NA MANHA N’ALEMANHA (2)

SÃO PAULO (só nos orgânicos) – Bom, Rosberguinho precisa reagir, certo? Então, que comece bem, como agora há pouco em Hockenheim. Fez uma pole que não foi simples, porque o adversário era forte e porque sua primeira tentativa de volta rápida foi abortada por um problema em seu carro. A Red Bull ficou com a segunda fila. A Ferrari, com a terceira. Essa é exatamente a relação de forças de hoje na F-1. Se tudo correr na normalidade amanhã, os italianos perdem a vice-liderança do Mundial para os austríacos.

kvyatfodido

O Q1 reservou apenas uma surpresa entre os eliminados: Kvyat (foto), que está na boca para perder a vaga para algum moleque da Red Bull se continuar despencando, depois do rebaixamento à Toro Rosso. É uma tristeza o que está acontecendo com a carreira do soviético. Ele não é ruim. Mas não está sabendo lidar com a situação. E, assim, dá o direito de todo mundo achar que, no fundo, é ruim. Aliás, ele mesmo acha que não está guiando nada. Suas declarações pós-treino mostraram como está desencantado da vida.

Ao lado dele, ficaram na primeira ceifada Magnussen, Wehrlein, Haryanto, Nasr e Ericsson. Uma gloriosa última fila para a Sauber — outra tristeza.

[bannergoogle]A turma da frente não teve dificuldade nenhuma em passar ao Q2. Rosberguinho, que fora o mais rápido em todos os treinos livres, sofreu a primeira derrota do dia e terminou em segundo. Mas tinha água para passar debaixo da ponte. Fazer a “pole” no Q1, entre aspas, mesmo, é igual a terminar o primeiro tempo de um jogo de futebol ganhando de 1 a 0. É preciso segurar o resultado, para vencer.

E Nico-Nico não estava a fim de perder a decisão do campeonato, depois de ganhar todos os amistosos. Assim, tentou forte no Q2, mas foi superado de novo por Hamilton. Acendeu a luz amarela. A briga óbvia ficaria entre os dois no Q3, mas de onde Lewis estava tirando aqueles tempos?

Subiram para a parte final da classificação as duplas mercêdica, rubro-taurina, ferrarista, force-índica e martiniana. Estava meio na cara que as três primeiras fariam as três primeiras filas nessa ordem, salvo alguma surpresa. Briga entre equipes, mesmo, ficaria restrita a Hülkenberg, Pérez (foto), Massa e Bottas.

Motor Racing - Formula One World Championship - German Grand Prix - Qualifying Day - Hockenheim, Germany

Foi duro para Rosberguinho aguentar o tranco na hora do vamos ver. Sua primeira volta começou bem, mas ele recolheu aos boxes com um problema eletrônico. Lewis já tinha feito um temporal. O alemão saiu dos boxes quando faltavam 4min para o encerramento da sessão, tendo apenas uma bala na agulha. E acertou no alvo: 1min14s363, superando o tempo do atual líder do Mundial, que ainda melhoraria o seu na segunda tentativa, mas não o bastante. Ficou a 0s107 do platinado piloto da casa, que foi aplaudido pelos gatos-pingados nas arquibancadas.

[bannergoogle](Gatos-pingados é uma licença poética. Tinha bastante gente, mas nem sombra do público que acorria a Hockenheim no passado. Com brancos nas arquibancadas do estádio, foi mais um sábado da F-1 da depressão.)

O grid ficou com Rosberguinho/Comandante Amilton na primeira fila, seguido por Ricardão/Verstappinho na segunda e Kimi Dera Uma Breja Agora/Tião Italiano na terceira. Fecharam o top-10 Sapattos, Hulk (punido com uma posição no grid por uma cagada da Force India com pneus no Q1), Maria do Bairro e Massacrado.

poledonico16aleFoi a 27ª pole da carreira de Rosberguinho, quinta no ano. Ele é o nono piloto com mais poles na história, deixando para trás Mika Hakkinen. Deve terminar a temporada pelo menos em oitavo, superando Fangio, que tem 29. Precisa de mais seis para passar Mansell, com suas 32. Não é impossível, longe disso.

Mais difícil será ganhar o GP da Alemanha amanhã. É claro que tem, no mínimo, 50% de chances. Mas, em corrida, Hamilton tem sido muito forte. Ganhou cinco das últimas seis etapas. Como dito na Hungria, Rosberg precisa quebrar a série. Caso contrário, babau.

Subscribe
Notify of
guest

38 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Emerson
Emerson
7 anos atrás

Então… Parece que o título do Rosberg… Babau!

Respeitem a nossa Cleptocracia
Respeitem a nossa Cleptocracia
7 anos atrás

Um pódio com os 3 melhores pilotos da F1!!! Show!!

André Roberto Oliveira
André Roberto Oliveira
7 anos atrás

Parabéns Rosberg Tri vice campeão. Acabou.

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  André Roberto Oliveira
7 anos atrás

Vai empatar com Alonso, se isso se confirmar.

Carlos Roberto da Silva Junior
7 anos atrás

Engraçado ver os Caras do Sport TV Falando de Piloto de F-1 sendo Segundo Piloto Declarado, falaram do Maluco Beleza do Irvine e do Comportado Berger, mas se Esqueceram do Rubinho Chorão Barrichello e do Felipe Massacrado Massa. Poderiam ter Falado também do Kamikaze Nelsinho Piquet! Chegou a Hora da Verdade pra Você Rosberg, e logo em Casa que vai ficar valendo esse Cara ou Coroa?

Vitaly
Vitaly
7 anos atrás

Estou bem preocupado com o Daniil. Pode dar problema sério. Ele deveria deixar a Toro Rosso nas férias e tentar a sorte na F-E ou WEC

Celio Ferreira
Celio Ferreira
7 anos atrás

Acometido de uma gripe , fiquei de molho hoje , e pela primeira vêz assisti
uma corrida da GP2 . Muito legal disputa , e bôa velocidade ( 318 k/ ph)
o mais rápido . Como espetáculo é melhor que a F1., que tem corrida de
uma Equipe sò . Grande corrida do Russinho Sirotkin ( é assim que se escreve)
começou na ponta caiu pro meio do pelotão trocou , pneu durante o safety
car virtual , foi punido caiu pra quinto, passou um a um até ganhar a corrida.
e a chegada do Gasly em cima do terceiro colocado foi épica, apenas a asa
à frente. Portanto amanhã na F1 , fica sómente pra saber quem ganha na mercedes.

kkkkez Alonso
kkkkez Alonso
Reply to  Celio Ferreira
7 anos atrás

A GP2 está muito melhor que a F1.

Várias ultrapassagens, briga entre várias equipes, e uns 10 vencedores no ano.

Mas aí a FIA, para variar, estraga tudo desclassificando o Gasly após ótima prova de recuperação é fantástica ultrapassagem na linha de chegada.

Fosse meu blog, escreveria um post intitulado:

“FIA vai tomar no cu”.

Johelmyr
Johelmyr
7 anos atrás

E não entendem por que renovaram o contrato do Kimi? Carca Vettel…. Carca… Achei que o Alonso era ruim “de equipe”… Pelo menos não era um zero à esquerda!

Kkkkez Alonso
Kkkkez Alonso
7 anos atrás

Ouvi dizer que o Findando Amonso reclamou que teve seus planos atrapalhados pelo Ve44el.

Não entendi a surpresa.

Ve44el faz isso desde 2010!

Chuuuuuuupa Allonzo!

Tetra é Luxo!

Allez Jado!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Kkkkez Alonso
7 anos atrás

Depois da surra homérica de Vettel, o espanhol perdeu a noção de espaço, tempo e direção.

Cicero Santos
Cicero Santos
7 anos atrás

Hamilton ganhou 5 das últimas 6. Essa afirmação nos levaria a crer que ele está dominando as corridas. Mas na real, não é bem assim. Ganhou na Inglaterra com autoridade. É só. Na Hungria a corrida foi decidida na largada. E, durante a prova, ficou claro que o pace do Nico era melhor. Nas provas de Mônaco, Canadá e Áustria ele contou com o fator SORTE. Em Mônaco, daria Ricciardo. No Canadá, Vettel. E na Áustria, mesmo largando 5 posições atrás, daria Rosberg.

Respeitem a nossa Cleptocracia
Respeitem a nossa Cleptocracia
Reply to  Cicero Santos
7 anos atrás

Que campeonato vc ta assistindo??? O Hamilton teve mto mais problemas e azar do q sorte!! Quem tem “sorte” é o seu queridinho!! Francamente!!

Fernando
Fernando
Reply to  Cicero Santos
7 anos atrás

Conserta aí hater, ganhou 6 de 7 provas, e 3 campeonatos mundiais, tudo sorte… Haters são hilários…

Ronald
Ronald
Reply to  Cicero Santos
7 anos atrás

Todo campeão precisa de sorte.

Jefferson Cavalcanti
Jefferson Cavalcanti
Reply to  Cicero Santos
7 anos atrás

O pior é que eu concordo, exceto do que vc falou na hungria.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
7 anos atrás

Grid sem novidades. As Mercedes na primeira fila e Alonso atrás de Button.

kkkkez Alonso
kkkkez Alonso
Reply to  Paulo Pinto
7 anos atrás

E do Ve44el!

Há 8 anos and counting…

Segafredo
Segafredo
Reply to  Paulo Pinto
7 anos atrás

…….e o schukruteFakeJr atrás de Kipingussa, hehehe!!

Mônica
Mônica
Reply to  Segafredo
7 anos atrás

Você está chamando o meu gatão de pinguço? Uma tocada limpa como não há igual na f-1 de hoje?
Quem deve estar bebendo é o teu piloto que não segura a posição nem para uma Haas.

wander
wander
Reply to  Segafredo
7 anos atrás

Nossa…podia ter dormido sem essa…heim Segafredo…

Mário_Fpolis
Mário_Fpolis
7 anos atrás

Como tenho para mim que a Rede Bobo lê com assiduidade teus comentários, até pra se balizar para a corrida. quero crer que amanhã haverá comentários de que as arquibancadas estão lotadas, que o público é recorde, que a F1 permanece viva e alegre na vida dos torcedores, encantados que são por essa modalidade, a melhor do mundo, e mais as coisas ufanistas que conseguem colocar em seu “jornalismo”.
sqn.
Pois, como você já dia há tempos, é evidente o desencanto dos mais jovens com carros e, por conseguinte, corridas.
Meu filho, de 12 anos, não vê a mínima graça em corridas. A bem da verdade, disputas de motos na GPMoto ele curte, assim como no motocross, mas por pouco tempo.
Colegas de trabalho mais jovens, na faixa dos 30 anos, só compram carros por pura e estrita necessidade. Tenho certeza de que, acaso mais bem servidos pelo transporte público, que aqui além de pífio é caro, não fariam esse gasto.
Então, acho que estamos a ver o triste definhar da F1, se, como você diz, não se reinventar.
Eu jamais fui a um autódromo ver corridas de F1. Do Mundial de Motovelocidade, 500 cc, já fui. Pra ver F3, já fui. Pra ver Motocross e ArenaCross, já fui.
Mas ir a Sampa pra ver “ronco” da atual F1, jamé.
Abraços, Flávio, e adorei seu livro, por sinal.

Mário_Fpolis
Mário_Fpolis
Reply to  Mário_Fpolis
7 anos atrás

Dizia há tempos, e não “dia há tempos”, pressa de digitar….

Fernando Delucena
Fernando Delucena
7 anos atrás

A matemática é a seguinte:

Em sua próxima vitória, Nico (atualmente com 19 triunfos) iguala a marca de Kimi Raikkonen (20) e também de Mika Hakkinen, este duas vezes campeão (20). Comparando a outros pilotos que tem apenas uma taça, vamos lá:

J. Villeneuve (11)
Button (15)
Kimi (20)
Hill (22)
Mansell (31)

Depois já vem Alonso com 32, e dois mundiais.

Tenho cá comigo que essa é a melhor chance de Rosberg ganhar o campeonato, pois ano que vem, ninguém sabe o que pode vir … Ele pode ficar com currículo muito interessante, mas sem um trofeuzinho para decorar a estante.

Falando nisso, chamem Nico e Daniil para fazermos uma copa de kart aqui em salvador, estamos precisando reconstruir a pista! Mas se qualquer um dos dois bater em mim, leva de volta!!

Fernando
7 anos atrás

A situação do Kvyat é complicada. Ele precisa achar a motivação para reagir ou vai sumir rapidinho.

Toni Casagrande
Toni Casagrande
7 anos atrás

A abortada na primeira tentativa no Q3 foi para colocar kriptonita rosa no tanque.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
7 anos atrás

É o soviético,não fez nada quê os outros também não tenham feito antes em suas carreiras.Parece mais boicote pelo fato de ser russo..Se era para ser assim o Max tinha de ser rifado pós Mônaco.É só ver o resultado do soviético em 2015 para ver quê ele não foi mal.Agora é esperar alguma merda entre as Mercedes para quê tenhamos uma corrida boa.O Massa diz quê tá feliz com a volta, no Q3

Jayme
Jayme
7 anos atrás

Os últimos atos de terrorismo na Alemanha devem ter afetado o público

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
7 anos atrás

E pelo passado recente – dos resultados que teve quando correu com o Schumacher já dá para dizer que o Rosberg guia bem.
Acho o Hamilton melhor que ele. Porém, o alemão vem guiando melhor que o inglês nesse ano. É possível que o carro desse ano seja mais ao seu estilo, porque ele esta fazendo um trabalho bem mais sólido do que nos outros anos.
Só que se alguma coisa sai do controle, aí o cara peida na farofa… Ele não lidera o campeonato por isso. Não sabe lidar com as adversidades, não sabe administrar. Não tem aquele feeilng: “melhor garantir os pontos”.

Kkkkk!
Kkkkk!
7 anos atrás

Redbull fritando um bom piloto, já vimos antes…
O Sainz é muito bom, não deve nada ao Verstappen.
A diferença entre Mercedes e redbull, ou até entre Ferrari não foi muito grande, previsão de chuva pode fazer a corrida muito boa.
Vettel atrás do Kimi, na Alemanha… Kkkk!

Kkkkalado!
Kkkkalado!
Reply to  Kkkkk!
7 anos atrás

E Alonso atrás do Button… Kkkk!

Kkkk!
Kkkk!
Reply to  Kkkkalado!
7 anos atrás

Terminou na frente, bela corrida do Button. Mas Alonso chegou a estar 7 décimos atrás depois de ter descontado 8 segundos, sem falar no erro da equipe no primeiro pit stop. No final, teve problemas.
Já o Vettel teve de ser ajudado pela equipe, Raikkonen perdeu muito tempo no primeiro pit stop.
Ahh, e Alonso não está atrás do Button, está 7 pontos na frente, com uma corrida à menos.
O Vettel sim, continua atrás do Kimi.
#Kkkk!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Kkkkalado!
7 anos atrás

O comentário acima é de sábado, ou seja, atrás do Button no grid. Agora sim, para completar, atrás do Button na corrida.

Ahh, esqueceu 2015, Vicellez?

Eddie
Eddie
7 anos atrás

O Kyviado já era kakakakakakak se bem que Helmut Marko é do time do Briatore …… nao duvido nada ele estar sabotando o carro do rpz para queimar ele de proposito

Ministro Aterrorizas Vaca
Ministro Aterrorizas Vaca
7 anos atrás

O Rosberguinho, o lindinho da titia, o leite com pera, vai precisar de mta ajuda pra reagir!! Pode até ganhar amanhã, em casa, mas só vai conseguir se manter na disputa do título se o Hamilton tiver mtos problemas!! Haja leite com pera para o lindinho!!

Alfredinho
Alfredinho
7 anos atrás

Noto que a Williams está reagindo, aos poucos mas reagindo. Isso é bom porque representa mais disputas entre equipes tradicionais. E é bom também para o Felipe, que tem feito uma série de corridas apagadas.
Vamos ver o que a equipe e o piloto tem para amanhã.

albero
albero
Reply to  Alfredinho
7 anos atrás

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  albero
7 anos atrás

Tudo bem, apoiar o piloto da casa, mas o “Massa Falida” já deu, Alfredinho.