E-MERCEDES
SÃO PAULO (dizer o quê?) – Mais uma grande montadora assina com a Fórmula E. Agora é a vez da Mercedes, que assegurou uma vaga a partir da quinta temporada da categoria — a terceira começa domingo em Hong Kong. É quando a categoria pretende dar um salto de performance e durabilidade, deixando de lado os dois carros por piloto para que seja utilizado apenas um, com baterias que terão mais autonomia — e, na ocasião, já serão feitas pela McLaren, que acabou de assinar um acordo com os promotores do campeonato válido a partir de 2018.
A Mercedes, assim, se junta à fileira de montadoras já estabelecidas no mercado mundial de automóveis que participam da F-E. São elas Audi, Renault, Citroën (DS), Jaguar, Mahindra e BMW — que está dentro desde o início com carros elétricos de serviço, e agora fechou uma parceria com a Andretti, embora não seja ainda time oficial.
Com elas estão duas companhias chinesas que desenvolvem projetos de carros elétricos, a NextEV (antiga China Racing) e a Faraday Future — esta última assinou com a Dragon, tem o velho Marco Mattiacci, ex-Ferrari, no topo da linha de comando, já soma 1.400 funcionários, está sediada na Califórnia e iniciou a construção de uma fábrica monstruosa em Las Vegas. Um passeio pelo site dos caras assusta um pouco. De onde vem tanta grana?
Enfim, carros elétricos, e já disse isso várias vezes aqui, são um caminho sem volta. Está aí a Tesla que não nos deixa mentir. E, como consequência, corridas de carros elétricos, também. A Fórmula E está sabendo agregar empresas gigantescas em seu projeto. Muita gente desacreditava. É hora de olhar para essa turma com mais atenção. Eles não vieram brincar.
Tive a informação de um amigo alemão, que de maneira insólita, soube que Michael Schumacher, faleceu hoje as 9:20 da manhã local de falência múltipla de órgãos.
A família não anunciará sua morte.
Meu filho, nada de espalhar notícia falsa aqui, OK?
Ou a F1 ‘eletrifica’ de vez a categoria e mata a F-e que ainda é um filhote, mas com muito potencial, ou daqui no máximo uns 15 anosna F-e Engole esse Fóssil vivo chamado F1. Se não fosse a tradição, qualidade de alguns circuitos e dos pilotos, já tinha ido pro saco
A Fórmula E, sabiamente diga-se, ainda esconde muito o jogo. Eles não deixam os carros correrem em pistas de verdade para compararmos os tempos com carros de outras categorias. No estágio que as coisas estão hoje, acredito que um Fórmula E não tenha autonomia para virar duas voltas no oval de Indianápolis, que dirá em tempos competitivos.
Mesmo com a F1 xexelenta que temos hoje, os carros são infinitamente mais rápidos e as pistas são melhores. Aquele monte de esquina que a FE fica virando tira a graça das corridas. Até os carros “de passeio” da Tesla são superiores aos FE.
Para a FE se firmar como categoria precisa correr em pistas de verdade e acabar com algumas idiotices do regulamento como a troca de carros, o fan boost e o tempo mínimo de pit-stop. A primeira se dá por uma impossibilidade técnica, a segunda pra tentar conquistar a geração youtube e a terceira foi algum idiota que não tinha nada pra fazer que inventou isso.
Um termômetro para ver como anda a FE é a própria Tesla. Por que ela não manifesta interesse em entrar ali?
Acho que a Formula E acertou ao ousar e acho que a Formula 1 errou ao tentar ousar. Calma, eu explico. O que acontece é que uma competição de carros elétricos é novidade. Nasceu assim e será provavelmente sempre assim. Tem seu público interessado em carros elétricos, novas tecnologias, sustentabilidade, ecologia e todas essas coisas “modernas do momento” e que vieram pra ficar. Já as competições de carros a gasolina, barulhentos e fedorentos tem também seus fans aficionados. Olhem a crueza da Nascar e seus ovais lotados todos os fins de semana. A Fórmula 1 nasceu assim, crua, na garagem, com motores potentes, barulhentos e fedorentos. Agora pensem na decepção dos fans da categoria ao verem os carros que eram o máximo do barulho na pista sendo mais silenciosos que muito carro de rua. A Formula 1, assim, como a Nascar é uma categoria Histórica e como tal deve ser respeitada e preservada em sua essência por seus dirigentes. Etão acredito que se eles se voltarem mais para o passado (uns vinte anos), e se dedicarem a ser uma categoria histórica, ninguém vai se importar se os carros poluem muito ou não. A galera vai até lá pra ver os carros mais velozes do mundo e pronto! É como ouvir uma música antiga que você ama, que faz parte da sua vida e que você nunca vai deixar de ouvir simplesmente porque é perfeita como sempre foi e você a ama hoje do mesmo jeito que amava décadas atrás!
Claro, essa é só a minha humilde opinião. A opinião de um apaixonado vendo a decadência de algo que teria tudo para ser tão grandiosa quanto já foio um dia.
Concordo em tudo o que disse no ultimo parágrafo. Mas continuo achando as corridas muito sem graça, em circuitos de rua igualmente sem graça.
FG tem uma explicação o pq a Tesla não participar deste campeonato, sendo ela a pioneira na construção de carros elétricos ?? Será pelo acordo assinado pela Mclaren ? Pois tecnologia ela tem de sobra para tal.
Abraços
É Flávio
O mundo que a gente cresceu, viveu até agora e gostamos, está deixando de existir rapidamente.
Logo, logo carros com motores a combustão deixarão de serem fabricados e virarão peças de museu,
Como já é possivel enviar energia elétrica através de Wi Fi é bem possivel que num futuro próximo, nem de bateria ou tomadas para carregá-las os carros eletricos vão precisar mais.
E no lugar da direção, câmbio, freio, acelerador e pedal de embreagem, apenas um joystick.
Pessoal que andava de carroça pensou a mesma coisa quando surgiram os carros movidos a motores de combustão…
Hahahahaha!
Muito bom.
Aliás, cade a TESLA com equipe própria ai….
Opa! Agora entendi o por que dá pouca potência da Mc Laren. Já estava entrando com o “motor” da Fórmula E.
Mercedes E-Benz.
Duas dúvidas sobre essa categoria, que acho tem haver com seu definitivo sucesso sobre a F1: Em que ano esses carros vão girar no mesmo tempo de um F1? E quando a Ferrari vai entrar na categoria? Aposto que ambas vão acontecer depois de 2020.
Num futuro bem proximo , assistiremos um FE , a 300 p/h , assoviando seu
ronco peculiar , nessas alturas do tempo a F1 , sera renegada a segundo plano
É parece que isso será inevitável ……. não esquecer que um F1 atual é um terço
eletrico…
Beleza! A F-E é legal, competitiva, inovadora, etc…e tá crescendo. Então deixem a F-1 em paz pra usar seus motores beberrões e barulhentos, sem esse papo de “unidades de potência”! Quem quiser que fique com uma, com outra, ou com as duas categorias…o que não dá é acabarem com a essência da F-1!
So não arrisco dizer que está categoria irá colocar a f-1 “no bolso ” logo…pq a mesma Liberty cuidará das duas categorias!!certo?
Senão….sei não!!!hehheheh
Eu pensei que era o Ve44el correndo atrás do Rosberg!
http://espn.uol.com.br/video/636336_fugiu-apos-acidente-na-formula-4-piloto-sai-correndo-para-nao-apanhar-do-rival
Ainda é novidade o carro elétrico e chama muito a atenção, e a Formulae Tá que cresçe,; E me parece legal acompanhar esse crescimento, e a categoria também tem bons pilotos, A transmissão também é boa, é so a foxsports manter as transmissões ao vivo que vai valer a pena acompanhar…
Preciso assistir essa bagaça.
Ué Flávio, os Editores do Grande Prêmio estão em greve??? O site ficou desatualizado. Socorro, cadê a nossa dose diária de sanidade e de notícias brasileiras.
Não creio.
Tive o mesmo problema, e percebi que o navegador Chrome não estava carregando o site de maneira adequada. Agora esta OK, ao menos para mim.
Putz…lá vem a Mercedes prá dominar tambem a F-E.
Sem querer ser chato, mas o que mais me incomoda nesses carros elétricos é a falta de barulho. Carro tem barulho, esses negócios ai não. Eu vi um Tesla na rua poucos meses atrás nos EUA e ele não faz barulho. É a coisa mais esquisita que tem.
Uma vez em Stuttgart eu aluguei um 911 por 1 hora. Na hora das instruções dada pelo funcionário da Porsche, ele veio me mostrar o rádio que tinha marca Bose, blá blá blá. Ai eu interrompi o rapaz e disse ‘Quero só ouvir o som que vem dali de trás, é aquela música que me interessa’.
E é assim, carros tem barulho, ronco, faz parte do carro. Vai ser difícil se acostumar com esse mundo novo. Tô velho!
Olha, eu acho que vc não gosta de carro, gosta de… barulho. Ou seja, pelo raciocínio, deve gostar de funk ao invés de bossa nova, de motoqueiro ao invés de motociclista, de rojao ao invés de bom jogo de futebol. Eu acho a iniciativa excelente e promissora no campo do entretenimento. E muito mais interessante que a F1. Embora ainda deixe à desejar em termos de competitividade e os sites patrocinados deem muita relevância ao assunto. Mas pode ser sinónimo de perda auditiva também.
Barulho é legal, mas velocidade é velocidade.
Tendo boas brigas e competitividade, até corrida de pipoqueira assisto.
Estamos…
F-E não é automobilismo, carro elétrico não é carro é brinquedo.
Carro eh pra locomover algo, nao fazer barulho. Mas entendo o saudosismo da coisa…
Pessoal que andava de carroça no séc. XIX deve ter pensado também quando inventaram o automóvel:
– Poxa, veículo pra mim tem que cagar e espalhar bosta na rua! Esses negócios com motores barulhentos aí não são veículos!
E com pilotos brasileiros, não seria a FE a categoria futuramente no coração do brasileiro? Partindo do princípio que , a F1, será extinta em um futuro próximo, ou cairá em segundo plano, pois, as novas tecnologias estarão na FE. E ainda ressalto que, o continente EUROPEU está muito empenhado em sustentabilidade, energias alternativas, cidades para as pessoas, e nisso, o motor a combustão já é visto como vilão. Enfim,vamos acompanhar com mais atenção a FE, que ao meu ver, é o futuro do automobilismo mundial.
Acho que o Bernie percebeu isso também e percebe que a derrocada é iminente… melhor largar o osso logo e deixar o barco afundar na mão de outro. F-e é o futuro da elite desse esporte: Pode não ser o mais desafiador para os pilotos, mas o que vai dar mais retorno para fábricas, anunciantes, TVs, cidades, público, equipes e, por tudo isso, aos pilotos.
Uma nova era se aproxima.
Exatamente. Por isso, desde o anúncio da aposentadoria do Felipe Massa, tenho a impressão de que ele vai embarcar nessa.
E seria bem legal.
Quando a Lada entrar na brincadeira, ai eu vou acreditar que isso é sério.
Mas as corridas (principalmente por causa dos circuitos truncados) continuam bem chatinhas.
Sem barulho de motorzão de carro de corrida e sem o “cheiro de gasolina”, ainda tem de fazer muito esforço para agradar.