FRACO?

vettel2016

SÃO PAULO (adia tudo) – Não se pode negar que a opinião tem peso, afinal é Niki Lauda falando. Mas igualmente não se pode negar que ela soa esquisita, porque o alvo é um tetracampeão mundial.

Para o austríaco, um dos gurus da Mercedes, Vettel, hoje, é um piloto “fraco”. Raikkonen, segundo ele, tem feito mais do que o alemão. E Sebastian decepciona no papel de líder da Ferrari. Nem de longe faz aquilo que Schumacher conseguiu — desejo óbvio de Maranello quando o tirou da Red Bull.

[bannergoogle]Sei que há defensores e detratores de Vettel por aqui. Um dia, quando escrevi que ele já tinha feito mais do que Senna depois de vencer em Monza de Toro Rosso, caíram de pau sobre este pobre coitado aqui. Na sequência, conquistaria quatro títulos, fazendo, realmente, mais do que Senna.

Mas Vettel entrará para a história como um piloto maior que o brasileiro? Há números que sustentam essa afirmação — ele tem mais vitórias, títulos e pódios que o brasileiro, por exemplo. Mas há um olhar menos cartesiano, no entanto, que coloca Ayrton à sua frente pelo conjunto da obra do ponto de vista estético, por assim dizer.

Quero saber o que a blogaiada pensa do assunto.

Subscribe
Notify of
guest

253 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fernando
Fernando
7 anos atrás

Lauda é polêmico e não se sabe o interesse no comentário dele. Mas uma coisa é certa, da turma toda atual, desde que o Vettel começou na F1, ele não é nem o primeiro e nem o segundo melhor do grid. No máximo fica no terceiro posto. Eu achava que o Hamilton era fraco psicologicamente e no começo da carreira realmente era muito, mas hoje parece estar curado disso. Hamilton com um carro excelente ganha o campeonato (quem acha que ele vai perder para o Rosberg, só se o carro quebrar). Com carro bom ele disputa campeonato e com carro mediano ele faz pódio. Alonso é do mesmo naipe, com a diferença que é mais frio. Se Alonso ou Hamilton estivessem pilotando a RBR de Vettel nos anos do tetra, os campeonatos teriam sido extremamente chatos. Vettel não faria o que Alonso fez em 2010, muito menos ainda em 2012, que aliás, Vettel ganhou o campeonato mas o destaque não foi o campeão, foi Alonso que fez provavelmente sua melhor temporada na F1, mostrando que piloto acima da média com carro bom pode dar trabalho. Por favor…Vettel levou couro do Ricciardo, tá levando um suador do Kimi que não quer mais nada com nada faz muito tempo. Ultimamente tem reclamado demais no rádio, muito mimimi. Isso mostra muita coisa. Mostra que ele não é gênio, está longe de ser. Mostra que Verstappen é realmente um talento, mas mostra que Ricciardo tem um futuro muito brilhante pela frente.
Agora, embora eu tenha esta opinião, é uma pena, realmente uma pena, ver pilotos do nível de Alonso, Hamilton e Vettel não poderem disputar um campeonato de igual pra igual. Max ainda tá chegando na turma, por isso não menciono.

Ronaldo Celestino
Ronaldo Celestino
7 anos atrás

Se Vettel fosse brasileiro e Senna alemão, essa discussão nem aconteceria mais aqui.

Alexandre Breveglieri
Alexandre Breveglieri
7 anos atrás

O Lauda só fala merda, é tipo o Pelé da F1, mas o Vettel tomou pau do Ricciardo logo na estréia do australiano. E o Vettel é chorão demais, rivaliza ou até supera o Alonso em matéria de choradeira.
Deu uma sorte desgraçada na Red Bull, tinha tudo a favor, um companheiro apagado mas que quando acordava dava surra nele. Claro que ele teve mérito, pois teve o melhor carro nos 4 anos e levou os 4, mas não foi aquele passeio. Dois títulos foram mais perdidos pelo Alonso do que vencidos pelo Vettel, mas hoje parece que ninguém lembra mais disso e falam como se foi uma superioridade digna dos Schumacher no auge. Enfim, veremos como a história vai lembrar dele daqui alguns anos.

Felipe de Almeida
Felipe de Almeida
7 anos atrás

Flávio, você está certo!

Guilherme Bezerra
Guilherme Bezerra
7 anos atrás

Sinceramente, não costumo levar as opiniões de Lauda muito em consideração. Ele por vezes fala muita besteira e essa, em minha opinião, foi mais uma. Para mim está bem claro que a adaptação de Raikkonen a esses carros turbos foi melhor que a de Seb. Além disso, tenho para mim que o alemão já está meio de saco cheio disso tudo. Conquistou tudo cedo demais e a coisa toda meio que perdeu a graça. E a essa altura, correr sem chances de vencer, deve estar sendo um fardo para ele. Quanto ao comentário de Lauda, não acho justo porque quando teve o melhor carro do grid nas mãos, Vettel não deu chance a ninguém. Nunca achei Vettel nada de excepcional. Acho-o tão bom quanto mais uns 10 ou 12 neste grid atual que, com o carro certo seriam capazes de vencer corridas campeonatos. Agora eu pergunto: Hamilton seria capaz de vencer regularmente com essa Ferrari?

Fabio
Fabio
7 anos atrás

Vettel, pode até ter números melhores que Senna, como o Schumacher tem, porém, existe uma diferença entre o maior e melhor, o maior é aquele que possui através dos números as maiores marcas e referências de um esporte E portanto torna se o maior da história, mas o melhor, esse é aquele que encantou a todos os que o viram, admiradores, críticos, rivais e etc…. Por isso, Senna é o melhor, Schumacher o maior….. Vettel é competente e talentoso…. Mas nessa geração que ele compete, Alonso e Hamilton, são melhores.

jean
jean
7 anos atrás

ficou comprovado até agora na carreira do vettel que ele é muito, mas muito melhor do que o webber.em fim de carreira.

João Paulo
João Paulo
7 anos atrás

Dá uma Mercedes para ele guiar e outra para o Alonso.

Para mim, são os melhores pilotos junto com Hamilton dos últimos anos.

Vettel ganhou mais do que Senna, assim como Damon Hill e Jenson Button ganharam mais que Gilles Villeneuve. Nem sempre isso quer dizer muita coisa.
Senna foi melhor.

ags
ags
7 anos atrás

Esse nazis Vettel..é um motorista que teve um Uber sem poder entender de como tinha carro motor e grana pra torrar.. Ele sabia que era o momento..e pronto..
Não passa de um figurante..chora mais do que quando perderi o cordão umbinical da madre germanica..
Resumo.. Kimi é mais piloto e fala o que bem quiser.. O Nazista é pago para falar flores que na verdade é inveja do mundo..
Vai ficar em um guard rail em breve..e fim

Junior
Junior
7 anos atrás

Fraco eu não concordo, é um ótimo piloto, consistente e rápido, também não acho um dos melhores…
e digo isso sobre fatos que aconteceram nos últimos tempos comparando pilotos de mesma equipe.
Webber perdeu para Vettel, que perdeu pra Ricciardo que não levava vantagem para Verner que nem está mais na F1.
Obs: Isso prova que o Verner é péssimo?
Barrichello perdia pra shumacher, que perdeu pro Rosberg, que perde pro Hamilton que empatou com Alonso.
Alonso ganhou do Raikkonen, Massa,Trulli, e empatou com Hamilton
Isso prova que Hamilton e Alonso são os melhores da história?
Vejam o Button, ganhou do Barrichello, foi competitivo contra Hamilton e está sendo competitivo contra o Alonso aos 30 e tantos anos, quase aposentado.
é difícil concluir que ele é fraco, porque já fez corridas históricas, já fez voltas 1 segundo mais rápidas que Webber que nunca foi lento, na minha opinião eu acredito que ele se dava melhor com os motores aspirados.

Eduardo_SC
Eduardo_SC
7 anos atrás

Nem precisamos ir longe. Hamilton tem esse carisma.

Eduardo_SC
Eduardo_SC
Reply to  Eduardo_SC
7 anos atrás

….que falta a Vettel

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
7 anos atrás

O Vettel é um pilotaço, mas há no grid pilotos melhores que ele (Alonso, Hamilton…).
Ele ter levado nabo do Ricciardo e esse calorão do Raikonnen, pode significar a que ele não consegue se adaptar tão bem a qualquer carro. Tem piloto que guia bem qualquer carro. Não parece ser o caso dele.
O Lauda solta umas dessas de vez em quando. Não esqueçam que ele tem cargo de chefia na principal rival. Melhor não dar muita atenção.

NIvaldo
NIvaldo
7 anos atrás

Deu a sorte de estar num carro muito bom projetado por Adria Newey e ter adversários que falharam para disputar o titulo com ele (leia-se Alonso que perdeu 2 titulos ‘com a mão na taça’ 2010 e 2012)

No máximo era pra ser bi campeao. Tava de bom pra ele, porque o Hamilton e Alonso são melhores em termos de tirar leite de pedra…

Marcos Lima
Marcos Lima
7 anos atrás

Comparar Deus com um mero coroinha é idiotice.

Jorge
Jorge
Reply to  Marcos Lima
7 anos atrás

Respeito às viúvas.

LBacelar
LBacelar
7 anos atrás

Se Donnington Park/93 realmente for critério de desempate, Hockenheim/00 faz do Barrichello o melhor piloto do mundo?

Segafredo
Segafredo
Reply to  LBacelar
7 anos atrás

Barrichelo decretou sua falência como piloto ao ter assinado com a Ferrari.

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Segafredo
7 anos atrás

Massa fez o mesmo na mesma equipe.

LBacelar
LBacelar
Reply to  Segafredo
7 anos atrás

Senna só não o fez, pq o Zé Maria o escalou antes!

Viúva Maluca
Viúva Maluca
Reply to  Segafredo
7 anos atrás

Tá pensando o que, seu mané??? Respeite o ídolo!!!

Carlos
Carlos
7 anos atrás

Uma coisa é você, o carro e os eu engenheiro. Outra coisa é você ser referencia e estimulo para uma equipe toda inclusive na fábrica. Uma equipe como a Ferrari. Dizem que o Michael Schumacher, sempre que podia, passava por Maranello e cumprimentava. um a um, os membros do pessoal que trabalhava na fabrica. O grande merito de Schumacher foi saber correr mais FORA DA PISTA do que dentro …

Gabriel Pereira Barbosa
Gabriel Pereira Barbosa
7 anos atrás

Já ouvi muitas pessoas dizendo que os únicos 3 pilotos acimas da média na Fórmula 1 são Vettel,Alonso e Hamilton.
E sinceramente…CONCORDO!
Que desespero do pessoal quando falam do Senna.
Eu mesmo acho o Piquet mais completo do que ele.

Rogério Kezerle
Rogério Kezerle
7 anos atrás

Tem muita gente que compara pilotos por numeros. Numeros sem analise mais detalhada não significam nada….
Por isso não considero o “maior de todos os tempos”. Por numeros puros e simples, Schumacher seria o melhor. Por numeros estatisticos, Fangio.
o Flavio gosta de citar a economia/politica do pais, então vamos la falar de numeros sem analise.

O Brasil passou uma decada crescendo em media 8% ao ano. Desemprego de 2%. Programa de casas populares que entregou mais de 4 milhões de casas. O Pais virou um canteiro de obras, gerando um mundaréu de empregos. Criou-se um programa de alfabetização. Outro de credito para curso superior. Outro para levar agua a milhões de nordestinos.

Lindo né…… Decada de 70. Ditadura militar. Uma merda do caralho.

Numeros puros enganam prá cacete.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Rogério Kezerle
7 anos atrás

Os números na Fórmula-1 não enganam a FIA.

Flávio Mendonça
Flávio Mendonça
7 anos atrás

A resposta vem de outra pergunta simples. Senna e Schumacher estariam passando “sufoco” sendo companheiros de equipe do Raikkonen de hoje? E não venham dizer que já foi o tempo de Vettel; o cara é garoto ainda.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
Reply to  Flávio Mendonça
7 anos atrás

Bem simples, sem mais.

Marcos
Marcos
Reply to  Flávio Mendonça
7 anos atrás

O Schumy tomava sufoco do Kimi sim.
Da uma olhada na temporada de 2003 seus desmemoriados.
O problema é acharem que Kimi e Riccardo snao pilotos medianos. Quando estão longe disso.

O Finlandes é o “Vestapen” do seu tempo. É um tremendo piloto.
O Riccardo é outro piloto ótimo.
Parem de subestimar o grid atual. Talvez seja um dos melhores de todos os tempos.

F1 é assim mesmo, sempre tem aquele que se adapta melhor a regra vigente. E também está na melhor equipe na hora certa.

Ninguém é campeão com carro bosta.
Alias, o Senna (citado na matéria) só ganhou com foguete. E ficam subestimando o Vettel.

Dos 4 campeonatos do Vettel, em 2 eles estava com carro fora de série.
O Senna SÓ ganhou com carros fora de série.

Em termos de feitos estão bem similares.
Nos números o Alemão ganha, mas é outra realidade.

É muito imbecil querer fazer comparação direta.

Para mim, Alonso, Hamilton e Vettel estão entre os melhores de todos os tempos. E apesar de não gostar muito dele como pessoa, o Alonso para mim está em um patamar acima.

Abs

Antonio
Antonio
7 anos atrás

Vettel teve o melhor carro mas não teve um Prost ao lado.
Quando apareceu um bom , o Ricciardo. ele levou pau
Fraco ele não é. Melhor que Senna ? Não.

andré luiz martins nogueira
andré luiz martins nogueira
7 anos atrás

bom dia…Flávio Gomes…..

Vampeta…conhece??? Fontana….já ouviu falar??? Fazendo aqui uma analogia….

FORAM CAMPEÕES MUNDIAS DE FUTEBOL PELO BRASIL……

O cara já morreu há mais de 30 anos….É VENERADO NO MUNDO TODO….

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  andré luiz martins nogueira
7 anos atrás

O piloto está só com sua máquina. Não é o mecânico que faz a tomada de curva e nem é o chefe de equipe que ultrapassa o adversário de forma magistral. Não é o engenheiro que evita o acidente que se desenha logo à frente.

Vampeta estava acompanhado por mais dez. E sejamos sinceros, não foi Vampeta quem ganhou a Copa.

EVANDRO
EVANDRO
7 anos atrás

Comparar pilotos de épocas distintas é muito difícil. Senna com certeza foi um piloto acima da média…….mas foi um fenômeno de mídia no Brasil impulsionado e construído pela Globo visando o grande público….que não agiu da mesma forma com Piquet ( que não morria de amores pela mídia). Suas conquistas e capacidade como piloto são inquestionáveis………mas tem um ponto a seu favor (se é que podemos dizer assim)….morreu no auge……..virou lenda……virou mito………não viveu uma fase decadente como piloto……

Eduardo Cordeiro
Eduardo Cordeiro
7 anos atrás

Um piloto bom (senão não teria vencido de Toro Rosso), mas nada excepcional, ao meu ver. Se valeu do melhor equipamento que tinha pra ganhar os 4 títulos (nada de errado nisso, já que inúmeros outros pilotos também o fizeram, inclusive Senna). Mas acho que as vezes existe um certo exagero, sim. Fora Ayrton, cito Schumacher, Alonso e Hamilton como superiores a ele.

Mateus Domingues
Mateus Domingues
7 anos atrás

É cliché dizer que não há como comparar pilotos diferentes que não competiram entre si. De toda maneira, sou um daqueles que se atreve a falar sobre. Coloco em primeiro Fangio, pelo fato de ter ganhado tantas corridas (o aproveitamento dele é único) e em equipes diferentes, com motores diferentes, dirigentes diferentes; numa época em que havia muita competitividade, em que apenas os gênios e os melhores entre os melhores conseguiam ser bicampeões do mundial de F1, Fangio foi penta. Em segundo, na história da F1, coloco Schumacher. Além de ter sido um monstro na Benetton, o que ele fez na Ferrari nenhum outro piloto fez nem antes nem depois. Nada parecido. Além dos números, seu estilo de pilotar, sua constância e habilidade, superioridade técnica frente aos rivais (em 1994 a Williams era superior, em 1995 a diferença entre Williams e Benetton não existia, em 2000 a McLaren era superior, em 2001 Ferrari não era muito superior a McLaren, em 2003 a Williams e a McLaren tinham cada uma uma carro melhor e mais equilibrado que a Ferrari — apenas em 2002 e 2004 o carro do Schumacher era realmente o melhor de todos [em 2004 foi uma covardia…]) eram evidentes.
Bom, Senna foi muito rápido, talvez ímpar no critério velocidade. Gostei da ideia do Flávio em fazer a distinção entre o que seria de maneira “cartesiana” e de maneira “estética” melhor. Esteticamente, Senna foi muito bom. Graham Hill e Gilles Villeneuve, da minha cabeça, são os únicos que poderiam se comparar a Senna em termos de estética e de imagem. Dos três elencados, apenas Senna foi tricampeão. Além do fato de que ele, Senna, foi muito bom, talvez o melhor, em fazer propaganda de si mesmo. Ao mesmo tempo, ele criou a imagem do Brasil como um país de miseráveis e ele, como um deus na F1, trazia orgulho e felicidade a essa pátria de miseráveis. Um verdadeiro herói, um profeta, um mártir, um santo, um predestinado.
Não gosto de bobagens e baboseiras. Prefiro o estilo discreto de Vettel. De fato, vencer na F1 com Toro Rosso não é pra qualquer um, ainda mais quando é sua primeira vitória na categoria. Conseguir 4 títulos em sequência, também não é pra qualquer um. Se é verdade que em 2011 e 2013 a superioridade da Red Bull era um abismo que a separava da concorrência, na maior parte de 2010 a Red Bull estava atrás ou da McLaren ou da Ferrari e em parte de 2012 a Red Bull correu atrás da Ferrari. Penso que no imaginário de quem acompanhou em tempo real, a desconfiança com Vettel se deve ao fato que em 2010, antes da última corrida, Vettel foi um coadjuvante no campeonato; em 2011, conquistou o título facilmente, mas o nome da temporada foi Button; em 2012, Vettel era tricampeão, mas muita gente ficou triste porque Alonso, com um carro inferior, levou a decisão para a última corrida e não levou o caneco; em 2013 veio o tetra, sem concorrência, e a pergunta que ficou foi: como um garoto na idade de Vettel é tetracampeão do mundial de F1? A desconfiança se deve ao fato de que ele sempre correu na melhor equipe, a Red Bull. Depois veio 2014 e ele ficou atrás de Ricciardo no campeonato.
Por conta de eu não ser admirador de Senna e de eu ter minhas dúvidas sobre a qualidade técnica de Vettel (que Vettel é um piloto fantástico é indubitável, mas se ele é do mesmo nível de um Senna ou Proust ou Lauda ou mesmo superior, daí já é outra história…), prefiro esperar mais alguns anos para opinar.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Flavio Gomes
7 anos atrás

kkkk…ta feia a coisa né FG. Vc mesmo cria um nick se fazendo de leitor?? ……só pode!!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Flavio Gomes
7 anos atrás

Você não se emenda, Sennafredo! Quantas vezes você já foi expulso do blog? Só porque é “viúva-mor” acha que tem imunidade?

Segafredo
Segafredo
Reply to  Flavio Gomes
7 anos atrás

Ta certo, me desculpe……só zoando mesmo Patrão.

Mateus Domingues
Mateus Domingues
Reply to  Flavio Gomes
7 anos atrás

Grato!

Kkkk! Proust?
Kkkk! Proust?
Reply to  Mateus Domingues
7 anos atrás

Vou me atrever a responder já que não vi nada demais, aliás, só li besteira.
Primeiro que não dá pra comparar, ja que a f1 na época do fangio era mais parecida com carros do que com monopostos modernos. Não tinha asa, pneus linguiça e é difícil falar de uma época que nem seu avô lembra. E falar que havia competitividade na época do fangio… Não não tinha. Era mil vezes pior é se FG reclama de descarte, fangio pegou um carro de um piloto pra ser campeão… Kkkk!
O alemão-fake-sr foi foda na benneton, mas era um carro fora do regulamento.
Na Ferrari só conseguiu o que consegui porque a Ferrari tinha fiorano, mugello full time pra testes com dois pilotos testando o tempo todo, quando proibiram os testes a Ferrari morreu.
Bom, Senna era religioso e patriota, mas é daí? Vettel é o piloto mais chiliquento que existe, e isso é ser discreto? Mult 21, pegar o bico do Webber em Silverstone, quase perder um campeonato com o melhor carro do grid duas vezes, levar um ferro monumental do Ricciardo, suar pra bater o Kimi…. Mas enfim, se um cara que escreve Proust é orgulho pro FG, só posso dar risada. Eu não preciso esperar nada, sei que Vettel foi um produto de uma equipe fabricante de latinhas, e Vettel teve o carro certo na hora certa. Um Alonso ou Hamilton naquela Redbull teria sido campeão muito mais facilmente, por que? Porque Vettel é fraco.

Mateus Domingues
Mateus Domingues
Reply to  Kkkk! Proust?
7 anos atrás

Obrigado pela gentileza em corrigir-me e pela discrição e atenção amigáveis prestadas às minhas humildes opiniões com a infalibidade que apenas uma pessoa anônima consegue ter.

Harry - BSB
Harry - BSB
7 anos atrás

Eu acho que dá para comparar sim. Mas para ser justo apenas compara o número de corridas do Senna com o de qualquer outro.
Senna 162 gps disputados 3 títulos.
Vettel 171 gps disputados 4 títulos.

Amaral
Amaral
7 anos atrás

Acho um tanto injusto comparar pilotos de épocas diferentes, contextos diferentes, carros diferentes, estilos diferentes. Até porque só temos como critérios números, popularidade e preferência pessoal. Mas, já que a gente compara, beleza. Vamos lá.
Vettel poderia se aposentar hoje que já teria feito o suficiente para ser um dos cinco maiores pilotos de todos os tempos em qualquer lista que se preze. Os outros quatro ficam à escolha.
Dizer “fraco” é totalmente subjetivo. Posso odiar um determinado piloto, posso achar determinado piloto totalmente impopular, mas num critério – o dos números – não se discute. De fraco ele não teve absolutamente nada.

jader
jader
7 anos atrás

O sistema de pontuação e número de corridas por temporada, por terem mudado tanto, complica a análise sob o ponto de vista dos números. Vettel ganhou mais, mas teve muitas chances para tanto, por exemplo, temporadas com 20 etapas, contra 16 do Senna. 25 pontos por vitória, contra 10.

Eu vi os dois correndo e me parece que o Senna leva vantagem pelo ‘conjunto da obra’, ultrapassagens, disputas acirradas com o Prost, Mansell.

Clayton Araujo
Clayton Araujo
7 anos atrás

É pra rir? Comparar números de uma Fórmula 1 que tinha 13 corridas com a atual que já passa de 20 GP’s. É hilário isso. Querer comparar uma categoria que era bem mais nivelada com vários pilotos e equipes lutando até i fim com uma categoria que hoje manda o piloto recolher o carro pro box pra economizar motor? Não dá. Querer comparar um Vettel que teve um carro superior quatro anos seguidos não dá! Lauda tem razão. Hoje o Vettel bate mais que o Maldonado e chora mais que o Barrichello. Coloca lá o Hamilton na Williams ou na Force Índia pra ver se ele é campeão. Pra ver se ele faz alguma pole. Coloquem lá o Kimi ou o aposentado Button na Mercedes pra ver a bagaceira que eles fazem. Vão chegar na frente do outros com folga. Outros tempos, outra categoria, há algum tempo já é assim: uma equipe domina e umas duas ou três ficam brigando pra ser vice. Acordem!!!!

Leonardo
Leonardo
7 anos atrás

Querem saber de uma coisa. Nem precisa chegar no Senna. Alonso fez mais na Ferrari e pilotou mais que Vettel na Ferrari até o momento. A Ferrari tinha um piloto que sentava lá e dava conta do recado, Alonso tirava leite de pedra daqueles carros. Hoje…se bobear a Ferrari sente até saudade dele…
Quanto ao Vettel e Senna, bem Senna teve sua carreira abreviada, seus números poderiam ser melhores, não fosse o acidente fatídico de 94, mas analisando o conjunto da obra, acho que Senna é uma lenda da F1, tanto que inspirou pilotos estrangeiros como Hamilton e o próprio Alonso. Obviamente que os números de Vettel são superiores….mas até o momento não o tornaram uma lenda.Não acho que Vettel seja visto assim.

Luciano Moreno
Luciano Moreno
Reply to  Leonardo
7 anos atrás

concordo com tudo o que vc escreveu, Leonardo.

Bruno Mantovanelli
Bruno Mantovanelli
7 anos atrás

Na F1 a gente precisa enxergar além dos números. Os números são importantes, claro, mas não podem ser os únicos responsáveis por classificar a qualidade de um piloto.
Se olharmos apenas os números, Damon Hill foi melhor que Gilles Villeneuve, um absurdo. Muitas “coisas” são responsáveis para se conseguir os números, e o piloto é apenas uma delas. Mas o carro, este sim, é o maior responsável pelos números de um piloto. É preciso estar na equipe certa no momento certo, e isso é muito difícil. Alonso teria 10 títulos se estivesse sempre nessa condição.
Senna tinha um algo a mais. Ele, segundo o próprio Prost, foi o piloto que mais andou no limite de um carro. Em apenas uma volta ninguém foi melhor que ele. Lógico, uma corrida tem dezenas de voltas, mas em pilotagem pura, sensibilidade com o equipamento e determinação, não houve melhor. Vettel é um grande piloto, um dos melhores, fez grandes corridas – Monza 2008 e Interlagos 2012 – mas não é genial como Senna foi.

Rogério Kezerle
Rogério Kezerle
7 anos atrás

Não dá para comparar a carreira de alguém que morreu tendo ainda uns bons 5 ou 6 anos competindo em alto nivel. Senna foi um piloto fantastico. Para mim, não foi o melhor de todos os tempos, porque na minha opinião não existe o “maior de todos os tempos”. Existem os maiores de seus tempos. Senna foi um dos maiores do seu tempo.

Engraçado. Muitos brasileiros (Nelson e Nelsinho Piquet entre eles) que diziam que Senna não sabia acertar carros, como Lauda diz que Vettel não sabe liderar uma equipe. Criticas sempre existirão e muitas verdadeiras, mas muitas sem o menor sentido. Não lembro de Lauda ter trabalhado com Vettel para ter tanta certeza de que ele não é um lider. Pode estar certo. Pode ser um piloto excepcional mas não necessariamente um lider.
Quanto a Senna não saber acertar carros, concordo. Cecotto, Nakagima, Dumfries eram os que acertavam os carros dele. E Prost passava todas as informações para ele acertar seu carro igualzinho ao dele. Até por terem estilos extremamente parecidos de pilotar, né?

Rodolfo
Rodolfo
Reply to  Rogério Kezerle
7 anos atrás

Melhor comentário, uma pitada inigualável de sarcasmo no final, ri demais hahahahahahaha….

Leonardo
Leonardo
7 anos atrás

Números são importantes, mas também é preciso ter esse olhar mais subjetivo.

Sem comparar com Senna, mas com pilotos contemporâneos, acho Alonso e Hamilton melhores que ele.

Isso não torna Vettel ruim, não é uma disputa de tudo ou nada, mas o alemão vem decepcionando nos últimos 3 anos. Acho Riccardo um puta piloto, mas não acho que ele vá ser campeão um dia, torço para estar enganado, e vettel perdeu até meio feio para ele no primeiro ano com carros iguais. Ano passado ok, kimi foi muito mal, mas esse ano que parece mais adaptado ao carro esta dando um calor em Vettel.

E sobre vencer com a Toro Rosso, acho que a turma valoriza demais isso para enaltecer além da conta o alemão, A STR não era mais uma minardi nem era um carro tão ruim. Foi uma linda vitoria mas não foi essa apoteose do esporte toda que comentam por ai.

De qualquer forma, espero que ele melhore.

Acho que quem entrará para historia como o melhor piloto dessa geração será Hamilton, e o único que poderia evitar isso seria Alonso, mas n sei se o espanhol terá um carro competitivo novamente, tudo indica que não.

César
César
7 anos atrás

Senna é tão famoso porque (diferente do que a Globo prega) não era santo. Queria vencer a todo o custo, teve um companheiro (Prost) que pensava igual a ele, e isto deixava o campeonato emocionante. Quase sempre teve o melhor carro.
Vettel quando teve o melhor carro, não teve um companheiro a altura. Foi como Schumacher e Rubinho, Alonso e Massa.
Para o piloto ser lembrado como um “monstro” ele tem que ganhar de pilotos do mesmo nível e com equipamentos do mesmo nível.
A F1 atual seria bem mais emocionante se no lugar do Rosberg estivesse o Alonso. Alonso e Hamilton detestam perder.

Marcelo R.
Marcelo R.
7 anos atrás

Os números não mentem, mas são facilmente manipuláveis.

Vi os dois e não tenho dúvidas em afirmar que Senna foi infinitamente melhor.

O problema é o parâmetro na comparação: A corrida de Senna na chuva com a Toleman em que foi segundo e a de Vettel pela STR em Monza.

Analisando friamente, Vettel fez mais na corrida de estréia, afinal ganhou enquanto Senna foi segundo. Porém, as coisas não são bem assim.

Senna ganharia aquela corrida em Mônaco, todos os que viram a prova (eu assisti na época) sabiam que ele ia passar. Tanto ia que foi por isso a pressa em finalizar a prova.

Não preciso minimizar o Vettel fez com a STR na chuva em Monza, pois foi um grande feito.

Mas também não me lembro de ver o alemão fazendo uma corrida vindo de tràs com a STR passando todos na chuva, e olha que nem estou me referindo a um desempenho em Donnington como fez Senna.

Ele não é um piloto ruim, mas de forma alguma pode ser considerado como um fora de série. Ganhou porque tinha o melhor carro, simples assim. Senna também foi, no entanto a questão é que na época de Senna o piloto influía muito mais que hoje no desempenho do carro, e mesmo que tal condição permanecesse Vettel não tem condição de preencher essa lacuna, pois não tem o talento suficiente para tal.

Agora, olhando como a McLaren vem evoluindo e como a Ferrari está batendo cabeça, começo a achar que Alonso fez a coisa certa, não que seja certeza que a equipe inglesa vá ser campeã, mas que a Ferrari parece que não consegue formar um time vencedor e consequentemente um bom carro. A coisa indica que pode piorar ante a saída de James Alisson e as cobranças de Marchionne.

Outra coisa que influencia: o ambiente na Ferrari é muito instável. Alonso vivia reclamando dos erros da equipe, agora Vettel também reclama, mas como não quer jogar a toalha virou um chato de primeira, reclamando de tudo e de todos os pilotos.

Pelo que a gente observa a coisa vai ficando muito ruim pro Vettel e pra Ferrari.

Pra terminar, Senna teve o melhor carro em no máximo duas temporadas de seus três títulos mundiais. Em 91 ele ganhou as cinco primeiras corridas e só conseguiu levar o caneco porque a Honda fez um motor seguindo um pedido dele, com as especificações que ele pediu. A McLaren não alterou praticamente nada no carro porque não teria como fazer um outro carro no meio do campeonato. A William’s com aquele sistema de suspensão ativa não tinha carro com suspensão tradicional que fizesse algo parecido.

Tanto foi verdade que a Honda viu que não tinha como manter o padrão e resolver sair por cima, ainda mais por conta que os motores v6 turbo sairiam para dar lugar aos V12 e V10.

No conjunto da obra fez mais e com muito menos, Vettel foi o felizardo de estar na hora certa, na equipe certa e com um carro simplesmente imbatível.

Wilian Esteves
Wilian Esteves
Reply to  Marcelo R.
7 anos atrás

Disse tudo. Sem mais. E aplico isso ao Schumacher, também. Ganhou sempre com o melhor carro e sem um companheiro à altura. Sem tirar os méritos dele, pois ajudou a reerguer a Ferrari. Mas ainda acho que o Senna tirava leite de pedra…

Clayton Araujo
Clayton Araujo
Reply to  Marcelo R.
7 anos atrás

Hoje em dia você não vai ver mais ninguém saindo lá de trás sob chuva intensa passando por todo mundo como fazia o Senna. Quem viu, viu. Quem não viu, eu sinto muito, mas esses que estão hoje aí só ultrapassam porque existe asa móvel (que é uma vergonha pra categoria, diga-se). Corrida de Formula 1 de hoje sem asa móvel? Teremos um desfile de marcas. Uma pena

Rodrigo
Rodrigo
7 anos atrás

Números não demonstram mais nada sobre um piloto na F-1. Comparar Fittipaldi com Vettel como pilotos por exemplo, é estupidez.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
7 anos atrás

Os números não dizem nada quando se trata do Senna. Certo? Errado? Não sei. Sei que é assim. Mas quando se fala que Maradona e Messi são melhores do que Pelé aí vc vai ver números aparecendo de todos os lados como armas e armaduras. Coerência não é o forte do senso comum por aqui. Esperar o que de uma massa que enche os olhos d’água ouvindo Galvão Bueno, a piada pronta?
Abs.

Epaminondas
Epaminondas
7 anos atrás

Eu concordo com a opinião do Lauda: pra mim, Vettel HOJE é um ex-piloto em atividade. Parece que, depois de vencer o quarto título, deu sua missão por encerrada. Parece desmotivado, sei lá. Tomou um vareio do Ricciardo em 2014, até fez um campeonato decente ano passado, mas este ano vem penando pra ficar à frente de seu companheiro, outro ex-piloto em atividade que é Raikkonen.
Acho que Vettel fez mais que Senna. Tanto um como outro foram campeões sempre com o mesmo conjunto equipe/carro/motor, superior à concorrência (em maior ou menor grau dependendo do ano em questão). Vettel ganhou uma corrida pela Toro Rosso e tem um título a mais que Senna. A diferença é a impressão que fica: Senna morreu no auge, tinha lenha pra queimar e não a queimou pelo destino que teve; Vettel atingiu o auge muito cedo e passa a impressão que está lá só a passeio, só reclamando dos adversários, dos fiscais, do clima… Nunca saberemos até onde Senna iria; já Vettel, acho que vimos por completo (deu o que tinha de dar).

morbeck
morbeck
Reply to  Epaminondas
7 anos atrás

parabéns!! boa análise!!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Epaminondas
7 anos atrás

O próprio Lauda, depois do bicampeonato pela Ferrari, foi para a Brabham e também (como Vettel) ficou desmotivado. Abandonou a categoria e foi cuidar dos seus aviões.
Voltou à F-1, cheio de problemas financeiros, a convite de Ron Dennis e pegou um foguete chamado McLaren Tag Porsche, que ele ajudou a aprimorar. Levantou o terceiro título, derrotando seu companheiro de equipe por MEIO PONTO (e tem gente dizendo que números não contam), companheiro esse que atende por Alain Prost.

O que eu quero dizer é simples: um piloto pode passar por um período ruim e acharmos que sua carreira acabou, e depois assistirmos esse mesmo piloto renascer das cinzes.

Alexandre K
Alexandre K
7 anos atrás

Qualquer comparação seria injusta se tomada a “ferro e fogo”, porque o Vettel ainda tem aparentemente uma longa carreira, e também porque o Ayrton não pôde mostrar como teria sido sua participação para a recuperação da Williams no campeonato de 1994.
O que se mostra claro é que o Senna nunca ficou tomando tempo regularmente de seus companheiros de equipe – Ok, à exceção do Prost, ele nunca teve companheiros fortes, mas quando algum deles tentava botar as manguinhas de fora (Hakkinnen, Berger, etc) ele mostrava na pista quem era o mais rápido. O Kimi já está praticamente pendurando a a chuteiras e ainda está chegando a resultados iguais ou melhores que o Vettel.
Por outro lado, a Ferrari hoje é uma equipe em reconstrução, com um carro que não é o mais rápido, como aconteceu com a Williams em 1994 – se nessa época as coisas tivessem sido diferentes, sem o acidente da Tamburello, e com o campeonato decidindo-se a favor da Bennetton, seria impossível imaginar que uma acomodação por parte do Senna, que poderia resultar num equilíbrio com seu companheiro de equipe em termos de resultados?
Particularmente creio que não, o “chefe” era competitivo no último, mas creio que, dependendo da motivação, qualquer um pode eventualmente estar sujeito a não dar o seu melhor, o que pode explicar os resultados atuais do Vettel, e até os do Alonso.
Ninguém vence em Monza com uma Minardi se não for um piloto especial.

Clay
Clay
7 anos atrás

Vettel bem melhor, mais constante e menos chorao quando as coisas nao estao a seu favor.

Bruno Mantovanelli
Bruno Mantovanelli
Reply to  Clay
7 anos atrás

Vettel menos chorão?
Esses anos de Ferrari estão mostrando a verdadeira face do Vettel quando não tem o melhor carro. Parece uma criança mimada.

Carlos Roberto da Silva Junior
7 anos atrás

Se o Vettel é fraco, então eu nem quero imaginar o Massacrado!

carlos
carlos
7 anos atrás

Deixando de lado toda a marola, o que importa, pelo menos para mim, são os seguintes fatos. Primeiro Lauda foi piloto da Ferrari entre 1974 a 1977, sendo campeão duas vezes (1975 e 1977) e uma vez vice (1976). Schumacher chegou à Ferrari em 1996 e saiu em 2006 conquistando 5 campeonatos seguidos (2000 a 2004) e dois cive campeonatos (1998 e 2006). Vettel, por sua vez, está em seu segundo ano na Scuderia, e comparativamente ao ano passado, o desempenho tem sido pior. Lauda conhece, certamente, o ambiente interno da Ferrari, e assim, deve saber o que Vettel tem vivenciado na equipe. Schumacher quando foi para a Ferrari levou consigo toda sua equipe técnica da Benetton para a nova equipe, Ross Brawn principalmente. Nesse momento se reuniram Schumacher, Brawn, Todt e ainda um pouco do trabalho de John Barnard. Mesmo com todos esses talentos reunidos, o primeiro título de Schumacher foi em 2000, quatros anos após sua chegada. Quando Lauda diz que Vettel é “fraco”, talvez seja no sentido em que ele não está conseguindo liderar, ou pelo menos, ter uma opinião relevante sobre o projeto e/ou o desenvolvimento do carro. As mudanças na equipe técnica da Ferrari, que começaram final do ano passado e que continuam (veja o desligamento de James Allison no meio da atual temporada) mostram o ambiente conturbado na Scuderia. E Vettel deveria ser um norte para a equipe. Aparentemente não é o caso, como talvez, tenha externado Lauda.

Daniel
Daniel
7 anos atrás

O próprio Lauda afirmou, um tempo atrás, que Ayrton Senna foi o melhor piloto que ele já viu! Falar o que?!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Daniel
7 anos atrás

Como já dito por muitos aqui, Lauda tem falado muitas bobagens.

Segafredo
Segafredo
7 anos atrás

Números servem para estatísticas e só!! querem ver?? Estatisticamente falando: Vettel, Prost, Fangio e o Alface são melhores que Senna. Números não revelam o contexto de cada situação em que ocorreram, por exemplo, uma vitória, ou uma volta mais rápida, etc…….o que revela esse contexto é o mesmo que faz de Ayrton Senna o maior desse esporte, ou seja, pura magia toda vez que sentava num F1!

Obrigado pelas palmas e boa noite.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
7 anos atrás

Por nada e vá dormir com seu ursinho de pelúcia.

Micromax
Micromax
7 anos atrás

E tem outra coisa……………….não existiu e nem existirá piloto com o carisma que teve Ayrton, suas vitórias, batalhas com rivais, exibições de gala em piso molhado, sua aura, as vitórias que alguns juravam(e juram) impossíveis como a de interlagos/91 e Donington/93, suas classificações, enfim……..nenhum piloto na história da F1 conteporânea e moderna acumulou uma história tão diversa e rica como a de Ayrton…….e tenham certeza de que não haverá outro, não no mesmo contexto de superação e dificuldades como foi a carreira de Senna! E sabem porquê?? Senna foi o único piloto na história da F1 a bater de frente com o sistema nojento que existe lá e na maioria dos esportes de massa!! O que ele escancarou em 89 e peitou em 90 só Ayrton pôde com aquilo por causa de seu carisma e sua figura de piloto Samurai que construiu muito sabiamente através de seu talento inigualável !!

Senna the Best forever!!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Micromax
7 anos atrás

Viúva-mor endeusando o falecido.

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Micromax
7 anos atrás

Senna só foi considerado the Best porque morreu prematuramente e de modo trágico. O acidente em San Marino, por incrível que possa parecer, salvou a carreira do brasileiro.
Se o acidente não acontecesse, ele seria massacrado por Schumacher pelos anos seguintes e abandonaria a f1 como tri, da mesma forma que Alonso foi massacrado por Vettel e vai deixar a categoria como bi.

Gonçalves
Gonçalves
Reply to  Alfredinho
7 anos atrás

Alfredinho, se vc levar em conta o rendimento do Damon Hill após a morte do Senna, vai perceber a besteira q disse!! Ah, e mais uma coisa, acho q vc foi massacrado por alguém!!

Micromax
Micromax
Reply to  Alfredinho
7 anos atrás

Sério que vc pensa assim? kkkkkkkkkk

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Alfredinho
7 anos atrás

Eu nunca analisei por esse prisma, Alfredinho. Perfeito raciocínio nessa correlação!
Senna, que já tinha 34 anos (e não ia conseguir muita coisa), alcançou a imortalidade na Tamburello.
Alonso, que já tem 35 anos (e não vai conseguir grande coisa), está se apagando a cada ano que passa.

E não ligue para as “viúvas”. Elas ficam iradas quando alguém questiona o ídolo.

cesar
cesar
7 anos atrás

Concordo com vc gomes, a façanha de vettel vencendo em monza de STR que a 3 anos atras era Minardi a pior equipe do grid foi uma das maiores façanhas da historia da formula 1 e pode cravar. vettel vai ser campeão pela ferrari ano que vem, pode cravar. abraços

Wilian Esteves
Wilian Esteves
Reply to  cesar
7 anos atrás

O Button foi campeão com o que um ano antes era a Honda…

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Wilian Esteves
7 anos atrás

Com uma importante modificação. Saiu o famélico Honda e entrou o saudável Mercedes.

Pdr Rms
Pdr Rms
7 anos atrás

HOJE ainda vejo o Senna na frente do Vettel pelo conjunto da obra, mas o Alemão ainda tem toda uma carreira pela frente e talento de sobra para supera-lo.

Não acho que a questão de liderança do Vettel seja um demérito em comparação ao Senna pois este também nunca teve grande atuação para manter a Mclaren no topo ou virar o jogo quando o caldo entornou a favor da Williams. Quando chegou, tinha o melhor carro, fez ótimo uso disso com o seu infinito talento. Mas não soube trabalhar junto com a equipe para prolongar essa dominancia, pois não participava tão ativamente do desenvolvimento do carro (passava a maior parte do período intertemporadas de férias em Angra).

Epaminondas
Epaminondas
Reply to  Pdr Rms
7 anos atrás

Segundo parágrafo perfeito!

Daniela
Daniela
7 anos atrás

Quem desdenha quer comprar. Lauda doidinho pra levar o Vettel pra Mercedes em 2018.

Luiz
Luiz
7 anos atrás

Meus amigos, Senna faleceu no seu auge e infelizmente não pode nos mostrar todo o seu potencial, quem sabe se em 94 ele não virasse o jogo para cima de Schumacher e se aposentasse em 95 ou 96 já como pentacampeão do mundo???É injusto comparar Senna com outros pilotos pois o mesmo MORREU no auge, é impossível quantificar até onde seus recordes e títulos iriam e até onde Schumacher iria também com essa concorrência ao seu lado no início de carreira.

Rafael P Chinini
Rafael P Chinini
7 anos atrás

pelo que entendi bem, ele disse que HOJE é um piloto fraco. que está devendo…e não está? Kimi está melhor que ele esse ano. Começou chorar demais, reclamar demais e está guiando de menos.
Isso não tira em nada tudo o que já conquistou com propriedade.
Se a galera gosta de injustamente ficar procurando um novo Senna, deve ter uma galera procurando um novo Schumacher, e pode ser que Vettel fique nessa sombra.

Epaminondas
Epaminondas
Reply to  Rafael P Chinini
7 anos atrás

Assino embaixo.

Marcelo
Marcelo
7 anos atrás

Mais uma o blog se utiliza da polêmica “Senna” para aumentar a audiência. Que fase …