ENTRE OS LAGOS (21)

SÃO PAULO (foi bom) – Se quiserem começar a despejar comentários, à vontade. Vou demorar para escrever sobre este domingo inesquecível, esta grande vitória de Hamilton, este esperto segundo lugar de Rosberg e este fenomenal terceiro de Verstappen. Que coisa. O que esse moleque fez hoje aqui foi de assustar.

E falem também de Nasr, um espetacular nono lugar, salvando o ano da Sauber — o que pode significar sua renovação de contrato.

E falem também, claro, de Felipe Massa e sua emocionante despedida.

Falem tudo que já volto.

massachora

Subscribe
Notify of
guest

95 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
7 anos atrás

Já devia de ter se aposentado,desde o acidente.Mas com tinha gente disposto a pagar para ele correr,mas desde então nunca foi mais o mesmo.

Apm
Apm
7 anos atrás

Não levando em consideração a passagem de Massa nos boxes a qual me levou a derramar lágrimas, foi a corrida mais emocionante dos últimos 8 anos, no mínimo.

Daniela
Daniela
7 anos atrás

Estive em Interlagos pela primeira vez e achei tudo muito legal. Uma pena que tive que sair mais cedo pra nao perder o vôo e não vi as ultrapassagens do Verstapen. Mas vi muita coisa. Os acidentes foram quase todos na minha frente. A ultrapassagem do Vettel.no Alonso tbm foi legal. Mas gente teve uma hora que tava chovendo muito e eu fiquei realmente preocupada. Corrida com chuva é legal mas tu foi tenso. Espero poder ir ano que vem e assistir sem chuva.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
7 anos atrás

O Verstappinho estava com o capeta no corpo hoje. PQP!!! Como pilotou esse moleque, viu! Espantoso. Foi sensacional ver. E o que é mais importante, fez tudo o que fez na esportividade pura, sem nenhuma de suas costumeiras lambanças. É a prova mais cabal de que está nas mãos dele ser um pilotaço e ir para a galeria dos melhores ou uma mera chicana ambulante e antipatizada.
Arrebentou. Se não tivessem errado com seus pneus ele teria feito uma parada apenas e passado o Rosberg, que a esta altura não ia querer briga, e ia ter uma disputa épica com Hamilton. Mas o que ele fez apesar dessa caca que a Red Bull fez foi de encher os olhos.
Isso, garoto. Pilote. Vc é piloto e está aí pra isso. Deixe as babaquices e lambanças para os cabeças-de-bagre, como dizia o saudoso Olavo Leite, o Kafunga.
Abs.

JP
JP
7 anos atrás

A vida é mesmo irônica…
Se Massa tivesse cruzado a linha de chegada…lá em décimo e cacetada….seria apenas mais um figurante. Teria os aplausos somente da sua equipe..
Por um “capricho” dos deuses, ele rodou e bateu bem na entrada dos boxes. E como na chegada do solitário soldado à sua terra, depois da vitória no campo de batalha, teve a recepção de um herói.
Coisas de Interlagos…

David
7 anos atrás

Foi uma grande corrida,por essas que torço para Interlagos nao sair do calendário da F1.Se houver reforma consultem quem trabalha,corre e visita o autodromo um canal aberto de opinioes e sempre bem vindo.

Verstappen teve um grande controle do carro quando escorregou no inicio da reta dos boxes,indo em direçao ao guard-rail,tracionou e voltou a pista,e ainda conseguiu ficar a frente de Rosberg.Posso estar enganado mas vi o pessoal comemorando a manobra naquela parte e eu tambem o fiz.

Parabens ao Massa um grande despedida da F1 de forma emocional, e a Nasr pelos pontos a equipe

André K
André K
7 anos atrás

Que Gp foi esse !?

Verstappen brincando de pilotar.
Despedida épica de Massa.
Nasr salvando a Sauber.
Inúmeras paralisações.
Inúmeros acidentes

Posso dizer com orgulho que tive a honra de ver tudo isso.

Leandro Batista
Leandro Batista
7 anos atrás

Corrida FODA a de hoje. FODA mesmo. E tinha de ser em Interlagos. Aqui nao tem hotel que muda de cor durante o GP ou qualquer outra frescura. Interlagos é pista de macho. O dia em que o circuito de F1 nao tiver mais Interlagos no calendario, é porque acabou de verdade….

Fabrício
Fabrício
7 anos atrás

Achei que foi o melhor GP da temporada, justamente por juntar todos os elementos possíveis de uma grande corrida. Bandeiras amarelas, vermelhas, azuis, quadriculada. Desempenho dos pilotos de alto nível, praticamente todos correram bem. A expectativa pela chuva a todo momento, as estratégias de equipe com os pneus seco e intermediário. Verstappen épico, Vettel rodando 3 vezes, Palmer batendo sob amarela, Massa e aquela despedida sensacional, como deveria ser. Enfim, grandes memórias do GP de 2016, não pode ter sido o último em Interlagos.

fredy
fredy
7 anos atrás

Impressionante a corrida do vestapinho. Desde Schumacher no GP do Brasil de 2006 que eu não vejo uma performance tão superior. Colocou todo mundo no bolso. Moleque vai longe.

Clayton Moura Belo
Clayton Moura Belo
7 anos atrás

Nesses trinta anos em que vou ao GP Brasil (exceto em 1989-Jacarepaguá e 1998 até 2000), foi a melhor corrida que assisti!!! Também concordo com algum colega que o setor “A” é bem melhor que o setor “M”. Foi muito show ver Felipe II e Verstappinho aquaplanando na saída da Junção e Subida dos Boxes. Valeu o ingresso! Agora, fica difícil acreditar que o GP dá prejuízo. Acho que esqueceram de dar aulas básicas de economia para os “organizadores”: só dá lucro a economia que faz o dinheiro circular; ninguém fica rico guardando Trump$ debaixo do colchão… Valeu aí, tiozinho das capas de chuva!!! Valeu Dona “Maria” do chopp!!! Em 2017, “tâmo” junto de novo…

carlos lima
carlos lima
7 anos atrás

Uma corrida espetacular. Realmente, inesquecível este domingo.

Manoel Nunes
Manoel Nunes
7 anos atrás

Que corrida… Que CORRIDAÇA!

O acidente de Massa, inicialmente, trouxe um gosto agridoce… Decerto, a maioria estava na torcida por uma grande apresentação, por um top 5, por algo do tipo, o que seria de todo justo por sua bela carreira.

Mas as surpresas que a vida proporciona são absolutamente incríveis. Safety car na pista, boxes fechados para entrada dos carros, chuva fina como em 2008, acidente bem na reta principal, perto da torcida, e membros das equipes com aplausos e sorrisos sinceros.. Foi um momento absolutamente inesquecível e emocionante. No esporte e na vida. E, tirando uma improvável vitória, não consigui imaginar nenhum outro cenário que pudesse se igualar a essa tão bela homenagem, realmente foi de encher os olhos de lágrimas.

Quanto a Verstappen… O cara é um monstro. A pilotagem de hoje compara-se – no mínimo – com Vettel em Monza/2008, Barrichello em Hockemhein/2000 e Senna em Mônaco 1984. Não fosse um raro erro de estratégia da Red Bull e teríamos um vencedor brilhante (embora não possamos ignorar a soberba pilotagem de Hamilton).

E Nars, com a cadeira elétrica da Sauber, fez também uma grande corrida, com segurança impressionante. Ah, se a Sauber não o sabotasse [ironic mode on]…

Enfim, mais um inesquecível GP do Brasil. Tão inesquecível que eu, que apesar de ler este blog e o Grande Prêmio há muitos e muitos anos, mas sem comentar, tive que parar um pouco para fazê-lo.

Abdo Maki
Abdo Maki
7 anos atrás

Corridaça do moleque Max. Mas mto chato o Galvão falar umas 10 vezes da rodada do Prost. Aliás a narração foi a rodada do Prost, a maldita linha branca e a despedida do Massa, que foi mto bonita por sinal, menos as partes que a Globo se envolveu, uma chatisse como sempre. Só não foi pior que a reportagem do Ernesto Paglia no Esporte Espetacular. PQP.

Fabiano
Fabiano
7 anos atrás

C.ambada de bunda mole !!! Que saco isso de largar atras do safety car! Olha, quem ja viu Senna,Mansel, Rosberg(pai), Prost, Berger, Nannini, Patrese, Piquet (pai), Andrea de Cesaris….por essas e outras a F1 vai de mal a pior….caralho, enfia a primeira, acelera e larga porra!!!! Que bosta! Se nao aquenta bebe leite!!!

Wanderson Marçal
Wanderson Marçal
7 anos atrás

É uma pena que o rapaz é muito bundão pra isso, mas seria lindo o Massa terminar sua carreira com pelo menos umas 500 milhas nas costas. Eu nunca senti simpatia pelo piloto Massa, mas como ser humano ele se mostrou um cara muito legal. E ser vice na F1 por mais que tanto falem tem um peso muito pequeno. Ainda mais com a tendência dessa joça acabar. Ele merecia um título relevante na carreira. Que não seja de Stock como o Rubinho (Stock é fim de feira, convenhamos).

Fgp
Fgp
7 anos atrás

Gostei do Vettel, mesmo estilo do Prost na chuva. Da próxima vez que eu fizer isso no kart indoor, tenho dois bons exemplos pra me acalmar.
Mas o piloto do dia foi o Grojean. Rapaz… O jão deve ter se enfiado no primeiro bueiro que encontrou.

Kkkk
Kkkk
Reply to  Fgp
7 anos atrás

Kkkk, Vettel sempre surpreende.

Marcelo
Marcelo
7 anos atrás

Pelo que Verstappen pilotou, quando alguém procurar “Donigton 1993” no YouTube, dentre os vídeos recomendados será obrigatório constar “Interlagos 2016”.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Marcelo
7 anos atrás

Sem comparação. …….veja bem, para se equiparar com o feito de Senna em 93, o merdinha Holandês teria que ter passado as 2 Mercedes ainda na 1 volta e vencer a corrida. Foi isso que Ayrton fez ok?
Daí voltamos a conversar!

Kkkk
Kkkk
Reply to  Segafredo
7 anos atrás

Com 90bhp a menos! Realmente incomparável.

Jr.
Jr.
7 anos atrás

Para os detratores do Massa, bando de fracassados, um sonoro CHUUUUUUPA!!!
Para os detratores do Nasr, bando de fracassados, um sonoro CHUUUUUUPA!!!
Se pacheco é ruim, três tantos pior é aguentar essa raça de gente com complexo de vira-latas…

Eduardo_SC
Eduardo_SC
7 anos atrás

Hoje foi um dia de redenção. Fiquei arrepiado com a homenagem ao Massa e simplesmente me rendi à Verstapen. O que eu vi hoje faz anos que não vejo ou nunca vi. E deu a lógica, HAM + chuva = ROS acoado. Na verdade não foi mau negócio para Hamilton o Verstapen ceder a posição para o Rosberg quando fizeram a aposta (e patedada) de trocar para intermediário.. O Rubrotaurino ia ganhar a corrida.

Sentez Alonso
Sentez Alonso
7 anos atrás

Parece que a Red Bull resolveu copiar a Ferrari e ferrar a vida de seus pilotos na corrida.

Só estrategistas imbecis colocariam pneus intermediários em seus pilotos hoje.

A Ferrari colocou no Vettel e a Red Bull no Ricciardo e no Verstappas. E ainda chamou o australiano pro box com o pitlane fechado.

Aqui merece um comentário: como um piloto e uma esquipe se aproveitam de um pitlane fechado para trocar pneus (o que é um ganho de tempo enorme já que os outros estão sob SC) e só recebem 5s de punição? Piada, isso. No mínimo um Drive Thru.

Voltando à corrida, a Red Burra tirou uma vitória do Verstappas. Tivesse ele de pneus de chuva intensa e não de intermediários na última relargada, e não fosse obrigado a parar para corrigir esse erro, ganharia a corrida. Ou bateria no Hamilton e o Rosberg seria o campeão. Mas atrás ele não ficava.

E a rodada do Décimonso?

Me lembrou um cavalo que conheci de nome Pocotó: corria…corria…e acabava na lama.

Aliás, que melancólico fim de carreira pro Viceonso. Literalmente na lama.

E seu 10º lugar deve ter sido para comemorar sua incrível marca de 10 anos na fila and counting…

Do seu último e distante título lhe dado pela Michelin, o pobre Michelonso já foi ultrapassado pelo Ve44el, pelo Hamilton e não demorará a ser ultrapassado também pelo Versttapen.

Deve doer.

Ainda mais se sentar!

Basilo
Basilo
Reply to  Sentez Alonso
7 anos atrás

Só quer ser Galvão Bueno. Tu sabe de nada, bobalhão!

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  Basilo
7 anos atrás

Hihihihi… Não mesmo.

valter
valter
7 anos atrás

O segundo lugar perdido no GP da Austria ensinou a Rosberg a pilotar com o regulamento debaixo do braço. Com esse foguete da Mercedes, Rosberg só não termina no terceiro lugar em Abu Dabhi prá ser campeão se o Petrov disputar o GP.

Sentez Alonso
Sentez Alonso
Reply to  valter
7 anos atrás

Dá-lhe Petrov!

O maior piloto russo de todos os tempos!!!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Sentez Alonso
7 anos atrás

Dizem por aí, Matteoni, que o Alonso depois que aposentar como bi, vai escrever dois livros cujos títulos serão:

Tinha um russo no caminho.
Meu título se foi na primeira volta.

Paulo F.
Paulo F.
7 anos atrás

O caneco hoje devia ir para o Bernd Maylander ! Que andou muito tempo na frente de Hamilton! Rs!

guest
guest
7 anos atrás

Ainda bem que, depois de “trocentas” interrupções, o estoque de Nutella acabou, forçando a direção da prova a botar os pilotos para correr, numa das mais interessantes corridas dos últimos tempos.
Espero que acabem com essa bobagem de safety car por causa de chuva…

Luis
Luis
7 anos atrás

Foi uma corrida interessante, gostei da opinião do Ricciardo de que a culpa de ter se tornado tão perigoso correr na chuva na F-1 atual é do asfalto muito liso que a FIA exige para os circuitos, gostei também da opinião do Ericsson de que, se a F-1 corresse em Anderstorp de novo, ele chegaria no mínimo em oitavo, tentando desdenhar do resultado do companheiro de equipe e que tá para Nasr algum piloto melhor do que ele.

Murillo
Murillo
7 anos atrás

Acabei de chegar de Interlagos, puta que pariu, que corrida foda!!!!!!!!! Massa bateu bem na minha frente, consegui acompanhar a sua ida até os boxes pelo telão e ver os mecânicos batendo palma para ele, foi emocionante. Meus olhos suaram na arquibancada, rs.

A cada ultrapassagem do Verstappen eu comemorava igual um gol. Caralho, que moleque foda! Já podemos afirmar que sim, com menos de 20 anos ele é um CRAQUE! Um piloto espetacular, fenomenal. A F1 merece que ano que vem ele tenha carro pra disputar o título. Nós merecemos vê-lo brigando por vitórias em todas as corridas, dividindo roda com roda com o Hamilton pelo primeiro lugar. Esse é meu sonho atual para a F1. Ver uma briga de título entre os dois.

Que corrida, que corrida, que dia, que dia…

Já estou ansioso para o ano que vem.

Ah, vale ressaltar. Em 2014 (minha primeira vez em Interlagos), fui no setor M. Nesse ano, fui no setor A. E agora posso afirmar categoricamente: O setor A é de MUITO melhor. Primeiro pelas pessoas. Menos coxinhas, mais risadas, mais gritos, mais tudo. É quase uma arquibancada de estádio. Segundo, pela visibilidade. Dá pra ter uma visão muito melhor da pista.

Enfim, é isso aí.

Daniela
Daniela
Reply to  Murillo
7 anos atrás

Fui pela primeira vez e estava no setor A. Gostei muito tbm.

Fabio
Fabio
7 anos atrás

Flávio, obviamente o traçado que o Verstappen estava fazendo era diferente dos outros pilotos.

Ao meu ver, e pelo que me lembro, sempre é dito que o traçado de chuva é diferente do traçado de seco. Isso era muito comentado no final da década de 80 e começo dos 90 quando os pneus depositavam uma quantidade generosa de borracha na pista, e que quando chovia, devia-se evitar o traçado de seco para pegar um asfalto “limpo” da borracha que virava um sabão com a chuva., na verdade o carro traciona melhor e consegue um grip melhor.

O sucesso do Verstappen foi realmente devido a isso? Ou aquele traçado que ele estava fazendo realmente é mais rápido na chuva em Interlagos? (você com experiência de correr lá talvez possa elucidar)

Outra coisa que fiquei pensando é se os pilotos atuais são “tão bitolados” em fazer o traçado ideal, que nem ousam a tentar linhas alternativas.

Paulo F.
Paulo F.
7 anos atrás

Tem que aproveitar o Templo antes que vire um condomínio ou projeto imobiliário.
A corrida de hoje tem um cara que foi decisivo: o Charlie Whiting .
Segurou os ânimos e permitiu que a corrida continuasse e valesse pontuação completa.
Hamilton deveria pagar o jantar para o Charlie, o velhinho manteve viva sua esperança de um quarto título.
A despedida de Massa foi digna. Ainda considero que Felipe deveria ter sido campeão na F1 e se não o foi debite-se a conta à Scuderia Ferrari, em 2008.
Ver as atuações de Toto Wolf e Niki Lauda hoje deu a dimensão de como a MB quer afastar as suspeitas de um favorecimento a Rosberg.
Vettel ainda vai sair na mão com Vers-patinho-feio.
Fiz muita questão de ver o GP completo hoje, pois pode ser o último! Por favor salvem Interlagos e preservem o GP do Brasil!

v8_super
v8_super
7 anos atrás

Fui atacado com uma conjuntivite repentina na caminhada do Massa…. depois passou!

Infelizmente o Nasr não teve carro o ano todo.
Que ele acelera, não tenho dúvidas, mas temo que fique a pé, pelo menos até 2018… ai quem sabe volta na Williams, onde pelo que sei é muito valorizado.

Paulo Fonseca
Paulo Fonseca
7 anos atrás

Prezado F&G : Adeus Massa,podemos dizer que nos melhores momentos você deu as mãos para o azar,interlagos duas vitórias,podiuns, e perdeu um título que foi uma sacanagem feita por Nelsinho Piquet,uma corrida que na verdade deviria ser anulada,em razão de um Italiano de merda ( Briatore),que mandou Piquetzinho bater o carro.Hoje debaixo de chuva,Interlagos mostrou que quem corre , separa Pilotos de verdade, para maricas que reclamam muito. Hamilton muito focado,uma bela vitória, toca muito bem na chuva, dominou a prova .Nico correu jogando Xadrez, jogou com paciência , ou seja com regulamento debaixo do braço.Max será um grande Piloto,vai vencer muito. El Fodon, precisa ter um bom motor, Ferrari precisa de um novo Diretor de Equipe. Felipe Nars, vai correr de rolemã ,pois o Mexicano vai comprar a vaga dele.Ano quem vem. Em 2017 não vai ter F-1 no Brasil, tio Bernie já tomou a decisão No page, no player’s.

CLAUDIO O GRANDE
CLAUDIO O GRANDE
7 anos atrás

ACERTEI AO DIZER QUE A CHUVA COMECARIA ANTES DA CORRIDA OU NA VOLTA 22, PODEM CONFERIR<<<

E a chuva ajudou a mercedes…. nao que ajudou a nercedes diretamente, apenas que os mercedinhos foram cautelosos e conservadores e todos os potenciais rivais se deram mal com a chuva ou com os peneus. FERRARI, Rbr, Force india, e willyans, os outros nao ganhariam nunca mesmo,e entao os mercedinhos ficaram apenas ficaram girando, girando, girando até a corrida acabar, o Rosberg como eu disse nao arriscou nada, nem combateu o Verstapem`; que deu um shouw, foi o cara do dia mesmo sem ganhar, o Rosberg chegou ate a dar uma patinada sozinho….. mas no fim ficou contentissimo com o segundo lugar, hamilton ganhou facil uma corrida em que nonguem conseguiu pressionalo….. em Abundabi so havera tres duisputas, Ros X ham, Force X Willians…. e Sauber X Manor , o resto sera só pra cumprir tabela mesmo…..
TROFEU CHUPETA PRO MASSA , quem sabe assim ele para de chorar, acho que chorou de vergonha….. e foi meio traira ao fazer uma "insercao" pra globo antes da corrida……. e Interlagos passou no teste, com algumas restricoes, mas pássou, veja que detalhe interessantes. os bam bam bam estavam nos espacos vip comendo caviar e tomando champanhe, tudo free…., sequinmhos com ar condicionado e so batendo papo ou na internete e nem ligando pra currida enquanto o povao tava la na chuva, comendo coxinha fria e bebendo coca quente tudo a preco exorbitante e tentando ver alguma coisa…..
Duas coisas me impressionaram nas imagenms transmitidas pela globa, nao conheco as cercanias de interlagos, mas apareceu um favelao em certos angulos que foi de envergonhar…. SP ja tem favela ao redor de interlagos…… e outra coisa que achei um absurdo os torcedores pagarem caro por um ingresso, ficarem sofrendo ali nas arquibancadas e ao inves de tentar ver a corrida o cara tenta filmar com seus celular chines e acaba perdendo o espetaculo, ora essa, a corrida ta sendo gravada e com certeza com muito mais qualidade e havera centenas ou milhares de videos disponifvei na internete, entao pra que perder tempo fazendo uma gravacao pessima ao inves de aproveitar o momento… va entender uma gente assim….
Flavio, nos dois so erramos ao achar que o titulo seria definido aqui em SP, no resto acertamos tudo.
Fora galvao!!!!

Eduardo
Eduardo
Reply to  CLAUDIO O GRANDE
7 anos atrás

Valeu Nessa!

Eduardo
Eduardo
Reply to  Eduardo
7 anos atrás

Digo, valeu Massa!

CLAUDIO O GRANDE
CLAUDIO O GRANDE
Reply to  Eduardo
7 anos atrás

Eduardo, A participação do Massa na F1 valeu por 2008, acho até que ele deveria ser o campeao no lugar do hamilton= hamilton nao merecia aquele titulo com certeza!!!!, digamos que ele foi o campeao moral de 2008, mas seus ultimos dias na Ferrari e na willians foram de amargar, concorda???!!!

Fernando
Fernando
Reply to  CLAUDIO O GRANDE
7 anos atrás

Povão?? O único negro que eu vi na transmissão foi o Hamilton… Pelo menos nas imagens da FOM e da Rede Blobo. Ou a branquelada faliu mesmo e virou povão… Eu também não gosto destas coisas apelativas e sentimentalóides que nossos pilotos fazem, enfim, problema deles.

CLAUDIO O GRANDE
CLAUDIO O GRANDE
Reply to  Fernando
7 anos atrás

Povão eu digo em relação aos bam bam bam da F1 é lógico né Fernando! E o hamilton já nem é tão negro assim, acho que ele toma remedios pra embranquecer, prática muito comum nos USA ( veja o falecido michael jackson), compare as fotos e veras que ele embranqueceu, mas isso é só curiosidade, cada um faz com seu corpo o que quiser desde de que não atinja os outros, nao é mesmo??? E se uma pessoa de pele negra tiver uns R$ 500,00 disponiveis pode assistir a corrida sem problema nenhum.

Anderson_SP
Anderson_SP
Reply to  Fernando
7 anos atrás

Que comentário imbecil.

Eduardo_SC
Eduardo_SC
Reply to  CLAUDIO O GRANDE
7 anos atrás

O que o Vettel fez em Monza pela ToroRosso (mesmo tendo ganho a prova) é mijo perto do que eu vi o Verstapen fazendo hoje.

CLAUDIO O GRANDE
CLAUDIO O GRANDE
Reply to  Eduardo_SC
7 anos atrás

Calma Eduardo, calma… Não exagere e não se exaspere.

CLAUDIO O GRANDE
CLAUDIO O GRANDE
Reply to  Eduardo_SC
7 anos atrás

Calma, nao se exaspere e nao exagere….

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  Eduardo_SC
7 anos atrás

Concordo plenamente. Largar na frente em Monza (circuito com 6 curvas) com o horizonte limpo deixando o spray para o resto da turma não tem nada a ver com o que o Verstapinho fez largando em 4o e correndo contra o spray num circuito técnico de 15 curvas.
Abs.

Eduardo_SC
Eduardo_SC
Reply to  CLAUDIO O GRANDE
7 anos atrás

Do lado de fora, Interlagos é muito zuada ali pelo final da reta oposta e a junção. Já andei por ali sozinho e é froids. Desde a curva do café até o S do Senna, tranquilo. No mais Cláudio, me pareces que não és muito fã de lógica por preferir tanto assim a ironia.

CLAUDIO O GRANDE
CLAUDIO O GRANDE
Reply to  Eduardo_SC
7 anos atrás

ok Eduardo, Sou fã da lógica quando esta se aplica, e também a ironia é um desafio à lógica, quanto às cercanias de interlagos, o que me espanta é o empobrecimento da população brasileira, ou seja, áreas nobres já nem são tão nobres assim mas torço para essa tendencia acabar e acontecer justamente o contrário, areas de favela (nao me levem a mal tá, sem preconceitos e sem a chatice do politicamente correto) se tornem áreas de melhor padrao mas com as mesmas pessoas morando lá, ou seja, que o padrao desses habitantes aumentem, entendeu, viu como a ironia desafia a logica???Quanto à corridas, enm sempre acontece a lógica pois são tantas variaveis, mas veja que a cautela e conservadorsiorismo da |Mercedes fez bem a Rosb e ham pois estes não tiveram problemas na corrida, já quem tentou algo a mais se ferrou!!!

CLAUDIO O GRANDE
CLAUDIO O GRANDE
Reply to  CLAUDIO O GRANDE
7 anos atrás

Em tempo, também acertei que massa não pontuaria, podem conferir, esqueci de falar do Felipe II , o Nasser, fez ótima corrida, tirou leite de pedra, aproveitou pra mostrar serviço em casa, fez numa corrida o que nao conseguiu no ano inteiro, ajudou a equipe e aproveitou a chance de ouro de lhe caiu no colo pra melhorar seu carta na F1 e quem sabe arrumar um lugarzinho no grid em 2017.

Celio ferreira
Celio ferreira
7 anos atrás

Hamilton …. manteve a chance de ser campeão… corrida perfeita..
Rosberg…. pilotou com o regulemento, e com sorte …bom segundo
MAX… ganhei um ídolo na F1 … lembrei da corrida de Senna comToleman em Môbaco
NASR .. perfeito , grande pilotagem levando-se em conta o carro que tem
acho que garantiu vaga pra 2017
MASSA … Carreira que deixou esse respeito que vimos hoje em interlgos
todas as equipes batendo palmas pra êle , foi de inundar os olhos.

GArlet
GArlet
7 anos atrás

MAx Verstappen é o melhor piloto da F1 atual. Torcendo para a RED Bull brigar de igual para as MErcedes, que não tem os 2 melhores pilotos do grid, já que Rosberg é mediano, e HAmilton faz cagada demais e tem apagões durante o ano. Creio que o MArx com um carro de igual para igual com a MErcedes vai ser um multicapeão.

Zé Tros
Zé Tros
Reply to  GArlet
7 anos atrás

Que vc é torcedor do Max já deu pra perceber. Que Max fez uma belíssima corrida hoje, eu tbm vi. Agora que LH faz cagada demais e tem apagões, é uma mentira exagerada sua.

Willians Thiago
Willians Thiago
7 anos atrás

FG vc conseguiu fazer um coraçãozinho com as mãos pro Nico ?

Kkk
Kkk
7 anos atrás

Interlagos é foda, pista para os grandes, na chuva faz as curvas mais fáceis no seco as mais difíceis!
Hamilton ganhou na pista do Senna nas condições que seu ídolo mais mostrava seu talento, vitoria com chancela Senna, bela vitória do Hamilton, foi sempre o mais rápido, sólido, sem erros.
Se faltava uma corrida alien pra carimbar o Verstappen como fenômeno, não falta mais. O traçado que ele achou (antes de todo mundo), o arrojo nas ultrapassagens, a coragem, a velocidade, pqp! Deu show o menino, merecia o segundo lugar. Rosberg não fez por merecer o segundo lugar, mas fazer o que, não fosse a quebra do inglês, não teria a menor chance contra o Hamilton.
Nasr foi foda, mostrou sempre resultado quando teve condições, andou varias vezes no fio da navalha, fazia o mergulho e a junção como ninguém. Não costumo errar quando um piloto é bom (nem quando é mediano como o Vettel), e o Nasr é bom, inteligente, tem muito a evoluir, esse é apenas seu segundo ano. Calou a boca de muita gente que adora zicar, faz por hobby.
Que dupla medonha da Ferrari, coisa horrorosa, quase tivemos a melhor Ferrari sendo um carro com motor 2016, patético ver os dois pilotos da Ferrari rodando como amadores. Mais uma corrida que seus pilotos não maximizaram o potencial do carro.
Mclaren é um dos carros com menos downforce no grid, graças ao fraco Honda, fizeram um carro com menos arrasto possível, na chuva o sofrimento é maior, Button que de bobo na chuva não tem nada, se arrastou. Só um piloto genial como o espanhol pra pontuar com a mclaren no Brasil (pista de downforce) e na chuva.
Falar o que do Massa, chegou na f-1, pilotou pra Ferrari, quase foi campeão, teve dois dos melhores campeãs mundiais como companheiro, quatro campeão do mundo, quase morreu, se recuperou, conquistou quase tudo dentro das pistas. É um cara muito querido, só posso agradecer por tantos anos defendendo nossa bandeira no esporte que mais gosto.
Rubinho não soube parar mas soube se reinventar depois da f-1, Massa deveria fazer o mesmo, vir pro Brasil andar de Stock, ter mais filhos, curtir a velhice dos pais, e sentir de perto todo carinho daquela torcida maravilhosa que é a nossa.
Finalmente, só posso dizer uma coisa, Alonso e Massa é uma dupla mais forte que Vettel e Raikkonen.
#FaltaPilotoNaFerrari!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Kkk
7 anos atrás

“Alonso e Massa (2 títulos reunidos) é uma dupla mais forte que Vettel e Raikkonen (5 títulos reunidos).” Continuas o mesmo! Falando besteira.

E a saída de pista do Decimonso, Vicellez? Nenhuma palavra?

#OitoAnosAtrásDeVettel (por enquanto).

Kkk
Kkk
Reply to  Paulo Pinto
7 anos atrás

Só comparar quantos pontos fizeram as duplas que citei.
Alonso décimo, Button ultimo.
É….

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
7 anos atrás

Button?

Samuel
Samuel
7 anos atrás

O verstappen dirigiu a lá senna em donington park!

Glauson
Glauson
7 anos atrás

Pela primeira vez na vida eu chorei numa transmissão ao vivo de Fórmula 1.

Minha mulher virou pra mim e disse: – Poxa, vc gosta mesmo disso, hein?

Ver os mecânicos da Mercedes e da Ferrari aplaudirem de pé o cara foi demais!

Pelo menos uma vez concordei com o Babão Bueno: Massa é um cara do bem!

Alexandre
Alexandre
7 anos atrás

Eu nunca tinha chorado durante uma corrida. A despedida do Massa foi cinematográfica.

Saima
Saima
7 anos atrás

Max Verstappen fez hoje a maior corrida que um piloto fez em pelo menos uns bons anos. Esse moço é o futuro da F-1. Mais que Vettel, Hamilton ou Alonso são ou têm sido. Finalmente alguém comparável a Schumacher.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Saima
7 anos atrás

Kkkk……que posição ele largou e chegou mesmo?……..hehehe pobre geração Schumacher……acostumaram a se contentar com pouco!!

Kkkk
Kkkk
Reply to  Segafredo
7 anos atrás

Ele foi bem pela idade e tal, mas nego exagera, meodeos!

Saima
Saima
Reply to  Segafredo
7 anos atrás

Vocês são livres pra pensar diferente, mas o blogueiro, Toto Wolff, Berger e toda a mídia especializada parecem ter a mesma opinião que a minha.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
7 anos atrás

Desde quando sete títulos é pouco, Sennafredo?

Carlos Tavares
Carlos Tavares
7 anos atrás

Ah! E impressionante Felipe Nasr.
Na hora que mais precisava, mostrou serviço.

Com Ericsson fora, com Ocon sendo ultrapassado no final, segurou bem Vettel e depois Alonso. E ainda teve todo um clima conspirando a favor: Felipe parando, corrida em casa, a emissora oficial fazendo lobby…

Mas o importante, mesmo, é que ele, Nasr, conspirou em benefício próprio.

Merece seguir.

Fabio Silva
Fabio Silva
7 anos atrás

Só completando o Max Verstappen com certeza será campeão em alguns anos, tem muito talento.

Clodoaldo lelli
Clodoaldo lelli
7 anos atrás

No mundo pessoas que fazem o que gostam ganham bem ficam ricos com isso despertam nas pessoas esse sentimento essa coisa de tentar diminuir essa pessoa felizmente não são todos assim talvez pareça que tem mais quem critique mas talvez só pareça porque querem mostrar pro mundo seu ódio gratuito porque hoje eu vi mais gente reconhecendo e aplaudindo o trabalho do massa do que vaiando aqui provavelmente apareceram um monte pra chamar ele de fracassado mas ele chegou onde muitos sonham e pouco chegam
Valeu massa

MarcioD
MarcioD
7 anos atrás

Chuva nas corridas de F1 é muito bem vinda, acaba com a monotonia. Creio que agora não restam mais dúvidas acerca do talento do Max, o cara realmente é muito arrojado, rápido e técnico. Excelente controle do carro na derrapagem no Café, belíssimas ultrapassagens. Poderia ter chegado mais á frente não fosse a aposta errada nos pneus. Valeu Massa, merecia pelo menos um titulo! Mais uma vitória relativamente tranquila de Hamilton ultrapassando agora Prost em nº de vitórias e a Mercedes continua demonstrando grande superioridade sobre as demais equipes.

Fabio Silva
Fabio Silva
7 anos atrás

Esse Gp foi muito interessante mesmo, fiquei na torcida pelo o Felipe Nasr e surpreso como todos pelos os aplausos ao Felipe Massa. Mais ainda sim sonhando com os pilotos antigos como Senna ( muita chuva hoje ), Piquet, Prost e o Fittipaldi. Fazia tempo que não assistia a F1 mais vi que tem emoção ainda, também sou Fã do Hamilton. Flavio nas categorias inferiores como gp2 e gp3 tem algum brasileiro com chance de aparecer em 2017 ? ou vamos esperar mais tempo ?
Abraço de um grande fã seu.

Carlos
Carlos
7 anos atrás

Infelizmente, tive um compromisso na hora da largada. Pus a TV a cabo pra gravar ontem à noite. Não sei pq, quando cheguei em casa não estava gravando. Rapidamente agendei pra gravar a reprise do sportv hoje à noite. Portanto, comentem à vontade, seguindo a orientação do FG, pra eu poder ler tbm. Abraços

Eduardo Andrade
Eduardo Andrade
Reply to  Carlos
7 anos atrás

O Sportv sacaneou e tirou a F1 pelo futebol, falta de respeito.

Ivan Tsuneo
Ivan Tsuneo
7 anos atrás

Vastappen foi surreal!, Uma das maiores demonstrações de talento que já vi como amante de automobilismo. Foi absurdo, foi daquelas que devemos contar no futuro como aquele menino deixava todos para trás como se brincasse de videogame (detalhe 1: passou companheiro de equipe, campeão do mundo, Perez “o cara mais chato de se passar na f1), tudo e todos, do forma ridícula) (detalhe 2: assistam as voltas com a camera onboard do carro, ele brigou com o mesmo o tempo todo, corrigia o traçado a todo momento, na verdade entrava numa curva e ia até o limite da correção…) Foi BIZARRO!

Carlos Tavares
Carlos Tavares
7 anos atrás

Impressionante como pista que tem história produz as melhores histórias.

Impressionante Max Verstappen.
Nem quando venceu convenceu tanto quanto hoje. Lembrou Schumacher na corrida de despedida.

Impressionante Felipe Massa. Respeito é mesmo para quem tem. Ele merece vencer bastante ainda. Que seja na F-E.

Impressionante Interlagos.

Antonio Luiz Siqueira
Antonio Luiz Siqueira
Reply to  Carlos Tavares
7 anos atrás

Muito bom seu comentário. “Impressionante como uma pista que tem história produz as melhores histórias”.
Interlagos, Monza, Spa, Suzuka, Silverstone……mas na verdade sinto que hoje estamos vendo o fim de uma era, sei não, fica este sentimento. Espero estar errado.

Rafael Rego
Rafael Rego
7 anos atrás

Galvão e o Regi caíram nas lágrimas lá na cabine com o lance do Massa. Foi bonito msm.
Que corrida!

Rafael Pacheco Velho
Rafael Pacheco Velho
7 anos atrás

Melhor corrida da temporada.

Não precisa esperar a última para ter certeza.

Alexandre Neves
Alexandre Neves
7 anos atrás

Não é por ser brasileiro, mas corrida em Interlagos é, em geral, acima da média. Top 5 entre as melhores corridas, me arrisco a dizer Em quase todas as temporadas. Será um crime se a F1 ficar sem o GP Brasil.

Sobre Max Verstappen: alguém lembra de um jovem piloto Brasileiro que chegou em segundo debaixo de chuva em Mônaco?! Então, melhor a gente ir se acostumando com hino da Holanda…