Meu único arrependimento com a MotoGP é não ter começado a acompanhar antes. Essa é apenas a segunda temporada que sigo de perto e todas corridas são excelentes. Sempre muito competitivas e imprevisíveis. Imaginei que com o tempo seco, Crutchlow não fosse segurar. Segurou. Imaginei que se alguém fosse disparar enquanto o pelotão se alinhava, seria Rossi. Foi Viñalez. Muito a aprender ainda sobre esse esporte… e aguardo ansiosamente a próxima aula!
Basilio
7 anos atrás
Duas simples razões para o sucesso da motogp no Brasil:
1- Valentino Rossi;
2- Não tem Galvão Bueno.
TEDSON
7 anos atrás
No meu entender, o motivo do sucesso está diretamente relacionado à RENOVAÇÃO!
Diferente da F1, o mundial de MOTOGP é só o final de toda uma estrutura que foi criada e vem sendo renovada há tempos. Antigamente, os italianos dominavam o MOTOGP. Então, a Espanha tratou de criar suas “escolinhas” de talento. Além disso, foram construídos diversos circuitos específicos para a prática de motovelocidade. Os talentos foram surgindo. Com eles, novos estilos de pilotagem também. As motos também evoluem, e muito! Massssss, a essência é mantida – quem determina o ritmo e acerto é sempre o piloto! A categoria se renova, fazem parcerias com países do mundo inteiro. Quem não assistiu, assista ao PADOCK onde o Alexandre Barros explicou sobre o projeto que está desenvolvendo no Brasil. Valentino Rossi é o mais famoso, o maior campeão. Mas, se observarem bem, o “boomm” da MOTOGP começou exatamente no período onde o Rossi não era mais o centro das atenções como possível candidato ao título. São três categorias. Massss, o mundial é composto por várias outras paralelas. Há sempre uma busca por novos talentos. Neste ano, um dos fatores que “separavam” as maiores das menores, a CENTRAL ELETRÔNICA, foi padronizada. Agora, a eletrônica é igual para todos. Ao contrário do que vários achavam, inclusive eu, essa mudança deu certo! Não foi só a chuva que aproximou os pilotos das equipes “satélites” (não usam mais esse nome no mundial) das equipes de fábrica. O resultado é esse, vários pilotos lutando pela ponta ao longo de toda a corrida, nas três categorias. O sucesso está, também, nas transmissões. Acho que os principais diretores da parte de transmissão ou andam ou já andaram de moto esportiva (rs). Eles sabem exatamente o que os apaixonados por moto querem ver e ouvir. É tudo sensacional! E não será surpresa que esse esporte cresça ainda mais. Vale lembrar que a mesma organizadora do MOTOGP também é, recentemente, a organizadora do mundial de SUPERBIKE. Nesta, as motos são as mesmas vendidas nas lojas, com apenas algumas preparações específicas para competição. Palmas para TODA a estrutura do MOTOGP e SUPERBIKE.
kuka Lienert
7 anos atrás
Quer lotar autódromo? Tragam estes caras para correr por aqui!!
Motos satélites disputando com oficiais, 4 marcas brigando. A equalização no regulamento deste ano juntou o pelotão. Enquanto a F1 inventa motores de outro planeta a Moto GP continua sua receita de espetáculo principalmente na qualidade de transmissão de tv. A F1 vetou o duto aerodinâmico pois “era perigoso” o piloto tapar com a mão ou joelho por instantes…
Marcelo
7 anos atrás
As três corridas que envolvem a MotoGP estão demais, a F1 tá um saco, acrescentando a Opinião GP, além de um equilíbrio maior de forças, a F1 tem que dar um jeito de diminuir os pit stops, as coisas tem que ser resolvidas na pista, é muito cansativo ver todo mundo esperando a janela de pits para tentar ultrapassar parado.
Na MotoGP a coisa é resolvida na pista, creio que mesmo com domínio de uma equipe como na F1 se Hamilton e Rosberg só tivessem como alternativa brigar na pista, sem tanta estratégia, as coisas seriam mais interessantes, ou Senna x Prost em 88 e 89 com a Mclaren não foi eletrizante?
Arthur Luz
7 anos atrás
Que corrida!
Nem preciso falar dos pegas durante a corrida toda.
Assisto MotoGp desde 1993/1994 e ninguém fica falando que os pilotos são fracos.
Ninguém fica falando ‘Ah, queria ver essa molecada com o Wayne Rainey’, ou narrador falando da falta que faz o Freddie Spencer ou o Mick Doohan. Ou que disputa épica era o Alex Barros contra o Loris Capirossi.
Enfim, é uma categoria que reverencia o passado, mas não depende dele pra sobreviver.
José Luiz
7 anos atrás
5 minutos de MotoGp tem mais emoção do que a temporada toda da F1.
Comparar F1 com Moto GP é meio esdrúxulo, mas entendo as opiniões, vivemos uma era, que já dura muitos anos, de falta de carisma da maior categoria de esportes a motor do planeta. Parece que não tem muito do que gostar da F1 hoje em dia, pilotos arrogantes, inacessíveis e intocáveis, carros pavorosos, sem som de motor de verdade, dirigentes prepotentes e arrogantes, autódromos coxinhas, fabricados e sempre de arquibancadas vazias, reparem. Daí a inevitável comparação com o esporte das 2 rodas. Mas eu asseguro a vocês, s medo algum de errar: muito desse sucesso se deve ao fenômeno Rossi. O italiano é o oposto do chiquezinho, mamãezinha, criado com vó, não responde nada sem seu assessor, piloto de F1. Rossi é carismático, da atenção a todos, reune multidões em todos os circuitos da categoria, inclusive na Espanha, tetra de seus maiores adversários. E que está prestes a pendurar o capacete, só aí veremos se o italiano era tudo isso mesmo, significou tudo isso para a categoria. Eu não precisarei aguardar, tenho a certeza disso.
Ufa!
Ainda bem que não é representada pelo Jorge Lorenzo!
Mesmo com o carisma de the doctor, a GP tem também excelentes pilotos! Ainda tem a competitividade das outras classes. Vale a pena ir a um motódromo e assistir intensa disputa em todas elas!
Tales Guimarães
7 anos atrás
Além da MotoGP, que quase sempre proporciona corridas épicas, é impressionante assistir a MOTO3! O pelotão da frente parece 10 mísseis apostando corrida. Várias mudanças de posição a cada volta e show de habilidade e arrojo.
O triste foi assistir à modorrenta corrida de F1 em seguida! Só com muito café para ficar acordado.
Ricardo Cardoso
7 anos atrás
Além das disputas boas na pista o que mais me chama a atenção na MotoGP é o pacote gráfico de informações e as câmeras onboard. Ambos saem da mesmice que se vê em outras categorias do esporte a motor. Parabéns aos geradores das transmissões por inovar nesse sentido.
Alessandro Neri
7 anos atrás
Já não é de hoje que a MOTOGP humilha a outrora majestosa F1. Rainha no esporte a motor é a MOTOGP. E isso já tem tempo…
Cenzi
7 anos atrás
Faz uns 12 anos que eu acompanho a Moto GP. Dificilmente há uma corrida ruim. E a categoria se esforça para equalizar as forcas, com regras que buscam dar mais oportunidade de desenvolvimento às equipes menores. A qualidade das transmissões é excepcional. Qualquer leigo consegue entender os gráficos e informações, ao contrário do que acontece com a F1. E além de tudo isso, parece um ambiente muito mais “leve” do que a F1, engessada, estéril e asséptica.
Deveria passar em canal aberto! Muito melhor que Formula 1 .
As classes menores (moto3-250cc e moto2-500cc) também são muito competitivas e gride cheio.
Transmissão é muito boa, principalmente as câmeras on-board.
Fórmula 1 no mesmo dia da MotoGP e maluquice… A MotoGP ta muito melhor e a f1 continua muito ruim… Gosto dos dois, mas que eles não me façam escolher… Porque aí eu vou de moto!!!
Gustavo
7 anos atrás
Legal, não. Sensacional !!! A corrida da Moto3, então, foi de tirar o fôlego.
Muita categoria de 4 rodas deveria alguma coisa com o modelo da MotoGP.
Maurício MV.
7 anos atrás
Corrida monumental.
MarcioD
7 anos atrás
Comecei a acompanhar há a uns poucos anos atrás e não me arrependo. Muitas disputas, ultrapassagens, manobras arriscadas, algumas chegadas espetaculares e algo muito difícil de se ver no automobilismo: várias alternâncias de posição.
Com as vitorias de Ducati e Suzuki, e 7 vencedores em 12 corridas ficou mais legal ainda assistir.
Wanderson Marçal
7 anos atrás
Outro dia morreu um rapaz e nenhum piloto ou dirigente da MotoGP disse que devia se colocar uma bolha em torno da moto ou passar a usar mais rodas. Parece que até o pessoal do meio é um pouco mais esperto que os cagões bilionários da F1.
O Salom.morreu e mudaram o layout da.pista de Barcelona..
Dois meses depois a Dorna soltou um comunicado colocando a culpa nele, assim como a dona FIA culpou o Bianchi…
Mas.independentemente da promotora.. é sensacional o mv8 é um.pilotaco.. o Rossi ano que vem vai suar
Paulo F.
7 anos atrás
A Suzi venceu!
MM continua Dick Vigarista!
Zé MCZ
7 anos atrás
FANTÁSTICA!
Não apenas a vitória do Viñales, mas a corridaça em geral! Fora o susto no começo, é muito emocionante assistir a alternância não apenas dos pilotos mas das fábricas também! Inclusive a competitividade das não oficiais, desatualizadas. O pilotos tiram no braço! O campeonato está fora de série apesar da vantagem do Marquez!
Totalmente adverso a F1, em que já sabemos quem vai vencer, 2º, 3º…
Não assisto mais. Como comentam que vai mudar de mãos torçamos que melhore um pouco…
Na essência não existe faz muito tempo!
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Meu único arrependimento com a MotoGP é não ter começado a acompanhar antes. Essa é apenas a segunda temporada que sigo de perto e todas corridas são excelentes. Sempre muito competitivas e imprevisíveis. Imaginei que com o tempo seco, Crutchlow não fosse segurar. Segurou. Imaginei que se alguém fosse disparar enquanto o pelotão se alinhava, seria Rossi. Foi Viñalez. Muito a aprender ainda sobre esse esporte… e aguardo ansiosamente a próxima aula!
Duas simples razões para o sucesso da motogp no Brasil:
1- Valentino Rossi;
2- Não tem Galvão Bueno.
No meu entender, o motivo do sucesso está diretamente relacionado à RENOVAÇÃO!
Diferente da F1, o mundial de MOTOGP é só o final de toda uma estrutura que foi criada e vem sendo renovada há tempos. Antigamente, os italianos dominavam o MOTOGP. Então, a Espanha tratou de criar suas “escolinhas” de talento. Além disso, foram construídos diversos circuitos específicos para a prática de motovelocidade. Os talentos foram surgindo. Com eles, novos estilos de pilotagem também. As motos também evoluem, e muito! Massssss, a essência é mantida – quem determina o ritmo e acerto é sempre o piloto! A categoria se renova, fazem parcerias com países do mundo inteiro. Quem não assistiu, assista ao PADOCK onde o Alexandre Barros explicou sobre o projeto que está desenvolvendo no Brasil. Valentino Rossi é o mais famoso, o maior campeão. Mas, se observarem bem, o “boomm” da MOTOGP começou exatamente no período onde o Rossi não era mais o centro das atenções como possível candidato ao título. São três categorias. Massss, o mundial é composto por várias outras paralelas. Há sempre uma busca por novos talentos. Neste ano, um dos fatores que “separavam” as maiores das menores, a CENTRAL ELETRÔNICA, foi padronizada. Agora, a eletrônica é igual para todos. Ao contrário do que vários achavam, inclusive eu, essa mudança deu certo! Não foi só a chuva que aproximou os pilotos das equipes “satélites” (não usam mais esse nome no mundial) das equipes de fábrica. O resultado é esse, vários pilotos lutando pela ponta ao longo de toda a corrida, nas três categorias. O sucesso está, também, nas transmissões. Acho que os principais diretores da parte de transmissão ou andam ou já andaram de moto esportiva (rs). Eles sabem exatamente o que os apaixonados por moto querem ver e ouvir. É tudo sensacional! E não será surpresa que esse esporte cresça ainda mais. Vale lembrar que a mesma organizadora do MOTOGP também é, recentemente, a organizadora do mundial de SUPERBIKE. Nesta, as motos são as mesmas vendidas nas lojas, com apenas algumas preparações específicas para competição. Palmas para TODA a estrutura do MOTOGP e SUPERBIKE.
Quer lotar autódromo? Tragam estes caras para correr por aqui!!
Aqui não tem pista em condições de receber a Moto GP….
Goiânia… acho que com vontade ($), seria uma boa possibilidade.
Motos satélites disputando com oficiais, 4 marcas brigando. A equalização no regulamento deste ano juntou o pelotão. Enquanto a F1 inventa motores de outro planeta a Moto GP continua sua receita de espetáculo principalmente na qualidade de transmissão de tv. A F1 vetou o duto aerodinâmico pois “era perigoso” o piloto tapar com a mão ou joelho por instantes…
As três corridas que envolvem a MotoGP estão demais, a F1 tá um saco, acrescentando a Opinião GP, além de um equilíbrio maior de forças, a F1 tem que dar um jeito de diminuir os pit stops, as coisas tem que ser resolvidas na pista, é muito cansativo ver todo mundo esperando a janela de pits para tentar ultrapassar parado.
Na MotoGP a coisa é resolvida na pista, creio que mesmo com domínio de uma equipe como na F1 se Hamilton e Rosberg só tivessem como alternativa brigar na pista, sem tanta estratégia, as coisas seriam mais interessantes, ou Senna x Prost em 88 e 89 com a Mclaren não foi eletrizante?
Que corrida!
Nem preciso falar dos pegas durante a corrida toda.
Assisto MotoGp desde 1993/1994 e ninguém fica falando que os pilotos são fracos.
Ninguém fica falando ‘Ah, queria ver essa molecada com o Wayne Rainey’, ou narrador falando da falta que faz o Freddie Spencer ou o Mick Doohan. Ou que disputa épica era o Alex Barros contra o Loris Capirossi.
Enfim, é uma categoria que reverencia o passado, mas não depende dele pra sobreviver.
5 minutos de MotoGp tem mais emoção do que a temporada toda da F1.
Comparar F1 com Moto GP é meio esdrúxulo, mas entendo as opiniões, vivemos uma era, que já dura muitos anos, de falta de carisma da maior categoria de esportes a motor do planeta. Parece que não tem muito do que gostar da F1 hoje em dia, pilotos arrogantes, inacessíveis e intocáveis, carros pavorosos, sem som de motor de verdade, dirigentes prepotentes e arrogantes, autódromos coxinhas, fabricados e sempre de arquibancadas vazias, reparem. Daí a inevitável comparação com o esporte das 2 rodas. Mas eu asseguro a vocês, s medo algum de errar: muito desse sucesso se deve ao fenômeno Rossi. O italiano é o oposto do chiquezinho, mamãezinha, criado com vó, não responde nada sem seu assessor, piloto de F1. Rossi é carismático, da atenção a todos, reune multidões em todos os circuitos da categoria, inclusive na Espanha, tetra de seus maiores adversários. E que está prestes a pendurar o capacete, só aí veremos se o italiano era tudo isso mesmo, significou tudo isso para a categoria. Eu não precisarei aguardar, tenho a certeza disso.
Ufa!
Ainda bem que não é representada pelo Jorge Lorenzo!
Mesmo com o carisma de the doctor, a GP tem também excelentes pilotos! Ainda tem a competitividade das outras classes. Vale a pena ir a um motódromo e assistir intensa disputa em todas elas!
Além da MotoGP, que quase sempre proporciona corridas épicas, é impressionante assistir a MOTO3! O pelotão da frente parece 10 mísseis apostando corrida. Várias mudanças de posição a cada volta e show de habilidade e arrojo.
O triste foi assistir à modorrenta corrida de F1 em seguida! Só com muito café para ficar acordado.
Além das disputas boas na pista o que mais me chama a atenção na MotoGP é o pacote gráfico de informações e as câmeras onboard. Ambos saem da mesmice que se vê em outras categorias do esporte a motor. Parabéns aos geradores das transmissões por inovar nesse sentido.
Já não é de hoje que a MOTOGP humilha a outrora majestosa F1. Rainha no esporte a motor é a MOTOGP. E isso já tem tempo…
Faz uns 12 anos que eu acompanho a Moto GP. Dificilmente há uma corrida ruim. E a categoria se esforça para equalizar as forcas, com regras que buscam dar mais oportunidade de desenvolvimento às equipes menores. A qualidade das transmissões é excepcional. Qualquer leigo consegue entender os gráficos e informações, ao contrário do que acontece com a F1. E além de tudo isso, parece um ambiente muito mais “leve” do que a F1, engessada, estéril e asséptica.
Deveria passar em canal aberto! Muito melhor que Formula 1 .
As classes menores (moto3-250cc e moto2-500cc) também são muito competitivas e gride cheio.
Transmissão é muito boa, principalmente as câmeras on-board.
A Moto 2 é 600 cm3…
Fórmula 1 no mesmo dia da MotoGP e maluquice… A MotoGP ta muito melhor e a f1 continua muito ruim… Gosto dos dois, mas que eles não me façam escolher… Porque aí eu vou de moto!!!
Legal, não. Sensacional !!! A corrida da Moto3, então, foi de tirar o fôlego.
Muita categoria de 4 rodas deveria alguma coisa com o modelo da MotoGP.
Corrida monumental.
Comecei a acompanhar há a uns poucos anos atrás e não me arrependo. Muitas disputas, ultrapassagens, manobras arriscadas, algumas chegadas espetaculares e algo muito difícil de se ver no automobilismo: várias alternâncias de posição.
Com as vitorias de Ducati e Suzuki, e 7 vencedores em 12 corridas ficou mais legal ainda assistir.
Outro dia morreu um rapaz e nenhum piloto ou dirigente da MotoGP disse que devia se colocar uma bolha em torno da moto ou passar a usar mais rodas. Parece que até o pessoal do meio é um pouco mais esperto que os cagões bilionários da F1.
O Salom.morreu e mudaram o layout da.pista de Barcelona..
Dois meses depois a Dorna soltou um comunicado colocando a culpa nele, assim como a dona FIA culpou o Bianchi…
Mas.independentemente da promotora.. é sensacional o mv8 é um.pilotaco.. o Rossi ano que vem vai suar
A Suzi venceu!
MM continua Dick Vigarista!
FANTÁSTICA!
Não apenas a vitória do Viñales, mas a corridaça em geral! Fora o susto no começo, é muito emocionante assistir a alternância não apenas dos pilotos mas das fábricas também! Inclusive a competitividade das não oficiais, desatualizadas. O pilotos tiram no braço! O campeonato está fora de série apesar da vantagem do Marquez!
Totalmente adverso a F1, em que já sabemos quem vai vencer, 2º, 3º…
Não assisto mais. Como comentam que vai mudar de mãos torçamos que melhore um pouco…
Na essência não existe faz muito tempo!