AS CASCATAS DA HORA

inter40

SÃO PAULO (ah, o mundo real…) – O futuro secretário de Desestatização e Parcerias da Prefeitura de São Paulo, Wilson Poit, deu uma entrevista hoje à “Folha de S.Paulo”. Falou sobre as privatizações pretendidas pelo prefeito-suéter, cuja lista inclui Interlagos, Pacaembu, Parque Ibirapuera e Anhembi. Poit trabalhou na gestão do atual prefeito, Fernando Haddad.

Como o que nos cabe aqui é Interlagos, segue o trecho em que ele fala do autódromo:

O lugar é uma joia. Levamos o Lollapalooza para lá [na gestão Haddad]. É um evento de 160 mil pessoas e 60% do público é de fora, por isso dorme na cidade por três noites. Podemos alugar o espaço da grama de Interlagos [para show]. Em 2014, após 20 anos, o balanço do autódromo entrou no azul pela primeira vez.

Vamos ouvir as pessoas para fazer o edital. Poderemos ter shopping, grandes restaurantes, museus de automobilismo, hotelaria e eventualmente empreendimentos imobiliários residenciais. A pista será usada alguns dias do ano pela prefeitura.

Muito bem. Às vezes algumas pessoas precisam de um choque de realidade, e creio ser o caso deste moço.

O lugar é uma joia? Bem, se é, por que se livrar dele? O Lollapalooza foi levado para lá pelo atual prefeito. Dá dinheiro para a cidade e para o autódromo. Qual a grande novidade? Ah, “alugar o espaço de grama de Interlagos”. É isso? Bem, que eu saiba, já é feito. O Lollapalooza, até onde se sabe, não acontece no asfalto, nem dentro dos boxes. É ótimo “alugar o espaço da grama”. Melhor ainda se o dinheiro do aluguel ficar na Prefeitura, em vez de ir parar no bolso de algum amiguinho.

[bannergoogle]Mas vamos em frente. Os demais planos: shopping, grandes restaurantes, MUSEUS de automobilismo (o destaque para o plural é meu), hotéis, empreendimentos residenciais.

Fico me perguntando, quando leio essas coisas, em que mundo essa gente vive. Um shopping dentro do autódromo, é isso? Onde, exatamente? Entre o S do Senna e a antiga Curva do Sol? Na Ferradura? Na área de escape do Laranjinha? Gostaria de lembrar ao douto futuro secretário que a 5,5 km do autódromo fica um shopping curiosamente batizado de Interlagos, que inclui no seu complexo o Shopping Interlar Interlagos, um hipermercado Carrefour, um atacadista Makro, uma loja da Leroy Merlin, um hotel Ibis, uma Cobasi e um prédio do Detran. O complexo recebe 115 mil pessoas por dia. O shopping sozinho (sem contar os outros centros comerciais), inaugurado em 1988, tem 190.000 m² de área construída, 300 lojas, dez salas de cinema, 4,8 mil vagas de estacionamento.

Quem é que vai se interessar em fazer algo parecido a 5 km dali?

Seguimos. Grandes restaurantes. Bem… Claro, qualquer um pode idealizar um “espaço gastronômico” onde bem entender. Mas esbarramos em problema semelhante ao do shopping. Que tipo de “grande restaurante” o futuro secretário-de-suéter imagina? Habib’s? McDonald’s? Maní? Quem é que se deslocaria até Interlagos para comer no Maní/Unidade Zona Sul?

Ah, Habib’s e McDonald’s já tem. Na rua do autódromo.

Sobre os museus de automobilismo, não sei se dou risada, ou choro. OK, se quiserem construir um galpão para que eu possa colocar minha coleção lá dentro, aceito. Vira museu, e nem cobro entrada. Estamos em 2016, e há 25 anos um brasileiro não conquista um título na F-1. Há sete, não vence uma corrida na categoria. O único acervo de carros de corrida de verdade no Brasil está em Passo Fundo e é uma coleção particular que jamais sairá de lá. Quanto custa fazer um museu? Quanto custa formar um acervo? Quantas entradas devem ser vendidas para que o investimento se pague? Afinal, imagino que a ideia de um museu será oferecida ao mercado. “Senhor Banco Santander, que tal bancar um museu de carros em Interlagos? Vai custar 50 milhões para fazer o prédio e mais 10 para juntar uns carros. Se o senhor vender ingressos a 20 reais, com três milhões de visitas o investimento está pago.” Muito atraente.

Três milhões de pessoas dá mais ou menos o público acumulado em 50 GPs do Brasil de Fórmula 1.

[bannergoogle]Hotéis e empreendimentos residenciais. Bom, tem um negócio chamado barulho, em Interlagos. Barulho de carros de corrida. No autódromo, eles aparecem de vez em quando, esses carros. OK, um hotel pode ter janela anti-ruído. Prédios, também. Só não dá para usar a varanda gourmet de dia. Nem deixar as janelas abertas para arejar. Depois, acho justo perguntar: quem precisa se hospedar num hotel em Interlagos? Quais as grandes atrações da região?

Ah, tem o GP e o Lollapalooza. Verdade. Eventos que duram seis dias — no acumulado de ambos. O ano tem 365. Quanto aos prédios residenciais, um breve lembrete ao futuro secretário-de-suéter: quem quer construir edifícios e ganhar dinheiro vendendo apartamentos deve comprar terrenos e erguer suas obras; como cidadão deste município, não acho legal lotear um espaço público para quem quer que seja. Interlagos não é um loteamento.

Enfim, faço esta, digamos, leitura crítica das declarações do futuro secretário porque acredito que há limites para o embuste. Não se pode sair por aí falando um monte de asneiras sem que alguém conteste — e isso, pelo que vejo, a antiga imprensa já não sabe fazer.

As questões que levanto acima poderiam ter sido colocadas ao futuro secretário-de-suéter por quem o entrevistou. Mas não foram, e também não tenho nada com isso, não sou dono do jornal, nem chefe do repórter. Minha função, atualmente, é dar palpites sobre quase tudo. Principalmente sobre aquilo que conheço.

E eu conheço Interlagos, conheço restaurantes, conheço museus, conheço hotéis e sei onde as pessoas moram. Vamos esperar pelos próximos quatro anos. Guardem a data de hoje: 25 de novembro de 2016. No dia 25 de novembro de 2020, se eu ainda existir, me lembrem de voltar a este post para que possamos conferir quantos restaurantes, museus, hotéis e edifícios residenciais foram construídos na área do autódromo, que é uma joia, pela doce iniciativa privada.

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Eduardo
Eduardo
7 anos atrás

Pera,

To confuso. Se Interlagos se paga e quem quer correr lá precisa pagar, então eles vão esperar reaver o dinheiro investido, correto? Isso quer dizer que para assistir as corridas lá custa caro? Quanto custa para ir ver uma corrida lá? Aliás, se o autódromo é público e tem tantos defensores para que continue “do povo”, por que precisa-se pagar para entrar? Será que é do povo mesmo ou só de alguns que preferem ter que lidar com prefeito do que com empresário que realmente precisa manter seu negócio vivo? Eu mesmo moro a 600mts do autódromo há 26 anos e nunca, nunquinha pisei ali dentro. Posso escolher onde a prefeitura investe a minha parte da renda que recebe por meio de impostos? Posso escolher que 0% vá para o autódromo e 100% vá para programas educacionais nas periferias?
A reforma, essa que ninguém dos milhões de paulistanos que NUNCA foram ao autódromo viu, custou 160 milhões de reais (ou pelo menos anunciou-se que custaria isso). É sério que desses 160 milhões, 100% está sendo bancado pelas corridas que ocorrem em poucos dos 52 finais de semana do ano?
Eu também já fui defensor do Estado (aquele “do povo”) possuir equipamentos, para que cuide dele conforme “o povo” necessite. E o resultado é esse aí: aeroportos, autódromos, zoológicos, estradas, bancos, petroleiras, tudo caindo aos pedaços. Hoje mais do que nunca nos diferenciamos do primeiro mundo nesses quesitos justamente por tê-los confiado ao “poder público”.
Eu, pessoalmente, como morador do bairro de interlagos, como benfeitor da região (por conta própria mesmo, porque a prefeitura nada faz por mim), adorarei ver um centro de compras, turístico, que mostre a história do automobilismo brasileiro com a condição de que irá me fascinar (ou não recebe do meu dinheiro), no local. Com certeza visitarei. Quem sabe até passeie por lá aos finais de semana.
E, como nada disso afetará os parcos eventos automobilísticos que lá ocorrem, nesses dias estarei contente por saber que eles estão ocorrendo e que não estou pagando por nada disso.

Anderson Viana
7 anos atrás

Espero que Interlagos não tenha sido tratado com o mesmo desleixo do Anhembi, que infelizmente está à mingua e destruído graças a essas últimas gestões paulistanas.

Marcelo
Marcelo
7 anos atrás
Paulo F.
Paulo F.
7 anos atrás

Parabéns Flavio.
Belo texto.
E pela paciência com os “iluminados” defensores do ” sistema de Jestão (é assim mesmo) praticado no Tucanistão”

PC Crusca
PC Crusca
7 anos atrás

O destino de Interlagos é o mesmo do Farol da Barra em Salvador. Muitos Geddéis ganhando dinheiro, usando essa religião “neoliberalismo estado mínimo”. Estado mínimo, só para o interesse coletivo da população. Para os coronéis de sempre, é´ estado máximo. E assim vamos degradando o meio ambiente, a história das cidades, os equipamentos públicos… Tudo em nome do “progresso”. Admiram Londres, Berlim, Paris, mas aplaudem políticos que fazem com as cidades daqui o oposto do que é feito no mundo civilizado…

Sergio Miami
Sergio Miami
7 anos atrás

Privatizar Interlagos hoje em dia é imaginar que a licitação ou pregäo público tenham mais lances que o leilão do Canindé. Imaginem essas lindas torres que seriam erguidas cobrindo toda a visão do autódromo… imaginem ainda se SP perder o GP.. vc vende o empreendimento depois não tem mais corridas… ou se um truck desgovernado adentrar hall adentro… tenham dó… alias Flavio foi voce mesmo que disse que Interlagos é uma cessão, um tipo de comodato.. como se privatisa algo que não é seu?

SAMUEL MIRANDA COLARES
SAMUEL MIRANDA COLARES
7 anos atrás

Parabéns pela análise! O secretário parece ter sido atingido pelo “raio privatizador” que um certo candidato sucesso da Internet espalhou por aí. Tomara que seja só cascata, porque se ele pretende levar a sério suas palavras ele não merece ser secretário…

Allan lira
Allan lira
7 anos atrás

Esse cara trabalhou na gestão Haddad endeusada pelo Flávio mas reprovada pela maioria do povo de SP.
Essas promessas dele são iguais a do Trump 80% ele não faz … só falou besteira e água e todo mundo sabe disso… político e tudo igual seja psdb pt ou qualquer outra merda dessas. No Brasil não existe ideologia política quem veste camisa de Che Guevara jamais iria pra uma guerra so quer dinheiro e assim como quem veste o Suéter apenas os meios são diferentes mas o objetivo e o mesmo.

Eduardo_SC
Eduardo_SC
7 anos atrás

Sei lá, depois que o Hermann Tilke cagou com Hockenheim, não fará mais falta. Tem Nurburgring, mas nem com o peso de tantos pilotos campeões tiram a racionalidade dos alemães. Pior despedida mesmo será a do Brasil na F1 caso Nasr não resolva a vida dele

Ron
Ron
7 anos atrás

O futuro secretário até começou bem com o primeiro parágrafo, mas depois bateu o desânimo.
Está anotado. Se eu não mandar um lembrete no dia é porque a minha conta de e-mail por algum motivo deixou de existir.

Eduardo Britto
Eduardo Britto
7 anos atrás

Só sei que o quase ex-prefeito colocou R$ 160 milhões pra reformar Interlagos, mas não teve a capacidade de colocar metade desse dinheiro para viabilizar o Parque Augusta 100%, deixando-se dobrar pela força do mercado imobiliário (leia-se Cyrela). A última área verde do centro da cidade está em risco!

Tudo está mudando, ter carros correndo um atrás do outro soltando CO2 já não cabe numa metrópole sem qualidade de vida. Mas precisamos de parques e áreas verdes, com muito lazer e cultura para as crianças e jovens. Parque Augusta 100% já! Pista de Interlagos? Já foi seu tempo…

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  Eduardo Britto
7 anos atrás

Acho que esta equivocado.
Prefeito sueter vai se dobrar a mercado imobiliário em ambas as situações ( e em mais outras que porventura se apresentem).
E aqui é um blog para quem gosta de carros correndo um atrás do outro. Portanto: vade reto Satanás!

CArlos H.
CArlos H.
7 anos atrás

Flavio, caí aqui de paraquedas, não entendo de gestão de autódromos, então pergunto, fazer o que para Interlagos se pagar e gerar algum benefício para a população e não ser somente mais um brinquedo público de gente rica?

claudio
claudio
7 anos atrás

CHEGA DE CASCATAS ,
QUEREMOS ALGO QUE PRESTA !!!!!

Ricardo
Ricardo
7 anos atrás

Alemanha sem GP em 2017… com o maior Campeão da F-1 de todos os tempos, com um tetra campeão da categoria em ação e com mais um piloto alemão (novo) prestes a levar mais um caneco.

Pobre Brasil… Brasil Pobre… pobre Interlagos.

Já disse que o problema não é o Autódromo, é sim a situação econômica vexatória em que o Brasil se encontra. DESTROÇARAM a oitava economia do Mundo.

Acho que Interlagos deve ser mantido como um bem publico e não ser privatizado. Apenas tenho duvida de onde seria tirado o dinheiro para se manter esse patrimônio em bom estado. É muito fácil quebrar um Pais, basta epenas colocar um cara com uma boa oratória como lider do Pais e deixá-lo fazer um monte de bobagens, sempre cito o exemplo do… HITLER para comprovar que um dos povos mais inteligentes do mundo podem ser engabelados por um picareta com boa lábia… o que não seria possível fazer em um pais de analfabetos como o Brasil????

Estamos quebrados!!!! O Pais está destroçado… e o pior é que fico vendo gente preocupada com os puloveres ao invés de se preocupar com o prato de comida que anda a faltar na mesa dos Brasileiros.

Interlagos é um assunto subliminar diante das mazelas brasileiras a que fomos submetidos. Que fique com o setor publico, mas que não se espere muito disso, do jeito que a nossa economia foi destruída não podemos esperar muito dinheiro sendo injetado em Interlagos.

Volto a dizer, nem a Alemanha (riquissima) conseguiu viabilizar o GP para 2017 (tá certo que lá os caras são caros para caralho) muita hipocrisia da gente acreditar que o Autodromo deva ser mantido no setor publico (quebradérrimo) esperando que o mesmo receba todas as verbas necessárias para as obras de investimento em infraestrutura bem como para o custeio do parque existente.

Clebio Junior
7 anos atrás

Como você bem citou Flávio, Interlagos está no azul. Além disso é um espaço aberto relativamente perto do maior aglomerado populacional da América do Sul, coisa muito valiosa.

E como você também disse ninguém vai questionar secretário tucano, sendo assim ele se sente livre pra fazer um discurso empolado apenas para a patuléia desinformada achar acriticamente bonito.

Angelo
Angelo
7 anos atrás

Nem ia comentar mas tem coisas que não dá para deixar passar. Fazer acusações só porque vc viu na tv ou ouviu no elevador é triste.

Cara, tendo as provas aí dos corruptos manda para o pessoal do ministério público, eles estão precisando lá. Agora na modalidade “disseram que fulano roubou xxxx milhões” aí o teu vizinho repete que “todo mundo sabe que ele rouba”… favor pedir ao Sr. Disseram e ao Sr. Todo mundo para irem lá no MP e se oferecerem como testemunha de acusação. Se não tem provas, vamos parar de repetir o que não presenciamos.
Adoraria ver todos os que se aproveitam neste país pagarem pelo crime cometido. Sem nenhuma pessoalidade nisso, muito menos essa divisão de partido (parece programa infantil, meninos x meninas). Com certeza, como amostragem da sociedade que vivemos, tem bandidos por todos os lados. Estar no governo para os corruptos é como colocar as formigas para tomar conta do açúcar. A banda podre sempre vai tentar se aproveitar quando tiver a oportunidade, seja PT, PSDB, DEM ou NOVO. O que o FG falou aqui é da filosofia do partido, o PSDB procura favorecer a quem tem maior poder aquisitivo (o PT justamente o inverso). Ambos fazem isso para tentar se manter no poder o maior tempo possível. Na filosofia do PSDB, o dinheiro está acima da população em geral (no PT ao contrário, não porque são bonzinhos mas porque acreditam que assim conseguirão mais votos). Dentro dos limites éticos, qualquer dos dois modelos poderiam ser utilizados sem problemas. O problema são os abusos cometidos. No modelo do PSDB, como favorece uma parcela menor da população, depende dos meios de comunicação de massa para angariar os votos necessários à eleição. Fazem a lavagem cerebral que notei que vc recebe diariamente. No modelo do PT, como prioriza a grande massa, não necessita agradar os meios de comunicação (publicidade, favorecimentos fiscais e financeiros). No final de tudo, bingo! Você liga a TV e “fica sabendo” de tudo que os malvadões do PT fizeram (realmente não duvido que tenham feito mas só a justiça, após o processo legal, pode afirmar o que é crime). O problema é quando o pessoal que apoia a mídia faz a mesma merda e além de não ser devidamente investigado, a população nem fica sabendo. Não havendo investigação não há indiciamento nem processo. Logo, mesmo existindo o fato gerador (roubaram), tecnicamente, não foi crime. O tratamento da imprensa é 8 (para os amiginhos) e 80 para o restante. Quem reclamar é “comunista acéfalo eleitor do PT”. Os inteligentes são os que ouvem sem contestar e repetem as asneiras que lhe “disseram”. Não sou eleitor do PT.

Silvio Silva
Silvio Silva
7 anos atrás

Desmotivar? Deixa disso rapaz. O FG é jornalista, que escreve sobre automobilismo, futebol, política e outros assuntos. Se quer um blog pra puxar o saco dessa turma golpista, tá no lugar errado, fazendo comentários estúpidos e, isso sim, perdendo teu tempo. VAZA…

Alessandro Ribeiro
Alessandro Ribeiro
7 anos atrás

Infelizmente é o fim , desde que F1 voltou a SP em 1990 acho que assisti pelos menos 18 gps ao vivo. Em 2012 tive uma intuição de que seriam os últimos anos do autódromo , pelos problemas políticos e financeiros do país , e nesses 4 anos fui em quase todos os eventos de automobilismo que ocorreram lá (WEC , F-1, Stock Car, track days , superbike brasil, porsche gt cup, etc…..) . Olhando as notícias deste final de ano vi que minha intuição se concretizou e o autódromo vai desaparecer. Nem F-1 ano que vem acho que vai ter. O triste vai ser ver Interlagos morrer aos poucos como outros circuitos do Brasil.

carlos moura (sireninha)
carlos moura (sireninha)
7 anos atrás

Boas, Flavio sobre seu post.
Concordo com tudo que você escreveu, não sou de direita e nem de esquerda, sou um que acredita que sempre da para melhorar.
Só um comentário, moro na região a 33 anos, sou sinalizador como você sabe, e uso transporte público da região por opção, e em um dia normal as vésperas do GP Brasil deste ano, escuto um morador da região que está a poucos anos em sua casinha, reclamando que este esporte e para ricos e que a região e o transito fica um inferno e coisa e tal, não tiro a razão dele, mas temos que admitir que os investimentos feitos na região ( não importa o partido / prefeito) e sim os benefícios que o GP trouxeram ajudaram e muito ao redor do autódromo, e estou falando do fundão da zona sul, Parelheiros, Grajau, Varginha e afins.
Nestes anos de volta do GP para SP, a região teve investimentos como a prolongação da linha 9 esmeralda de trens da CPTM os bairros citados ganharam 3 terminais de ônibus, teve a construção de uma nova ponte de acesso. A construção de um Hospital Público Enfim como eu disse não importa quem fez ou qual partido fez, mas fizeram, e poderiam ter feito mais pela cidade toda não só para a região.
Os shows, as corridas e outros eventos são bem vindos desde que planejados e que ajudem a manter que vive de corridas e depende do autódromo, assim como também quem se beneficia com a parada na Paulista. Um grande Jogo no Pacaembu.
Os governantes deveriam ser mais claros nos retornos financeiros que esses eventos trazem para a cidade, e como disse deve atender a cidade toda não só a região onde estão instalados.
Uma pena que desde 1993 não consigo responder uma pergunta simples feita por um cinegrafista da FOM, no GP daquele ano.
“Por que não somos um pais de primeiro mundo, com as qualidades e as infinidades de coisas que fazemos para atender qualquer necessidade de um grande evento, que não deixa a desejar ao mais rico dos países do mundo”.
Essa pergunta ainda me incomoda muito.

Um abraço
Sireninha sinalizador da speed fever/SP

Moacyr Lopes
Moacyr Lopes
7 anos atrás

O assunto é pertinente sim, pois fala do palco da F1 NO Brasil. E que bom seria se, independente de posição política, houvesse o respeito ao pensamento alheio. O Flávio tem o direito de se posicionar e vc de ser contra ou a favor, goste ou não, sem que haja ofensas. Não é assim que vamos ter um país democrático.
PS: estou melhor no haver, FG?

Antonio
Antonio
7 anos atrás

O autódromo não pode continuar servindo apenas à elite.

BELLISSIMO
BELLISSIMO
7 anos atrás

Perfeito Flávinho! E a mais pura verdade..!

Ratto
Ratto
7 anos atrás

Ótimo texto.

Fred
Fred
7 anos atrás

O negócio é um só… vão vender Interlagos para construtoras, que vão destruí-lo e construir prédios residenciais… parem de sonhar. Complexo de entretenimento com autódromo junto só funcionaria nos EUA e em Dubai… e olhe lá. Já estou rezando por que se essa merda for pra frente. Bye bye entre lagos…

adriano
adriano
7 anos atrás

O consolo é que as incorporadoras estão todas quebradas. Temos sempre Jacarepaguá e Curitiba para lembrar o que querem.

Dú
7 anos atrás

E tem o Shopping SP Market ali no final da Marginal FG.
Essa turma viaja demais, aguardemos.

Ademar Izaias
Ademar Izaias
7 anos atrás

Esse secretário e o prefeito-suéter estão loucos, do jeito que vão as coisas (eu espero que não), vão querer fazer de Interlagos um novo Jacarepaguá!!

André Lima de Almeida
André Lima de Almeida
7 anos atrás

Flávio, sem contar o Burger King, que é praticamente na frente da entrada do portão do Setor A.

O Carrefour deixei meu carro lá, pra evitar os flanelinhas…

Infelizmente, o cara que sugere ter “empreendimentos imobiliários” tenta vender uma cortina de fumaça pro povão acreditar. Numa boa: quem é que vai se deslocar, sei lá, 25 minutos no trânsito para um Shopping em Interlagos?

Museu, ok. Já devia existir há tempos.

Mas… empreendimentos imobiliários? Construir prédios onde? Fora que qualquer construção demora mais que 1 ano e meio para concluir, e precisa-se de espaço. Imagina a merda federal que vai ser aquela pista ser invadida por caminhões e tratores ali pra construir qualquer merda que seja.

Enfim. É triste ver que esse tipo de gente está à frente de algo tão importante, não apenas para São Paulo, mas para o Brasil.

Luiz Evandro Águia Campos
Luiz Evandro Águia Campos
7 anos atrás

É isso aí amigo Flavinho .. abs

Plinio
Plinio
Reply to  Flavio Gomes
7 anos atrás

Não desmotive ainda mais o rapaz. Será que ele sabe onde colocar o verbo Haver no texto.

João Paulo Dias Evangelista
João Paulo Dias Evangelista
Reply to  Flavio Gomes
7 anos atrás
valter
valter
Reply to  Flavio Gomes
7 anos atrás

havendo corruptos??

tevez
tevez
7 anos atrás

Daqui a pouco o yuppies inventam fazer autodromo em congonhas e aeroporto em interlagos

Antonio Carlos Michelin
Antonio Carlos Michelin
Reply to  tevez
7 anos atrás

Concordo com tudo e continuo achando que a contagem regressiva pro fim do autódromo já começou, mais uns aninhos e babau.

marcos andre RJ
marcos andre RJ
7 anos atrás

SAVE THE DATE.

Concordo com você. Como concordo também em alugar o espaço do circuito, para obter renda em prol do mesmo e sem comprometer sua integridade.

Como sempre, digo e repito. E falava sempre isso a respeito do nosso finado circuito carioca. O espaço tem que ser otimizado, tem que gerar receita sem perder a essência.

dennnis
dennnis
7 anos atrás

Onde eu assino?

Claudio Aun
Claudio Aun
7 anos atrás

Todo o projeto se resume em uma unica operação, vendem o autodromo para exploração imobiliária
.

josé maria de souza
josé maria de souza
7 anos atrás

Belo texto. Nada como um cronista que não tem rabo preso com os atuais dono do poder. Parabéns.
josé maria

Claudio Aun
Claudio Aun
7 anos atrás

O futuro prefeito esta precisando tomar um banho de rua e outro de realidade.
Se a Alemanha que na atualidade é o pais que está por cima na F1 está sem GP em 2017,
O que será de nós, pobre Brasil ?

Paulo
Paulo
Reply to  Claudio Aun
7 anos atrás

Infelizmente a Alemanha está sem GP porque eles tem muito mais juízo do que nós, não é a toa serem a economia mais segura do mundo..

Agora sabemos o que os cariocas sentiram quando começaram a mutilar Jacarepaguá…

askjao
askjao
7 anos atrás

FG, creio que pode estar errado. Nâo concordo com a destruição de Interlagos, mas depois de Jacarepaguá, acredito que a “joia” poderá ser transformada sim em um belo condomínio, entre as muitas outras coisas que eles querem. Infelizmente, o automobilismo está entrando em extinção.

Fern Kesnault
Fern Kesnault
Reply to  askjao
7 anos atrás

Hi amigo, nao concordo contigo, o automoblismo nao esta entrando em extinção, apenas os brasileiros que acham que automobilismo so vive com f-1…vejam o automobilismo argentino…show de bola, de publico, com varias categorias e autodromos a nivel internacional e nao tem f-1….

Esse é o problema, ha categorias fantasticas…basta olhar, acompanhar, so de GTs temos mais de 26 categorias nacionais, regionais e internacionais com varios fabricantes a disputar como Lamborghini, Ferrari, McLaren, Bentley, Aston Martin, BMW, Mercedes, Audi, Porsche, Renault, etc…entao nao ira acabar tao cedo…com relação à f-1 ruim e muito fake por tantas regras ridiculas, ja esta com os dias contados.

Nelson
Nelson
7 anos atrás

Vão matar Interlagos, que nem fizeram com Jacarepaguá, está super claro o plano do prefeito. Não vai ter pista convivendo com outros empreendimentos.

Fumio K
Fumio K
7 anos atrás

Boa Flavio. Esses caras são não sabem o que é BEM Público. Só pensam nos amiguinhos.

Plinio
Plinio
7 anos atrás

Prefeito-de-suéter é excelente. O que não é excelente é a tragédia que está virando o Brasil. Mas agora está na moda o “notório saber”. Não sei quem inventou essa m…(ou melhor, eu sei). O referido secretário-de-suéter deve ser da turma do “notório saber”. Notório saber de como destruir espaços públicos apenas para alguém levantar alguns prédios para vender e ficar mais rico.

Felipe II
Felipe II
7 anos atrás

Concordo com as ponderações. Se pensarmos bem, parecem até óbvias e realmente dão a entender que esse pessoal da nova administração vive no mundo da lua. Só tenho uma ressalva quando o escriba afirma que “quem quer construir edifícios e ganhar dinheiro vendendo apartamentos deve comprar terrenos e erguer suas obras; como cidadão deste município, não acho legal lotear um espaço público para quem quer que seja. Interlagos não é um loteamento”.

Recomendo a leitura da lei 8.666/93, no que se refere à venda de bens imóveis públicos, art. 17, I, e da Lei Orgânica de São Paulo. Ou, ainda, sobre afetação e desafetação de bens públicos. Caso tais planos mirabolantes ocorram em Interlagos, o bem público não será entregue “de mãos beijadas” à iniciativa privada. É preciso que o bem seja desafetado e dependerá de autorização legislativa, avaliação prévia e de licitação na modalidade de concorrência. Lembrando que o Ministério Público deverá fiscalizar tais transações, e qualquer um do povo poderá (e devia fazer) fiscalizar, podendo se utilizar até mesmo de ação popular contra qualquer irregularidade que venha a ferir a moralidade ou o erário público.

Do jeito que o escriba coloca no texto fica parecendo que é só entregar o terreno e pronto. Não é assim.

CLAUDIO O GRANDE
CLAUDIO O GRANDE
Reply to  Flavio Gomes
7 anos atrás

O Governo do Dr. Fernando Henrique Cardoso foi ótimo, ele criou a moeda Real que garantiu o poder de compra e o verdadeiro alavancamento economico e social dos brasileiros por mais de 20 anos, desafio qualquer um a dizer quem mais fez algo parecido? E não adianta conversa fiada, a população só vive bem quando tem uma moeda forte no bolso, senão é só faiz-de-conta. Tenho Dito!

Paulo Leite
Paulo Leite
Reply to  Flavio Gomes
7 anos atrás

Foi assim, em 1996 o governo FHC privatizou a Light-Rio, ‘passou a nossa estatal para a EDF, a estatal da França, com dinheiro do BNDES.
FHC, com aquela cara-de-pau tipica de tucano, disse que foi no limite da legalidade.
Eu, com a cara-de-feiura tipica de lesado, digo que foi um crime que deveria te-lo levado à cadeia.

Garlet
Garlet
7 anos atrás

MAtou a charada. Vão lotear para construir, (construção hoje é a melhor forma de lavar dinheiro), e o que é pior, em terreno público. MAs enfim, elegem um empresário como prefeito, e querem que isso não aconteça? Capitalismo selvagem meu caro.

Claudio Aun
Claudio Aun
Reply to  Garlet
7 anos atrás

Será um belo condomínio já está até cercado

Milton Berti
Milton Berti
7 anos atrás

Flávio
Grandes palavras pra variar ! Me atentei sobre o final da fala do dito cidadão secretário “A pista será usada alguns dias do ano pela prefeitura”.
Praticamente quase não temos automobilismo em São Paulo, e esse detalhe sobre a pista ou foi muito mal escrita ou é a verdadeira intenção desse engomadinho de acabar de vez com o autódromo !

Rodrigo
Rodrigo
7 anos atrás

Genial, como sempre.

alexandre perlini campos
alexandre perlini campos
7 anos atrás

É só se montar um grupo de pessoas interessadas no assunto e ficar em cima de todas noticias e divulga-las, oque nem sempre é feito, jornalismo investigativo não atrai patrocínio acho, cobrar promessas em entrevistas, oque nem sempre é feito também, a verdade de Interlagos é algo ainda a ser investigado e que possivelmente não será feito, o dinheiro compra tudo.

Rafael P Chinini
Rafael P Chinini
7 anos atrás

ele não disse que vai fazer, são planos! são idéias!
sua má vontade é tão grande que nada daria certo pra você. o mundo munda, não da pra deixar tudo como é desde sempre.

“O lugar é uma joia? Bem, se é, por que se livrar dele?”: resposta simples, pq ele não quer mais administrar! não quer perder tempo e energia cuidando desses lugares. pq se deixar na mão do governo a maioria dos serviços é uma BOSTA. pra cada bala que se vai comprar tem que abrir uma licitação, já esquematizada, pra fazer.

Má vontade de entender é foda. ninguém vai botar prédio dentro do S do Senna. Pra mim ele está falando de toda região não só lá de dentro. Falam que nada fazem pra melhorar o local, quando alguém se mexe pra fazer isso acham ruim.
Não sou 100% a favor de privatizar, mas se for feito com cuidado e com boas idéias não há problema nenhum.

Angelo
Angelo
Reply to  Rafael P Chinini
7 anos atrás

Exatamente, as coisas tem que evoluir mesmo! Igual aqui no Rio que acabaram com o autódromo numa área mais valorizada para reconstruir um novo numa área mais isolada, propiciando a integração da cidade e novos empregos para a população daquela região. O único problema é que era mentira. Destruíram a pista e, se depender de governo, nunca mais teremos autódromo FIA no RJ (ou seja, nunca mesmo. O deus mercado quer distância disso). Fui um dos trouxas que acreditaram, na época, que a medida seria era positiva para a cidade. Eu que sou apaixonado por automobilismo, me fodi.

Carlos Pimenta
Carlos Pimenta
Reply to  Rafael P Chinini
7 anos atrás

Essa merda de estado mínimo é foda. E com esta retórica infame que estão fudendo com o SUS e tudo mais. Privatizando a saúde publica e o escambau. Imagina uma criança picada por um escorpião!! Imaginou? Imagina os pais desta criança sem dinheiro e desesperados para dar um atendimento medico de emergência!! Imaginou ?? Pois é, vende esta porra toda e vai para Miami cara pálida.

Wanderson Marçal
Wanderson Marçal
Reply to  Rafael P Chinini
7 anos atrás

E os serviços privados são todos ótimos, né? Minha tia foi aconselhada pelo plano de saúde a buscar cirurgia no SUS porque seria mais rápido que no plano! Porra! É o cúmulo! E detalhe: não era plano mequetrefe. Imagine então os serviços oferecidos por preços mais reduzidos… E bom, se o cara não quer gastar tempo e energia administrando patrimônio público, o mais fácil é não se candidatar a prefeito. Deixa para fazer quem tenha vontade, ora. (Mas é claro que o problema não é esse. E sim de dar área pública para amiguinhos da especulação imobiliária — que é só olhar a lista de financiadores da campanha do Dódio e tão lá aos montes. Por que será? A conta terá de ser paga — e o será, talvez, com o autódromo. Triste.

Daniel Abecia
Daniel Abecia
7 anos atrás

Estava esperando seus comentarios desde ontem a tarde…rsrs

Parabens, falou o que muitos pensam!! Ficaremos feliz se o GP Brasil continuar e está bom d+…

Abs!

Mario
Mario
7 anos atrás

Belíssimo texto Flávio. Mostra que se você pensar 30 segundos a respeito das coisas, as perguntas surgem e nao tem como engolir toda essa lorota. Essa aceitacao das pessoas de tudo que é falado me deixa impressionado e entristecido. Nao se contesta nada. O Trump fala que vai construir um muro, deportar 13 milhoes de imigrantes, que vai dobrar o crescimento econômico, e as pessoas nao se perguntam: “como?”. O cara fala um monte de cascatas sobre Interlagos e ninguém se pergunta: “vai funcionar?”. Acho que o problema vem realmente da carência de um ensino básico. Algumas pessoas fazem ensino superior, mas com esse sistema de ensino nosso elas aprendem somente a decorar rodapé de livros. Cria-se um monte de pessoas que sabem de cabeca a fórmula da fotossíntese ou a equacao de Einstein, mas nao fazem ideia de como aplicar isso, ou de como resolver problema com essas coisas. Tem um livro do físico Richard Feynman em que ele conta da passagem dele pelo Brasil, e relata como se assustou com a inabilidade de alunos brasileiros (nao acho que nos EUA seja muito diferente) de resolverem problemas aplicando os conhecimentos de física. Sabiam o que estava escrito na página 353 do livro mas nao sabiam o que fazer com aquilo. O problema é justamente que as pessoas nao aprendem a pensar à respeito das coisas, e tampouco questionam o que é trazido a eles. E nessa, a turma lá de cima toma proveito para fazer o que quer. Hmmm, parece um ciclo! Abraco!

Fernando Monteiro
Fernando Monteiro
7 anos atrás

No dia 25 de Novembro de 2020 você vai existir Flávio, mas Interlagos vai existir??

perna quebrada
perna quebrada
7 anos atrás

Toda vez é assim…

Antes de privatizar, prometem o paraíso na Terra…

Tudo é lindo e maravilhoso…

Depois que a tragédia acontece aí o povo se da conta o quanto foi enganado…

PS: fiuei pensando o quão neoliberal é a expressão “alugar a grama”…