CHRIS AMON

amonchris

SÃO PAULOChris Amon se foi. O maior piloto da história da F-1 a não vencer uma corrida morreu aos 73 anos depois de longa batalha contra um câncer. Em 96 GPs, foram 11 pódios — seis deles pela Ferrari, três com a March e dois com a Matra.

Neo-zelandês, teve como maior glória da carreira a vitória nas 24 Horas de Le Mans em parceria com o conterrâneo Bruce McLaren no lendário Ford GT40.

Na F-1, estreou em 1963 aos 19 anos e foi pendurar o capacete em 1976. Foi o cara que esteve quase sempre no lugar errado e na hora errada. Mas fazendo coisas incríveis, como uma pole na Bélgica, em 1968, enfiando quase 4s no segundo colocado no grid — Jackie Stewart.

Nossos respeitos.

Subscribe
Notify of
guest

30 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo Pinto
7 anos atrás

Talento e máquina nem sempre casam no automobilismo.

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
7 anos atrás

Foi também construtor na F1 , em 1974, graças ao financiamento de seu compatriota John Dalton e da ajuda de Gordon Fowell, que tinha projetado o Tecno do ano anterior, conseguiram fazer o AF101, baseado no Lotus 72.
01)comment image
02comment image

Carlos Roberto da Silva Junior
7 anos atrás

Morre mais uma Lenda do Automobilismo Mundial e da F-1 apesar de não ter vencido nenhum GP Oficial, mas pelo menos venceu as 24 Horas de Le Mans em parceria com outra Lenda: O Compatriota Bruce McLaren. No seu último GP de F-1 na Alemanha 1976 se recusou a correr depois do acidente quase fatal de Niki Lauda sendo Demitido pela equipe. Vai Com Deus!

Ricardo
Ricardo
7 anos atrás

No site Oficial da Formula 1 foi publicado o que o Chris Amon achava sobre a sua “sorte”, Ele nunca se considerou um piloto azarado. Ele fez a citação na Motor Sport em 2008:

“Eu fui mais sortudo do que Jimmy [Clark] e Jochen [Rindt], e Bruce [McLaren], e Piers [Courage]”, tive mais sorte do que os meus companheiros [Lorenzo] Bandini, [Ludovico ] Scarfiotti, [Jo] Siffert e [François] Cevert.

“Eu tive vários grandes acidentes que poderiam ter me matado; quebrei costelas, mas eu nunca fiquei gravemente ferido. ”

Outros tempos, muito risco aliado a confiança extrema dos pilotos era a receita perfeita para acidentes monstruosos.

kkkkez Alonso
kkkkez Alonso
7 anos atrás

Foi o ídolo do Amonso.

Fábio Mandrake
Fábio Mandrake
7 anos atrás

Flavio, corrige aí foram 11 pódios sim, mas foram 6 pela Ferrari, 3 pela March e 2 pela Matra. Ele fez os pódios pela Ferrari entre 1967 e 1969, os 3 pela March em 1970 mais 1 na Matra em 1971 e o último pela equipe francesa em 1972.

Flavio Costa
Flavio Costa
7 anos atrás

O Chris Amon venceu sim, na F1! Foi sua única vitória no GP da Argentina, em 1971, pilotando um Matra MS120.

Geraldo
Geraldo
7 anos atrás

Um dos primeiros pilôtos a correr com uma asa no carro. Em uma Ferrari.
Um dos melhores dos anos sessenta.
Mas existe um aspécto muito interessante sôbre êle….. Foi o “Dublê” de James Garner, no filme “Grand Prix”, o capacete denuncia isso.

Ricardo Fulgoni
Ricardo Fulgoni
7 anos atrás

E quem terá sido o pior piloto da história a vencer uma corrida? Maldonado?

Felipe
Felipe
7 anos atrás

Na corrida em Clemont Ferrant de 1973 ou 2, a que o Emerson jogou a pedra no olho do Helmut Marko e que o deixou cego desse olho, ele liderou a corrida inteira e a tres voltas do fim o pneu furou, Jackie Stewart venceu. Muito bom piloto.

Gustavo
Gustavo
7 anos atrás

He’s not AMONg us Anymore.

Celio ferreira
Celio ferreira
7 anos atrás

Grande piloto da era romantica da F1. que tinha coragem e habilidade
e reconhecido como grande sem nunca ter vencido .descanse em paz…

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
7 anos atrás

Mas depois quê o Rubens e o Massa fizeram em ceder posições,abdicando de vencer,para ser segundo piloto da Ferrari a galera pegou no pé. Cadê quê alguém fala de Fittipadi,Piquet e Senna.E se fala é sempre com respeito e admiração para o bem,mesmo quê eles façam merda.Quanto a Amon venceu 24 horas de Le Mans, é mito.

smoker
smoker
7 anos atrás

Ótimo piloto, rápido e destemido, isso numa epoca que embarcavam dois por ano em carros que se desmanchavam completamente na batida.
…certamente não era daqueles que ficavam fora das corridas fazendo pressão pra ganhar mais…

Antonio Seabra
Antonio Seabra
7 anos atrás

Acho que esqueci do Gurney, que também está vivo.

Antonio Seabra
Antonio Seabra
7 anos atrás

De fato Amon venceu duas provas de F1 extra-campeonato, que eram comuns nos anos 60-70: um GP em Silversotne em 1970, com March 701 e um GP da Argentina em 1971 com Matra MS 120 V12. E teve diversas vitorias na Taça da Tasmania, onde corriam carros de F1 com motores diferenciados em cilindrada. A Taça da Tasmania, que era disputada por diversas equipes regulares de F1 e servia como um bom treino para os pilotos e equipés antes do inicio da temporada oficial. E também era uma oportunidade, para eles, de ganhar uma boa grana (tempos em que os salarios da F1 não tinham a proporção ‘pornografica” que tem hoje)
Na Tasmania de 1968 Amon deu um enorme trabalho a Jim Clark, com atuações fantasticas, e saiu de lá muito elogiado pelo escoces.

Amon foi um dos grandes pílotos de seu tempo, muito respeitado na Ferrari e pelo Commendatore, e também por seus pares. Sua fama de azarado se deu porque em diversas corridas já consideradas ganhas, seu carro quebrou antes do final.
Sua morte vai fechando o ciclo de um tempo que está se acabando. Dos principais players da F1 daquela epoca, 60-70, que eu me lembre, somente o Vesgo, o Surtees e o Ickx (que então era jovenzinho), alem do inoxidavel Stirling Moss, ainda estão vivos.

É verdadeiramente uma injustiça que Amon nunca tenha vencido uma CORRIDA OFICIAL do campeonato de F1.. Ele, por toda sua habilidade e verve, merecia esse palmares.

Antonio

prperalta
7 anos atrás
Edson Melo
Edson Melo
7 anos atrás

Se não me engano, ele venceu uma corrida (extracampeonato) de Fórmula 1.
Foi uma corrida na Argentina de 1971.

Alessandro Neri
Alessandro Neri
7 anos atrás

Bravo. Bravissímo Amon! Pertencente a uma estirpe de pilotos que não existe mais. Coragem. Bravura. Destemor. Ele tinha tudo isso elevado a decima potência. Forza Amon!

Ivan Violin
Ivan Violin
7 anos atrás

Olá, Chris Amon ganhou uma corrida de F1 – extra campeonato em Buenos Aires com Matra. O que cantava aquele motor. Acho que foi a corrida que Wilsinho Fittipaldi correu com Lotus 49-C.

Leandro Batista
Leandro Batista
7 anos atrás

Fosse brasileiro, não faltariam programas humorísticos para lhe colocar algum apelido jocoso…

pedro araujo
pedro araujo
Reply to  Leandro Batista
7 anos atrás

nem me fale

Pedro Perez
7 anos atrás

O fato de Amon não ter vitórias é um grande azar… Da Fórmula um

Carlos Pereira
Carlos Pereira
7 anos atrás

Triste noticia. Vi somente videos dele pilotando. Parecia ser muito bom. Como você disse na reportagem, “quase sempre no lugar errado e na hora errada”.
Ainda bem que alguns reconhecem seu valor.
Se fosse brasileiro, esse povinho já estaria chamando o cara de ruim.

John Player
John Player
Reply to  Carlos Pereira
7 anos atrás

Só por curiosidade, na sua opinião, qual é o maior piloto brasileiro que passou pela F1? Qual é o seu piloto brasileiro de F1 preferido de todos os tempos?
Dependendo de sua resposta, saberemos se você pode falar mal do tal “povinho”. Ou se faz parte dele.

JP
JP
Reply to  John Player
7 anos atrás

Se ele citar qualquer um dos três que foram campeões, a resposta está certa. Deixe de mimimi e admita que ele está certo em sua fala.

Paulo Emilio
Paulo Emilio
7 anos atrás

Hoje é um dia triste , muito triste ! Estava tranquilo há anos, em sua fazenda na nova Zelândia, mas não resistiu ao câncer, com apenas 73 anos ! Junto ao Stewart e Rindt , formavam o trio de melhores pilotos do final dos anos 60, inicio dos anos 70 ! Suas atuações com a Ferrari foram magistrais , apesar de nunca coroado com uma vitória ! Mesmo na Matra , em 71/72, brilhou como nenhum outro piloto faria, com o equipamento que possuía ! Pelo que vi e li nas entrevistas, era um sujeito simpático, simples , amigo do demais , mesmo sendo batido, um tipo de piloto que não existe mais ! Porque os grandes continuam indo cedo, enquanto os canalhas e ladrões estão cada vez mais fortes e duradouros neste mundo ? R.I.P.

George
George
Reply to  Paulo Emilio
7 anos atrás

Porque você e seus amigos continuam votando neles…

Fern Kesnault
Fern Kesnault
Reply to  George
7 anos atrás

E tu não, né??? hahaha….piadista….