MENU

quarta-feira, 21 de setembro de 2016 - 11:23Legião urbana

LEGIÃO URBANA

Essas coisas feitas pela Envemo eram muito legais. Tive um Uno, acreditem, com quatro faróis como esses aí. Quem quiser falar mais da Envemo, à vontade.

envemao

12 comentários

  1. Essas picapes transformadas eram simplesmente o “Ó”. Eram gigantes e horríveis, linhas duvidosas e super ultrapassadas. Tenho 53 anos e nunca gostei dessas empresas transformadoras de caminhonetes, mas confesso que não acho a “Série 20″ um lixo completo, já que tem muito jumento analfabeto (que praticamente desconhecem qualquer outro tipo de carro) ficam “endeusando” esses “Franksteins” por toda a vida.

    D20 é carro de velho, e não merece voltar à fábrica nem em outro planeta! Não adianta ficar endeusando essas picapes velhas, que caem a roda e fica tudo um furdunço. Já tive uma picape Envemo Master de cor vermelha (sob chassi da A10 Custom/Deluxo), veículo esse que saiu até num folheto promocional da empresa na época. Era um carro confortável, mas nunca deixou de ter aquele “DNA” de picape envelhecida e fora dos padrões.

  2. Paulo disse:

    Incrível a precariedade da nossa indústria automobilística nessa época. Bastavam alguns acessórios em fibra de vidro, faróis e lanternas adaptados para os carros se destacarem.
    Ainda prefiro o Passat TS, 4 faróis original, sem adaptações tipos Dacon, Envemo, etc.

  3. Zacca disse:

    E a Furglaine, entra nessa também ? Alguma opinião ?

  4. Irapuam disse:

    Flavio, já ouviu falar de algum baralho da Simca? Tenho 2 baralhos beeeem antigos, mas sua história é um mistério que não consigui desvendar. Na internet não encontrei nenhuma informação. Se o pessoal do Blog souber, comenta aí!!

  5. Rod disse:

    Dacon foi a melhor de todas, mas não fazia pick ups. Envemo, SR e Sulam eram a opção para quem era rico e queria ter um SUV cara. Sulam era minha favorita.
    Abraço.
    Rod.

  6. paulo disse:

    Tive um Prêmio com quatro faróis também.

  7. Anderson Viana disse:

    Qual das adaptações você preferia, Sulam, Envemo ou Souza Ramos? Meu pai gostava das XR das Souza Ramos, eu gostava da Bonanza da Sulam…

  8. Rubergil Jr disse:

    E o imortal Envemo Camper hein? Virou até carro-estrela de novela. Na “Rainha da Sucata”, o personagem de Tony Ramos era o projetista-chefe do carro.

  9. Frederico disse:

    Vi esta camionete andando pelo Bairro de Santana no sábado. Curiosamente ostentava o nome de “Blazer”. O mais interessante que a GM encampou a ideia da Brasinca (outra adaptadora) e a transformou na Bonanza depois

    • Christian - Do Niva disse:

      Frederico, há um erro no seu comentário. A GM fornecia os chassis e a Brasinca montava as carrocerias das C10/D20 desde muito tempo, tanto é que na caçamba da C10 tinha uma plaquinha da Brasinca.

      Quando do lançamento da série 20 (que ocorreu em 1986) ainda havia demanda pelas Veraneio

      Tanto é que a minha é 87 quando não haviam mais as C10/A10/D10 e ainda há Veraneio 88 (Quase comprei uma), sempre de compras corporativas não vendidas ao público normal..

      Como o lançamento da D20 CD (chassis longo – 50 cm mais comprido que a normal), tinha-se a base para lançar uma SUV similar a Suburban americana, inicialmente chamada de Mangalarga e um modelo com chassis encurtado (em 50 cm) chamada Passofino, similar a Blazer americana (baseada na K-Series e não na S10).

      A diferença é que os vidros laterais são curvos até o teto.

      Posteriormente elas foram renomeadas para Veraneio e Bonanza, quando receberam o reconhecimento oficial da GM.

      Estes carros nunca foram adaptações quando fabricadas pela Brasinca.

      Em 1994/95 com a descontinuidade da Veraneio (dada a transferência da fabricação para a Argentina (Embora haja controvérsia sobre este ponto) da Série 20, a Envemo fez, com base nas C20 chassis regular uma adaptação que chamou de Veraneio M, com capota de fibra, vidros laterais normais e recorte da porta traseira acompanhando a caixa de roda.

      Enquanto a Veraneio normal seria a Suburban, a Veraneio M seria equivalente a Tahoe.

      Esclarecido?

  10. Eddy Bruno disse:

    Noossa, meu tio tinha uma parecida, vermelhona!!!

    Que saudade, de ir na carroceria (era permitido antigamente, ou não havia ‘regulamentação’ contra, não sei) nas viagens curtas entre Goiania e Brasília, fazendo algazarra com os primos….. nossa…

    Valeu pela postagem, muitas lembranças na cabeça, agora….

    PS: eu sou da época da “algazarra” hehehe

  11. Arnaldo Hauer de Oliveira disse:

    Eu tive um Opala 80, 250/S, frente Envemo, quatro faróis, era lindo, fazia muito sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>