OH, ANA JÚLIA! (3)

vivamexico2

SÃO PAULO (corrigido, Vettel também foi punido)O que salvou o GP do México foi o final. Era uma corrida das mais sonolentas, até Vettel chegar em Verstappen em busca do terceiro lugar. Sebastian tinha desenhado sua prova no dia anterior, ao escolher os pneus macios no Q2 para largar com eles e esticar o primeiro stint até não ter borracha nem para apagar o cabeçalho escrito a lápis no caderno. Fez isso. Só parou na volta 32, pouco depois de assumir a liderança com os pit stops de todos que estavam à sua frente. Max tinha parado na volta 12 — largara com supermacios.

Era a volta 68 de 71 no Hermanos Rodríguez — que bocejava havia algum tempo. Tião Italiano usando pneus médios com 36 voltas de vida. Verstappinho com os mesmos médios, mas bem mais gastos: 56 voltas. Era natural que o alemão da Ferrari estivesse mais rápido. A aproximação começara cinco voltas antes, quando a diferença dele para o holandês era de 3s5.

[bannergoogle]Na 65ª, o cronômetro marcava 1s4 a favor de Max. Logo, logo Vettel poderia usar a asa móvel. E foi o que aconteceu. Apareceu enorme no espelhinho de Verstappen, que não se assustou — como de costume. Mas tentou trapacear — como de costume.

OK, pode ser que eu esteja sendo duro demais com Max. “Trapacear” talvez não seja exatamente o que ele faz. Dando uma tucanada no termo, o moço “defende sua posição utilizando-se de métodos pouco ortodoxos”. Quando não muda de direção na zona de frenagem — o que foi proibido –, corta caminho e fica esperando para ver no que dá.

Vettel armou o bote e o rubro-taurino não quis nem saber. Retardou a freada, foi para a grama, não contornou duas curvas, obviamente levou vantagem em relação ao adversário e recebeu a quadriculada, três voltas depois, em terceiro. Comemorou como se nada tivesse acontecido. Vettel, furioso, xingou de Guilherme, o Taciturno, a Seedorf — passando por Gullit e Van Basten. Isso depois de se defender, ainda, de Ricciardo — que, ao contrário do companheiro imberbe, é limpo na pista como se fosse uma donzela angelical, evitou a batida, mas ficou fulo com o ferrarista.

A direção de prova avisou que iria investigar a opção de Verstappen pelo atalho depois da corrida, assim como a defesa de Vettel diante de Ricciardo. Mas fazia-se necessária uma decisão rápida pelo menos no primeiro caso, porque Vettel já estava chegando, na lista de xingamentos, a Cruyff, Van Gogh e até à pobre Anne Frank. Na salinha pré-pódio, saiu o veredito: Max punido com 5s em seu tempo total de prova, o que significava que cairia de terceiro para quinto na classificação final. O outro caso levaria mais tempo para ser analisado.

Foram chamar Vettel nos boxes, que àquela altura já estava sendo considerado persona non grata pela Casa de Orange. O troféu seria dele. Max fez cara de bunda. Sem ligar muito para seu pequeno drama pessoal, Hamilton e Rosberg, primeiro e segundo colocados, trocaram breves palavras com o rapaz e foram cuidar de suas vidas. Foram responsáveis por mais uma dobradinha da Mercedes.

Dobradinha que não foi ameaçada em nenhum momento no domingo ensolarado na Cidade do México — com algumas nuvens no céu, é verdade, mas temperatura agradabilíssima de 21ºC, que considero a mais civilizada de todas. A largada foi um pouquinho perigosa para Hamilton, o pole, tanto que ele também teve de ir para a grama ao retardar a freada para a primeira curva. Explicou que um dos discos de freio de seu carro apresentou problemas, e que quando chegou ao final da enorme reta, quase foi parar em Cancún na hora de brecar.

Ninguém nem pensou em puni-lo, porém, o que irritou muito Verstappen. Eu, particularmente, compreendo a não-punição nesse caso. Lewis não estava se defendendo de ninguém em particular, era largada, e em largada pode quase tudo para não causar um “big one”. Além de tudo, tinha problemas nos freios. Apenas acho. Mas respeito quem pensa diferente. Se eu fosse Verstappen, por exemplo, ficaria puto, também. Por que um pode e o outro, não? É uma boa pergunta.

[bannergoogle]Rosberguinho igualmente teve trabalho para se defender de Max, e ambos chegaram a tocar rodas. Wehrlein, lá no meio, foi tocado por Gutiérrez, rodou e bateu. Entrou o safety-car para limpar a pista, e ele só sairia na quarta volta. Nesse período, o único piloto da moçada que estava na frente que resolveu trocar pneus foi Ricardão, colocando um jogo de médios e caindo para a 15ª posição. Deixaria de ser um personagem da prova até as voltas finais, quando chegou de volta ao pelotão dos líderes — mercêdicos à parte, claro.

Era corrida para uma parada só, se nada desse errado. Assim, Max parou na 12ª volta, Hamilton foi aos boxes na 17ª e Rosberg, na 21ª. Vettel levou seu carro do jeito que dava até a volta 32, retornou à pista em sexto e preparou a segunda metade da corrida com pneus mais novos que os demais.

Nada de muito sério aconteceu a partir daí durante bastante tempo. Hamilton tinha mais de 4s de vantagem para Rosberg, que por sua vez via Verstappen perto, quase sempre menos de 2s atrás, mas tinha a situação sob controle. Na volta 40, os seis primeiros eram Lewis, Nico, Max, Ricciardo, Raikkonen e Vettel. Desses, Kimi e Ricardão teriam de parar de novo, o que acabou acontecendo.

Foi só na 50ª volta que Verstappen deu uma ferroada em Rosberg, que devolveu com um “X” bem dado e resolveu acordar, cuidando de seu segundo lugar com um pouco mais de zelo — estava de ótimo tamanho, num fim de semana em que não conseguiu fazer frente a Hamilton em nenhum momento.

Verstappen ficou quieto em seu canto, da mesma forma, e só foi lembrar que havia outros pilotos desejando o mesmo que ele na volta 67, quando Vettel chegou e aconteceu tudo aquilo que contei lá no alto.

vivamexico3

A gritaria de Sebastian foi escancarada pela transmissão da TV. O alemão mandou o diretor de prova se foder e exigiu que Verstappen lhe entregasse a posição. Max, por sua vez, disse que o alemão tem “de voltar para a escola” para aprender a não falar tanto palavrão. Levar uma escovada de um fedelho a essa altura da carreira deve ser dose…

Tem sido uma marca desta temporada o destempero de Vettel no rádio, embora neste caso ele estivesse com razão. No grito, levou o troféu que, no fundo, mereceu — foi eleito pelo amigo internauta “Piloto do Dia”, inclusive.

Mas ele não ficaria com a taça. Três horas depois, aquela manobra defensiva contra Ricciardo cobrou sua conta. Os comissários consideraram a mudança de direção de Vettel “anormal”, por ter sido feita na zona de frenagem. Eu, sinceramente, achei que não foi bem assim. Mas os caras devem ter visto o vídeo um milhão de vezes. E esse tipo de coisa está proibida. Então, sei lá. Meteram 10s no tempo final de prova de Sebastian e ele caiu para… quinto. Atrás de Verstappen. Quem herdou o terceiro lugar foi Ricciardo. Ufa.

Hamilton chegou a oito vitórias no ano e, o que é muito mais importante, a 51 na carreira. Igualou o tetracampeão mundial Alain Prost e hoje, nas estatísticas da F-1, só está atrás de Schumacher, com suas 91 vitórias.

Rosberg, com o segundo lugar, viu sua vantagem na classificação cair de 26 para 19 pontos. No panic. Faltam duas etapas, Brasil e Abu Dhabi, e ele sabe que não precisa mais vencer para ser campeão. Hamilton salvou o primeiro “match point”. Mas a diferença ainda é grande. A tarefa de Nico-Nico é marcar o companheiro de perto. Fez isso no México. Sai de lá tranquilo e falando espanhol, ainda — poliglota, Rosberg saudou o povo com vários “gracias” e “viva México”.

vivamexico1

O trio que subiu ao pódio foi saudado por uma multidão entusiasmada no estádio. Corrigido, com as punições, a corrida teve nos pontos, pela ordem, Comandante Amilton, Rosberguinho, Ricardão, Verstappinho, Tião Italiano, Kimi Dera Uma Tequilla Agora, Incrível Hulk, Sapattos, Massacrado e Maria do Bairro. Force India e Williams seguem brigando pelo quarto lugar entre as equipes, e os primeiros abriram um pouquinho mais. Foram sete pontos para os force-índicos, contra seis para os meninos de Grove. O placar aponta 145 x 136 para a turma de Bombaim. É uma disputa que, do ponto de vista esportivo, não vale nada. Mas em termos de grana, tem um peso danado.

Enfim, foi um GP mais ou menos com um final legal. Tipo aqueles filmes que se arrastam insuportavelmente, até que nos últimos cinco minutos o vilão mata o mocinho, a namorada deste descobre que é apaixonada pela irmã daquele, o padre larga a batina e se casa com o pai-de-santo do terreiro de macumba em frente e um disco-voador pousa em Trafalgar Square e devolve John Lennon à Terra. Emoções concentradas em poucos minutos. Com prorrogação no tapetão. Foi assim este domingo mexicano. Melhor que nada.

Subscribe
Notify of
guest

175 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Eddy Bruno
Eddy Bruno
7 anos atrás

Literalmente e infelizmente, a F-1 se transformou numa novela de péssimo roteiro, atuaçoes medíocres e alguns “atores” se superestimando demais….

ms
ms
Reply to  Eddy Bruno
7 anos atrás

concordo com vc em gênero numero e grau…., cadê aquelas disputas que faziam a gente pular da poltrona (ou do sofá como queiram) gritar, dar murros na parede de raiva ou então pular de alegria…… vibrar com alguma ultrapassagem cinematográfica ou com um grande duelo tipo aquele entre gilles vileneuve e renne arnoux no GP da França…….ou mesmo encher os olhos com aquela primeira volta “cinematografica debaixo de chuva com que senna nos brindou naquela corrida em Donington Park…..e pra terminar com “fecho de ouro” não dá pra deixar de fora aquela ultrapassagem épica do piquet sobre o senna no GP da Hungria contrariando tudo o que se conhecia de postulados e leis da física…… e a sensação que fica é que tudo isso aconteceu a alguns séculos atrás…..

Eddy Bruno
Eddy Bruno
Reply to  ms
7 anos atrás

É exatamente isso… foi em outra dimensão, em outra vida, só pode….

Lembro também daquele duelo na Espanha (me corrija se estiver errado) entre Mansell e Senna disputando durante quase toda a reta de largada lado a lado a posição, um olhando pro outro e “dizendo”: “E aí, vai fazer o quê?” e nós assistindo aquilo e pensando, “meu deus, a reta ta acabando caramba!!! e agora???”

Acredito que estamos sem emoções grandiosas hoje na F-1, porque está tudo “engessado”. Regulamento, carro, piloto, diretor técnico, mecânico, narrador, platéia, telespectador……. enfim.

PS: este duelo de Mansell e Senna, hoje seria punido na volta seguinte….. os “memoráveis eventos” lembrados por você então, fariam os pilotos já saírem do autódromo de camburão nestes dias idiotas de hoje…..

Uma pena.

ags
ags
7 anos atrás

Noyadonars..acabou de assinar para uma nova Katigoria.. Vai ser piloto do WallMart em Barueri..rsssssssssss

Alfredinho
Alfredinho
7 anos atrás

É a primeira vez que eu vejo em um GP de f1, três pilotos passarem pelo mesmo lugar no pódio.
Olhando com bons olhos numa f1 manipulada, este foi o terceiro lugar mais disputado da história dessa categoria cada vez mais desacreditada.

Kkkkk
Kkkkk
Reply to  Alfredinho
7 anos atrás

Kkkk, bando de vettelete amargurada, revoltadas com o resultado. Hahahaha, rindo um monte aqui…

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Kkkkk
7 anos atrás

Ri de quê, Francisco Meireles?

#OitoAnosAtrásDeVettel.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Kkkkk
7 anos atrás

Principalmente de vc sr. Pinto

Kkk
Kkk
Reply to  Kkkkk
7 anos atrás

Hahahaha, não tem como melhorar. Sabe meu nome? Kkkkk! Ver o Vettel se fuder de Ferrari não tem preço. Melhor ainda é esse bando de idiota justificando o xingamento do Vettel.
Pinto, honestamente, vá se fuder, hahahahahahaha!

GunneR
GunneR
Reply to  Kkkkk
7 anos atrás

Não gostei de o Paulo Pinto ter estragado o meu “M…res”; agora serei obrigado a escrever o nome desse covarde, rsrsrs…

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Kkkkk
7 anos atrás

Xingando a minha pessoa via internet? Tá muito macho, Chiquinho!

Não importa a punição que apliquem no Vettel: número de segundos, suspensão de uma ou mais corridas, etc.
Com tudo isso, ele ainda estará à frente de Alonso. Sem falar nos dois títulos tirados da boca da criança (2010 e 2012).

GunneR
GunneR
7 anos atrás

A punição que o Vettel recebeu é vergonhosa e não condiz com automobilismo. Isso não é F1!

Pensava eu que a nova regra proibia a mudança de direção durante a frenagem para BLOQUEAR o adversário (Verstappen x Hamilton no Japão) e não um simples movimento pra se defender.

E depois não sabem por que a audiência está capengando…

Mônica
Mônica
7 anos atrás

O meu gatão está correndo para o gasto. Será que ele está fazendo o mesmo com aquela cópia da Mortícia?
O velhinho não suportou o xingamento de Vettel e logo deu um jeito de puni-lo de modo vergonhoso e covarde.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Mônica
7 anos atrás

A que ponto vc chegou ein Pinto?

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
7 anos atrás

Está me estranhando, Paulo Giovani Vargas? Eu não fico me escondendo em falsos nicks como você e o teu amiguinho de derrotada torcida.

Se toca, cara! Ou vá procurar outro pra despejar tuas bobagens.

Mônica
Mônica
Reply to  Segafredo
7 anos atrás

Tive até medo de entrar ontem aqui pra comentar. Vocês estão muito nervosinhos por causa de uma corrida sem graça.
É o que digo há meses, tá faltando namorada na vida de vocês.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
7 anos atrás

Depois de tudo isso , só valeu o ultimo parágrafo. A sim os comissários de prova de hoje , na decada de 60/70/80 , seriam redicularizados por todo mundo …

Luciano
Luciano
7 anos atrás

A punição de 5 segundos para o Verrstapen foi justa. Injusto, pois foram dois pesos e duas medidas foi a NÃO punição ao Lewis Hamilton que fez exatamente a mesma coisa e só ganho a corrida por ter feito a primeira curva na grama e não ter voltado para o asfalto. Se fizesse isso perderia a primeira posição para o Rosberg e perderia a corrida. A Fórmula Mescedes se decide na primeira curva, depois é uma chatice só. A Fómula 1 tem mais graça. Agora o Vertapen é um chorão. Bem feito para ele, vê se aprende a dirigir de boca fechada. Eu gosoto de corrida, de disputa, e entre todos os bundões, o Vertapens se sobresai, porque quer corrida, entra de lada na curva, não cuida dos pneus, faz exatamente o que todo o espectador e o tele espectador quer ver. Eu não quero ficar 2 horas na frentar da televisão para ver o Ricardo dirigir como uma moça para não gastar os pneus! Eu acho que deveria ser proibido trocar os pneus e os pneus deveria durar pelo menos uns 1000 km para os caras se sentirem à vontade e enfiar o pé sem medo de ficar sem pneus no fim da corrida.

Leandro Batista
Leandro Batista
Reply to  Luciano
7 anos atrás

Concordo com voce, cara. Corrida que é bom a gente não ve. Mas estratégia….tem a dar com pau. Coloca um unico tipo de composto pra pista seca e que tudo seja decidido na pista. Não no box…

Luciano
Luciano
7 anos atrás

A punição de 5 segundos para o Verrstapen foi justa. Injusto, pois foram dois pesos e duas medidas foi a NÃO

Wanderson Marçal
Wanderson Marçal
7 anos atrás

A Fórmula 1 ainda tem seus encantos, admito, apesar das artificialidades, DRS etc., mas essa de punir horas depois é de cair o cu da bunda. É fazer o espectador de trouxa. O Castroneves em 2014 ganhou uma corrida com o carro um pouco abaixo do peso. E a Indy manteve a vitória e lhe puniu para a próxima corrida. Nada mais correto. Não dá pra você anular o resultado de uma corrida no tapetão. Se o cara tava fora das regras, por que não se viu isso antes ou imediatamente depois? Por essas e outras tenho preferido a Indy. Até a MotoGP tá mais legal que a F1.

Antonio Duarte
Antonio Duarte
7 anos atrás

Putz, mas esses comissários conseguiram fazer uma trapalhada danada. Não vou nem contestar o Hamilton, apesar de achar que se ele errou a tomada, não deveria ter ficado na frente. Mas no caso do Vetel foi ridículo. O Ricardo só conseguiu atacar ele porque o Vestarpen estava lá. Se o Verstapen faz o correto, o Ricardo não teria como tentar a ultrapassagem. Mas para piorar, o Vetel é punido com 10 segundos e o Vestarpen com 5´? É o cumulo da injustiça. Foi uma corrida chata, com resultado errado. F1 cada vez se afundando nas suas loucuras.

Luciano
Luciano
Reply to  Antonio Duarte
7 anos atrás

Injustiça foi com o Verstapen, pois o Hamilton fez exatamente a mesma coisa para não perder a posição e não aconteceu NADA! Pode!

Paulo Fonseca
Paulo Fonseca
7 anos atrás

Prezado F&G : O título é do Nico,comandante Hamilton,vai fazer pressão até o fim,vai que a vaca……-México,corrida padrão, Niki Lauda disse Max V., não joga limpo, quando tomar um tranco de El Fodon , vai chorar na grade do Gradrail……..
A temporada acabou, vamos aguardar 2018,com novidades do novo Patrão,ou seja,voltar ao Básico e prático,motores V-8 aspirados, com mais marcas e fabricantes e muitos garagistas.-2017 será muito medíocre para F-1.

J Fernando
J Fernando
7 anos atrás

A punição do Verstappen foi justa (a advertência para permitir a passagem do Vettel deveria ter sido imediata, tão logo ele cortou caminho pela grama)
A punição do Vettel, injusta (os dois carros fizeram a curva, nenhum dos dois saiu da pista e o RBR do Ricciardo é que empurrou a Ferrari)
E nós, telespectadores, pagamos de bobos, acompanhando uma corrida, que no final parecia interessante. E que no final, não valeu nada para quem assistiu.

Luciano
Luciano
Reply to  J Fernando
7 anos atrás

A punição do Vestapen foi injusta, pois o Hamilton fez exatamente a mesma coisa e não foi punido, ou ambos deveriam ser punidos e nenhum deveria ser punido. Graças a Deus existe o Verstapen para melhor um pouco esta chata F1, onde os pilotos precisam pilotar como umas moças para ter pneu e chegar no final. Prefiro o Vertapen que não poupa pneu e melhor o espetáculo.

Clayton Araujo
Clayton Araujo
7 anos atrás

É……..Tá parecendo que a comissão que julga os pilotos durante as corridas estão se espelhando na arbitragem do futebol brasileiro. Uma lástima.

Seinfeld
Seinfeld
7 anos atrás

Pilotos muito talentosos, mas excessivamente obcecados por vitórias, recordes e glórias pessoais, nem que para isso desrespeite os colegas de profissão, desrespeite acordos, que se necessário seria capaz de “passar por cima” de outros para “chegar na frente”, que acha que as regas são “bobagens”, que trata uma ultrapassagem levada como ofensa pessoal, nós já sabemos como acabam.
Fazendo um muro famoso….
Já vi esse filme antes.

Brabham-5
Brabham-5
7 anos atrás

Max Verstappen, com 18 anos, sair falando que o Sebastian Vettel é “frustrado e criança” mostra que esse rapaz é “muito mal informado” do mundo ao seu redor, principalmente na sua área de atuação, muito cínico ou completamente louco de pedra.

Chamar um cara que é TETRA CAMPEÃO de F1 (e assim chegou na Ferrari) mostra que o jovem holandês está com um sério problema de identidade. Frustrado, apelativo sem noção e infantil é justamente a descrição que os outros pilotos fazem dele Verstappen.

Lembro de uma frase de Renê Simões sobre as atitude do Neymar ainda no Santos, no trato com os jogadores adversários, sendo desrespeitoso, humilhando com palavras durante o jogo, batendo boca até com o próprio treinador (Dorival Jr.), Renê Simões disse: “Estamos criando um monstro” de mau caratismo.

É exatamente o que a RBR, a FIA e a direção da F1 estão fazendo na tolerância excessiva com a(s) atitude(s) do jovem talentoso, mas excessivamente desrespeitoso, arrogante e irresponsável Max Verstappen.

Se não mudarem, se o rapaz não receber um “freio” no seu comportamento, essa história vai acabar mal.

Brabham-5
Brabham-5
Reply to  Brabham-5
7 anos atrás

* Chamar um cara que é TETRA CAMPEÃO de F1 (e assim chegou na Ferrari) de FRUSTRADO E INFANTIL mostra que o jovem holandês está com um sério problema de identidade. Frustrado, apelativo sem noção e infantil é justamente a descrição que os outros pilotos fazem dele, Verstappen.

Luciano
Luciano
Reply to  Brabham-5
7 anos atrás

Ainda bem que existe o Verstapen, imaginou o que seriam as corridas sem ele? Seria uma chatice só, se só tivesse gente como o Ricardo eu desligava a televisão.

Aislan
Aislan
7 anos atrás

Oi Flavio Gomes, tudo ótimo!
Além de acompanhar seu blog, também acompanho do nosso amigo Fabio Seixas.
Acredite até agora ele não publicou “as pílulas do dia seguinte”
Abraços.

Christian - Do Niva
Christian - Do Niva
7 anos atrás

O Vettel precisa tomar umas aulas com o Kimi de como xingar em finlandês .

Na próxima racha as duas RBR no meio e se possível detona a torre do CW no pitwall.

Leo-RS
Leo-RS
7 anos atrás

Verstapinho vai fazer mais de suas cagadas regadas com a arrogância e ignorância do clã Verstappen. O pior, vai sobrar para algum dos pilotos das Flechas de Prata (freada do S do Senna?! Strike or puncture?).

Brabham-5
Brabham-5
7 anos atrás

Depois dessa punição ao Vettel na manobra de DEFESA DE POSIÇÃO com o Ricciardo, agora tenho certeza que com esses diretores de prova da F1 atual, aquela ultrapassagem de Piquet em Senna na Hungria renderia punição ao Piquet por “direção perigosa”.
Já para punir as manobras fechadas perigosas (e inconsequentes) do Verstappen vai levar quantas corridas mais?
Não era a Ferrari que “pesava” mais que as outras nas decisões dos tribunais da FIA?
Vettel não merece pagar essa “divida” histórica da Ferrari de “favorecimentos” em decisões passadas.

claudio conrak
claudio conrak
7 anos atrás

Flavio, voce nao concorda comigo que se o Verstapen foi punido o Hamilton tambem deveria ser, eles fizeram manobras identicas e ptraticamente nas mesmas condições!
ou pune-se os dois ou nenhum, mas punir verst e deixar escapar o hamilton é sujeira pura!!! veja que essa punição poderia mudar completamente a prova, rosgerg iria pra ponta, com hamilton em segundo e ai vetel, verstapen e ricardo poderia entera na luta pelo primeiro lugar, ou seja, se a fia fosse justa e criteriosa teriamos tido uma corridaça, ams ela so faz puniçoes conforme suas conveniencias e ai estraga uma corrida que ja estava insossa. Tantos anos nesse esporte e os caras fazem uma porcaria dessas…….. LAMENTÁVEL E DEPRIMENTE, FORMULA 1 NÃO É ESPORTE!

Luciano
Luciano
Reply to  claudio conrak
7 anos atrás

Concordo plenamente

Ronaldo
Ronaldo
7 anos atrás

É uma vergonha o que estão fazendo com a F1!
Se o Verstappen foi punido com 5′ por furar a chicane, o Hamilton tb deveria por ter furado a mesma chicane. E a manobra do Rosberg, passando por fora da pista pra não ser ´passado pelo Verstappen tb deveria ter sido punida.
Já punir o Vettel, que estava tentando passar o Verstappen ao mesmo tempo em que se defendia do Ricciardo, é de um absurdo monumental. É pra mandar uma mensagem aos pilotos: “Não briguem por posições! Não gostamos de disputas! Só permitiremos ultrapassagens nas retas!”
Pelo amor de Deus! Um dos momentos mais bonitos da história da F1 foi o pega do Villeneuve contra o Arnoux na França, em 79. Épico! Lendário! Hoje, os comissários certamente penalizariam os dois e dariam a vitória pro terceiro lugar.
É O FIM!!! RIP F1

Paulo Pinto
Paulo Pinto
7 anos atrás

“O que salvou o GP do México foi o final.” Que final? O que a FIA estragou, punindo o arrojo e o talento?

Luciano
Luciano
Reply to  Paulo Pinto
7 anos atrás

Verstapen é o cara, os outros ficam pilotando dentro de regras que estragam a competição. Passa quem pode, se o cara quer andar na grama, que ande, o problema é dele. Todos sabem que suja os pneus, etc. Se o cara quiser mudar de trajetória durante a freada, deixa ele, a F1 está ficando uma chatice só.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Luciano
7 anos atrás

Seu ponto de vista acarreta um sério problema, ponto de vista este idêntico ao do seu garoto.
Verstappen, continuando assim, somará muitas punições ao longo da carreira (devido ao festival de proibições que assola a F-1), o que atrapalhará sua ascensão ao título num futuro vindouro.

Será mais um brigando contra tudo e contra todos.

Leandro Batista
Leandro Batista
7 anos atrás

Vettel punido: cinco segundos por ter mandado o diretor de prova se fuder e mais cinco segundos por ter dado trabalho extra ao responsável por colocar o PIIIII nas palavras indesejadas durante as comunicações de rádio.

Já sobre os mercedonicos, Hamilton se mandou e Rosberg não se esforcou nem um pouco para tentar alcançá-lo. Será a mesma coisa aqui em Interlagos, a não ser que Hamilton conte com algum infortunio.

Paulo F.
Paulo F.
7 anos atrás

Essa macumbeira russa do Kyviat é poderosa!
Vettel colocou o fedelho holandês na RBR e esta se lascando com sua própria criação.
Isso é Karma! E a punição de Vettel é maior que a do fedelho!
Vers-patinho-feio é um perigo aos outros pilotos.
Vai matar um ainda!

Luciano
Luciano
Reply to  Paulo F.
7 anos atrás

Discordo, quem tem medo de morrer não deveria pilotar um F1

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Luciano
7 anos atrás

Já disseram aqui no blog que o garoto é o novo Gilles. Exageraram na comparação…

cleber
cleber
7 anos atrás

Troféu de MIgué do dia para a redbull que sabia que o Ricardo tentaria passar o Vettel e assim as duas redbulls chegariam em 3º e 4º. A FIA e os comissários fizeram papel de idiotas permitindo que o Vettel fosse o maior prejudicado. Lamentável!

Murillo
Murillo
7 anos atrás

Sabe o que é bizarro? Os caras gastarem trilhões e fazerem uma pista sem um puto ponto de ultrapassagem. Quem tentava passar, tinha que frear lá na pqp e sair dando roda com roda, pra quem sabe conseguir ganhar a posição. Falando assim, parece muito legal rolar ultrapassagens assim, mas aconteceu quantas vezes na corrida? Uma, duas, enfim… ano passado foi a mesma corrida chata. Alguém precisa fazer alguma coisa urgentemente com esse circuíto, se não no próximo ano vai ser a mesma chatice.

E o Verstappen? Porra, esse moleque é demais! Queria que tivessem mais 5 dele na F-1. Quem bem ele fez pra categoria, que piloto, que personalidade!

Renato RRE
Renato RRE
7 anos atrás

Gomes, Vamos combinar….
A F1 está chata pra cacete… TODAS as corridas tem punições… é um tal de “não me toques” incrível… muito mimimi e essa porra de rádio de comunicação dos pilotos está parecendo um canal de reclamações… deveriam cortar essa merda de vez. Realmente faz bastante tempo que não consigo ficar na frente da TV assistindo uma corrida de F1 inteira. Estou na lista dos que estão abandonando a F1 para ficar mais atendo a WEC… FE… DTM… etc…

Flavio Gonçalves Francisco
Flavio Gonçalves Francisco
7 anos atrás

Ridícula a decisão de punir Vettel , ele foi duro na defesa mas jogou limpo e olha que não sou fã dele, tá parecendo uma Nona Vecchia pilotando. Já Verstapen o novo queridinho da F1, é um tremendo dum sacana, moleque mimado que faz birra quando é contrariado.

Wender Higinotsumi
Wender Higinotsumi
7 anos atrás

Por isso sou a favor do retorno das caixas de britas.
Antes o piloto pensava duas vezes em ultrapassar os limites de pista. E qualquer errinho era punido pela propria pista.
Hoje eles andam mais fora do que dentro. O piloto erra e tem a chance de voltar.
As pistas parecem mais um grande estacionando com o traçado delimitado por zebras e linhas.

Felipe
Felipe
7 anos atrás

Um verdadeiro dramalhão mexicano esse final. Uma palhaçada sem fim. É por essas e outras que a F1 atual (cheia de regrinhas absurdas, punições e muito asfalto na área de escape) me empolga cada vez menos. Não pode se defender, não pode mudar de trajetória, não pode se defender na freada, não pode isso, não pode aquilo, não pode aquilo outro… Mas afinal de contas, é automobilismo ou jogo de damas?! É muito mimimi e pouca disputa e pilotagem. Metam uma bela caixa de brita, zebras altas e grama ao redor da pista e nunca mais veremos um espetáculo ridículo como o que vimos ontem. Enquanto isso, essa F1 da “geração do vídeo game” que pouco interessa a quem gosta de automobilismo vai morrendo aos poucos. E eu já nem sei se é para achar isso bom ou ruim…

jean
jean
7 anos atrás

Vettel sendo Vettel nesta corrida. Sua melhor ultrapassagem foi uma que não aconteceu. Não acho que foi o piloto do dia, Ricciardo fez uma prova mais consistente, mas ele economizou bem os pneus. Mérito dele. Sua maior qualidade é saber dosar o equipamento.
Só acho que a punição a ele foi exagerada, ser o dobro da do verstappen.
Mas se considerarmos que Hamilton SEQUER foi punido e ninguém fala nada, talvez este erro que se transformou em pilantragem do verstappen não seja tão grave. Achei injustiça com o vettel.

Jader
Jader
7 anos atrás

Logo após a largada, em disputa de posição, o Rosberg tomou um “chega pra lá” do Verstappen e também atalhou, ganhando terreno e manteve a posição… No further action.

Erasmo
Erasmo
7 anos atrás

adorei a tucanada no termo trapacear…… agora, se não “enquadrarem” o Vestapinho ainda vai dar uma grande merda na pista

Paulo Cordreiro
Paulo Cordreiro
7 anos atrás

Juro, nunca vou entender o que leva um cara brilhante como vc lançar um tucanada no meio do comentário, deve ser difícil criar um ideal esquerdista e ver que ele simplesmente não funciona e nunca funcionará na prática, em lugar nenhum do munto muito menos no Brasil , logico o Blog é todo seu, e quem não gosta pode zarpar , e é o que farei pois quando estou me divertindo aqui vc faz a total questão de lembrar o quanto vc é esquerdista, o que não tem nada a ver com automobilismo,

Grande abraço.
Paulo Cordeiro

Luciano
Luciano
7 anos atrás

Achei que o Hamilton foi beneficiado cortando caminho. Merecia uma punição também.

Ricardo Cardoso
Ricardo Cardoso
7 anos atrás

Na hora da dividida eu já achava que ia sobrar punição pro Vettel também.

Mas não achava que a direção de prova ia ser tão sacana ao ponto de deixar o Vettel pra trás até mesmo de quem causou toda a confusão original, no caso o Verstappen.

Acho que o Vettel deve estar xingando a direção de prova até agora. KKKKK.

Bruno Mantovanelli
Bruno Mantovanelli
7 anos atrás

O Hamilton deveria ter sido punido sim. Ganhou pelo menos 2 segundos de vantagem com o passeio no jardim. Problema no disco na largada?? Que estranho… passou pela grama e o disco voltou ao normal?? Ahhh conta outra vai…
O Verstappen tá se mostrando um grande Dick Vigarista, causa polêmica com todo mundo, ta começando a carreira muito mal.
Ricciardo não precisa desses artificios para mostrar seu talento e está dando uma sova no muleque.

Otavio
Otavio
7 anos atrás

O mundo “politicamente correto” está cada vez mais sem graça. A F1 deixou de ser uma corrida de pilotos para ser um esporte burocrático, onde o resultado na pista nem sempre é o resultado final. Contento-me em assistir o resultado na segunda, após decisão final dos “doutores das leis”.

Formiga
Formiga
7 anos atrás

Sempre achei a RedBull uma marca legal, o que refletia no meu consumo. Agora não acho mais. Viraram uma Ferrari da vida. Resultado RedBull não compro mais!!!!! Nem Ferrari também, embora goste do Vettel.

Tamanduá
Tamanduá
Reply to  Formiga
7 anos atrás

Eu também gosto do Vettel e a única Ferrari que posso comprar é de brinquedo.

marcio sousa
marcio sousa
7 anos atrás

No começo do ano, achava Verstappen um babaca. Agora, sou fã dele. ele tem o espírito de um piloto de Fórmula 1 e está fazendo a gente gostar de novo de assistir as corridas. Toda corrida, a gente aguarad pra ver o que ele vai fazer: besta ou bestial… Como diria Rita Lee “Quem pode, pode, deixa os acomodados que se incomodem”….

joel lima
joel lima
7 anos atrás

Infelizmente, só vão punir o Max quando ele causar um acidente muito grave – e com vítima(s). Se não me engano, na Bélgica, graças ao Kimi não houve uma pancada do finlandês em Max depois de uma manobra irregular deste.
Com todo respeito, o terceiro lugar foi uma novela mexicana – que começou com a estranhíssima atitude de não obrigar Max a ceder lugar a Vettel, pois a manobra do holandês foi claramente irregular – no mundo do futebol, o chamado impedimento claro.

Roberto
Roberto
7 anos atrás

Começo pela frase do maior piloto de todos os tempos.
Juan Manuel FANGIO.
“Carreras son carreras”
Max que faz carinha de bêbê que perdeu o brinquedo quando vê que foi punido.
Vettel que vem correndo todo saltitante para pódio.
Depois de três horas, aparece a foto de Ricardão com seu sorriso de 32 dentes e de SOMBRERO.
Rosberg que pegou o boné, de propósito, do primeiro lugar e botou na cabeça. Avisado do que já sabia, apontou para o primeiro lugar escrito no boné, dando a entender que ele será o primeiro.
O destino é CRUEL, rapaz..
E agora, FERNANDO SILVA, do Sumaré, colunista do Grandepremio diz que será muito CRUEL se Rosberg não vencer.
É muito divertido.
Carreras son carreras.
Grandepremio vestiu Rosberg.
Sportv vestiu Nasr.
Vettel mandou Charlie se fu%?#.
Max disse que Vettel tem que voltar para escola.
Senti saudade do Raikkonen.
Quero que chova sem parar em SAMPA.
Porque aí, o melhor vence.
E desconfio que pode não ser um alemão.
Pode ser um holandes, um australiano, um filandes, um bretão ou até um pobre rapaz latino americano, quem sabe?
Alguma coisa me diz que no Brasil vai ser CRUEL. Será?
O Brasil é um país CRUEL.
GP do Brasil será CRUEL.
O motor de Rosberg pode ser CRUEL.
Quem sabe?
Vamos torcer.
Se Lewis vencer o campeonato, o que acho dificil, já tem mêmê pronto.
HAMILTON, o negão da picon%?.

Boca Suja
Boca Suja
7 anos atrás

Vettel foi pro mexico tendo que mostrar alguma coisa, rodou e bateu ano passado.
Xingou o Alonso de idiota, o Sainz de estupido, o Massa por não conseguir passá-lo na corrida, o Verstappen por perder o ponto de frenagem, e o diretor de prova, mandando se fuder.
Vettel mostrou que está descompensado, não tem a mínima condição de liderar a Ferrari. Arrivabene teve que pedir pra ele se acalmar 100 vezes.
Vendo a fórmula-não-Mercedes, Ricciardo teria garantido o título faltando duas corridas, vale lembrar, começaram o ano com chassis pior que o da ToroRosso, ao contrário da Ferrari, que começou como segundo chassi e em nenhum momento no ano seus pilotos conseguiram um fim de semana limpo extraindo tudo do carro. Vendo onde está a Ferrari e a redbull, fica ainda mais claro que Vettel é um campeão medíocre que nem as regras sabe interpretar, e ainda leva puxão de orelha de um moleque. Volta pra escola, Vettel!
Interessante que a redbull praticamente já garantiu o vice no mundial de construtores, e o grande momento da equipe se deu graças ao chilique do Vettel, caiu o recorde de mais novo a vencer, mostrou que o moleque é bom e sepultou a Ferrari, maior tiro no pé eu nunca vi.
E outra, Massa deu uma aula em como se manter atrás. Alguém manda o vídeo do Alonso passando o Massa de mclaren pra ele ver e rever, quem sabe não aprende. Tivesse passado teria ido para o pódio.
Essa Ferrari é boa, como eu disse falta piloto.
Vettel deveria levar uma reprimenda pela forma como se expressa no rádio, ganhar 4 títulos o faz ídolo, principalmente diante de crianças (ou retardados) que não tem discernimento pra perceber que foi o carro da redbull e não o piloto que ganhou.
Hamilton mostrando que quando não tem o motor estourado, sobra.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Boca Suja
7 anos atrás

Essa turma que aí está. …..enxergam no pilotinho de merda que é Vettel um campeão. ….kkkk. Essa é a geração de alienados idiotas que tbm viram no alfacefakemohr um piloto fora de série, kkkkk

Segafredo
Segafredo
Reply to  Segafredo
7 anos atrás

“que é Vettel”…..entre vírgulas a propósito.

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Segafredo
7 anos atrás

Dois recalcados procurando diminuir um tetracampeão que cansou de bater no Alonso, e não bate mais porque não se bate em cachorro morto.

Fernando
Fernando
7 anos atrás

Boa Max, excelente meu garoto!!!

Carlos Pereira
Carlos Pereira
7 anos atrás

Pode ter sido injustiçado no resultado, mas o Vettel tá sendo bem infantil e ridículo reclamando de tudo e todos quando não consegue andar na frente, Alonso na Ferrari produziu bem mais que o Vettel.

Murio Cico
Murio Cico
7 anos atrás

O pódio e os pontos não valem de nada a essa altura, já que o segundo lugar de construtores está decidido a favor da RedBull, assim como o 3 lugar do Ricciardo .

Mas o Vettel saiu maior dessa confusão. Ainda que os comissários realmente tenham entendido que ele mudou de direção (interpretação no mínimo esquisita, pois havia espaço suficienete pro Ricciardo), ninguém vai apagar a impressão de que a punição veio pq Vettel mandou o Charlie praquele lugar.

Como diz o Flavio, esse tião ta cada vez mais italiano.

Rafael P Chinini
Rafael P Chinini
7 anos atrás

fecha logo essa categoria. “será analisado depois da prova” puta coisa tosco! horrível!
os caras complicam coisas que poderiam ser simples. mete uma brita naquela curva e quero ver alguém tentar cortar.
muito choro, muita frescura….muito mimimi. pelo amor

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
7 anos atrás

Tudo isso acontece porque os organizadores,mais a FIA não impõe as regras de forma clara e inventam toda hora uma coisa para deixar o quê era para ser um espetáculo,pior.Tive a sensação,quê o Verstappen não iria ser punido e a mesma coisa deve de ter passado pela cabeça, do Vettel e até a equipe mandou ele devolver a posição simplesmente, vergonha! Defesa da posição normal contra o Ricciardo baba ovo

josé
josé
7 anos atrás

Vettel terminou em 4º
Foi pro podium como 3º
Voltou pra casa como 5º

Que várzea virou essa bagaça.

Henrique Dias
Henrique Dias
7 anos atrás

Vimos após a corrida um Rosberg mais feliz do que devia pelo segundo lugar, da mesma forma que vimos uma comemoração contida de Hamilton pela vitória. Vimos também os 2 num clima de cordialidade suspeita, onde se percebe claramente o incomodo de Hamilton. Pra mim, as cartas já foram definidas na Mercedes, ou seja, Rosberg leva o título este ano, o Hamilton ganha novamente em 2017 e fica tudo em paz.