APAIXONEI

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SÃO PAULO (Gurgel, Gurgel…) – Putz, não lembro quem mandou a dica, aí nos comentários. Mas assim que abri a página indicada, fui atrás de mais informações. E encontrei mais um ótimo texto no “Top Gear”.

Estamos falando do pequeno OX. Não sei bem como defini-lo. Um caminhão? Uma picape? Um mini-caminhão? Uma super-picape?

Fiquemos com caminhãozinho.

[bannergoogle]Esse troço foi mostrado pela primeira vez em 2013. Mas, agora, parece que vai. E a ideia é genial: um caminhãozinho que possa ser vendido para países subdesenvolvidos e em desenvolvimento. Que seja barato. Que possa ser exportado desmontado em contêineres, seis por vez. Que possa ser montado rapidamente por operários locais — três pessoas montam um em 12 horas, no máximo. Que seja robusto. Que ande em qualquer terreno. Que não quebre. Que seja fácil de consertar. Que salve a humanidade, enfim.

OK, é meio exagerado salvar a humanidade. Mas seu criador, Sir Torquil Norman — de acordo com o “Top Gear”, ex-piloto de caça, advogado, economista, banqueiro e magnata da indústria de brinquedos –, investiu três milhões de libras no projeto e calcula que o OX vai custar entre 10 mil e 15 mil dinheiros da rainha. Multiplique por cinco para chegar ao valor em michel-têmeres-golpista. Ele quer vendê-lo para organizações de ajuda humanitária, agências de fomento que atuem no Terceiro Mundo, órgãos da ONU, entidades assistenciais. “Meu sonho é que cada cidade na África tenha um OX”, disse.

O trem de força vem todo do Ford Transit, um furgão popularíssimo — e muito feio — na Inglaterra. Motor a diesel, câmbio de cinco marchas, paineis que se transformam em rampa, rodas de aro 16. Suas suspensões são intercambiáveis. A posição de dirigir é central, para que seja usado em qualquer mercado — os de “mão inglesa” e onde o volante fica do lado esquerdo. Seu manual de instruções para montagem é todo impresso com pictogramas, para que seja compreendido em qualquer país.

[bannergoogle]Mas, agora, o melhor. O projetista é Gordon Murray. Ele mesmo.

Precisa apresentações? Acho que não. O sul-africano, mago da F-1 nos anos 80, tem um currículo que inclui as Brabham campeãs com Piquet em 1981 e 1983, além do melhor McLaren de todos os tempos, o MP4/4 de 1988. Murray disse em entrevistas que nenhum carro que construiu na vida lhe deu mais orgulho que o OX. Ele pesa 1.700 kg, e pode carregar 1.800 kg. “A relação do custo por kg carregado quando comparado a uma Hilux é cinco vezes menor”, contou.

O OX é tão simples e tão feinho, que acaba sendo lindo. Tomara que dê certo, esse projeto, e que, realmente, ele se espalhe pelo mundo. Porque o mundo está precisando de simplicidade.

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César
César
7 anos atrás

Também gostei. Mesmo antes de ler o texto, as rodas entregam a origem no Transit.
E esse modelo de placa europeia dá o charme que falta.
Imagine-se esse logotipo visto pelo retrovisor: XÔ. Só falta o acento…

Rogerio
Rogerio
7 anos atrás

Flavio isso me lembrou um carro q meu primo já teve (ele lida com carros exóticos), parece a versão mini desses aí, LIGIER. Já viu? Tb tão feio que chega a ser lindo. Segue link https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRIOTw9kdIGU1F7SgKd6IVYQIxhLGAW6IdPDUSI2fWBJFR31uT5BGTWA6Ep

Fernando
Fernando
7 anos atrás

Os painéis da carroceria são de madeira (!). Uma chapa laminada do tipo “compensado”. Assim, quebrou a porta? Bastará comprar um folha de compensado e recortar outra. Bem legal

RecrutaZero
RecrutaZero
7 anos atrás

“Apaixonei”, soa meio frutinha, por que não dizer algo do tipo “achei bacana” ou simplesmente “gostei”, é tempos modernos….

Luis
Luis
7 anos atrás

Uma trapizonga dessa jamais seria autorizada a andar no Brasil. Carro tem que ter volante do lado esquerdo e pronto.

Fernando
Fernando
Reply to  Luis
7 anos atrás

Pelas características do projeto não deverá ser difícil operar o translado do posto de direção.

Carlos Pereira
Carlos Pereira
7 anos atrás

Até que não é feio não para seu propósito.

Bruno
Bruno
7 anos atrás
Paulo F.
Paulo F.
7 anos atrás

Ele pesa 1.700 kg, e pode carregar 1.800 kg.
A Kombi podia fazer próximo disso: pesava 1000 kg , capacidade de carga de 1070 kg. E aposto que custava menos!
Dados para a Kombi 1500 L 1975 Furgão

Paulo
Paulo
7 anos atrás

Muito legal o carro e o conceito. Por outro lado, não canso de lembrar que um engenheiro brasileiro, o sr. João Carlos do Amaral Gurgel, foi muito criticado, e até ridicularizado, por conceber e fabricar carros como esse.
O seu conceito de carro urbano, o BR-800, foi chamado de carrinho de brinquedo. Hoje muita gente compra Smarts, pagando um preço absurdo, e pagando de moderninho.
Se o conceito fosse brasileiro faltariam palmas e sobrariam críticas.

Luis
Luis
Reply to  Paulo
7 anos atrás

Concordo plenamente Paulo.
Realmente este projeto lembra muito o (injustiçado) Gurgel.

Marolla
Marolla
7 anos atrás

Parece um Gurgel G15.
Ontem, dia 7, vi um Supermini na Av. Rebouças. O carro segue o conceito o Smart. Refleti por instantes que Gurgel foi realmente um cara top, visionário.

Alias, acredito que vi você, Flávio, na Rua Bela Cintra, subindo para a Paulista com seu Saab azul.

Matheus
7 anos atrás

Pelo que parece, é um carro feio nos moldes dos móveis IKEA. Baratos, solucoes inteligentes no empacotamento, materiais e montagem. Genial.

Cezar Augusto Foganholo
Cezar Augusto Foganholo
7 anos atrás

Não posso comprar e montar em casa? Rs.