GRANDE RON | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

segunda-feira, 24 de outubro de 2016 - 10:48F-1

GRANDE RON

a051

SÃO PAULO (o cara) – Muita gente não gosta dele. Mas quando se olha para uma foto como essa aí em cima, como não admirar e respeitar? Ontem, fez exatos 50 anos que Ron Dennis participou de um GP pela primeira vez. Foi na Cidade do México em 23 de outubro de 1966. Mecânico da Cooper, 19 anos de idade, foi chamado de última hora porque a equipe alugou um carro para um piloto local, Moises Solana — seria o quinto do time na corrida. Coube a Ron cuidar do carro.

Solana, que disputou oito corridas na vida — seis no México e duas nos EUA –, acabou abandonando com superaquecimento do motor Maserati de seu carro. Outro Cooper-Maserati, de John Surtees, ganhou a prova. O menino de 19 anos foi contratado. Anos depois, compraria a McLaren.

Hoje, Ron tem 25% do grupo que inclui a equipe de F-1, e é seu presidente. E boatos na Inglaterra dão conta de que ele será afastado de todas suas funções. Dá para acreditar?

28 comentários

  1. Mello disse:

    Achava que era coisa da velhice, mas ele sempre teve aquela cara de bunda.

    Mas o cara é dos bons, mesmo.

  2. Luiz Carlos disse:

    O velho baixinho dono da F1 disse “que qualquer um que queira demitir Ron Dennis deve ser muito burro” eu partículamente concordo…

  3. Thiago disse:

    Depois que deixou o comando da McLaren em 2008 a equipe só regrediu

  4. Saima disse:

    Ron Dennis está para os dirigentes como Senna, Prost, Hill etc estão para os grandes pilotos campeões. Personalidades fortes, competitivas, incapazes de aceitar a derrota e, por vezes, um pouco além do limite da moralidade. O meio da Fórmula 1 exige isso de quem quer ser grande nele. Frank Williams disse que ficou chateado quando perdeu os motores Honda pra Mclaren, mas que teria feito o mesmo que RD fez.. Por isso que tantos pilotos e dirigentes talentosos nda ganharam, por não terem esse espírito matador e implacável.

  5. Renato de Mello Machado disse:

    Bom, muito boa essa foto.

  6. Nelson Barreiros Neto disse:

    Realmente acompanho F-1 desde 1978 (acompanhava muito mais) e li N histórias do Sr. Dennis sobre sua arrogância ímpar.
    Mas nosso escriba-mór seguramente já deve tê-lo entrevistado muitas vezes… Que nos diz por favor Flavinho, qual sua impressão (não obviamente de competência, isso sabemos que ele tem) pessoal? Tratava (trata) bem repórteres por exemplo?
    Inegavelmente pela foto já podemos nos assegurar que a cara de ânus (do tipo, sou foda pra c…) vem de longa data…
    Abraço e obrigado caso consiga responder.

  7. Eddy Bruno disse:

    A foto é sensacional. Retrato de uma época, que contando, nossos filhos e sobrinhos não acreditam que já houve na F-1…

    Eu era criança na época da “McLaren – Prost – Senna – Dennis”, mas a imagem que me vem na cabeça, toda vez que leio algo sobre o Ron é aquela do Piquet, em sua entrevista no roda Viva em 94, acho:

    “… quando eu fui fazer negócio com ele, eu já fui amargurado. Por que eu sabia que não ia dar negócio… o Ron Dennis não gostava de mim. Não gostava porque todo campeonato que eu ganhei, eu ganhei em cima dele…..”

    hehehehehe, Parabéns Ron Dennis. Histórias é que não devem faltar na tua vida.

    PS: Bruce McLaren, para mim, foi um dos melhores engenheiros, piloto e projetista de carros, que tive a felicidade de estudar e pesquisar. Se ele não tivesse falecido prematuramente, nós teríamos grandes histórias entre ele e Dennis hoje em dia…

  8. Airton Silva disse:

    Então o Ron Dennis desde jovem tem aquele olho direito meio fachado como se estivesse espiando através de uma luneta.

  9. Bruz disse:

    Não sei se vc achou ou alguem te disse, mas aqui te uns arquivos de Monza 1966 e ai diz que o cara da foto é o Ron Dennis. Isso seriam uns meses antes de Mexico
    http://www.kicker.de/news/formel1/startseite/541970/2/slideshow_Erinnerung-an-Jochen-Rindt.html

  10. Luiz disse:

    Um profissional que foi considerado um dos melhores executivos da Inglaterra ( ou da Europa nao me recordo bem ) no final dos anos 80 e inicio dos anos 90 justamente pelas conquistas dos titulos atraves do Prost e Senna no auge da era Senna na Mc Laren com transformacao da equipe justamente pela manobra trazendo a Honda depois de tirar da Williams. uma mudanca que estava condicionada junto com a contratacao de Senna pela Mc Laren em 1988.

  11. Robinson Araújo disse:

    Fantástica esta foto.
    Fico imaginando o foco e o trabalho que Ron Dennis teve para conseguir chegar onde já sabemos, Assim como esta imagem demonstram que os tempos eram outros e um simples mecânico tinha condições para ascender ao topo da categoria.
    Vejo que esta dinâmica dos anos 1960 e principalmente 1970 elevou ao status da maior categoria do automobilismo, com o ápice nos anos 1990, sendo esta gordura queimada até hoje.
    Em um mundo globalizadamente virtual fica difícil imaginar que seja e continue diferente.
    Obrigado Flavinho, alegrou meu dia com a foto!

  12. Ron Dennis é uma lenda da F1. Desrespeito total com a história caso isso ocorra.

    O caminho certo é bem o inverso.

    A foto é demais!

  13. Bruno Fernandes disse:

    Flávio,
    Tudo bem?
    Você falou alguns posts atrás sobre entrevistas monótonas nas transmissões de corridas. O Márcio Basso da Porsche Cup (é o que deduzo pelo GC) decidiu fazer diferente (e jogou a bomba pro Relações Públicas). Muito engraçado! https://youtu.be/2MCFGy9mFIc
    Recebi via Whatsapp, não sei nem quando nem onde foi…
    Um abraço e continue postando seus textos com suas opiniões políticas – precisamos, e muito, oxigenar o debate aqui no Brasil com diferentes perspectivas – principalmente pra quem se abastece de informação pela GloboNews e Veja.
    Bruno Fernandes

  14. Edson Machado disse:

    Quanto mais o tempo passa, mais eu fico admirado com estes arquivos de imagens. A fotografia é uma verdadeira “máquina do tempo”. Grande registro!

  15. Marcelo R. disse:

    O que se comenta, principalmente lá fora, é que como Ron Dennis não conseguiu sequer fazer a McLaren chegar a um pódio, vai ter de entregar o cargo.

    Segundo a imprensa da europa, desde que brigou com Mansour Ojhe, Ron Dennis está na presidência da McLaren por conta de um acordo com os sheiks lá do oriente médio.

    Eles tem 50% enquanto Dennis e Mansour tem 25% cada. Foi bancada a permanência de Ron pelos sheiks, a contragosto de Mansour. Porém, a McLaren teria metas a cumprir.

    Como o primeiro ano foi um fiasco, o resultado, ainda que em 2016 o progresso tenha sido notável, acabou comprometendo o ano seguinte, no caso esse.

    Antes que digam que Dennis não tinha culpa pela Honda ter feito um motor horrível, a decisão dele de menosprezar a Mercedes, desde lá atrás em 2009, e que fez com que os alemães decidissem comprar a sua própria equipe, como fizeram com a Brawn tem correlação direta com a McLaren.

    O grupo barenita não está gostando nada de ver a sua marca exposta a vexames, a McLaren não tem que ficar no meio do pelotão, mas disputar a ponta, como sempre fez, embora não faça em um passado recente.

    Agora, o que a imprensa especula é que Dennis sai e chega Ross Brawn. Note, Brawn disse que não sente falta da política da F1, do resto ele sente. Agora, vamos juntar as peças: Justamente por conta disso começou uma especulação de que Eric Boulier iria para a Ferrari. Ora, saindo Ron Dennis e Eric Boulier a coisa faz sentido porque Ross Brawn é extremamente centralizador e não gosta de dividir comando, prova disso foi o relato no trecho do seu livro onde ele diz que decidiu cascar fora da Mercedes quando anunciaram que ele teria que conviver com Toto Wolf e Niki Lauda.

    A conferir, a única coisa que não faz sentido nessa história é como vai ficar o Jos Capito.

  16. Ricardo Cardoso disse:

    Parabéns para o sempre simpático e sorridente Ron Dennis.

  17. Paulo F. disse:

    Junto com Bernie, deram a forma da F1 atual.
    Vide a Project Four. . Ou acham que o MP4 que vem aposto a todo modelo da McLaren quer dizer o que?

  18. valter disse:

    Não é prá qualquer um. O cara tem que amar muito o que faz prá ficar todos esses anos na F1.

  19. Carlos Pereira disse:

    Ron fora da McLaren ???
    A F1 tá acabando mesmo.
    Creio que é o ultimo cara da formação original do time.

  20. Como?!?!!?!
    Ron Dennis é a McLaren!!!
    Fez mais até do que o próprio Bruce.

    • L. Alberto disse:

      Bruce não fez mais porque morreu testando um carro Can-Am ,coisa que Ron apesar de todos seus méritos ,não tinha capacidade de fazer ( E a verdade é que Bruce era um dos poucos pilotos que realmente , desenvolviam seus carros , a lista é bem menor do que se possam imaginar. como é de entender .Além de grande piloto era o dono da equipe,a ultima palavra era a dele e ponto )

  21. Gustavo disse:

    Eu pensava que ele tinha começado a carreira dele como mecânico da Brabham.

  22. Guimartins disse:

    Quanto será que isto tem a ver com aqueles rumores da compra da McLaren pela Apple?! Pensando por ai, talvez comece a fazer algum sentido….

    • L. Alberto disse:

      Pensando deste modo ; quem sabe se não seria um ganho de qualidade para a McLaren ,pois se um fabricante de energéticos consegue fazer um carro melhor que o mais tradicional participante da F1 , porque não um fabricante de computador em plena era digitalizada.
      A nós só resta esperar o que irá acontecer .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>