NÃO PODE MAIS

VERSTLEWJAP

SÃO PAULO (Aderj informa) – O pau comeu no briefing dos pilotos sexta-feira. Muita discussão sobre o “modus verstappianus” de se defender mudando a trajetória na chamada zona de frenagem para uma curva. Ou “under braking”, como se diz em inglês — numa tradução bem livre, “freando”.

Verstappen fez isso mais de uma vez nesta temporada. Como o regulamento permite que um piloto mude de direção apenas uma vez para se defender, ele começou a fazer isso no último instante, já no momento da freada para a curva seguinte, o que irritou profundamente pilotos mais experientes como Raikkonen (na Hungria e na Bélgica) e Hamilton (no Japão, na foto acima) — duas “vítimas” da modalidade de defesa inaugurada pelo holandês.

[bannergoogle]E a FIA decidiu acabar com a palhaçada — embora eu deva admitir que achava divertido o que Verstappen fazia, pela novidade que ele criou; mas era meio sacana.

A entidade revisou o artigo 27.5 do regulamento esportivo, que versa sobre bons modos na pista. “Nenhum carro pode ser pilotado de modo potencialmente perigosa para outros pilotos”, diz o texto. Mais adiante, as regras proíbem “qualquer manobra que possa afetar outros pilotos, como mudanças anormais de direção”. Agora, acrescentou-se o seguinte trecho: “Qualquer mudança de direção sob frenagem que resulte numa ação evasiva de outro piloto [para evitar uma batida, nota do blogueiro] será considerada anormal e, portanto, potencialmente perigosa. Movimentos como este serão reportados aos comissários esportivos”. Serão, pois, analisados e passíveis de punição.

Verstappen, o criador da defesa tecnicamente conhecida como “frenatus sacanus”, disse que “realmente muita gente reclamou”, e que acha que o que ele faz “é apenas um novo jeito de pilotar”. “Acho que todo mundo deveria se acostumar com isso, mas agora eles criaram uma regra e vamos respeitá-la”.

Veremos como ele vai se comportar agora. E quero saber de vocês: frescura demais? Ou o menino estava mesmo abusando?

Subscribe
Notify of
guest

75 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Roberto da Silva Junior
7 anos atrás

A F-1 hoje está quase proibindo o piloto de pilotar o carro.

Luiz Guimarães
Luiz Guimarães
7 anos atrás

Frescura como as demais que tornaram a F1 uma coisa chata de se assistir.

Ulisses
Ulisses
7 anos atrás

Sou contra essa nova “lei”!
Se fosse comigo, “enchia” a traseira de quem quer que fosse, ao freiar assim na minha frente!
Isso imporia alguns limites mais naturais!! …. kkkkkkkkkkkk

Brabham-5
Brabham-5
7 anos atrás

Acerto (raro) da FIA.
Quem não gostou, que vá assistir ou pilotar na Nascar.

Junior
Junior
7 anos atrás

não acho nada demais a maneira que ele se defende, estão querendo deixar a F-1 com cara e a chatice de marginal tietê, ali o bicho tem que pegar mesmo, se é difícil pra quem ataca é igualmente difícil se defender daquela forma tão genial.

boa semana a todos…

recrutazero
recrutazero
7 anos atrás

Por um lado acho certo, por outro acho errado, mas no geral vai depender da situação.

Bola da Vez
Bola da Vez
7 anos atrás

Isso pode, isso não pode! Entendeu moleque?

Antonio Da Silva
Antonio Da Silva
Reply to  Bola da Vez
7 anos atrás

O Verstappen é apenas o retrato desta nova geração de garotos mimados que acreditam que estão sempre certos……vejo isso muito também no meio de trabalho. As vezes temos algumas regras não escritas, porém a molecada acha que a vontade deles deve prevalecer, assim como ocorreu a vida inteira deles, até começarem a trabalhar com outras pessoas, além do papai e mamãe.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
7 anos atrás

Alguém entendeu porque a Ferrari usou estratégias diferentes para os seus pilotos com ambos usando os mesmos pneus? Estratégia burra para o Kimi e boa para o Vettel? E aquela da pistola???

Por fim, porque isso não me surpreende?

Abs.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
7 anos atrás

Quem sabe pilotar pilota bem em uma corrida tranquila ou numa confusa e sob pressão de um carro mais rápido atrás. Quem não sabe inventa formas desleais (observe que não falei ilegais) para se defender ou atacar quando está sob pressão.

Quer pilotar batendo vá para a Nascar, onde misturar as tintas dos carros é praticamente a regra. Carro de Formula 1 é muito mais rápido e tem as rodas descobertas e por isso mesmo não existe um único motivo que justifique a pretensão de querer que as regras da Nascar se apliquem à Fórmula 1.

O Verstapinho tem talento e arrogância na mesma proporção, o que fará dele um excelente piloto ou apenas uma chicana ambulante.

E nem adianta dizer que é a característica dele etc. Não é. Ele é seletivo. Na penúltima corrida ele disputou acirradamente umas seis curvas com o Ricciardo, entrando juntos saindo juntos, sem se tocarem. Para um lado ele podia sacanear o Ricciardo e para o outro a coisa invertia. Ao final deu Ricciardo, mas podia ter dado ele e seria justo. Mas por quê ele não repetiu as merdas que ele tem feito? Porque é seletivo e se fizesse merda com o companheiro ia se ferrar dentro da equipe e talvez destrocar de lugar com o Kvyat.

Então é isso. Quando é característica do sujeito não tem essa de ser Gato Guerreiro num momento e Pacato no momento seguinte, dependendo da direção para onde assopra o vento. O cara melhora como um todo ou piora como um todo.

Abs.

Paulo F.
Paulo F.
7 anos atrás

Vers-patinho-feio deveria dirigir em derby de demolição!
Demorou queriam o que ? Que ele matasse um ? Por muito menos cariam de porrada no Visconde de Sabugosa!

Marco
Marco
7 anos atrás

A frescura na F1 parece não ter limites, que pé no saco, meu!

O Raikkonen que era todo metido a bad boy ficou putinho? Aposenta logo então.

Viva Irvine, Verstappen, Piquet, Senna, Schumi, Alonso, etc. (Sem ordem de preferência).

Inclusive Irvine já se meteu em encrenca com o Verstappen (Jos)… kkkkkkkk

Fernando Monteiro
Fernando Monteiro
7 anos atrás

Bom, como fui um fã incondicional de Gilles Villeneuve, é claro que vou achar isso tudo de regras uma tremenda palhaçada, ponto!!!!

Antonio Seabra
Antonio Seabra
Reply to  Fernando Monteiro
7 anos atrás

A diferença é que o Gilles sempre deixava espaço !!!! Não mudava de trajetória, não “trancava” a porta. Mas tinha competência pra frear laaaaaa dentro e segurar o carro.

Não entendo o que estão vendo no de tão fantástico no Max. O cara toma tempo direto do Riccardo nos treinos. Ele pode ser bom, mas não é super bom. Quanto a ultrapassar e ser ultrapassado, uma coisa é ser arrojado, a outra é ser sujo. Na hora de ultrapassar Max é arrojado, na hora de ser ultrapassado, é sujo. E isso (jogar sujo) tem de ser coibido. Tem de deixar um minimo de espaço, e o cara que estiver ultrapassando que se vire para passar no espaço pequeno. Mas “dançar” na frente, moda inaugurada pelo Senna e seguida pelo Schumy e Alonso, não é arrojo, é sacanagem. O Gilles não fazia isso !!!

Antonio

Fernando Monteiro
Fernando Monteiro
Reply to  Antonio Seabra
7 anos atrás

Eu não falei sobre ética, ética vai de cada um, eu falei sobre regras. Tudo agora vira uma regra, não pode passar com os pneus ali, não pode pisar na linha branca aqui, não pode isso, não pode aquilo… Arnoux e Gilles e tanto outros não teriam chance alguma de correr na F1 de hoje, e acho que nem iriam querer, ponto.

Andre
Andre
7 anos atrás

Pior de tudo foi saber que a SAUBER sabotou o NARS, tudo indica pela Sportv na transmissão de hoje..NOJO DESSA EQUIPE SAUBER….Felipe tinha um excelente acerto nessa corrida .

José Fernandes
José Fernandes
7 anos atrás

Não passam de ótimos motoristas.. pilotos de verdade faz tempo que a F1 não possui..

Alexandre Silva
Alexandre Silva
7 anos atrás

Ontem assisti com a minha noiva ao filme Rush na tv Globo. E o que mais nos chamou a atenção é que enquanto Hunt fez o papel de destemido que vence o campeonato o Lauda agia como um sobrevivente que tinha encarou a morte de frente. Hoje Lauda tem muito poder e contribui decisivamente para controlar os 20% de risco que ele calculava ainda como piloto enquanto Hunt viveu intensamente demais para estar aqui hoje provavelmente chamando-o de rato idiota criticando sua atitude. O fato é que Verstappen age hoje como James mas o velho Lauda impede que isso evolua. E se Verstappen fizesse uma votação entre os pilotos quem o apoiaria?

Johelmyr
Johelmyr
7 anos atrás

Eu queria ver o max defender a posição com o montoya atras…

Moy
Moy
Reply to  Johelmyr
7 anos atrás

Ou na NASCAR

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  Johelmyr
7 anos atrás

Ou o Maldonado, ou mesmo o Pérez…. kkkk

emerson57
emerson57
7 anos atrás

A FIA está agora decidindo comportamento de féretros em procissão!
Não pode ultrapassar nem defender a posição.
O enterro é do esporte.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
7 anos atrás

A F-1 poderia se transformar em um campeonato de arrancadas. Seriam evitadas as ultrapassagens artificiais (via asa móvel), as fechadas inoportunas (segundo a FIA) e o gasto indevido de pneus e combustível (levando-se em conta que, quem faz a primeira volta na liderança, salvo imprevistos, fatura a corrida).

Ricardo Lopes
7 anos atrás

Viadagem demais!!

Ops, se nao estivesse escrevendo no blog do FG, teria que digitar “mimimi” demais, rsrsrs…

Cicero Dadalt
Cicero Dadalt
7 anos atrás

A F1 perdeu o arrojo, a começar com seus motores hibridos, que igualou a F1 a um carro de rua. Se os motores tivessem evoluido, teríamos hoje potencia ao redor de 2500hp, Obviamente, acompanhado de pilotos mais arrojados, como o Verstappen, que coloca adrenalina na competição e faz a categoria voltar a vanguarda do esporte. Se um piloto não quer correr riscos, que fique na arquibancada. Não acompanhei com detalhes, as mudanças que virão em 2017. Mas, se continuar, com pilotos burocráticos, que estão lá para picar cartão, carros que não fazem barulhos, pilotinhos que não querem se machucar, freios que não ficam vermelhos e assoalho que não soltam faísca e motores que não rendem e não faz barulho. Vai ser melhor assistir corrida de charrete em Serra Negra, que será mais emocionante. Apenas, para finalizar, o carro do maior piloto que já tivemos, Ayrton Senna, tinha quase 1200hp e a Mercedes do Hamilton não passa de 850Hp. Se persistir, não demora muito teremos uma Romiseta no grid.

Leo D. Guedes
Leo D. Guedes
7 anos atrás

Caraca que frescura, mais uma da série “os jogadores de vídeogame” ficam de mimimi e os cagadores de regras de plantão da F1 dizm que tudo é perigoso e não pode … Quando a F1 era pra piloto não se havia esse tipo de chiadeira, o que resolvia era pé na tábua. Por mim, deixa rolar, quem não quiser bater que tente passar de outro jeito ou, já que é tudo perigoso demais ,que pegue um corollão e fique na direita sem atrapalhar.

Arthur
Arthur
7 anos atrás

Pode parecer frescura mas não é. Um dos tipos de ultrapassagem mais legal é retardar a freada ao máximo. Se o piloto da frente muda de posição justamente na hora de frear, o outro que retardou a freada para tentar fazer a ultrapassagem acaba ficando sem opção de fazer a curva, pois ou bate ou vai pra fora da pista. Logo só teríamos ultrapassagens onde o carro de trás está muito mais rápido. Isso sim deixaria a F1 mais artificial.

emerson57
emerson57
Reply to  Arthur
7 anos atrás

Ai é só chamar o Garrincha e tomar umas aulas de drible!
É assim: faz que vai pela direita, volta para a esquerda e acaba fondo!
A esquerda é do bem!

Carlos Henrique
Carlos Henrique
7 anos atrás

Muita frescura!

E desse jeito segue na descendente o interesse do público pela F1…

emerson57
emerson57
Reply to  Carlos Henrique
7 anos atrás

Sr. Igor
A probabilidade de um carro parado rodar, tende zero. É mais seguro!

Igor Dusse
Igor Dusse
7 anos atrás

Eu não acho besteira. A probabilidade de um carro rodar ao virar o volante e frear é alto.

Daniel
Daniel
7 anos atrás

Acho que quem fala que é frescura nunca andou num carro de corrida! Falar é fácil galera! A hora em que dá uma merda fica todo mundo quietinho. Motorsport is dangerous!

JCS
JCS
7 anos atrás

MUITA FRESCURA!!!
Se o piloto está na frente e pode mudar de direção uma vez, que o faça quando quiser. .
Só não pode se o carro do adversário estiver com o bico no meio do carro a ser ultrapassado.
Isso é F1 e não autorama

Garlet
Garlet
7 anos atrás

FRESCURA. Esses ingleses engomadinhos estão acabando com a F1. Porque não mudam tudo logo apenas para o Hamilton vencer?

jefferson
jefferson
7 anos atrás

Boa noite Flavio estou tentando te mandar umas fotos do meu Aurora 122C pelo email [email protected] mas acabo sempre recebendo essa menssagem :

Hi. This is the qmail-send program at telium-4.telium.com.br.
I’m afraid I wasn’t able to deliver your message to the following addresses.
This is a permanent error; I’ve given up. Sorry it didn’t work out.

Teria algum outro email que eu possa usar?

jefferson
jefferson
Reply to  jefferson
7 anos atrás

Não sei porque a letra i esta saindo escrita com aquele formato mas estou escrevendo corretamente.

ze otavio
ze otavio
7 anos atrás

Frescura demais, como toda a F1 esta ficando, fresca demais.

Roberto Santos
Roberto Santos
7 anos atrás
Erton
Erton
7 anos atrás

Por isso a F1 está acabando.

Frescurite!

Ricardo
Ricardo
7 anos atrás

Frescura demais, dentro e fora da pista.

Roberto Borges
Roberto Borges
7 anos atrás

Podem achar que é frescura, mas uma hora isso poderia acabar numa panca perigosa, tipo decolagem ao acertar a roda traseira.
Se fosse carro de turismo, acho que estaria valendo, mas em “open whells”…

Luiz Aguiar
7 anos atrás

Na 1a defesa da Hungria o Senna foi também um pouco tarde. Isso aconteceu também em outras ocasiões como em Portugal 88 com o Prost,.. mas não tira o brilho,.. a diferença é que hoje com a asa móvel o carro ganha muita velocidade e o piloto decide ultrapassar(abrir a asa) metros antes sem ter aquele fator surpresa quando se tinha que pegar vácuo, “se esconder” para o cara não ver no retrovisor. Ai queria ver alguém mudar tardiamente de posição por que quando o cara decidia algo o carro já tava do lado..

Rafael Pacheco Velho
Rafael Pacheco Velho
7 anos atrás

Dá gosto de ver esse piloto na pista !

É só uma fase, então vamos aproveitar para ver esse menino pilotar.

Frescuras demais ultimamente.

Fernando D'Angelo
Fernando D'Angelo
7 anos atrás

Muita frescura.
Choradeira de quem teme o ímpeto do garoto.

Leandro de Hollanda
Leandro de Hollanda
7 anos atrás

Frescura demais.

As fechadas de porta que os pilotos dos anos 90 davam eram muito piores.

Além do que, as mudanças de direção do Verstappen só parecem ser tão bruscas devido à diferença de velocidade entre os carros – artificialmente maiores devido ao DRS.

Ou permitem que ele se defenda como der ou acabem com essa porcaria do DRS. Os dois juntos acabam mais um pouco com os “cojones” da F1.

Anderson_SP
Anderson_SP
7 anos atrás

Frescura, vai chegar em um certo ponto que só de olhar no retrovisor o piloto de trás vai pedir passagem sem o da frente ter de se defender, tudo em prol de um desfile de carros em alta velocidade e não de disputas, essa F1 geração Toddynho tá ficando cada vez pior, que os americanos deem um jeito nesta caretice que está ficando, só tem piloto mimizento e fresco.

Celio ferreira
Celio ferreira
7 anos atrás

Estava abusando demais, sobre a contemplação de Bernie , mas a razão
dos pilotos mais antigos falou mais alto. ( Na verdade êle era um perigo ambulante
quando ultrapassado ).

Peter von Wartburg
7 anos atrás

Frescura demais pqp! Pau no cu desse mundo politicamente babaca.

danir
danir
7 anos atrás

Um pouco dos dois. Frescura porque daqui a pouco os comissários vão começar a proibir que se ultrapasse acima de oitenta km?h; abuso, porque o Verstapen não faz a coisa com digamos boa fé, e sabe exatamente o risco a que está submetendo os adversários. Ele é muito jovem, mas não e´nada inocente. Ele pode pegar pela frente alguém que tenha um espírito parecido com um Villeneuve ou Mansell e neste caso o risco é real. É difícil encontrar o limite do que seja uma defesa válida e limpa para um movimento desleal, nesta manobra que o garoto “inventou”. Ele é muito bom, mas ainda imaturo e muito agressivo. No meu ponto de vista o risco em si não é o problema; o problema é a intenção.

Carlos
Carlos
7 anos atrás

Foi um pedido dos próprios pilotos, portanto, não pode-se dizer que é frescura.

Jose Brabham
Jose Brabham
7 anos atrás

Em português bem claro: FRESCURA

junio messias
7 anos atrás

Palhaçada total quando chega alguém q faz algo diferente já tratam de poda-lo tornando a categoria um porre viva a NASCAR ea moto gp e o campeonato de turismo mais disputado do planeta o BTCC

mario roberto
mario roberto
7 anos atrás

Não se pode ir contra Hamilton.

Geraldo
Geraldo
7 anos atrás

Frescura,sem dúvida nenhua !

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
7 anos atrás

Concordo,mas dou minhas condolências a F1.

valter
valter
7 anos atrás

Para combater o “frenatus sacanus”, “totós sutis”.

v8_super
v8_super
Reply to  valter
7 anos atrás

Meu bom xara Paulão que teria jogado o pimpolho laranjado pro mato…

Elmo
Elmo
7 anos atrás

Frescura demais.

Alexandre Werner
Alexandre Werner
7 anos atrás

Acho que com essa nova regra … deviam revogar a antiga.