FRACO? | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

terça-feira, 6 de setembro de 2016 - 19:06F-1

FRACO?

vettel2016

SÃO PAULO (adia tudo) – Não se pode negar que a opinião tem peso, afinal é Niki Lauda falando. Mas igualmente não se pode negar que ela soa esquisita, porque o alvo é um tetracampeão mundial.

Para o austríaco, um dos gurus da Mercedes, Vettel, hoje, é um piloto “fraco”. Raikkonen, segundo ele, tem feito mais do que o alemão. E Sebastian decepciona no papel de líder da Ferrari. Nem de longe faz aquilo que Schumacher conseguiu — desejo óbvio de Maranello quando o tirou da Red Bull.

Sei que há defensores e detratores de Vettel por aqui. Um dia, quando escrevi que ele já tinha feito mais do que Senna depois de vencer em Monza de Toro Rosso, caíram de pau sobre este pobre coitado aqui. Na sequência, conquistaria quatro títulos, fazendo, realmente, mais do que Senna.

Mas Vettel entrará para a história como um piloto maior que o brasileiro? Há números que sustentam essa afirmação — ele tem mais vitórias, títulos e pódios que o brasileiro, por exemplo. Mas há um olhar menos cartesiano, no entanto, que coloca Ayrton à sua frente pelo conjunto da obra do ponto de vista estético, por assim dizer.

Quero saber o que a blogaiada pensa do assunto.

253 comentários

  1. Fernando disse:

    Lauda é polêmico e não se sabe o interesse no comentário dele. Mas uma coisa é certa, da turma toda atual, desde que o Vettel começou na F1, ele não é nem o primeiro e nem o segundo melhor do grid. No máximo fica no terceiro posto. Eu achava que o Hamilton era fraco psicologicamente e no começo da carreira realmente era muito, mas hoje parece estar curado disso. Hamilton com um carro excelente ganha o campeonato (quem acha que ele vai perder para o Rosberg, só se o carro quebrar). Com carro bom ele disputa campeonato e com carro mediano ele faz pódio. Alonso é do mesmo naipe, com a diferença que é mais frio. Se Alonso ou Hamilton estivessem pilotando a RBR de Vettel nos anos do tetra, os campeonatos teriam sido extremamente chatos. Vettel não faria o que Alonso fez em 2010, muito menos ainda em 2012, que aliás, Vettel ganhou o campeonato mas o destaque não foi o campeão, foi Alonso que fez provavelmente sua melhor temporada na F1, mostrando que piloto acima da média com carro bom pode dar trabalho. Por favor…Vettel levou couro do Ricciardo, tá levando um suador do Kimi que não quer mais nada com nada faz muito tempo. Ultimamente tem reclamado demais no rádio, muito mimimi. Isso mostra muita coisa. Mostra que ele não é gênio, está longe de ser. Mostra que Verstappen é realmente um talento, mas mostra que Ricciardo tem um futuro muito brilhante pela frente.
    Agora, embora eu tenha esta opinião, é uma pena, realmente uma pena, ver pilotos do nível de Alonso, Hamilton e Vettel não poderem disputar um campeonato de igual pra igual. Max ainda tá chegando na turma, por isso não menciono.

  2. Ronaldo Celestino disse:

    Se Vettel fosse brasileiro e Senna alemão, essa discussão nem aconteceria mais aqui.

  3. Alexandre Breveglieri disse:

    O Lauda só fala merda, é tipo o Pelé da F1, mas o Vettel tomou pau do Ricciardo logo na estréia do australiano. E o Vettel é chorão demais, rivaliza ou até supera o Alonso em matéria de choradeira.
    Deu uma sorte desgraçada na Red Bull, tinha tudo a favor, um companheiro apagado mas que quando acordava dava surra nele. Claro que ele teve mérito, pois teve o melhor carro nos 4 anos e levou os 4, mas não foi aquele passeio. Dois títulos foram mais perdidos pelo Alonso do que vencidos pelo Vettel, mas hoje parece que ninguém lembra mais disso e falam como se foi uma superioridade digna dos Schumacher no auge. Enfim, veremos como a história vai lembrar dele daqui alguns anos.

  4. Felipe de Almeida disse:

    Flávio, você está certo!

  5. Guilherme Bezerra disse:

    Sinceramente, não costumo levar as opiniões de Lauda muito em consideração. Ele por vezes fala muita besteira e essa, em minha opinião, foi mais uma. Para mim está bem claro que a adaptação de Raikkonen a esses carros turbos foi melhor que a de Seb. Além disso, tenho para mim que o alemão já está meio de saco cheio disso tudo. Conquistou tudo cedo demais e a coisa toda meio que perdeu a graça. E a essa altura, correr sem chances de vencer, deve estar sendo um fardo para ele. Quanto ao comentário de Lauda, não acho justo porque quando teve o melhor carro do grid nas mãos, Vettel não deu chance a ninguém. Nunca achei Vettel nada de excepcional. Acho-o tão bom quanto mais uns 10 ou 12 neste grid atual que, com o carro certo seriam capazes de vencer corridas campeonatos. Agora eu pergunto: Hamilton seria capaz de vencer regularmente com essa Ferrari?

  6. Fabio disse:

    Vettel, pode até ter números melhores que Senna, como o Schumacher tem, porém, existe uma diferença entre o maior e melhor, o maior é aquele que possui através dos números as maiores marcas e referências de um esporte E portanto torna se o maior da história, mas o melhor, esse é aquele que encantou a todos os que o viram, admiradores, críticos, rivais e etc…. Por isso, Senna é o melhor, Schumacher o maior….. Vettel é competente e talentoso…. Mas nessa geração que ele compete, Alonso e Hamilton, são melhores.

  7. jean disse:

    ficou comprovado até agora na carreira do vettel que ele é muito, mas muito melhor do que o webber.em fim de carreira.

  8. João Paulo disse:

    Dá uma Mercedes para ele guiar e outra para o Alonso.

    Para mim, são os melhores pilotos junto com Hamilton dos últimos anos.

    Vettel ganhou mais do que Senna, assim como Damon Hill e Jenson Button ganharam mais que Gilles Villeneuve. Nem sempre isso quer dizer muita coisa.
    Senna foi melhor.

  9. ags disse:

    Esse nazis Vettel..é um motorista que teve um Uber sem poder entender de como tinha carro motor e grana pra torrar.. Ele sabia que era o momento..e pronto..
    Não passa de um figurante..chora mais do que quando perderi o cordão umbinical da madre germanica..
    Resumo.. Kimi é mais piloto e fala o que bem quiser.. O Nazista é pago para falar flores que na verdade é inveja do mundo..
    Vai ficar em um guard rail em breve..e fim

  10. Junior disse:

    Fraco eu não concordo, é um ótimo piloto, consistente e rápido, também não acho um dos melhores…
    e digo isso sobre fatos que aconteceram nos últimos tempos comparando pilotos de mesma equipe.
    Webber perdeu para Vettel, que perdeu pra Ricciardo que não levava vantagem para Verner que nem está mais na F1.
    Obs: Isso prova que o Verner é péssimo?
    Barrichello perdia pra shumacher, que perdeu pro Rosberg, que perde pro Hamilton que empatou com Alonso.
    Alonso ganhou do Raikkonen, Massa,Trulli, e empatou com Hamilton
    Isso prova que Hamilton e Alonso são os melhores da história?
    Vejam o Button, ganhou do Barrichello, foi competitivo contra Hamilton e está sendo competitivo contra o Alonso aos 30 e tantos anos, quase aposentado.
    é difícil concluir que ele é fraco, porque já fez corridas históricas, já fez voltas 1 segundo mais rápidas que Webber que nunca foi lento, na minha opinião eu acredito que ele se dava melhor com os motores aspirados.

  11. Eduardo_SC disse:

    Nem precisamos ir longe. Hamilton tem esse carisma.

  12. Thiago Azevedo disse:

    O Vettel é um pilotaço, mas há no grid pilotos melhores que ele (Alonso, Hamilton…).
    Ele ter levado nabo do Ricciardo e esse calorão do Raikonnen, pode significar a que ele não consegue se adaptar tão bem a qualquer carro. Tem piloto que guia bem qualquer carro. Não parece ser o caso dele.
    O Lauda solta umas dessas de vez em quando. Não esqueçam que ele tem cargo de chefia na principal rival. Melhor não dar muita atenção.

  13. NIvaldo disse:

    Deu a sorte de estar num carro muito bom projetado por Adria Newey e ter adversários que falharam para disputar o titulo com ele (leia-se Alonso que perdeu 2 titulos ‘com a mão na taça’ 2010 e 2012)

    No máximo era pra ser bi campeao. Tava de bom pra ele, porque o Hamilton e Alonso são melhores em termos de tirar leite de pedra…

  14. Marcos Lima disse:

    Comparar Deus com um mero coroinha é idiotice.

  15. LBacelar disse:

    Se Donnington Park/93 realmente for critério de desempate, Hockenheim/00 faz do Barrichello o melhor piloto do mundo?

  16. Carlos disse:

    Uma coisa é você, o carro e os eu engenheiro. Outra coisa é você ser referencia e estimulo para uma equipe toda inclusive na fábrica. Uma equipe como a Ferrari. Dizem que o Michael Schumacher, sempre que podia, passava por Maranello e cumprimentava. um a um, os membros do pessoal que trabalhava na fabrica. O grande merito de Schumacher foi saber correr mais FORA DA PISTA do que dentro …

  17. Gabriel Pereira Barbosa disse:

    Já ouvi muitas pessoas dizendo que os únicos 3 pilotos acimas da média na Fórmula 1 são Vettel,Alonso e Hamilton.
    E sinceramente…CONCORDO!
    Que desespero do pessoal quando falam do Senna.
    Eu mesmo acho o Piquet mais completo do que ele.

  18. Rogério Kezerle disse:

    Tem muita gente que compara pilotos por numeros. Numeros sem analise mais detalhada não significam nada….
    Por isso não considero o “maior de todos os tempos”. Por numeros puros e simples, Schumacher seria o melhor. Por numeros estatisticos, Fangio.
    o Flavio gosta de citar a economia/politica do pais, então vamos la falar de numeros sem analise.

    O Brasil passou uma decada crescendo em media 8% ao ano. Desemprego de 2%. Programa de casas populares que entregou mais de 4 milhões de casas. O Pais virou um canteiro de obras, gerando um mundaréu de empregos. Criou-se um programa de alfabetização. Outro de credito para curso superior. Outro para levar agua a milhões de nordestinos.

    Lindo né…… Decada de 70. Ditadura militar. Uma merda do caralho.

    Numeros puros enganam prá cacete.

  19. Flávio Mendonça disse:

    A resposta vem de outra pergunta simples. Senna e Schumacher estariam passando “sufoco” sendo companheiros de equipe do Raikkonen de hoje? E não venham dizer que já foi o tempo de Vettel; o cara é garoto ainda.

    • Thiago Azevedo disse:

      Bem simples, sem mais.

    • Marcos disse:

      O Schumy tomava sufoco do Kimi sim.
      Da uma olhada na temporada de 2003 seus desmemoriados.
      O problema é acharem que Kimi e Riccardo snao pilotos medianos. Quando estão longe disso.

      O Finlandes é o “Vestapen” do seu tempo. É um tremendo piloto.
      O Riccardo é outro piloto ótimo.
      Parem de subestimar o grid atual. Talvez seja um dos melhores de todos os tempos.

      F1 é assim mesmo, sempre tem aquele que se adapta melhor a regra vigente. E também está na melhor equipe na hora certa.

      Ninguém é campeão com carro bosta.
      Alias, o Senna (citado na matéria) só ganhou com foguete. E ficam subestimando o Vettel.

      Dos 4 campeonatos do Vettel, em 2 eles estava com carro fora de série.
      O Senna SÓ ganhou com carros fora de série.

      Em termos de feitos estão bem similares.
      Nos números o Alemão ganha, mas é outra realidade.

      É muito imbecil querer fazer comparação direta.

      Para mim, Alonso, Hamilton e Vettel estão entre os melhores de todos os tempos. E apesar de não gostar muito dele como pessoa, o Alonso para mim está em um patamar acima.

      Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>