SUZUKA NA CUCA (2)

jap16d

SÃO PAULO (vai levar) – Foi com sustinho. Mas Nico Rosberg confirmou que vive um grande momento — na pista, na vida e na conjunção astral — e cravou a pole para o GP do Japão. O sustinho foi só na primeira saída do Q3. No mais, o líder do Mundial foi o mais rápido em todos os treinos realizados em Suzuka. E como “primeira saída no Q3” vale tanto quanto uma vitória parcial no primeiro tempo de um jogo de futebol, certeza que ninguém vai lembrar que Hamilton quase fez a pole. Porque no fim das contas, não fez.

Foi a oitava de Rosberguinho no ano, 30ª na carreira. A marca é importante. Ele se tornou o oitavo maior “poleman” da história, deixando para trás ninguém menos do que Juan Manuel Fangio. Se fizer mais quatro, entra no “top-5” dessa estatística. Não é pouco. Mas é muito para quem ainda não foi campeão. Melhor que seja, para justificar números tão bons.

Quando Rosberguinho virou 1min31s858 com pneus médios e cometendo um erro logo em sua primeira volta no Q1, deu para ver que o sábado seria do alemão. Todos saíram logo para a pista por conta da ameaça iminente de chuva. O céu carrancudo, como diria Fiori Gigliotti, podia desabar a qualquer momento.

[bannergoogle]Mas não desabou, e pouco depois de Nico-Nico fazer seu temporal, veio Raikkonen para baixar em alguns décimos, com uma volta em 1min31s674. Vettel fez seu brilhareco logo na sequência, virando 1min31s659, 0s199 mais rápido que Rosberg. “Ooooh”, fizeram os japinhas nas velhas arquibancadas de Suzuka. Bom, os dois moços da Ferrari estavam com pneus macios — bem mais velozes. A Mercedes preferiu poupar a borracha mais rápida para qualquer eventualidade na corrida.

Na ponta de baixo, como de costume, o pega-pra-capar estava mais divertido, com uma briga por décimos envolvendo potenciais degolados de Renault, Sauber, McLaren e Toro Rosso. Como McLaren, leia-se Button, porque Alonso já tinha passado sem grandes problemas. Button conseguiu fazer um tempo pouco melhor que medíocre no último instante, mas não foi o suficiente. Ficou em 17º, vexame horroroso na casa da Honda. Magnussen, Ericsson, Nasr, Ocon e Wehrlein fecharam a turma decepada.

O Q2 começou com a Mercedes rapidinho saindo dos boxes de novo, e já com pneus macios, obviamente. Rosberguinho enfiou logo de cara uma trolha de quase meio segundo em Hamilton, 1min30s714 — 0s415 à frente do abatido companheiro de equipe. Ferrari e Red Bull vinham tranquilas logo atrás, ainda que a punição de Tião Italiano desde domingo passado, na Malásia — três posições no grid por ter feito a cagada da largada que quase tirou Rosberg e Verstappen da corrida –, apontasse para um desfecho não tão feliz para o time vermelho.

A briga no pelotão intermediário era mais interessante, com a adição da Haas à condição de pretendente ao Q3. E deu para ambos do time ianque. Gutierros fez o sétimo tempo e Grojã, o oitavo. Com isso, dançaram as duplas da Williams (Sapattos em 11º e Massacrado em 12º) e da Toro Rosso (K-Vyado em 13º, Sainz Idade em 14º), além dos avulsos Alonso e Palmer. Fernandinho, no fim das contas, também decepcionou um pouco, depois da boa sexta-feira. Harakiri à vista na Honda, se não rolar nem um pontinho amanhã.

A chuva não veio, e o Q3 seria uma disputa cabeça a cabeça entre Rosberg e Hamilton. E foi aí que veio o sustinho. Na primeira saída, Lewis virou 1min30s758, contra 1min30s953 de seu companheiro. A diferença, de 0s195, acabou surpreendendo. Será que o cara iria perder justo na hora que valia? O que fazer com aquele monte de P1 em todas as sessões até então? Enrolar as papeletas de tempo e transformá-las em objetos fálicos?

jap16bAh, não. Nico-Nico no Fubá não estava a fim. Saiu para a segunda tentativa com sangue no zoio, como de diz, e conseguiu uma volta espetacular em 1min30s647, tirando 0s111 do tempo que Hamilton tinha registrado. O inglês ainda se esforçou, e não foi pouco. Com uma volta quase tão espetacular quanto, fechou o cronômetro 0s013 atrás. Segundo a Mercedes, a diferença representa, num circuito como Suzuka, apenas 82 cm. Foi a terceira pole seguida de Rosberguinho em Suzuka.

Atrás da dupla prateada ficaram Raikkonen, a 0s302 da pole, e Vettel, a 0s381. Sebastian, no entanto, larga em sétimo por conta da punição de Sepang. Verstappinho herdou o quarto lugar, Ricardão ficou com o quinto e Maria do Bairro parte em sexto. Depois de Vettel o grid terá Grosjean, Hülkenberg e Gutierrez.

E Palmas para a Haas que ela merece. Foi a primeira vez que o time colocou os dois carros no Q3 e, com o francês, obteve a melhor posição de largada de sua curta existência — superando o nono que ele mesmo obtivera no Bahrein, no começo do ano. Mais do que merecido o desenhinho acima para festejar. Aliás, vi vários desenhinhos nos boxes mostrados pelas câmeras de TV. Alguém sabe o que é isso? Perdi algo?

Bem, voltando à vaca fria, li em algum lugar que há 90% de chances de chuva na corrida, amanhã. Pela cara do tempo em Suzuka, pode ser, mesmo. Se chover, a prova começa com safety-car — já conhecemos o nível de frescura da FIA nessas coisas. Se a água vier no meio da prova, melhor. Confunde todo mundo e tudo pode acontecer. Se não vier, dá Mercedes. Sem dificuldades. E acho que Rosberg leva. Lewis está nas cordas.

Para fechar este plantão da madrugada, fiquemos com o sorriso nos olhos de Grosjean, oitavo no grid para alegria do time estreante mais competente dos últimos tempos. E foi por pouco que não pintou um sétimo lugar. Seu tempo foi idêntico ao de Pérez, que larga na frente porque registrou sua volta antes. Seria ainda mais legal para a Haas. Mas uma quarta fila, ao lado de uma Ferrari, já está de ótimo tamanho. Tomara que pelo menos um dos dois chegue nos pontos amanhã.

jap16e

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tiago
Tiago
7 anos atrás

Ainda fico em dúvidas do Rosberg, sabe aquela narração do Galvão na natação, vai ganhar, vai perder, vai ganhar… O Rosberg transmite essa sensação a cada corrida.

Pensologoexisto
Pensologoexisto
7 anos atrás

Estou pensando: se o Nico Rosberg, fosse brasileiro, seria considerado um piloto meia-boca? Vejo comentários duvidando da capacidade do cara, que sejamos sinceros, pode não ser um gênio como Alonso, mas está no mesmo nível dos pilotos tops. Logo se levar o campeonato, não será por sorte. O cara possui talento sim. Merece levar este campeonato, para não ficar lembrado apenas como o segundo piloto da equipe, tal como Massa, Barrichelo, Weber e outros.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
7 anos atrás

Excelente treino da McLata!

http://grandepremio.uol.com.br/mobile/f1/noticias/insatisfeito-com-ritmo-de-mclaren-alonso-diz-que-motor-atualizado-da-honda-tem-mesma-potencia-de-versao-anterior

Mas ano que vem ela vem hot. Hot Wheels!

Chuuuuupa Allonzo

Allez Górico!

Tetra é Luxo!

P.S.: Michelonso entubado há 10 anos and counting…

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Chupez Alonso
7 anos atrás

Alonso não passa de um Hakkinen. A diferença é que o finlandês, quando viu que não dava mais, se mandou!

Paulo
Paulo
7 anos atrás

Falam falam que o Kimi já não mais é a mesma coisa… E tá lá, o cara na frente do Vettel.

Vinicius
Vinicius
Reply to  Paulo
7 anos atrás

É não mais o mesmo há tempos. Mas como Vettel tem tido um ano muito anormal,Kimi está na frente na tabela de classificação,mas por pouco tempo.

Vettel irá fechar o ano na frente dele(se não tiver mais nenhum contratempo) e em 2017,voltará a velha rotina de enfiar tempo no Raikkonen.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
7 anos atrás

Lewis nas cordas? Não.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
7 anos atrás

Hamilton nas cordas? Não mesmo.

Vinicius
Vinicius
Reply to  Anselmo Coyote
7 anos atrás

Boboyote falando boboyotices como sempre.

valter
valter
7 anos atrás

Raikkonen com Ferrari a 0s302 da primeira Mercedes?? Se for a menor distancia em toda temporada, como e em quais circunstancias isso foi possivel?

Moisés
Moisés
Reply to  valter
7 anos atrás

Valter, diz a Mercedes que optou por diminuir a potência final dos motores para essa corrida. Muito disso em virtude do estouro de motor da corrida passada e o tempo curto entre os GPs, para se arriscar mexer demais nos motores.

Mas… pitaco meu, acho que é um misto desse “modo de segurança” que a Mercedes optou realmente para essa pista e também uma real aproximação de Ferrari e RedBull. Principalmente para a equipe dos energéticos, que está melhorando e muito seu ritmo de corrida.

Batista Lara
Batista Lara
7 anos atrás

Lembro que nas primeiras corridas do Nico, o seu pai Keke o acompanhava. Nunca mais o vi no paddock….

ags
ags
Reply to  Batista Lara
7 anos atrás

ele fica em casa fazendo chukrutes para a comunidade..rs

Eltontoptec
Eltontoptec
7 anos atrás

Treta com a imprensa? Snapchat mimi.. Hamilton entrou no modo “misfit”. Assim o Rosberg leva mesmo.

Moy
Moy
7 anos atrás

Torço muito pela Haas. Entraram no circo não pra ser figurantes, mas brigar lá na frente com planejamento e seriedade. Quem sabe isso inspire novas equipes, americanas ou não, a seguir o exemplo. Novos tempos prometem surgir na nova F1 que se desenha. Ou não.

Kkkk
Kkkk
7 anos atrás

Tá foda pro Hamilton, mas ainda acho que leva.
O pior na Ferrari, estão tão perdidos, que mesmo quando vão bem não sabem explicar o motivo, surpresa também a Haas, que mexeu com a classificação do pelotão da merda, onde Vettel larga merecidamente pela cagada feita na última corrida. Vettel não tem outra escolha, tem que ser perfeito amanhã ou vai enterrar sua carreira na f-1.
O que não foi surpresa foi mais um ferro aplicado pelo Kimi no alemão-fake-jr. Alguém se lembra a última vez na Ferrari que o segundo piloto da Ferrari terminou o ano na frente do primeiro? Acho que só quando o Shumacher quebrou a perna. Kkkk, Vettel manco…
Segunda corrida que o Kvyat classifica na frente do Sainz, Ericsson na frente do Nars de novo…
Mclaren perde muito em reta, impressionante o qto eles morrem no final da reta e são bons em retomada, motor Honda com torque, alguma coisa errada não está certa nisso, hahaha. E não sabem onde enfiar os tokens, zero de ganho onde eles são pior, potência…., parece que estagnaram no desenvolvimento desse motor, que ao menos termina o ano melhor que o Ferrari 2015. Pra 2017 terão que remar muito, tomara que os japoneses seja criativos senão tão fudidos.
Torcer pra chuva cair, snme as largadas na chuva serão paradas assim que autorizadas pelo safety car.
Seria legal vermos a Haas na frente do segundo piloto da Ferrari, seria algo como a Manor andar na frente da Mercedes. Sensacional o que Vettel nos proporciona!
#SuckChupez!
#2>4!

Vinicius
Vinicius
Reply to  Kkkk
7 anos atrás

Pena que sua alegria durou pouco.

Kimi trocou o motor,largou em oitavo e não fez nada demais na corrida.

Alegria de Boboyote dura muito pouco mesmo…

Kkkk
Kkkk
Reply to  Vinicius
7 anos atrás

Caramba, tão tendo que romper o lacre do câmbio do Kimi pro Vettel terminar na frente.
Que fase…

Vicellez
Vicellez
Reply to  Vinicius
7 anos atrás

Ah, bons tempos aqueles em que a Ferrari rompia lacres de câmbio, dava ordens de passagem, demorava mais na troca de pneus do segundo piloto. E nem assim conseguiu um título que desse respaldo a essas manobras questionáveis.

Que fase.

Lico
Lico
7 anos atrás

Esse negócio de largar com safety car é coisa de maricas. Deveria ser revisto urgente. Muda a história da corrida.

r
r
7 anos atrás

É a Haas mandou bem mesmo,para cima da Williams quê tem de arranjar um diretor técnico ou projetista melhor para a próxima temporada.Como é sabido quê o Frank não gosta de gastar com essas coisas ela só vai de ladeira abaixo,e com motor Mercedes.

luigi
luigi
Reply to  r
7 anos atrás

Como sê diz a muito tempo ” A economia é a base da porcaria “.
Mas o que eu acho que foi uma marcha a ré ,que ficou engripada ,foi a contratação do Rob S´merda´ley. Que aprendeu a ser incompetente lá em Maranello.