‘JÁ DEU, EMERSON”

SÃO PAULO (gloriosa) – Há exatos 20 anos, no mesmo oval de Michigan onde vencera pela primeira vez na Indy em 1985 — curiosamente no mesmo dia, 28 de julho –, Emerson Fittipaldi encerrava sua carreira como piloto regular. O brasileiro, então com 49 anos, se machucou bastante. Uma das fraturas, numa vértebra, acabou inviabilizando uma eventual volta às pistas.

Costumo dizer, quando me perguntam sobre os melhores pilotos brasileiros, que dos três gigantes Emerson foi o mais importante deles. Abriu as portas da F-1 e da Indy. Dezenas seguiram seus passos certeiros. E não foi apenas uma luz-guia. Ganhou corridas e campeonatos. É um dos maiores de todos os tempos — e estou falando em termos mundiais, não nacionais.

Era a hora. “Já deu, Emerson”, foi o título da coluna que escrevi na época. Pouco mais de um ano depois, inquieto, Emerson sofreu um acidente de ultraleve em Araraquara, com seu filho Luca. Foi um drama. Eles caíram às 13h03 e foram resgatados mais de dez horas depois. O relato de Fittipaldi é forte e detalhado — mas, como sempre, recheado do otimismo que sempre o caracterizou.

A vitória em Michigan naquele dia foi de André Ribeiro. O acidente foi causado por Greg Moore, jovem canadense que morreria num tenebroso acidente em Fontana três anos depois.

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Tarcisio F Fonseca
Tarcisio F Fonseca
7 anos atrás

Flávio.
Você não foi o único que disse”Já chega!”
Nigel Roebuck {Autosport} disse o mesmo à época.

Brabham-5
Brabham-5
7 anos atrás

Emerson, o primeiro campeão brasileiro de F1. “Abriu as portas” de vez para os pilotos brasileiros na F1. .Atraiu os olhos estrangeiros para o talento brasileiro .
Técnico, preciso, inteligente.
Piquet, o mais completo. Rápido. Inovador. Desenvolvedor. Combinação perfeita de arrojo, técnica e tática, dependendo da necessidade da situação (seja durante uma corrida, campeonato, ou condições da equipe, do carro). Foi Bi-Campeão com a Brabham, campeão com a Williams toda a favor de Mansell, e terceiro colocado em 90 num campeonato em que corria de BENETTON, contra equipes maiores e mais ricas como Ferrari, McLaren, Williams, com Prost, Mansell, Senna…
Senna, o mais rápido e mais ambicioso. Fixação obstinada (de perder o sono) por recordes e superação de limites. Para quem acha que o melhor piloto de F1 é aquele que tem mais vitórias e pole positions, ele é o melhor entre os brasileiros.
Senna jamais tiraria um cochilo dentro do cockpit minutos antes de uma largada de uma corrida de F1. Obcecado.

Brabham-5
Brabham-5
Reply to  Brabham-5
7 anos atrás

Complementando:
“Piquet (…) Foi Bi-Campeão com a Brabham(!), numa época de Grandes pilotos (Lauda, Villeneuve, Prost, Arnoux, Andretti, Rosberg, Reutteman…) e equipes no auge como Lotus, McLaren, Ferrari, Williams, Renault, na era turbo e na era aspirado, com 3 marcas de pneus diferentes, campeão com a Williams toda a favor de Mansell em 1987, e terceiro colocado em 90 num campeonato em que corria de BENETTON(!), contra equipes maiores e mais ricas como Ferrari, McLaren, Williams, com Prost, Mansell, Senna…(…)”

Carlos Roberto da Silva Junior
7 anos atrás

Emerson já tinha o seu Fim de Carreira Anunciado pelo Destino no Ano Anterior quando Ficou na Freguesia do Al Unser, Jr. que foi Vice, mas o Destino foi Cruel com Emerson ao Encerrar sua Carreira um Pouquinho Antes do Combinado com esse Grave Acidente em Michigan Vinte Anos Atrás.

Eduardo Britto
7 anos atrás

Nem sempre assistia à Indy, mas essa prova eu acompanhava, e quando rolou o acidente imediatamente disse a todos na sala: Emerson encerrou a carreira hoje. E encerrou por cima, no topo.

Giovanni
Giovanni
7 anos atrás

E as arquibancadas completamente lotadas!

Leandro Batista
Leandro Batista
7 anos atrás

O triste é saber que nossos maiores campeões pararam num muro. Emerson em Michigan. Piquet terminou sua carreira em monopostos no muro de Indianapolis e Senna morreu na Tamburello.
Em tempo, o acidente do Greg Moore foi um dos mais horrorosos que eu vi…

Donizete
Donizete
7 anos atrás

Flavio , bom dia ! Lendo o que vc escreveu à época do acidente do Emerson em 1996 , me chamou a atenção este trecho ” E pra não dizer que não falei das flores nestes dias olímpicos, algumas reflexões. A seleção de futebol pode ser tudo, menos olímpica. Arrogantes, auto-suficientes, sem brios e caráter, os jogadores brasileiros deveriam passar alguns dias ao lado dos judocas, atletas, nadadores, jogadores de vôlei e basquete para entender o que é uma Olimpíada e o que é uma medalha de ouro para um esportista de verdade. Eles não fazem idéia de nada, não foram a uma Olimpíada, e sim a um campeonato que poderia valorizar ainda mais seus passes.” proféticas palavras que 20 anos após continuam sendo atuais , infelizmente , abs

Boca
Boca
7 anos atrás

No tocante à parte sobre as olimpíadas, seu texto escrito há 20 anos parece que foi escrito ontem. Passaram-se duas décadas, mas o futebol brasileiro ainda não aprendeu nada sobre Jogos Olímpicos.

Osmer
Osmer
7 anos atrás

Há exatos 20 anos e 1826 dias!

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
7 anos atrás

É ali já era para ser o fim dele,mas graças a Deus se salvou.A Indy sempre foi mais arriscada quê a F1 moderna,e depois de uma carreira longa,fantástica,vencedora e pioneira é melhor ele vivo aqui conosco.Grande campeão o maior de todos.

Luis felipe
Luis felipe
7 anos atrás

Emerson o mais importante, Piquet o mais interessante e Seena o melhor! Perfeito isso!

moisesimoes
moisesimoes
7 anos atrás

Eu estava assistido à corrida quando aconteceu o acidente. Era de tarde e era mais uma narração do Téo José no SBT. Eu fiquei com muita raiva do Greg Moore, na hora. Achei a pancada forte e espetacular, por causa do fogo, mas não o suficiente pra machucá-lo.
Também assisti, nao sei aonde, e não sei se eu lembro bem,que Emerson queria tirar o volante e sair andando mas o pessoal não deixou, não. Ia agravar e muito o estado de saúde e deixar sequelas graves.

Se não fossem os acidentes, seria difícil escrever algo como já deu Piquet, já deu Emerson, já deu Emerson, já deu Shumacher… Os caras não sabiam viver sem acelerar alguma coisa. Mesmo assim, a gente vê algo aqui e acolá, seja pra nos deixar orgulhos, seja pra deixar emocionados, seja pra dizer: “Queria que esse cara tivesse 30 anos, pra disputar com esses pilotos de agora”, ou seja pra querer voltar no tempo e ver esse ou aquele cara correr.

O vídeo do Emerson pilotando a Lótus, se nao me engano de 2012, inclusive postado pelo seu blog, me fez chorar copiosamente em pleno horário de almoço, no trabalho. Você imagina o que esse cara passou nas pista mundo afora e, de repente, vê o cara falando e sentir ali a velocidade em estado puro . Sem dúvida um dos Grandes da História do automobilismo mundial.