, último ano carburado, com 96 mil km. Fez mil quilômetros de estrada neste final de semana sem reclamar, e bebendo pouco. A patroa também tem um 500 pra completar. Preciso mandar fotos dessas pequenas grandes máquinas. Um abraço.

Fernando Vieira
7 anos atrás

Eu tenho um Punto. Ele é vermelho, quase vinho. Em homenagem ao Nigel Mansell ele se chama Red 5. Meu primeiro carro, desde 2009. O carro é excelente, não tenho do que reclamar dele. Basta manter as manutenções em dia, que o bichinho me leva pra qualquer lugar, além de ser confortável e muito bonito.
A suspensão, que sempre achei que me daria muito trabalho, está lá firme e forte. Enquanto quem comprou Gol e Fox pelo mesmo ano hoje tem escolas de samba no carro, o Punto não faz um barulho.

Marques Gorin R. da Silva
Marques Gorin R. da Silva
7 anos atrás

A mesma FIAT que fez o incrível 147 hoje faz o Mobi, uma mistura de carro chinês com frente de SUV Chrysler…

PRNDSL
PRNDSL
7 anos atrás

Lembrei que tive um Tempra 8v branco também …

PRNDSL
PRNDSL
7 anos atrás

Eu tive um Fiat Premio verde escuro, CSL 1,5 . Um carro já da fase média do UNO. Minha mulher tem um Palio Sporting 1.6 vermelho…

Ronaldo
Ronaldo
7 anos atrás

Não tenho um Fiat, mas tenho um carro do grupo, um Alfa Romeo 164 94/94. É meu brinquedinho e acho bem legal.
Pena mesmo, mas inteligente por outro lado, é a Fiat não fazer uma festa oficial, mas com essa crise não dá para jogar dinheiro pela janela…
Tem uma alemãzinha aí que fez 60 anos fez festa e tals…
Em setembro 2000 na rua, talvez por conta do gasto com a festa…
Deixa pra lá!
PARABÉNS a Fiat pelos seus 40 anos de Brasil!!!

Rafael P Chinini
Rafael P Chinini
7 anos atrás

tenho ódio do 147.
Meu pai tinha um, eu era criança ainda e perdi muitas festinhas de aniversário pq essa porcaria quebrava. mas depois tivemos outros FIATs.

Elba, Prêmio, Uno (nosso primeiro com ar condicionado), Siena (brasil 500 anos 6 marchas) e depois Palio.
Nosso sonho de época era o Tempra só que não deu tempo.

Ricardo Sandri
Ricardo Sandri
7 anos atrás

Tive um fiat panorama (qua nada mais é do que o 147 perua) 1981 bege, linda. Era do meu pai que passou para meu avô, quando ele faleceu voltou para meu pai que deixou comigo e meus irmãos para dar umas bandas pelo bairro. Numa tarde de verão estacionei e fui me trocar para sair de novo com ele, foi o tempo de um malandro a levar embora e nunca mais ser encontrada…

Alvaro
Alvaro
7 anos atrás

Tive 2 Fiat 147, ambos comprados zero, um 78 azul calcinha e um 79 marron claro, eram carros muito ruins por causa de uma porcaria de cambio durissimo para passar as marchas, sempre que usava o carro saia com a mão direita vermelha pois o cambio era uma pedra de duro. Por outro lado, os freios eram pessimos, borrachudos e não paravam. Depois de uma pausa com a marca, tive um Tipo 94 que comprei de um amigo com 14 mil kms, rodei até os 120 mil kms, foi meu primeiro carro com ar condicionado, muito bom, fora a suspensão que era um lixo, vendi antes que as rodas se soltassem. Depois peguei um Uno 96 EP com 20 mil km que era da minha irmã, este sim, muito bom, vendi com 120 mil kms somente por causa do custo do seguro

Carlos Tavares
Carlos Tavares
7 anos atrás

Gosto muito. Minha versão preferida é a GL, com o interior diferente.

E a pick-up, curtinha.

Antonio
Antonio
7 anos atrás

Tive apenas um, Tipo italiano 2.0.
Acabamento fenomenal, suspensão medonha, mais por culpa da (falta de) adaptação aos buracos brasileiros.
Mas nunca mais me animei a ter um. Não é a marca de automóveis que mais me atraia.

Regis
Regis
7 anos atrás

Meu primeiro carro foi um 147, ano 1978. Me deixou na mão algumas vezes, mas era um carro legal. Meu pai gostava muito, tanto que teve vários.
Depois tive Palio, Strada, Punto, Linea…
A grande maioria dos meus carros foram modelos da Fiat e não me arrependo.

Flavio
Flavio
7 anos atrás

Eu tive um (minha Mamãe teve!) igualzinho à este, só que vermelho, puro sangue. No auge da minha adolescência coloquei à prova as ruas do meu bairro e bairros vizinhos, e o danado andava e como andava! Acelerava muito nas mexidas! Pena que não fui pra Interlagos… Esses 147’s são realmente um marco na história do automobilismo nacional. E um dos modelos mais bonitos e funcionais já feitos até hoje nesse país! E para mim, o modelo mais fantástico e emblemático da FIAT.
Longa vida à caixinha de fósforos mais arisca do mundo!!!

sergio terrA
sergio terrA
7 anos atrás

Meu primeiro carro!!! um 1978, aquela frente quadradinha. o mais grave defeito era que ficava tudo agarrado na saia dianteira, que era uma lata que não aguentava muito, tenho saudades e adoraria ter um na garagem.

Alessandro Silva
Alessandro Silva
7 anos atrás

Cara! Nem sei por onde coneço… Deixa ver… Eu aprendi a dirigir definitivamente nas ruas de Novo Hamburgo em 1988 em uma Pick Up City 82. Depois disso tive outra, uma 87. Aí em 97, meu primeiro carro que não era pick up, um Uno Mille IE zero. De lá pra cá, entre outros carros de outras marcas, em 2000 tive uma Elba CSL 89, em 2004 um Mille ELX prata, em 2007 um fire 2002, e atualmente tenho um Fire 2009 prata que chamo de “Red Hot”. Com suas rodas de Uno Turbo ele pode ser visto aqui.
http://s159.photobucket.com/user/sandro-rush/media/Mille%20Fire%202009/DSC00052-800.jpg.html
É o meu xodó!
Tenho uma ligação muito forte com a marca italiana mas em especial com os 147 e principalmente com o Uno, que é pra mim o carro mais inteligente e eficiente já feito por aqui.
Quem tem sabe do que estou falando.

Lauro Kennedy
Lauro Kennedy
7 anos atrás

Tive um 147 há três anos. 1986, lindo, branco, todo original, única dona, comprei de uma senhora q havia se rendido às novas tecnologias, direção hidráulica, ar condicionado, etc. Pasmem, ela chorou ao assinar o recibo de compra e venda, amava aquela caixinha de fósforos, eu, horas, eu adorava andar pelas ruas de Parnamirim/Natal-RN, todo dia ia trabalhar nele. Era um tal de; que ano é amigo? Poxa, esse tá inteirasso!! Vende? Essas coisas q todo antigomobilista gosta de ouvir. Vendi por um preço astronômico pra comprar um carro pra esposa, Deussss me livre de ela pôr as mão na minha jóia… e sedan q é bom ela tem pavor, argh…
Morro de saudades dele… para reparar o vazio q ficou em meu coração comprei um NIVA e um FUSCA, não matou o arrependimento mas serve como prêmio de consolação.

Edson Luis de Paula
Edson Luis de Paula
7 anos atrás

Ganhei um Uno Mille numa rifa que era um pé de boi mas eu adorava.
Tive um literalmente idêntico ao da foto e que vendi após uma crise de nervos de um mecânico que não conseguia arrumar a chave de seta, depois tive um Palio Especial que era muito bonito.
Sempre sonhei em ter um Tipo e um Stilo.
Quem sabe um dia.

Marcus Simões
Marcus Simões
7 anos atrás

Tentei tirar carteira 3 vezes num Uno Mille do cunhado. Na 4ª, acabei indo com o Premio a álcool do meu pai e passei.
Depois, tive um Uno Mille ELX 1995, uma Doblò cargo 1.3 16V (da empresa) e um Palio EX 2002 (chinesinho). Esse Palio, mesmo sem ar e direção, talvez tenha sido meu melhor carro!

Sergio Luis dos Santos
Sergio Luis dos Santos
7 anos atrás

Meu primeiro e único carro foi um Fiat Uno Mille verde turmalina. Comprado zero, naquela época em que se dava 50% do valor e esperava o faturamento da fábrica, no começo do plano Real. Nunca deu problemas, era super econômico, viajei de Norte a Sul e vendi com um enorme sentimento de perda no coração… ficou comigo por quase 12 anos. Deixou saudades.

Alexandre
Alexandre
7 anos atrás

Trabalhei em concessionária da Fiat por cinco ano, de 1995 a 2000. Era um piazão apaixonado por carro.. Não gostei da marca. Não sei como está hj, mas a FIAT desdenhou de seu consumidor na década de 90. O Tipo, um carro que não era para nossas estradas, uma bandeja de suspensão duravam 10 mil km e depois alguns pegaram fogo. O Tempra, que para corrigir o problema de aquecimento resolveram tirar o carro de linha. O Marea, um motor de 5 cilindros que não aguentava 20 mil km. O Palio 1.0 e 1.5, cujos motores tinham problemas insanáveis. Ou seja, vender depois estes carros era muito difícil. Os únicos carros bons eram os da linha Uno. Esses dias escuto (sem ver) um carro abrindo a porta fazendo “tec, tec, tec” (estalos do limitador de porta) e vejo que a Fiat não evoluiu, pois estes problemas eram recorrentes nos Palios da década de 90 e até hj não resolveram, pois o carro que escutei era de linha 2015, por ai.

Hj em dia não sei como estão, mas eu não quero mais ver Fiat nem pintada de ouro.

Meu problema com a Fiat é este. Um carro tinha problema crônico? Troca-se o carro, troca-se o motor, e os clientes que compraram o com o problema que se virassem na hora de vender.

Adriano
Adriano
7 anos atrás

Meu primeiro carro foi um Fiat 147, uma Pick-up City 1987 azul florença, que tenho bem guardada em minha garagem! Meu pai teve vários, todos da década de 70, azul calcinha, vermelho, e bege. Acho que vem dai minha paixão.

Costa
Costa
7 anos atrás

Jamais…

Marcelo Chichanoski
Marcelo Chichanoski
7 anos atrás

Gosto muito da marca e sempre achei que produz carros muito bons!

Tive um Uno Mille Smart 2001 (meu primeiro quatro portas) todo manual, confiável e bastante econômico, depois tive um Punto Elx 1.4 2008 Vermelho Modena (lindo de viver) e então meu primeiro carro completo, um Punto Essence 1.6 2012 que tenho até hoje!

Feliz aniversário!!!!

Edward Fernandes
Edward Fernandes
7 anos atrás

Utilizei bastante os 147 da empresa que trabalhava. Posteriormente tive vários Unos Mille e dois Pálios. Ótimos carros para o que propõe.

moisesimoes
moisesimoes
7 anos atrás

– Poxa, parabéns pelo carro. Eu andei com o meu tio dirigindo um 147 picapinha. Até hoje eu lembro do som rouco que saia do escapamento.

Como eu não disse nada sobre o post do Gilles, aí vai o “the craziest devil” dirigindo o “carrão pequeno”: https://www.youtube.com/watch?v=5bGF5k9Vt_I
Valeu!

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
7 anos atrás

Tenho um Uno Eletronic 1994.

Que carrinho dahora. Sensacional é saber a história do Motor Fiasa, uma obra do MAGO dos motores, Aurélio Lampredi.

Viva Giorgetto Giugiaro, Viva Aurélio Lampredi.

Fernando
7 anos atrás

Tive um Fiat 147 branco. Com ele aprendi a trocar pneu: furava 1 toda semana.

Rafael
Rafael
7 anos atrás

Confesso que não sou nada fã da marca, a qual chamo “carinhosamente” de fábrica italiana de carroças. Alguns carros possuem robustez e só. Acredito que os poucos carros realmente bons da Fiat sejam a pickup Toro, o Punto e o Bravo, apesar de em todos faltar um bom motor.

Eduardo
Eduardo
7 anos atrás

Flávio,
Parabéns pelo belo Fiat 147. Meu primeiro carro foi um Fiat 147 ano 77.
Ainda consigo um igual para restaurar e curtir…
Sempre gostei dos carros da Fiat. Já tive também Uno, Tipo, Siena e hoje tenho o meu favorito… o Marea com o motor Fivetech.

Mateus Fernandes
Mateus Fernandes
7 anos atrás

Palio. Excelente economia

Luis Antonio Mendes
Luis Antonio Mendes
7 anos atrás

Tive um siena, e hoje tenho um palio.

Mônica
Mônica
7 anos atrás

Esses carrinhos são gostosinhos de dirigir. A direção é bem leve. Muito bom!

Jonivan
Jonivan
7 anos atrás

Meu primeiro automóvel foi um 147 ano 82 verde-mar, resisti à pressão de comprar um fusca ou Brasília… depois disso foram 1 prêmio, 1 palio, 4 sienas e 1 idea, até resolver experimentar o logan em 2013. Bons carros, boa marca, estudo voltar um dia…

alexandre garcia
alexandre garcia
7 anos atrás

Temos alguns aqui em casa, tudo culpa do amigo Alexandre Cruvinel que em 2004 me vendeu uma elba 1.5 i.e. que tristemente foi furtada segunda passada aqui em Brasilia. Nenhum tão antigo, um bravo 2.0 98 italinao, um marea 2.4, um tempra turbo 2 portas e 5 alfas 145/155 e 156. Curto um monte o jeito deles fazerem carros.