O SOM AO REDOR

Suzuka, 1991. Alguém mandou nos comentários. Apenas ouçam.

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
André Santos
André Santos
7 anos atrás

Estes vídeos com os sons da Fórmula 1 lembram-me sempre um dia em que estive a ver testes de F1 no Estoril e de que encontrei o vídeo embora eu não seja o autor do mesmo.
Dos tempos em que a F1 estava 1 mês a testar no Estoril, lembro-me que depois desse dia estive cerca de 1 semana com zumbido nos ouvidos.
Desse dia apesar de a filmagem se focar muito no Ferrari o motor cujo barulho mais me impressionou, pelo menos ao vivo, foi o motor Peugeot do Jordan de Barrichello, quando ele passava o barulho era um inferno fantástico.

pode ser visto e sobretudo ouvido aqui

https://www.youtube.com/watch?v=GHHsZrTNgsk

ricardo
ricardo
7 anos atrás

dava gosto de ver.

hoje, sinceramente,não me interesso mais.

A indy também perdeu um pouco a magia.

tempo bom, na Indy,era o dos motores Ford e Chevrolet, junto com o Buick. Carros Reynard e Lola. hoje em dia tá sem graça, só se salva a Indy 500.

Nesse vídeo, curioso ver Senna com Honda V12 e Modena, na Tyrrel com V10.

isso é que é som de motor.

cordiais saudações

Ricardo

Peter von Wartburg
7 anos atrás

Coisa mais linda!!!

Giuliano SPFC
Giuliano SPFC
7 anos atrás

Olha…eu vou a Interlagos há 14 anos seguidos…eu sou um apaixonado por F1, e sou um machão que admite…eu brochei!!!!…kkkk, em 2014 quando ouvi o barulho desses motores atuais pela primeira vez…a brochada foi instantânea, parecia que eu estava numa competição de aspiradores de pó super potentes…, os coitados que vendem protetores de ouvidos na porta do autódromo perderam seu ganha pão dado o silêncio em volta de Interlagos, me senti como um marido que descobre a traição de sua grande paixão…, e por essas e por muitas outras que a F1 vem perdendo o público e o interesse, e vai continuar se não mudar e ouvir os fans da categoria, nós queremos barulho, motores V12, V10 aspirados, super potentes e barulhentos…queremos queimar gasolina, sentir cheiro de óleo e porque não um câmbio manual pra esses pilotos bunda moles de hoje, e eficiência energética é o caralho, deixa isso pro meu carro de rua, eu reconheço que sou um “corno” assumido…pois já comprei meu ingresso pra esse ano…mas de novo, senão mudar em poucos anos a F1 acaba.

Mauro Trevellini
Mauro Trevellini
7 anos atrás

Que beleca, olha este outro ahi https://www.youtube.com/watch?v=rMVTTG-uuiQ

Abraco desde Mexico

Luis felipe
Luis felipe
7 anos atrás

FG, vc estava nessa ai pessoalemnte?

Eduardo_SC
Eduardo_SC
7 anos atrás

Ainda mais em HD, dá um aperto no coração maior ainda. Para o mais novos entenderem, não é nostalgia, aquilo que se sente agora vendo esse vídeo é o mesmo que se sentia na época. O que se sente vendo a F1 de hj é o mesmo que se vai sentir daqui 25 anos. Nada.

AS
AS
7 anos atrás

Nossa !! a saudade é tanta que a vontade é de chorar… como era tudo mais simples e prazeroso de ver e principalmente ouvir. O que chama atençao em assistir ao vivo uma corrida é o barulho dos motores… e nao consigo entender pq mexeram nisso com essas encrencas de hibridos….

Estive em Indianapolis e conversando com um americano sobre a F1 e ele teve o diagnostico final: A F1 virou uma competiçao de engenharia. As equipes procuram os melhores engenheiros… Pilotos que colocavam a faca entre os dentes nao sao mais necessários. Pra comprovar isso, vi numa reportagem o dono da Haas dizendo que ele teve procurar engenheiros na NASA pra montar a equipe….

Bernie… Jean Todt… façam um bem aos apaixonados por automobilismo…. traga de volta os anos 90 a categoria… por favor….

Bruno Mantovanelli
Bruno Mantovanelli
7 anos atrás

Olha o berro do Honda V12 das McLaren… Isso era carro de corrida de verdade!

Andrei Barros
Andrei Barros
7 anos atrás

Lembro-me de quando fui assistir o GP do Brasil em 1988, em Jacarepaguá. O público chegava bem cedo para conseguir um bom lugar na arquibancada. Ficava aquele monte de gente conversando, até que ligavam o primeiro motor, ainda de manhã, porque havia warm-up. Aquele som nunca saiu da minha memória!

Guilherme Jales
7 anos atrás

Tyrell-Honda, Lola-Ford… queria ter tido a chance de ver esses carros.

Nery
Nery
7 anos atrás

As coisas sempre começam bem, ai chegam os caminhões de dinheiro e tudo fica cagado!
F1, Futebol, lutas … os esportes olímpicos ainda se salvam, pq os caminhões de dinheiro ainda não chegaram lá.

Tarcisio F Fonseca
Tarcisio F Fonseca
Reply to  Nery
7 anos atrás

Não chegaram às federações mas infelizmente chegaram ao COI.

Plowing Into The Field of Love
Plowing Into The Field of Love
7 anos atrás

E essa trilha sonora de filminho pornô dos anos 90?

Thiago Sabino
Thiago Sabino
7 anos atrás

Que coisa maravilhosa.

Curioso era a diferença dos V10 Honda dos V10 Renault…. os franceses fazem um som mais agudo, enquanto as usinas japonesas eram mais graves… E curiosamente os Tyrrell, que também usavam os Honda, tinham outro ruido…

O fato é: carro simples é muito mais bonito. Asas limpas, formatos harmônicos, pneus largos, motores barulhentos, faíscas no assoalho e asas…..

Acredito que a beleza dos monopostos atingiu seu ápice do final dos anos 80 até final dos 90. De 2000 pra cá , virou uma suruba de penduricalhos, que como disse o amigo lá em cima, não ganha porra nenhuma (viram o Raikkonen correndo sem os apêndices aerodinâmicos da asa dianteira, e ainda dando calor no Verstappen) e só deixa o carro uma coisa hedionda de tão feia…

Tirem essa merda de MGH-K/H, motor V6 que faz menos barulho que qualquer 147 de escape aberto, limpem esses carros, façam as proteções de segurança necessárias , e esperem os resultados.

Francisco Martins
Francisco Martins
7 anos atrás

Que saudade que dá de ver os carros faiscando, o fogo saindo pelos escapes nas reduções de marcha, os discos de freio incadescentes e principamente o som dos motores V8, V10 e V12 que era uma perfeita sinfonia, enfim essa sim era a verdadeira F-1!

Pedro Moral
Pedro Moral
7 anos atrás

Definitivamente esses eram os sons da F1 … principalmente para quem, como eu, frequentava os autódromos …
Lembro quando chegava ao autódromo atrasado, na época das “pré-qualificações” às sextas, com Osellas, Arrows, Minardis … que começavam as 8h e já escutava da Av. dos Jangadeiros os sons dos carros.

Sem contar que eram mais bonitos, sem os penduricalhos aerodinâmicos que fazem ganhar 0,00porranenhuma por volta.

Gustavo Amaral
Gustavo Amaral
7 anos atrás

Piração!!!
E como eram lindos esses carros! Aerofólios largos, asas dianteiras com apenas duas aletas, carros “limpos”, sem penduricalhos aerodinâmicos.
Minardi com seu tradicional preto-branco-amarelo, lindo!
A Jordan com cara de Jordan! Tyrrel, forte com motores Honda!
Espetáculo!
E curiosidade: este foi o último GP do Prost pela Ferrari (ele foi demitido após a corrida por chamar aquela Ferrari de “caminhão”).
Tempos muito legais!

Djalma Castro
Djalma Castro
7 anos atrás

Na minha opinião, foi a “era” dos carros mais bonitos da F1, a Jordam então, sem comentários, nota-se que todos os carros eram um pouco diferentes na dianteira, a Tyrrel com o bico e asa de Gaivota, a Beneton com a frente mais alta, a Mnardi, com um esquema de cores muito bonito, enfim, sem saudosismo, mas se compararmos com hoje, carros e sons, não vejo nada de melhor.

Moy
Moy
7 anos atrás

Essas faíscas eram lindas!
Tem uma ultrapassagem do Mansel no Senna, numa reta gigante (não me lembro o circuito), que os carros vem lado a lado “faiscando”. Show de imagem!

Bruno Mantovanelli
Bruno Mantovanelli
Reply to  Moy
7 anos atrás

Barcelona 1991.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
7 anos atrás

É só F1 sendo F1.O quê ela nunca deveria de ter deixado de ser.

Dav
Dav
7 anos atrás

Muito legal,poderia voltar a ser assim pelo menos um pouco.

Curioso o logo inicial do video e de um jogo de F1 feito na mesma época em 91 para Arcades tirando o “Special” deve ser alguma versao que ficou no Japao.

Cláudio F1
Cláudio F1
7 anos atrás

O vídeo é longo, mas vale a pena: F1 1992 Suzuka Onboard (V12, V10, V8 engines) – https://www.youtube.com/watch?v=sdXZD-rJHlg

Pedro Ribeiro
Pedro Ribeiro
7 anos atrás

Bom tempo onde os motores tinham alguma personalidade…

Alessandro Silva
Alessandro Silva
Reply to  Pedro Ribeiro
7 anos atrás

E bota personalidade nisso! A forma como se destacavam os motores Ferrari V12 e os Renault V10 do outros era fascinante! Bons tempos mesmo!