ENTRE OS LAGOS (14)

bra16gSÃO PAULO (acho que acaba amanhã, sei lá por quê) – Foi por pouco, mas pode significar muito. O décimo de segundo que Hamilton colocou em Rosberg agora há pouco em Interlagos lhe deu uma pole de razoável importância. A primeira dele aqui desde 2012. Aqui onde nunca venceu. Aqui onde largar na pole, em 26 edições da corrida desde 1990 (quando o traçado foi modificado para o que é hoje), resultou em vitória 11 vezes — 42,3%.

Pausa para o momento memória. Ganharam o GP do Brasil neste “Interlagos pocket” a partir da pole os seguintes cidadãos: Senna (1991), Mansell (1992), Hill (1996), Villeneuve (1997), Hakkinen (1998 e 1999), Massa (2006 e 2008), Vettel (2013) e Rosberg (2014 e 2015).

Não é condição sine qua non para vencer na Pauliceia, pois, largar na primeira posição do grid. Mas na primeira fila, quase. Nove vezes o vencedor estava em segundo no grid, o que leva a uma taxa de 76,9% de sucesso para quem se classifica para as posições mais próximas ao semáforo.

(É preciso alguma ginástica verbal para não repetir “primeiro”, “segundo”, “grid” e “fila” no mesmo parágrafo.)

O vencedor de GP do Brasil — nesta configuração da pista, sempre é bom lembrar — que largou mais longe foi Fisichella, em 2003. Era o oitavo no grid. Mas é o tal ponto fora da curva. Naquele ano, a corrida foi uma zona. Tão bagunçada que Fisico só foi receber o troféu em Imola, semanas depois.

Esse alto índice de vitórias para quem parte na frente em Interlagos é mais ligado à relação de forças do momento do que, propriamente, a alguma dificuldade de se fazer uma ultrapassagem. Em Mônaco e na Hungria, por exemplo, é fundamental se classificar bem porque ninguém passa ninguém. Aqui, dá para passar. Basta enfiar o nariz no S do Senna. Ou na freada para o Lago. Ou, ainda, se alguém abrir mais do que deve no S antigo. Não é tão complicado.

Em Interlagos, como a volta é curta na quilometragem e no cronômetro, raramente se vê uma grande surpresa no grid. E mesmo no resultado final. Olhando a lista de vencedores desde 1990, eu elencaria como surpreendentes apenas as vitórias de Fisichella em 2003, Webber em 2009 e Coulthard em 2001. Em todas as demais, quem levou era favorito, ou pelo menos forte candidato — como Prost em 1990, que venceu apesar de se classificar mal, sexto no grid.

[bannergoogle]O gigantesco nariz de cera acima serve para embasar o palpite óbvio, que seria o mesmo se esta fosse a primeira corrida da história de Interlagos: vai dar dobradinha da Mercedes amanhã. A pergunta, igualmente óbvia, é: com qual dos dois na frente?

Se chegar Rosberg, é campeão. Se chegar Hamilton, o título fica para Abu Dhabi.

Prefiro ver o campeonato sendo decidido aqui. Não por patriotismo ou por ser brasileiro com muito orgulho e muito amor, mas porque acho a pista árabe uma bosta sem tamanho e quem for campeão lá vai ter de encher a cara escondido na comemoração. Interlagos, pela história que tem, é um palco mais apropriado para consagrar pilotos. De 2004, quando a prova foi deslocada para o fim do calendário, até o ano passado, seis vezes o campeão foi definido em São Paulo — metade das últimas 12 edições do GP brasileiro.

Pausa para um novo momento memória. Os títulos decididos aqui foram os de 2005 e 2006 (Alonso), 2007 (Raikkonen), 2008 (Hamilton), 2009 (Button) e 2012 (Vettel). Nos outros anos, os campeões festejaram em outras glebas. Em 2004, Schumacher conquistara o hepta quatro etapas antes do encerramento, na Bélgica. Vettel levou a taça de 2010 em Abu Dhabi e a de 2011 no Japão. Em 2013, o mesmo Vettel seria campeão na Índia. Hamilton, nas últimas duas temporadas, fechou a conta primeiro em Abu Dhabi, depois em Austin.

Voltando à vaca fria, a lógica para Interlagos amanhã é essa, os dois prateados sem muitas dificuldades em primeiro e segundo. Mas é claro que as condições climáticas podem mudar tudo. Não porque a Mercedes ande mal na chuva. Não tem a ver com desempenho. Tem a ver com o imponderável. No molhado, as chances de erro são maiores. De todo mundo. Aqui, ainda, há o charme extra de a chuva chegar de repente, molhar mais uma parte da pista, menos outra. Aguardemos.

A montagem do grid hoje acabou derrubando alguns prognósticos no segundo escalão. A Williams, que vinha andando bem em todos os treinos, conseguiu ficar fora do Q3. O vexame colocou Bottas em 11º e Massa em 13º. É a pior posição de largada do brasileiro em Interlagos. Justo na despedida. Conseguiu ser pior que em sua estreia na categoria, pela Sauber, em 2002. Naquela ocasião, Felipe foi o 12º no grid, um resultado bom, inclusive.

botaozinhobalaO Q1 foi normalíssimo, com a guilhotina decepando Button, Magnussen, Wehrlein, Ocon, Ericsson e Nasr. OK, Jenson poderia ter ido melhor. Mas, a exemplo de Massa, ligou o botão ao lado e está só esperando acabar o ano. Quanto a Felipe II, só não amargará o último lugar no grid porque Ocon foi punido por atrapalhar Palmer e perdeu três posições no grid. 

Nessa fase do treino, Hamilton e Rosberg ficaram na frente, 1min11s511 para o britânico, 1min11s815 para o tedesco. Mais ou menos perto deles, na mesma casa de 1min11s, apenas Verstappinho.

Curioso é que todo mundo se apressou bastante para fazer tempo, diante da possibilidade de chuva. Saíram rapidinho dos boxes, o que causou alguns transtornos com tráfego. Mas a água não veio. A pressa foi deixada de lado nas outras fases da classificação.

O Q2 repetiu a dupla mercêdica em primeiro e segundo, com Nico chegando um pouco mais perto do rival: 1min11s238 para Lewis, 1min11s373 para Rosberguinho. De novo o jovem Max foi o único a ficar por ali, de novo na casa de 1min11s, mas com um tempo ligeiramente pior que o que fizera no Q1: 1min11s834.

Os outros dois que pioraram em relação à primeira parte foram Raikkonen e Massa. Para o finlandês, problema nenhum. Estava lá na frente. Para Felipe, foi um desastre. Fizera 1min12s432 no Q1 e não passou de 1min12s521 no Q2. O resultado é o já sabido, tendo sido superado por quatro carros logo depois de fazer esse tempo, caindo de nono para 13º. Os outros decapitados foram Bottas (na foto abaixo, que achei lindíssima, de verdade), Gutiérrez, Kvyat, Sainz Jr. e Palmer.

bra16d

Com a Williams fora do Q3, abriram-se vagas inesperadas, que acabaram preenchidas pela dupla da Force India — o time não vinha bem nos treinos livres. Hülkenberg e Pérez se juntaram às duplas cativas (de Mercedes, Red Bull e Ferrari) na decisão das melhores posições de largada, e levaram com eles o sempre aguerrido Alonso e o surpreendente Grosjean, da Haas.

No Q3, o duelo entre Hamilton e Rosberg foi até empolgante. Na primeira saída, o inglês virou um temporal de 1min10s860, 0s162 mais rápido que Nico. Mas, na segunda tentativa, o alemão começou baixando as parciais de Lewis, que também vinha em volta muito boa. No fim, não deu para ele. Hamilton conseguiu baixar ainda mais, para 1min10s736, contra um tempo também muito bom de Rosberguinho, 1min10s838. A diferença ficou em 0s102.

É o tal décimo de segundo que, amanhã, pode significar o adiamento da decisão do Mundial para as arábias.

Raikkonen foi o terceiro, a mui distantes 0s668 da pole. Depois dele vieram, fechando o top 10, Verstappen, Vettel, Ricciardo (anda meio apagado), Gorsjean (igualando o sétimo em Suzuka, melhor posição de seu time, um resultado espantoso), Hülkenberg, Pérez e Alonso.

bra16e

No fim das contas, ficou todo mundo feliz. Hamilton, porque fez a 60ª pole da carreira e 11ª no ano. Com mais cinco, ele iguala Senna, o segundo maior poleman da história — Schumacher tem 68 e é quem lidera as estatísticas. Rosberg (na foto acima), porque sabe que tem um carro bom o bastante para fazer frente ao companheiro. “Quem faz a pole nem sempre vence“, falou. Continua jogando com o regulamento debaixo do braço e tem total noção do que precisa fazer para ser campeão. A Ferrari, porque conseguiu superar a Red Bull pelo menos com um carro, o de Kimi — e Vettel ficou apenas 0s001 atrás de Verstappen. E a Red Bull, justamente pelo milésimo que colocou Max em quarto, à frente de Tião Italiano.

Agora, é esperar pelo que vem amanhã. Acordar olhando para o céu e tentar adivinhar o que o tempo vai aprontar.

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leonardo
Leonardo
7 anos atrás

Por que deletou meu comentário sugerindo a correção no texto quando você escreveu que Schumacher fez 91 Poles quando na verdade fez 68? Não foi nada demais Gomes eu sou seu leitor e admiro seu trabalho.

Leonardo
Leonardo
Reply to  Flavio Gomes
7 anos atrás

Que mau humor, você também erra. Ou na verdade não gosta de ser contrariado? Uma observação, se achar útil reflita, se não achar, dane-se: Você precisa de seus leitores, só que nos últimos tempos vem sendo grosseiro, especialmente com aqueles que divergem de você em algo, pois os outros são meros baba-ovos sem opinião própria. Gosto de suas colunas, blog, acompanho o grandepremio e paddockGP. Mas é nítido seu destempero recente. ( Acho que não vai publicar, né? Mas acredito que muitos compartilham da mesma opinião).

Carlos Roberto da Silva Junior
7 anos atrás

Engraçado foi ver o Luciano Burti puxando o saco do Massa falando que ele deixa a F-1 em alta e pela porta da frente, e nessa hora o Massacrado é eliminado no Q2 ficando em 13°, coincidência ou não menos viu seu Luciano Burti! Se esse campeonato fosse em 1980 o Massacrado estaria empatado com o Emerson com 5 pontos ficando atrás dele no critério de desempate pelo pódio conquistado no Estados Unidos, e o seu Burti ainda fala que o Massa deixa a F-1 em alta se o Emerson na época saiu em baixa.

Claudio
Claudio
7 anos atrás

Concordo contigo Flavião, o título deve ser decidido amanhá em interlagos,pois por mais bagunçado que seja, mesmo pelo descaso, irresponsabilidade, incompetencia, corrupção, faz-de-conta e outras mazelas que até a Fórmula sofre no Brasil mesmo assim Interlagos é muito mais significativo na F1 Mundial!!! Abundabi é só pra cumprir tabela e aumentar faturamento mesmo, agora corrida é no Brasil, uil, uil, uil, uil!!!!!! Agora infelizmente só chuva mesmo pra dar emoção e evitar o 18º passeio dominical dos mercedinhos amanha (mas vejam, esses passeios acontecem em todos os lugares nao so em SP….) e o Rosberg só pensa numa coisa…. o segundo lugar no pódio, acho até que ele “iria recusar” uma vitória a não ser que lhe caia de presente no colo bem suavemente e ainda com um cartão dizendo “Por favor querido Rosberg aceite essa vitória…” pois caso ele tenha que arriscar um unico centavo ele não mexera um dedo sequer e ainda vai dizer pro hamilton : Bom apetite!!!! pois ele sabe que ja nao precisa tanto de vitorias, mas se nao for campeao mundial passara pra galeira dos pilotos brochas…..
Acho que chove na volta 22 ( ou antes….) e espero que alguem realmente se aproveite do fato…. e que os mercedinho nem o podio alcancem, nao desejop mal a mercedes, mas já enjoamos deles!!!
MASSA SURPREENDEU , mas nem foi tanta surpresa pois ja tinha acontecido em outras corridas: NAO FOI PRO Q3 !!!!!, acho que massa nem pontua amanhã, (atmbém nao desejo mal a ele mas acontece que ele já era e faz tempo!!!!) a não ser que pelo menos uns 4 quebrem ou se acidentem…. senão esquece!!!!! Massa é o cara que quase fez todas as poles e quase venceu todas corridas que participou, pois quando a merda aparece nos resultados ele sempre arruma uma desculpa e fala que podia ter sido bem melhor, etc… massa ja encheu o saco, assim como a Mariana Becker mijona e pé-de-galinha e o Gavião Buenão globaais.

Tech49
Tech49
7 anos atrás

Placar ‘suspeito’ entre companheiros de equipe em classificações(não posição de grid) até o GP do Brasil:

Nasr 06 x 13 Ericsson
Sauber Golpista!!!!

Massa 03 x 17 Bottas
Williams Golpista!!!!

Button 03 x 15 Alonso
Mclaren Golpista!!!!

Kvyat 04 x 11 Sainz
Toro Rosso Golpista!!!!

…mas esse ‘golpe’ o pessoal do Sportv só enxerga na equipe Sauber.

Kkkk
Kkkk
7 anos atrás

Colocar o Kimi na frente do Vettel é hilário. E pensar que o alemão foi comparado a Senna, seria como colocar o Boutsen na frente do brasileiro, hahaha!
Button teve problemas, ninguém leva tanto do companheiro, mesmo esse companheiro sendo o Alonso.
Hamilton vence com Rosberg em terceiro e Verstappen em segundo. Rosberg sente a pressão em Abu e o inglês é campeão. Esse seria o fim de campeonato mais justo nmo…

Paulo Pinto
Reply to  Kkkk
7 anos atrás

Raikkonen à frente de Vettel. onde?
Vettel tem que ser comparado a Prost, porque ambos são tetracampeões.
Está melhorando, Vicellez! Acertou o pódio. só falta arrumá-lo.

Garlet
Garlet
7 anos atrás

Queria mandar um abraço pros meus amigos Schmidt, Müller, Schlutz e toda a alemãozada de SC. Go Rosberg……………

Rafael
Rafael
7 anos atrás

O que quer dizer com espantoso para 7º lugar de Grosjean? Está andando bem, como sempre.

Roberto
Roberto
7 anos atrás

A pergunta que faço é: por que o Grandepremio (toda equipe) não quer que Hamilton vença? É mais forte o sentimento de que Hamilton perca do que Rosberg vença?
Aqui falaram em justiça. Vão catar coquinho. Em 2010, Alonso tinha 15 pontos de frente para o segundo colocado que não era Vettel.
Como jornalistas torcem e distorcem,
Né? Leitor de blog pode torcer e distorcer também. Torço para Rosberg quebrar. Para voltar a realidade do campeonato. Ou para o MAX dá uma porrada no Rosberg..
Se é para fazer justiça, o campeonato era para estar assim:
Hamilton – 355
Rosberg. – 346
Leio os comentaristas do Grandepremio dizer que será INJUSTO ROSBERG não ganhar.
Injusto é Rosberg nãd quebrar.
Amanhã, chove e Hanilton ganha.
É um palpite forte. Forças ocultas estão agindo.

GArlet
GArlet
Reply to  Roberto
7 anos atrás

E qual o problema deles não concordarem com você? Te deixa nervoso? hahaha só porque o Hamilton é fã do Airton temos que torcer pra ele? Brasileiro agora é baba ovo de inglês? Me admira isso porque no Sul do Brasil existem milhares de descendentes de alemão, e não entendo porque todos temos de torcer para o Hamilton. É cada um.

Jorge
Jorge
Reply to  Roberto
7 anos atrás

Rosberg será campeão, não importa se aqui ou em Abu. Questão de lógica, equipe alemã, piloto da casa, agradar os acionistas alemães, será campeão e ponto final. Impossível perder este título.

Eduardo_SC
Eduardo_SC
7 anos atrás

Melhor que seja assim. Hamilton está com sangue nozóio. Se ficar atras na largada, vai correr babando na cola do Rosberg. Aliás falta isso para ele ser campeão, não tem a mesma garra de Hamilton, além de não pilotar nada na chuva. Se ficar atras, andará feito vaquinha de presépio. Se chover, já era, deixa para Abu Dabi.

Daniela
Daniela
7 anos atrás

Estou em Interlagos pela primeira vez e estou adorando. Ontem um calor infernal e hoje chuva e frio. Sinceramente nao sei o que esperar amanhã. Espero assistir uma boa corrida e se puder volto ano que vem.

Eduardo_SC
Eduardo_SC
Reply to  Daniela
7 anos atrás

Vc está em qual setor? Pretendo levar minha esposa ano que vem mas concluí que no setor A e G, ficará difícil aturar a zoação.

Daniela
Daniela
Reply to  Eduardo_SC
7 anos atrás

Estou no A. Até o momento está tudo muito tranquilo sem nenhum incidente.

rogerV
rogerV
Reply to  Daniela
7 anos atrás

Leve sempre capa de chuva …. e um casaquinho! Tenha uma boa diversão!

Daniela
Daniela
Reply to  rogerV
7 anos atrás

Obrigada!

Eduardo-SC
Eduardo-SC
Reply to  rogerV
7 anos atrás

Capa mesmo , porque guarda chuva o pessoal fica zoando e manda fechar. Foi-se o tempo que a coisa mais importante para lembrar de levar era o protetor de ouvido…hj em dia dá para ficar batendo papo na largada.