PIQUET, 35

SÃO PAULO (gênio da raça) – Hoje faz 35 anos do primeiro título de Piquet, conquistado em Las Vegas no dia 17 de outubro de 1981, um sábado. O “Na Garagem” de hoje lembra o feito de Nelson, que bateu Reutemann por um mísero ponto. Quem quiser ver a corrida inteira, graças ao YouTube é possível. Está aí embaixo.

Foi uma das conquistas mais emocionantes ente as oito que pilotos brasileiros obtiveram na F-1. Eu colocaria o título de Senna em 1988 na frente, talvez. E vocês?

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ricardo Cardoso
Ricardo Cardoso
7 anos atrás

Tirei um tempinho ontem pra assistir a corrida de 1981 que deu o título a Piquet.

Analisando as corridas do Japão em 1988 e esta de Las Vegas em 1981 apenas como corridas isoladas, a corrida de 1988 é muito mais “rica” em emoções. O pole sitter tendo problemas na largada e caindo lá pra 14º ou 16ºlugar (não lembro ao certo) e, mesmo com um carro bastante superior a concorrência, vir ultrapassando seus adversários chama mais a atenção do expectador.

Não que a corrida de 1981 tenha sido ruim. Longe disso. Apesar de Alan Jones ter disparado para a vitória já na largada (era sua última corrida na carreira) e sequer ser incomodado, o GP de Las Vegas teve suas emoções. Reutmann caindo de 2º para 4º e Piquet caindo de 4º para 9º. E o #5 economizando um equipamento que já não era lá aquelas coisas pra tentar marcar os pontos que precisava seria um ótimo ingrediente de emoção, não fossem os problemas que o #2 apresentou em determinado ponto da corrida.

O destaque da corrida de 1981 ficou por conta de um certo Alain Prost que partiu de 5 mas veio escalando e depois voltou a escalar o pelotão quando parou para trocar pneus.

Mas é claro, é apenas a minha opinião. Olhando campeonato por campeonato, 1981 foi mais trabalhoso do que 1988 tudo por conta do amplo domínio que a McLaren exercia na F1 naquela temporada. Algo que a Brabham não tinha em 1981.

Junior
Junior
7 anos atrás

Grandes pilotos, grandes corridas, assisti as duas graças ao youtube, achei a do Senna Melhor, e apenas isso, não estou dizendo que é melhor piloto, estou citando apenas a corrida.

Top as duas…

Paulo Fonseca
Paulo Fonseca
7 anos atrás

Prezado F&G : Um legítimo campeão,não precisou jogar ninguém pra fora da pista para ganhar título. O comentário é sim para fazer polêmica.kkkkkk

Carlos Roberto da Silva Junior
7 anos atrás

Ainda bem que o Reutemann era odiado na Poderosa Williams, senão ia ficar difícil, lá no meio do campeonato o Nelson chegou a ficar 17 pontos atrás do Reutemann. Na decisão em Las Vegas o Nelson foi na ponta dos dedos chegando em quinto conquistando o campeonato por um pontinho, sendo o segundo campeão brasileiro dando um terceiro campeonato para o Brasil na F-1. Se for levado só pela emoção eu vou colocar o primeiro campeonato do Emerson em 1972, afinal esse foi o primeiro de um brasileiro na F-1.

Apm
Apm
7 anos atrás

Que desrespeito ao Emmo e Senna, muito melhores que ele

Brabham-5
Brabham-5
7 anos atrás

Nelsão é O ÚNICO piloto, dos anos oitenta até hoje, que foi BI CAMPEÃO DE F1, sem ter ao final da temporada um carro (equipe) campeão do mundial de Construtores.
Fez isso numa época de grandes pilotos como Lauda, Alan Jones, Gilles Villeneuve, Keke Rosberg, Nigel Mansell (na Lotus em 1981), Alain Prost, Carlos Reutemann entre outros….
Com uma Brabham enfrentando as gigantes Ferrari, Renault, McLaren, Williams, Lotus…
Carlos Reutemann: “Perdi o campeonato para um cara que até pouco tempo atrás limpava as rodas do meu carro”.
Não me venha comparar essa conquista de Nelson Piquet com qualquer outra de Ayrton Senna, e/ou qualquer piloto que veio depois e foi campeão de F1 tendo o melhor carro e a equipe mais rica e poderosa do momento, por favor.
Com todo o respeito ao falecido.

Polesitter
Polesitter
Reply to  Brabham-5
7 anos atrás

Muito bom Brabham -5

Saima
Saima
Reply to  Brabham-5
7 anos atrás

Não tirando sua razão, Senna enfrentou de igual pra igual 4 desses pilotos que você citou, além do próprio Piquet, e muitas vezes com carros piores (1984-87). Concordo com você, mas não precisa desmerecer o que Senna conquistou pra engrandecer Piquet.

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Saima
7 anos atrás

Nelson foi campeão em 81 por um ponto, porque Frank Williams permitiu que seus dois pilotos duelassem a temporada inteira, um tirando pontos do outro.
O mesmo aconteceu em 86 com a mesma equipe, mudando-se apenas os pilotos e o adversário.

Luiz
Luiz
7 anos atrás

Coloco o título do Piquet à frente do Senna 88 por um motivo simples, Piquet pilotou em 81, 2 carros diferentes e, nem de longe, eram os melhores. Senna em 88 correu com McLaren / Honda turbo e, tanto o Senna quanto o Prost, davam volta em cima do 4 colocado.
Em 83 o Piquet apesar de ter usado o BMW turbo, teve de desenvolver um motor complicado e o carro era o demônio para pilotar.
Em 87 era correr contra Mansell e contra a equipe que, por causa de brigas internas, já havia perdido o campeonato de 86 para o Prost na McLaren, mas ainda foi mais fácil que os anteriores.
O Piquet não tem hoje o reconhecimento que merece por conta do jeitão debochado, que espinafrava a Globo e por aí vai. O Senna além de tão bom piloto que era, tinha mais marketing que o Piquet.

EUGÊNIO VIEIRA
EUGÊNIO VIEIRA
7 anos atrás

Vocês sabem me dizer se no início dos anos 80 a F1 era transmitida também nas rádios? Pois tenho uma lembrança nítida de ter “ouvido” o bi-campeonato do Piquet, com meu pai, no rádio.

Fábio
Fábio
Reply to  EUGÊNIO VIEIRA
7 anos atrás

Eugênio, a Rádio Globo de São Paulo transmitia, sim, a F1, lá pelos idos de 1981/82, e, se não me engano, a sua coirmã Excelsior também transmitia.

marco cordobe
marco cordobe
Reply to  EUGÊNIO VIEIRA
7 anos atrás

Oi Eugenio:
Era sim, Radio Bandeirantes…as narrações eu não lembro, mas os comentários eram do grande Edgard Mello Filho…tempo bom que não volta mais…Saudades.

Ricardo
Ricardo
7 anos atrás

O Piquet foi o nosso piloto mais combativo. O Emerson era extraordinariamente bom (Ele não pode ser comparado com nada), o Senna se tornou uma lenda, já o Piquet foi o piloto brazuca que mais trabalhou para conquistar os seus títulos.

Campeão com “carro asa”em 1981, fez a BMW Campeã na F-1 em 1983 sendo o primeiro campeão da então “era turbo” e deu o primeiro titulo para os motores Honda em 1987… de lambuja ainda montou toda a base de desenvolvimento técnico da Benneton que resultou nos títulos do Schumacher nos anos 90.

Parabéns ao Piquet (se fosse italiano ou inglês tenho certeza que a imprensa brasileira – de modo em geral – daria muito mais valor para Ele).

Luiz
Luiz
Reply to  Ricardo
7 anos atrás

E o Piquetzinho Jr ainda foi o primeiro campeão de F-E!!
Tá no sangue da família.

Marco Cordobe
Marco Cordobe
7 anos atrás

Ganhamos deles mais uma vez!….KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKkkk

MarcioD
MarcioD
7 anos atrás

Assisti a decisão e vibrei muito com o resultado. Era jovem na época e ainda não me conformava como a Argentina conquistou aquela copa de 78. Ausência de Cruyff, goleada polêmica no Peru eliminando o Brasil, a Holanda quase marca um gol no final do 2º tempo e enfim vitória da Argentina na prorrogação.
Ai 3 anos depois me vem “The Indian Piquet”, como era chamado pela imprensa europeia da época, ganhando um campeonato em cima de um argentino que era favorito, que tinha um carro superior, que estava na frente na pontuação, que largava na pole, na ultima corrida do ano, por um ponto. Foi muita emoção!! Como diz Galvão: Ganhar é bom, ganhar da Argentina é melhor ainda!! Me senti recompensado! E ainda me lembro do berro que o Piquet deu com os repórteres que o assediavam.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
7 anos atrás

Eu vou na conquista do Piquet.

Vanderlei Silva
Vanderlei Silva
7 anos atrás

Não sei o que aconteceu, mas o video que está carregado na postagem é de um fiscal de pista sapateando na beira da pista e gesticulando.

Jean Paul Jones
Jean Paul Jones
7 anos atrás

O finado Bolacha, que Deus o tenha, era bom mesmo na narração…

Mustavo Gaia
Mustavo Gaia
7 anos atrás

confirmando: o site deste russo tem as corridas da temporada inteira
https://www.youtube.com/channel/UCgZj9E-_39f3UhVD4LJHJmg/videos
A parte ruim (ou boa) é que tem corrida narrada em inglês, italiano, alemão, japones

Leonardo Silva Conrado
Leonardo Silva Conrado
7 anos atrás

Sem dúvidas, este título do Piquet, foi um dos mais importantes para o automobilismo brasileiro. E vendo este vídeo, como era bonitos estes modelos de carro de F1, os carros eram maiores que os atuais, e aparentavam um design de “agressividade” como todo carro de corrida deve ter, sem contar as lendas que pilotavam eles como Piquet, Prost, Villeneuve, etc….

Segafredo
Segafredo
7 anos atrás

Sem comparação. …..essa do piquet sem emoção alguma. A de 88 foi maravilhosa. …….Senna descontando volta apos volta, até a épica ultrapassagem no francês!! Mas melhor ainda foi a de 90, quando deu o troco na dupla trapaceira de franceses.

pedro araujo
pedro araujo
Reply to  Segafredo
7 anos atrás

pra começar: o BT-49 não era o melhor carro do grid

como intermédio: os carros quebravam muito na época. três pilotos tinham chance na corrida (se me lembro bem, piquet, reutemann e laffite). eram necessárias certas combinações de resultado para o título de cada piloto. a corrida foi interessante como quase todas da 1a metade da década de 80. tem mais coisas, mas estou com preguiça de lembrar. vi a corrida faz uns meses atrás, minha memória é ruim.

pra terminar: o esforço físico daquela corrida. piquet vomitou no cockpit no fim da corrida, foi retirado do carro carregado.

mas pelo jeito, pra turma do segafredo, ela tem um defeito gravíssimo: não tinha a participação do senna.

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
Reply to  Segafredo
7 anos atrás

Como estou tentando me livrar de quaisquer traços de homofobia velada, não vou te zuar por agora.

Mas que tu é bem boiola, isso é… ( não resisti )

Brabham-5
Brabham-5
Reply to  Segafredo
7 anos atrás

Viúva analfabeta de automobilismo falando besteira de novo!
Sem emoção na visão limitada e turva de uma viúva recalcada.
Cala a boca infeliz!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Brabham-5
7 anos atrás

São tantos os “adjetivos”, Sennafredo, que você pode se dar ao luxo de escolher…

joel lima
joel lima
7 anos atrás

Tenho 42 anos e comecei a acompanhar F1 em 86. Portanto quando descubro que tal corrido foi num sábado, me soa bem estranho.
Acho que a do Piquet foi mais emocionante do que a do Senna,em Susuka 88, porque havia mais carros do mesmo nível ou parecidos – e não o abismo que era a McLaren em relação aos demais.

Quem diria… Brasil e Argentina decidindo um título de F1 em 81. E hoje, a Argentina, sinceramente, pós Reutman, não me lembro qual piloto argentino esteve no grid e o Brasil está por um fio de talvez não ter piloto em 2017. Que queda…

marcio
marcio
7 anos atrás

Por curiosidade fui procurar que fim deu a pista de LV e veja o que tem lá hoje
https://www.google.com/maps/@36.1174507,-115.1730941,3a,75y,305.62h,97.17t/data=!3m6!1e1!3m4!1s1MZtHOm3rM1nFY0SZlvLqQ!2e0!7i13312!8i6656
o nome do GP era Caesar’s Palace

Edison Guerra
Edison Guerra
7 anos atrás

E no sábado, 16 de outubro, 33 anos da conquista do bicampeonato em Kyalami.

Edison Guerra
Edison Guerra
Reply to  Edison Guerra
7 anos atrás

Ops! Sábado, 15 de Outubro!