SOBRE ONTEM DE MANHÃ

SÃO PAULO (passa, tempo…) – Será que só eu gostei do GP de Cingapura? Um monte de gente dizendo que foi sonolento, sem disputas… Sei lá o que as pessoas esperam da F-1 atualmente.

Bem, os novos donos esperam melhorar as coisas. Chase Carey, novo presidente da F-1 indicado pelo Liberty Media, esteve em Cingapura e falou em “ouvir mais as pessoas” e em “explorar mais o mercado dos EUA”. Sem ditadura, pregou. Novos tempos vêm por aí. Acho que Bernie vai tirar o time de campo mais cedo do que se imagina.

[bannergoogle]Pitaquinhos que sobraram de ontem:

– Verstappinho não criticou Kvyat pela disputa no início da prova e garantiu que não pediu à Red Bull para interferir com ordens de equipe para a sucursal. “Eu tinha de passar por mim mesmo”, falou. Ponto para ele.

– A má largada, segundo o holandês, era previsível. Um problema na embreagem foi detectado no sábado, mas a FIA não deixou a equipe mexer no carro. Acho meio perigoso esse negócio. Aliás, acho meio idiota esse negócio de não poder mexer no carro depois da classificação. Aliás, acho um monte de coisa meio idiota nessa F-1 de hoje.

– Quase todo mundo achou que a Ferrari vacilou para chamar Raikkonen para um pit stop quando Hamilton parou. Alguns achavam que ele nem devia ter parado. Menos o chefe, Arrivabene. “Foi a decisão certa”, disse. Será?

– Sobre Arrivabene, uma curiosidade. Alguns sites informaram que ele foi detido por seis horas pela polícia em Cingapura por jogar uma bituca de cigarro no chão. E ainda pagou uma multa de 730 dólares. Uau.

– Para os registros: Hamilton, terceiro colocado, conseguiu seu 50º pódio pela Mercedes desde que chegou ao time, em 2013.

– Outro registro: Bernd Mayländer, piloto do safety-car, completou 300 GPs na função ontem.

– De Toto Wolff, sobre o fim da corrida, quando Ricciardo chegou em Rosberg: “Quase me mijei”.

– A FIA disse que vai investigar o que aconteceu nesse momento aí embaixo. Melhor que o faça, mesmo. Foi na relargada, na terceira volta. Por pouco.

quecoisalouca

Subscribe
Notify of
guest

52 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Roberto da Silva Junior
7 anos atrás

Toto Wolff mesmo no comando da absoluta Mercedes está quase mijando nas calças com uma pressãozinha no final, eu nem quero imaginar os outros na mesma situação. Quem deve ter mijado nas calças foi o fiscal com o susto e sua escapada da pista na relargada sem aviso. Um Órgão Ambiental está dizendo que não aconteceu nada de detenção e multa com o Chefão da Ferrari Arrivabene sobre a bituca de cigarro no chão que também dizem não ter jogado, será?

Paulo Pinto
Paulo Pinto
7 anos atrás

O heptonso poderia ter chegado ao pódio no circuito que ele mais ama. Bastaria o Button, na volta certa, bater no mesmo muro que o Nelsinho bateu.
Essa manobra acarretaria dois problemas para o espanhol: convencer o irrepreensível inglês a participar dessa tramoia e convencer a FIA (mais uma vez e com mais uma mentira), da sua cândida inocência.

Mônica
Mônica
7 anos atrás

O meu gatão anda meio desanimado. O carro não ajuda, o pneu não dura e aquela magrela não dá conta do recado!

Carlos Pimenta
Carlos Pimenta
7 anos atrás

Esse politicamente correto da F1 está com os dias contados, espero, não mexer em carro de corrida do treino para corrida é uma temeridade, fato que deu no que deu. Acho que deveriam voltar a valer os treinos de sexta para classificação, e um pontinho para o pole, isto acho que vão colocar sim. E aquele lance de trocar de carro se houver batida na largada, o grid já é pequeno e quando batem na largada ai pode ir pra churrasqueira que a corrida já era. Enfim, libera geral, que não dança segura a criança rsrs. .

guilherme
guilherme
7 anos atrás

A corrida foi boa, mas teve momentos de sonolência. O que eletrizou o final foi a parada de Hamilton, que criou um efeito dominó e quase derrubou Rosberg. Lá pelas voltas 35, 40, tava parecendo que ia virar trenzinho até a chegada.

Max parece que assentou um pouco desde as críticas em Spa. Fez belas ultrapassagens, mas sem forçar na pista, mimimi no rádio ou asneiras no microfone. Tem sido bem batido pelo companheiro também, talvez um reflexo do recuo.

Teoria da conspiaração sobre o fiscal: os novos donos da F1 quiseram mostrar serviço e mandaram o safety car sair logo da pista e evitar mais um volta longa e lenta, uma das críticas ao ritmo de corrida. Na TV, nem apareceu o aviso de que entraria nos boxes naquela volta. Deu certo, adiantou a prova, mas deu um susto geral.

Bola da Vez
Bola da Vez
7 anos atrás

Massa, Button e Alonso. O primeiro vai se aposentar da F-1. O segundo vai tirar um ano sabático (será?) e o terceiro vai continuar “pangarejando” na f1.

Fernando
Fernando
7 anos atrás

Esta do fiscal, fico imaginando se isto acontece na formula E, com carros um pouco mais silenciosos q os F1.

Leandro Ferreira
Leandro Ferreira
7 anos atrás

Sobre o fiscal, lembrei-me do treino classificatório de um gp da Alemanha , talvez o de 1999, que um fiscal entrou na pista para retirada de uma peça qualquer e uma McLaren entra na reta em direção ao fiscal.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
7 anos atrás

Vettel deu uma aula de pilotagem em Cingapura com um carro que representa, atualmente, a terceira força no grid.
Audaz e cirúrgico, soube aproveitar cada volta, tirando da máquina o máximo possível em busca de um degrau maior.
Pensando bem, nada demais para um tetracampeão.

Micromax
Micromax
Reply to  Paulo Pinto
7 anos atrás

hahahahah……to me mijando aqui, kkkk

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Micromax
7 anos atrás

É só trocar a fralda, Sennafredo.

Hahahahahahaha! (sete, em “homenagem” ao heptonso).

José Ademar
José Ademar
7 anos atrás

Ninguém precisa concordar comigo,mais em se tratando dos novos acionistas da poderosa marca Fórmula 1 acho que não vai dar certo essa estratégia de centrar fogo no mercado dos EUA,já que Estados Unidos e F1 não nasceram um pro outro.

A cidade de Cingapura é fantástica,mais aquilo tudo de prédios lindos cidade maravilha não me convence e nem é aquilo que quero ver na F1 junto com Abu Dhabi,Azerbaijão,Malásia e o circuito vazio,Bahein,entre outros,estão todos na hora de cair fora e voltar mais para o lado da tradição e não dos paraísos fiscais.

Além das disputas,eu quero ver de volta Paul Ricard ou Magny Cours,Zandvoort,que a Argentina volte logo ou com Oscar Gálvez ou com Termas de Rio Hondo onde corre a fantástica MotoGP,Portugal com Estoril ou Portimão,entre outros.

Isso não passa de um sonho mais que não irá acontecer.

Na minha opinião a F1 continuará assim do jeito que está,infelizmente.

E espero que Rosberg seja o campeão na F1,já que infelizmente acho que tá muito difícil que Valentino Rossi vença na MotoGP que é para não fechar o ano no prejuízo e não podemos tapar o sol com a peneira,já que Marc Marquez e Jorge Lorenzo(que não ganhará esse também acho eu) são dois pilotos espetaculares e o título estará em ótimas mãos(com Marc Marquez mesmo sendo torcedor de VR 46).

Mais que tá chato Vettel e Hamilton ganhando tudo tá.

João Paulo
João Paulo
Reply to  José Ademar
7 anos atrás

Recomendo estudar a diferença entre “mais” e “mas”

Moy
Moy
Reply to  João Paulo
7 anos atrás

Sério isso ???
De tudo interessante que o cara escreveu, vc prestou atenção apenas no “i” a mais?
Leu todo o texto fazendo a correção ???
Axo ki voçê tah nu blogui erradu.

Robertom
Robertom
Reply to  José Ademar
7 anos atrás
Celio ferreira
Celio ferreira
7 anos atrás

Rosberg e Hamilton dividiram o ano da F1 assim : primeiro quarto foi do alemão,
o segundo do Inglês , o terceiro está sendo do Alemão ,, aí fica a pergunta:
Será que Hamilton domina o quarto , e leva o titulo ?

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  Celio ferreira
7 anos atrás

Os dois disputarão quem leva o título na sala de estar, num jogo de porrinha.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
7 anos atrás

Para mim pelo tamanho do quê virou a F1, só a simplicidade resolve.No motor,pneus,aerodinâmica,regulamento e até no motorhome, box,investir em jovens talentos igual a Red Bull fez e quê tem um programa forte,contra os pilotos quê recebem uma fortuna.

Jaimewc
Jaimewc
7 anos atrás

Esse problema de embreagem do Max. Se diagnosticaram que taça com defeito, não deveria , ao menos , se comentando no briefing dos pilotos? Questão de segurança deveriam deixar mexer. Ou mexer e mandar pro fim do pelotão. Realmente tem que mudar muita coisa na F1.

Gabriel P.
Gabriel P.
7 anos atrás

É Flávio, não foi exatamente dos mais animados, mas talvez seja porque não tínhamos pilotos arrojados o suficiente e nem carros com a mesma igualdade.
E mesmo que tivéssemos mais arrojados, há de se convir que o excesso de regras desnecessárias (como obrigar pit stop, 2 pneus “diferentes”, ter que usar pneu do treino, etc,etc,…) também não ajuda muito.
Mas quem já é fã há mais tempo, conhece um pouco mais, gostou.
Quem não é fã de F1, não gosta de corridas de carros e não sabe o que acontece, certamente não gostou e nem deveria ter assistido.
Aliás este é um grande mal do Brasileiro atual, a ignorância. Não gosto, não vi, não entendi, não conheço, mas quero comentar e criticar.

Gabriel Barbosa
Gabriel Barbosa
7 anos atrás

Oh Flávio, cadê o “na garagem”? Quero minha leitura matinal de volta!

Andrews
Andrews
7 anos atrás

Pontuação estilo NASCAR seria interessante, na minha opinião. Todos pontuariam:
1º 22
2º 21
.
.
.
22º 1
Mais 3 pontos para o vencedor e 1 ponto para cada piloto que liderar ao menos 1 volta.

Moy
Moy
Reply to  Andrews
7 anos atrás

Tb acho uma idéia boa. Mas a F1 é orgulhosa. Não copia nada de bom.

kkkkez Alonso
kkkkez Alonso
7 anos atrás

A questão não era o Kimi não parar. A questão era: ou parava imediatamente após o Hamilton ou não parava mais.

O que não podia era parar duas voltas depois. Com um pista de difícil ultrapassagem como aquela, ficar na frente do outro faz toda a diferença. Portanto, se não tivesse parado, o Hamilton além de ter que descontar 30 segundos, ainda teria que passar o Kimi, e os seus pneus supermacios já não seriam os mesmos no final.

Aliás, num circuito com poucas oportunidades de ultrapassagem, a corrida do Ve44el foi uma de suas melhores da carreira. Ultrapassou todo mundo em que chegou. Tivesse um SC que o colocasse atrás dos 4 líderes na sua última troca de pneus, capaz de ter ganho a corrida.

Uma sugestão é que a cada corrida, um dos Top 6 largue no fundo do grid. Diversão garantida.

Ve44tel chegou 1 minuto e 2 segundos à frente do Cingapuralonso! Mas ano que vem a McLata vem 2 segundos mais rápida e diminui essa diferença!!!

Ou seja: fazendo as contas, vai chegar só 1 minuto atrás das Ferraris.

Deve doer né!? Doer lá no fundo…do grid!

Chuuuuupa Matrix!

Allez Górico!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  kkkkez Alonso
7 anos atrás

O Vicellez, o Sennafredo e mais uma meia-dúzia de “alonsitas”, já estão desistindo do espanhol e optando pelo Canguru Secundário (medrou na hora da verdade).
O problema (deles) é que Ricciardo acumula mais de cem GPs e se encontra na sua sexta temporada, e até agora nem vice foi e nem será este ano.

Amaral
Amaral
Reply to  kkkkez Alonso
7 anos atrás

O cara começou a falar do Kimi, passou pelo Vettel até chegar no Alonso. E tem que falar do Alonso, seja qual for a postagem, seja do Massa, do Temer ou de ataque terrorista. Como se chama essa doença?

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  Amaral
7 anos atrás

O nome da doença? Alonsíase aguda.

Andre Nascentes
Andre Nascentes
7 anos atrás

Sobre “emoção” e ultrapassagens na F1: querem que ela seja basquete, mas é futebol.

thomaz g m ds costa
thomaz g m ds costa
7 anos atrás

Foi muito boa a corrida.
Cingapura e Monaco foram as melhores do ano ate agora.

FLN
FLN
7 anos atrás

Lamentável mais uma vez o desempenho do Massa. O cara para 300 vezes no boxe e mesmo de pneu ultramacio não ultrapassa ninguém (só carro bem pior) e pra mim é o principal responsável pela perda do 4º lugar nos construtores da Williams. Claro que a equipe tem sua culpa por entregar um carro não competitivo pra ele, mas acho que poderia ter um desempenho no mínimo igual ao do Bottas. Porra, o cara reclama da estratégia da equipe mas creio que ele tenha credibilidade e respeito suficiente pra se bancar algumas vezes, passar por cima das ordens com “jogo de cintura” e não ficar como um paumandado eterno dos desejos da equipe. Além do que um cara que está a anos na categoria e se atrapalha com o desempenho dos pneus, não consigo entender.
Pra mim o desempenho tá pior até do que na época da Ferrari com o Alonso, o cara simplesmente virou um condutor só, não briga com mais ninguém.

Alfredinho
Alfredinho
7 anos atrás

Eu estou achando que a Mercedes, neste ano, está inventando problemas nos seus carros via rádio, para decidir quem vai vencer e por extensão, quem vai ser campeão. E tenho a impressão que o escolhido foi Rosberg.

Rafael P Chinini
Rafael P Chinini
7 anos atrás

sobre Arrivabene, ahhh um lugar onde a lei funciona (pelo menos o básico). Se o cara quer fumar ou não problema dele, mas a maioria é um bando de porco!

Quejo
Quejo
7 anos atrás

“Pesquei” quatro vezes durante a corrida, o que fala o quão sensacional a corrida (não) foi… E os motivos você mesmo já disse: não há testes tampouco desenvolvimento real dos carros durante a temporada.

Antes da temporada começar já sabemos exatamente o que vai ocorrer. O mesmo para cada corrida. A coisa só fica imprevisível quando há acidentes na largada ou quando chove.

Mas há ultrapassagens na corrida. Ao que eu digo: são todas artificiais, ou por absurda diferença no desgaste de pneus ou pela asa móvel. Acho até que o “push to pass” da Indy é mais plausível que esse DRS.

Quando o carro quebra, o piloto perde trocentas punições. “Vai ter ultrapassagens na corrida”, dirão. Mas as quebras ocorrem porque o piloto não soube poupar equipamento ou os equipamentos não têm a resistência necessária? E até que ponto é justo punir o piloto por peças que não duraram o que deveriam?

A F1 está artificial. E por isso memso é tudo previsível.

Marcelo
Marcelo
7 anos atrás

A F1 agora é comandada pelos “moustaches” Chase Carey (Liberty), Dieter Zetsche (Mercedes) e claro, Stu Sharp.

Joao Paulo Cruz
Joao Paulo Cruz
7 anos atrás

A corrida de ontem foi previsível, como todas as corridas em circuitos de ruas!
Foi uma prova estratégica, pois em lugar onde a ultrapassagem é muito complicado a estratégia fala mais alto.
Gostei mesmo da parte final da corrida quando a Red Bull estava em melhores condições do que a Mercedes de Nico.
Se a corrida tivesse mais uma 04 voltas seria mais emocionante!
Mas fazer o que é a F1 que temos pra hoje, e será assim por mais alguns anos.
Precisamos torcer para os novos donos da F1 comprar briga com todas as equipes de ponta, tirando privilégios, como por exemplo equipes históricas, que acabam ganhando mais dinheiro que a outras, porque desse jeito fica igual ao nosso sistema político-eleitoral, onde os grandes partidos comandam a velha política e as mudanças necessárias para a população fica relegadas à segundo plano.
Abraços

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Joao Paulo Cruz
7 anos atrás

Se a corrida tivesse mais 4 voltas, um dos pneus de Rosberg estouraria.

Filipe Augustus
Filipe Augustus
7 anos atrás

Achei a corrida interessante, porem reforço uma opinião sobre uma coisa que venho observando já faz algum tempo, muitas disputas por posições no pelotão intermediário, a geração de imagens da FOM, não mostra, muitos rádios são ignorados, muitas bandeiras amarelas de escapadas nem ao menos são citadas, pits stops que não são mostrados, ou cronometrados, são várias falhas da geração de imagem e dos organizadores que acabam por deixar as corridas mas monótonas do que realmente são!
Além dos narradores que falam uma besteira atrás da outra, e vivem confundindo nome de piloto, e nunca sabem o que está acontecendo, acho que o interesse da Formula 1 está se perdendo aí!

Carlos
Carlos
7 anos atrás

Fuma, Arrivabene, fuma…

Leandro Batista
Leandro Batista
7 anos atrás

Bernie caindo fora? Deus ouviu as nossas preces. Americanos adoram corridas com disputas acirradas e carros barulhentos. Meu coração se enche de esperança com essa possibilidade de termos uma F1 competitiva novamente…

Rafael Alves
Rafael Alves
7 anos atrás

Esse novo dono da F1 vai mudar a bagaça pra melhor, creio eu. Quanto a exploração do mercado dos EUA, o que mais gostaria é que ele derrubasse essa coisa que o Bernie impôs de onde corre a F1 a Indy não corre e vice versa. Quem sabe assim poderemos ter Interlagos liberado pra Indy e a F1 correndo em circuitos como Road América ou se não for sonhar demais, Laguna Seca.

José Brabham
José Brabham
7 anos atrás

Incrível o incidente acima ter acontecido em um lugar organizado como Cingapura…

José Marinho
José Marinho
7 anos atrás

he he he, o fiscal de pista correu mais que o Usain Bolt!

carlos
carlos
Reply to  José Marinho
7 anos atrás

se ele tropeça……

Eddy Bruno
Eddy Bruno
7 anos atrás

Hoje pela manhã, nas redes sociais vi a mensagem em tom de brincadeira, compartilhada por muita gente:

“Ricciardo, não consegue chegar para tentar ultrapassagem em Rosberg, pois a 5 voltas do fim, teve Felipe Massa como retardatário, acabando com suas chances de brigar por vitória em Pingapura”

Confesso que ri, apesar da maldade, mas… realmente as coisas andam bem difíceis pro lado da Williams e do Massa……………….

Clodoaldo lelli
Clodoaldo lelli
7 anos atrás

Corrida chata como de costume na fórmula 1 de hoje corrida com cara da época que o shumi dominava sem ultrapassagens na pista só na estratégia de box pra mim não tem graça tem que ter curva dividida vácuo fritar pneu essas coisas

Leandro
Leandro
7 anos atrás

Não foi só você que gostou não, eu também gostei da corrida. Foi movimentada para um circuito de rua, pena que a manobra mais bela de ultrapassagem foi tapada por uma torre, Verstappen foi muito bem e a tensão na parte final com a possibilidade de Rosberg ser pego pelo canguru sorridente foi bacana.

Fernando
Fernando
7 anos atrás

Eu achei bem legal a corrida, estrategicamente. Hamilton estava chegando em Kimi quando parou, estava muito perto, passaria e talvez não precisasse parar mais, como fez Rosberg. Se Kimi parasse não o alcançaria como quase conseguiu Ricciardo em relação a Rosberg. Hamilton parou porque sabia que alcançaria Kimi caso este não parasse, a Ferrari não estava tão bem quanto a Red Bull. A opção da Ferrari seria parar duas voltas antes de Hamilton, mas não adiantaria, não tinha mais ritmo para alcançar ou segurar a Mercedes – até o fim da prova – e seria ultrapassado. E a corrida do Vettel? Não dá prá falar que uma corrida em que o 2º chega a 0,4s de uma Mercedes, o 4º a 10s, e o que largou em último a 27s foi chata.

GARRETT
GARRETT
7 anos atrás

Pituca de cigarro é lixo. No Brasil os fumantes de um modo geral emporcalham a areia das praias, a cidade toda.

Arthur Luz
Arthur Luz
7 anos atrás

Flávio,

A corrida foi legal sim.
O problema, acho eu, é que parece que essa F1 não “cola” mais, entende?
Não sei sei é exagero meu, mas parece que a direção de prova sempre gera um anticlímax nas corridas.
As transmissões da RG também são de veras irritantes.
Além do mais, não sinto empatia pelos pilotos. Mesmo o Raikkonen, por quem torço bastante, parece afetado por essa, acredito eu, artificialidade.

obrigado!

Adriano
Adriano
7 anos atrás

Alguém viu se o Ricciardo bebeu o champanhe, na bota, como havia como havia prometido caso subisse ao pódio?

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  Adriano
7 anos atrás

Não bebeu porque o champanhe estava um tanto aguado…

giovenardi
giovenardi
7 anos atrás

toto nao se mijou, jah o fiscal … tenho quase certeza. sad!