JURA, CINGAPURA? (1)

0aa000003SÃO PAULO (sim, por que não?) – Desde o início do ano todo mundo fala que em apenas uma corrida a Mercedes deveria andar mal em 2016. Seria no GP de Cingapura, por conta do desempenho pífio do ano passado. Verdade. Hamilton e Rosberg largaram apenas em quinto e sexto. Na corrida, Rosberg chegou em quarto, quase 25s atrás do vencedor, Vettel.

O alemão da Ferrari, inclusive, fez a pole. A única de 2015 que não foi conquistada por um piloto da Mercedes. É um indicativo. Aliás, aqui vale a nota. Desde o início do domínio mercêdico na F-1, em 2014, 52 GPs foram disputados. A equipe prateada largou na pole 49 vezes, uma taxa de 94,2%. As três avulsas foram essa de Sebastian em Cingapura, a de Massa, com a Williams, na Áustria/2014, e Ricciardo neste ano em Mônaco, com a Red Bull. E ponto.

Não ter largado na pole em Marina Bay, portanto, aponta para alguma dificuldade da Mercedes nessa pista de rua longa, escorregadia e onde se corre de noite, com pneus naturalmente mais frios. Ela, no entanto, não se repetiu hoje. Rosberguinho fechou o dia em primeiro, depois de uma batidinha leve na sessão de abertura dos trabalhos, que lhe quebrou o bico. Hamilton, com problemas hidráulicos, foi apenas o sétimo no segundo treino, mas andou pouco — dez voltinhas apenas. Na primeira parte dos treinos, usou o Halo e não se incomodou.

Conclusões, já? Melhor não. Parece claro que o chassi da Red Bull deve ajudar muito neste fim de semana. Não se deve descartar uma briga direta com a Mercedes. A Ferrari também se aproxima, nessas condições.

[bannergoogle]As atenções, porém, devem se voltar mesmo ao duelo interno entre Nico-Nico e Comandante Amilton. O alemão reagiu na última prova. Deixou o campeonato empatado, tecnicamente. Hamilton ficou meio puto hoje. Andou comentando à sorrelfa, que tinha alguma coisa errada em seu carro, que estão a fim de esticar a disputa até o fim. Não tenho provas, mas tenho convicção, garantiu a um amigo.

Vettel, vencedor da corrida no ano passado, disse depois dos treinos de hoje que a Mercedes é favorita à vitória. Para ele, o nível da Ferrari está parecido com o da Red Bull e olhe lá. Rosberguinho reconheceu que, em relação a 2015, a equipe “fez progressos”. Mas se mostrou cauteloso com os adversários, que estão “mais perto que o normal”.

Enfim, uma sexta-feira mais do que comum no início do périplo final do campeonato. Veremos amanhã. Largar na frente nessa pista é algo que tem rendido bons resultados. Disputado desde 2008, seis de suas oito edições foram vencidas por quem partiu da pole. As exceções foram 2008 (Massa na pole, vitória de Alonso, mas todos se lembram das histórias dessa corrida) e 2012 (Hamilton na pole, vitória de Vettel).

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alfredinho
Alfredinho
7 anos atrás

O campeonato será novamente decidido entre pilotos da Mercedes. Cabe aos demais diminuírem o prejuízo. E a nós, um melhor 2017.

Jorge
Jorge
7 anos atrás

De fato, antes os alvos da Lava jato, era todos os corruptos, agora se voltaram apenas ao ex-presidente. Cadê o Moro???

Paulo Pinto
Paulo Pinto
7 anos atrás

É o que está sobrando para as demais equipes: uma pole aqui, uma volta mais rápida ali e uma vitória acolá.

kkkkez Alonso
kkkkez Alonso
7 anos atrás

Fico imaginando se na cabeça de um delinquente como Findando Amonso, passa algum remorso, algum arrependimento, por ser o beneficiário protagonista da maior vergonha da história da F1.

Chuponso deveria ser proibido de correr novamente em Cingapura.

Mas, o maior picareta de todos os tempos teve o que mereceu.

Eternando Viceonso.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  kkkkez Alonso
7 anos atrás

E picareta tem remorso? Duas vitórias que sempre mancharão a carreira do espanhol: Cingapura/2008 e Alemanha/2010.

Fernando
Fernando
7 anos atrás

Que bonitinho, o Flavio sabe escrever direitinho “a frase que nunca foi dita mas a militância espera que todo engajadinho repita”. Fica bonitinho no Facebook, no Twitter, não num texto de um jornalista sério e competente. A “apresentação” já foi medonha o suficiente, não é necessário mentir a respeito, não ajuda o país.

Fernando
Fernando
Reply to  Flavio Gomes
7 anos atrás

Ok, não há aspas, é apenas um meme que não deveria ser divulgado por jornalistas sérios – minha opinião -, assim como o boato da “jornada de 12 horas”. Como disse, acho que não se ajuda o país agindo como o “outro lado”. Em outro post, outro dia, blogueiros falando em deixar o país, justamente quando mais se precisa “lutar”. É disso que se trata. lutar, não com violência ou memes e falsas narrativas, com a verdade e a inteligência. Aceite minhas desculpas pela péssima escolha da palavra. Não sou jornalista nem escritor.

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Flavio Gomes
7 anos atrás

Lutar contra poderosos que sabotam tuas expectativas e teus projetos com uma canetada?

Palhaco
Palhaco
Reply to  Fernando
7 anos atrás

Fernando,

o que você chama de ‘boato da “jornada de 12 horas”’ não tem nada de boato, é notícia:

Reforma trabalhista vai formalizar jornada de 12 horas, diz ministro
http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-09/reforma-trabalhista-vai-formalizar-jornada-de-12-horas-diz-ministro

Se você vai sair criticando o cara no próprio blog, pelo menos informe-se direito antes. ;)

Fernando
Fernando
Reply to  Palhaco
7 anos atrás

É boato porque já existe, de fato, o Ministro não inventou, não sugeriu, apenas pretende “legalizar”. Cara, no link que vc postou esta escrito o que eu disse: Querem formalizar O QUE JÁ ACONTECE DE COMUM ACORDO ENTRE EMPREGADOS, SINDICATOS E PATRÕES, e o Ministro apenas usou este exemplo (divulgado fora do contexto) para ilustrar o conflito jurídico que isto provoca, pois depois dos acordos tudo vai parar na justiça do trabalho, ou seja, todos concordam, menos a jurássica CLT, que impede – mais ou menos – a livre negociação que ocorre com a concordância dos SINDICATOS, ou seja, o Ministro temporário do governo temporário apenas quer regulamentar o que os SINDICATOS E OS TRABALHADORES JÁ ACORDARAM! Que parte o gênio não entendeu? Novamente: BOATOS NÃO AJUDARÃO O PAÍS!!!!! Nem os desinformados… Perdão, as vezes os gritos acordam as pessoas.

Fernando
Fernando
Reply to  Palhaco
7 anos atrás

Não, não é discursinho patronal e neoliberal, é apenas a realidade das relações trabalhistas, é isso que acontece inclusive no governo. Ou acabam com os acordos 12 / 36 e demais “variações” ou se muda a CLT.

Ou eu não sei escrever – o que seria normal – ou você não sabe ler, o que seria muito estranho. Sua conclusão esta equivocada, não existem apenas petistas e neoliberais, você acertadamente anda gritando por tolerância nos últimos posts mas não esta praticando.
Um desempregado como eu não defenderia ideias que beneficiariam apenas os empregadores.

Este governo discutível tem data de validade, nada pode fazer para “consertar” o país, se é que quer, de nada adianta piorar as coisas pinçando frases fora de contexto e divulgando boatos e memes – como eu disse aí em cima – coisa que a imprensa esta fazendo.

Não é o melhor caminho, servirá apenas para entregar um país pior para o presidente que será eleito em 2018.

Ed
Ed
7 anos atrás

Para onde vamos? Para uma nova era de extinção dos dinossauros. Eu incluído.