MENU

terça-feira, 8 de novembro de 2016 - 19:52Indústria automobilística

#VOLTAGOLGT

SÃO PAULO (olha que ficou bonito!) – A revista “Full Power” mostra no vídeo abaixo e nesta reportagem aqui, com exclusividade, uma “releitura” do Gol GT — que a Volkswagen vai mostrar no Salão do Automóvel, aberto nesta semana em São Paulo. Foi o Carlos Tavares que mandou a dica.

Gosto muito de séries especiais — não por acaso tenho uma Caiçara, um Passat Surf, um Chevette Ouro Preto e um… Gol GT, claro! Fora o SAAB Monte Carlo. E o XR3. Brinquedinhos interessantes. Adoro, também, a linha SE da Dodge, os SS que a Chevrolet carimbava em Opala e Caravan, as coisinhas diferentes da Fiat (Rallye, 1.5R, 1.6R), aquelas maluquices da Autolatina (Logus Wolfsburg, tem nome mais sensacional?), Santana e Quantum Sport, qualquer Ghia na Ford, enfim, tudo aquilo que resultou de adorável na indústria brasileira quando não se podia importar nada. E gosto de alguns importados, também, como os pequenos Peugeot 205 XSi, por exemplo. Um dia teremos.

Mas, voltando ao Gol GT, achei de bom gosto tudo que fizeram nesse carro-conceito — até onde se sabe, não há planos de colocá-lo em linha. OK, são vagas lembranças do modelo original, mas vejo essas coisas mais como homenagens do que, propriamente, “releituras” — palavra que está na moda, mas nem sempre se justifica. New Beetle, Fiat 500, Mini, isso tudo, no fim das contas, é mais homenagem do que qualquer outra coisa. Há algumas referências estéticas, mas pouca herança conceitual. Nem daria, mesmo. Alguém imagina motor traseiro nesses Fuscas do século 21?

Talvez eu fosse mais explícito nesse novo Gol GT, com a padronagem dos bancos (Recaro, cacete!), faróis de milha redondos na frente (nem sei se pode, isso), adesivos nas laterais… Mas é questão de gosto, apenas. Só de lembrarem do GT, já tá bom.

32 comentários

  1. evandro disse:

    Ficou muito legal….bem de acordo com os “esportivados” modernos mas com referencias ao clássico GT. E está sendo uma das sensações do Salão do Automóvel. Mas com certeza não será produzido… a VW está preparando uma família Gol totalmente nova para 2018, baseada numa nova plataforma. E o carro será reenquadrado na linha, será um pouco mais “refinado”, quase como o Polo europeu, ficando o UP como o popular da marca. Aí teremos grande chance de ter uma versão esportiva (provavelmente GTI) com o motor 1.4 TSI.

  2. Renato disse:

    Continua sendo um Gol, mas a VW vai cobrar por ele o preço de um automóvel de de alto nível.

    Sempre aparece um trouxa para pagar por estas bobagens.

  3. Eu estive na apresentação desse carro no dia 08. Foi o próprio designer do projeto que apresentou. Disse que desde pequeno tinha o sonho de criar um carro esportivo e pode realizar o sonho com esse pedido da VW.

  4. Fábio disse:

    Xunning puro!
    Os de rua são menos caros e mais honestos…

  5. Heber disse:

    Flavio, foi meu primo quem projetou essa versão. Caso vc tenha interesse em falar com ele, me mande um e-mail.

    Abs

  6. Victor disse:

    Ahhh não entra na minha cabeça chamar esse Fox de Gol…

  7. Wagner disse:

    Ficou muito bonito mesmo! Mas, se entrar em produção, vão cortar metade dos itens, alegando “viabilidade nos custos”…

  8. Mentecapto disse:

    Flavio, acrescentaria a sua lista de séries especiais, o Ka XR. Era e ainda é um belo de um brinquedo. Só quem andou (pilotou) um sabe do que eu estou falando

  9. Rodrigo Moraes disse:

    Eu não gostei muito. Achei que ficou mais homenagem a Golf GTi do que a Gol GT. O Gol GT era menos empetecado, mais funcional. Melhor homenagem a VW faria se desse atenção à linha Gol. Fox tem motor 1.6 16V, Up tem motor turbo, Saveiro tem freio a disco nas 4 rodas, controle de estabilidade e tração, e o Gol só fica com o resto do que sobra nas prateleiras. A impressão é que querem matar o carro, tirar de linha.

  10. Garlet disse:

    Design poluído demais. Não tem o charme dos carros dos anos 90. Isso parece aqueles carros do veloses e furiosos, vc não sabe se é chinês, indiano, coreano, é tudo igual, farol puxado e um ponte de penduricalho, varal pra secar cuecas no porta malas, etc. efeito veloses e furiosos. Enfim, se fosse mulher seria “perua”. Se para o meu gosto, mulher bonita é a Gisele Bundchen descabelada de havaianas, não tem como gostar desse tipo de carro, parece aquelas perua (mulher) com saia padrão onça, tamanco de madeira, cordão de ouro pra tudo quanto é lado, cabelo padrão shit zu loiro platinum. Enfim o bom gosto nos deixou faz tempo.

  11. Robertom disse:

    Compre um Gol G6 e monte um GT de acordo com seu gosto, por que este aí não vai rolar…

  12. Mentecapto disse:

    Ficou bonito e está tudo na prateleira da VW, é so querer, montar e vender igual pão quente. A minha preferência seria por um câmbio manual bem escalonado de 6 marchas, coisa que a VW faz como nenhuma outra montadora nacional e o motor poderia ser o TSI 1,4-l. Poderia ter duas versões TSI, uma 1,0 e outra 1,4. Acredito que entre 120 e 150 cv seriam mais do que suficientes pelo peso do Gol..

    Poderia ser uma alternativa ao Sandero R.S., atualmente único esportivo nacional de preço razoável ( na verdade uma pechincha pelo que oferece ). O Peugeot GT está bem mais caro do que o Sandero R.S.

  13. Renato de Mello Machado disse:

    Esse carro hoje no meu ver, não tem muito sentido pois quando o Gol GT foi lançado e outros mencionados por você, vivíamos numa outra realidade de carros onde se colocava uma faixa abria o escapamento, colocava uns “reloginhos” no painel e tínhamos um esportivo.Hoje tem carro quê nem aparenta nada e anda mais quê o GT e essa releitura aí.

  14. Rubens disse:

    Por apenas R$ 99.999,00 no modelo GT básico.

  15. Gustavo disse:

    Se alguém imagina motor traseiro nesses Fuscas do século 21?
    Ora… se Porsche tem, por que não um Fusca do século 21?

  16. Flavio Bragatto disse:

    Achei muito legal.
    Agora com essa moda de 1.0 3cc Turbo, eu não duvido nada, que a VW coloque um motor de Up TSi no Gol.
    O problema, é o “brecinho”!
    Um Fiesta Ecoboost, que também é 1.0 3cc Turbo, custa a partir de TG$76.000 (Setenta e Seis Temers Golpistas).
    Duvido muitíssimo, que um Gol, batizado de “GT”, custe menos de 80k.
    Aí vai de quem tem bom senso ou não.

  17. Marcos Gomes disse:

    Também teria todos que você listou, mas Peugeot? Tô fora. Se hoje vive dando problema e qualquer peça e conserto é um rim e o olho da cara, imagina no futuro…

  18. Bruno Mantovanelli disse:

    Tem que ser vermelho, porra!
    Hoje é tudo cinza e prata, coisa mais sem graça….

  19. Alessandro Silva disse:

    Achei do caralho! Muito bom mesmo com uma única exceção: As rodas diamantadas. Não gosto disso. Fica a impressão de roda velha, recuperada e vendida em borracharia por nova. Umas rodas pratas, ou grafite, ou preto perolizada ou mesmo preto sólido brilhoso (não fosco) cairiam melhor.

  20. José disse:

    Gostei. Teria um desses fácil, fácil. Ficou com cara de “Golfinho”

  21. Glauco Tavares disse:

    Ficou malvado pra caralho!! Só colocar um 2.0 tsi com cambio de dupla embreagem para criar um pequeno monstro.
    Pena que dificilmente a VW lançara este carro, com todas estas mudanças ele certamente custaria o mesmo que um Golf ou até mais, ai fica inviável.

  22. Junior disse:

    Acho muito legal as séries especiais, e essa do gol ficou linda mesmo, curioso pra saber qual a motorização desse carango, acredito que seja um desses TSI moderno, tomara que seja.

  23. Eu também seria mais explícito. Eles mandaram bem no adesivo GT no vidro traseiro!

  24. Alan F disse:

    Flavio Gomes, veja isto: durante algum momento entre o final dos anos 80 e início dos 90, com alguns marcos alemães no bolso e um novo mundo para explorar, você embarca em um glorioso e fictício Laika 601 (obviamente inspirado no Trabbie), pronto para encarar uma jornada pelos territórios do bloco oriental. Essa é a premissa de Jalopy, um novo jogo que está que está chamando a atenção.

    É preciso cuidado na condução e manutenção do carrinho. É possível levar peças extras e ferramentas no porta-malas. Durante as suas paradas nos postos de gasolina você pode comprar itens de primeira necessidade como cigarros, salsichas e bebidas. Mas cuidado ao cruzar fronteiras carregando itens proibidos! Ou será melhor arriscar um contrabando e ganhar uma grana extra para financiar a viagem?

    Ainda em desenvolvimento mas já disponível para compra, Jalopy certamente traz um conceito inovador que poderia ser quase um “Flavio Gomes Dream Driving Simulator”.

    https://youtu.be/GfjfACTX0eI

  25. paulo disse:

    o melhor de tudo: 2 portas.

  26. Jayme disse:

    Porra não tem o motor??? Os primeiros tinham o AP 1.8 e depois passou para o 2.0. Tem que meter o 2.0 turbo do Jetta com câmbio DSG que vai ficar um demônio!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>