ÚLTIMO TANG EM SEPANG (2) | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

sábado, 1 de outubro de 2016 - 12:25F-1

ÚLTIMO TANG EM SEPANG (2)

 

mal16d

SÃO PAULO (é amanhã) – Não vou me meter a besta de dizer que vai começar nova virada, mas que o fim de semana está com cara de Hamilton, está. A pole dele hoje foi muito eloquente. Foi a oitava do ano e 57ª da carreira. Com respeitáveis 0s414 sobre Rosberguinho. Acho que ganha amanhã. Eu, se fosse Nico-Nico, ficaria satisfeito com o segundo lugar para minimizar o prejú.

(“Prejú” é palavra que não existe. Se existisse, não teria acento. Seria “preju”, assim como “tatu”, ou “pacu”, ou ainda corruptelas de nomes próprios como “Malu” e “Manu”. Então, sendo assim, por que coloquei acento? Não tenho a menor ideia. Só sei que se fala “preju” o tempo todo e o prejuízo me parece mais forte quando seu apelido vem com acento. Só isso.)

Não houve grandes surpresas no grid, exceção feita à grande diferença do Comandante Amilton sobre seu companheiro de equipe. No Q1, além de Alonso — que trocou tudo que podia no carro e perdeu três milhões de posições no grid –, que voluntariamente andou pouquinho para guardar pneus para a corrida, ficaram os dois carros da Sauber, os dois da Manor e uma Renault.

No Q2, foram limados Sapattos, os dois da Haas (Grojã e Gutierros), Magnólia Arrependida & Queimada e a dupla da Toro Rosso (Sains Idade e K-Vyado). Tudo normal. Como normal também foi o desfecho do Q3, com Mercedes na primeira fila, Red Bull na segunda e Ferrari na terceira. E Force India na quarta, como não? É exatamente a ordem de forças do campeonato. Aliás, diga-se que os force-índicos devem anunciar a renovação com Pérez nos próximos dias.

Fecharam o top-10 Bonitton, que parte para seu 300º GP, e Massacrado. A McLaren, como se vê, voltou a ser uma equipe normal e, agora, precisa voltar a ser grande.

Rosberguinho assumiu um erro na sua volta decisiva, e admitiu que Hamilton está “mais confortável” em Sepang. Vai apostar tudo na largada amanhã. Podem me cobrar. Até chegar a primeira curva, tem uma reta que parece pista de aeroporto (olha que delícia a largada de 2012, na chuva). Dá para embutir e pegar vácuo e fazer algum estrago.

Torço para chover. É possível. Nem falei durante a semana da nova história das largadas com chuva, falei? Pois é. Agora será assim: começa a corrida na hora, atrás do safety-car, e todo mundo fica rodando até tirar um pouco de água da pista. Aí param todos no grid e largam parados quando a direção de prova achar que não há mais perigo.

Achei meio esquisito, por mim tem de largar de qualquer jeito, no máximo esperar um pouco a chuva diminuir se as condições forem muito perigosas. Mas fazer esses carros caríssimos pilotados por pilotos valiosíssimos trabalharem de rodo me parece uma estupidez. Mais uma.

17 comentários

  1. Alfredinho disse:

    A pole de Hamilton serviu para engordar as estatísticas.

  2. Fabio disse:

    Aproveitando a narração do belo vídeo da primeira volta de Sepang 2012 e ainda sobre pronúncias, acentos e entonações, como é o correto? “Maikel” ou “Mikael” Schumacher? Os narradores da emissora nacional falam “mikael”. O do vídeo, “maikel”. Já ouvi entrevistas do Barrichello dizendo “maikel”. Flávio, você que é exímio conhecedor da língua alemã, tal como domina o nosso querido vernáculo, decifre-me este enigma, por favor.

  3. Mauricio Rocha disse:

    Excelente pole de Hamilton que aliás bateu o recorde da pista. Vamos torcer para ser uma boa corrida, mas uma chuvinha ajuda.

  4. Maurício MV. disse:

    Moto GP larga com chuva… A área de contato dos pneus é da largura de um cartão de crédito.. Fórmula 1 tá Coxinha demais.

  5. Paulo disse:

    Essa da largada em chuva, pela amor…tá parecendo categoria de amador, ridiculo

  6. robertom disse:

    Fazendo merchan do refresco…

  7. Paulo Pinto disse:

    A disputa continuará entre os mercêdicos devido à folga para os demais na pontuação do campeonato. Tal atitude da equipe é confortavelmente elogiável. Quero ver se essa disputa permanecerá se a folga nos pontos ficar estreita, e o fantasma de 86 chegar de leve, assombrando os caciques da equipe tedesca.

  8. valter disse:

    Devido ao ótimo carro que a equipe Mercedes fez, o nível dos pilotos, Hamilton e Rosberg, com uma leve vantagem para Hamilton, o piloto campeão será decidido no fator sorte.

  9. Sergio Paiva disse:

    Se chover, sera q vai ter carros se amontoando do lado de fora da curva 15, como num Gp do Brasil com chuva, ha alguns anos?

  10. Kkk disse:

    2012 sepang foi demais, fizeram um carro horrível, a melhor Ferrari largando em nono e Alonso vai e ganha a corrida, no final Andrea Stella, engenheiro do fake-sr na época da Ferrari chora como menino.
    Alonso ainda lutou pelo título e tinha talvez o terceiro melhor carro da temporada. Shumacher rodando como amador, tremendo por andar junto com uma geração forte, mais forte ainda do que a que o fez aposentar em 2006.
    Impossível não traçar paralelo com a fase atual da Ferrari, que começou com o segundo melhor carro e agora estão atrás da Redbull, pior disso tudo, é a postura do primeiro piloto, que insiste em criar falsas expectativas.
    A mclaren já tem mais conjunto que a Williams, fica claro o que um piloto genial como Alonso faz em uma equipe, o piloto mais completo da f1 segundo o Button.
    Já Vettel, cada vez mais medíocre, está afundando a Ferrari, teve a fase chiquento, quando deveria ganhar e não ganhou, e agora tá na fase mundo da lua, fala em ganhar corrida mas não percebeu que a Redbull já passou a Ferrari e mal consegue andar no ritmo do ex piloto em atividade comedor de sorvete.
    James Allison deve ter percebido que fez um bom carro e que Vettel não era bom o suficiente, se mandou…
    Não vai ser bacana ver os números do fake-jr na Ferrari, fake-sr não se orgulharia..
    #NemVice!

    • Paulo Pinto disse:

      “Andrea Stella… chora como menino…” deve ter chorado, também, a cada campeonato perdido pelo espanhol.
      “Alonso ainda lutou pelo título…” e mais uma vez perdeu para o “fake jr”! Hahahaha!
      “Schumacher rodando como amador…” coloque nessa cabecinha de adolescente frustrado, que Alonso não vai nem chegar perto de Herr Hepta.
      “A McLaren já tem mais conjunto que a Williams…” Caraca! Que vantagem extraordinária!
      “Um piloto genial como Alonso…” que empacou há dez anos no bi. e agora só faz remar no meio do pelotão.
      “Já Vettel, cada vez mais medíocre…” continua à frente do Arrastonso pelo oitavo anos consecutivo.

      #VaiAposentarComDoisMagrosTítulos!

      • Fuddel disse:

        O que importa é que Kimi e Ricciardo são melhores que o Vettel com carros iguais.
        Depois dessa temporada ridícula, eu já teria vergonha e começaria a duvidar da competência do comedor de salsichão, mas você fica aí achando o alemão-fake-jr o melhor do mundo e que são os outros que vivem numa matrix, só posso rir da sua cara. Vettel não vale o macarrão que come em Maranello.
        #ChupaMaisEssa!

      • Paulo Pinto disse:

        O que mais importa, Vicellez? Pense um pouco. O que mais importa para o jogador de seleção que disputa uma Copa do Mundo? Pensou? É isso o que mais importa!

        Mais de uma seleção perdeu para outra durante uma Copa e ainda assim, conseguiu ser campeã. O que valeu, afinal?
        Por que Hamilton e Rosberg vivem duelando incansavelmente na pista, pelas temporadas afora? Para mostrar aos seus chefes que eles são bons de briga?

        Kimi e Ricciardo à frente de Vettel passa a ser um mero detalhe, diante dos quatro títulos do alemão.

        Entendeu ou preciso desenhar?

      • Kkkk disse:

        Mais uma prova de que não entende porra nenhuma de automobilismo, analogia com futebol é triste. E você não deve ter assistido as corridas, nessa ultima foi exatamente isso, Alonso genial e Vettel medíocre. Reveja também suas fontes de estatísticas, estão erradas,… depois sou eu que vivo numa matrix…

      • Paulo Pinto disse:

        Já vi que preciso desenhar. Preste atenção, Chiquinho:

        Não adianta mostrar estatísticas comparando dois pilotos, que ora aqui, ora ali, um ou outro estão em vantagem, quando… um deles é campeão e o outro, não.

        “Alonso é genial e Vettel, medíocre.” Essa afirmação não se sustenta. Como pode um piloto genial ficar OITO ANOS (por enquanto) atrás de um piloto medíocre?

  11. Lucas disse:

    Flávio, sobre largadas com chuva ou pista molhada: com todo respeito, é muita babaquice, frescura, mimimi e excesso de zelo para quem gasta tanto dinheiro em pesquisa e desenvolvimento de pneus, carros e tudo mais!
    Porra, que puta chatice dos infernos!!! A F1 já está chata e cagada pra burro e ainda privam os espectadores e fãs de assistirem uma corrida com um ingrediente a mais de emoção.
    E a culpa não é só de quem manda na categoria. Os pilotos estão muito cheios de mimimi também. Faltam mais culhões e arrojo pra esta geração que está aí!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>