YES, MARINA (3)
SÃO PAULO (deu tempo de tudo) – Celebremos a conquista do título por alguém que se recusou a ser segundo piloto, mesmo tendo um companheiro melhor. Reside aí o maior mérito de Rosberg. Ele fez o que Barrichello, Berger, Patrese, Webber e outros não não tiveram sequer a ousadia de tentar quando seus parceiros eram nitidamente superiores.
Hamilton fez um terrível jogo psicológico hoje. Venceu o GP de Abu Dhabi tirando o pé, chamando os outros para perto do companheiro, apostando no caos. Nico-Nico resistiu. Terminou em segundo, mais do que precisava. É o legítimo campeão mundial de 2016.
Já volto para escrever o textão pós-GP.
Ele teve a liberdade da equipe alemã para disputar o título de igual pra igual, algo que os demais não tiveram.. É importante vc ressaltar isso tbm.
Dois pitacos:
Webber lutou muito contra Vettel em 2010.
Nunca um “segundo” piloto teve tanto apoio da equipe quanto Nico. A Mercedes tava doida para o tedesco levar essa. Com muito mérito, diga-se… Trata-se de um bom e dedicado piloto.
Senna na McLaren?
Concordo 100% com Pedro Freire. Ia falar exatamente sobre Webber, mas concordo também que um Alemão na Mercedes teve mais apoio que os demais, mas claro que isso não reduz em nada os méritos de Nico.
Rosberg só foi campeão devido a sabotagem da mercedes. Além da quebra de motor absurda na Malasia, teve a troca de motor em Spa-Francochamps, que o obrigou a largar em último, ou seja a mercedes lhe roubou 50 pontos. Aí é fácil o rosberghinho ser campeão.
E nos outros anos em que o Rosberg teve um monte de quebras, qual foi o motivo? Acorda parceiro, uma equipe não sabotaria seu próprio piloto se ele sabidamente vai continuar a pilotar pela empresa no ano seguinte.
NICO FOI MUITO EQULIBRADO E SÁBIO
Nao entrou no jogo sujo do hamilton velhaco e mascarado.
NICO CAMPEONISSIMO!!!
Flávio, você acha que o caso do Nico se aplicaria ao Massa em 2006? Tivesse ele o talento necessário acha que poderia ter peitado o alemão mesmo este tendo toda a equipe trabalhando para ele ou acha que foi correto em se enquadrar como segundo piloto como forma de investir na sua permanência a longo prazo na Ferrari? Não dá para dizer que o Massa agiu errado mas do ponto de vista da competitividade ele apenas se enquadrou ao que era reservado a ele naquela temporada.
Deve ser porque o mercado alemão é muito importante para o grupo FIAT que ,por acaso é dono da Ferrari . O grande problema de Massa como de seu antecessor era a que efetivamente não deveriam ser mais rápidos que seus colegas de equipe (a equipe é que tem os dados telemétricos ,e estes não tem simpatia por este ou aquele piloto),na maiorias dos circuitos do calendário , e ainda eram subservientes ao extremo ,talvez por saberem de suas limitações ,mesmo!( coisa obviamente suprimida das “relevantes ” informações jornalisticas da R G T).E isto não os impediu de tomarem o famoso pé na bun ….(grandes popôs flácidos ). E nunca ninguém fala que tanto Mepassa como o antecessor eram de descendência italiana ,a mesma da equipe e seus colegas ou eram germânicos ou hispânicos ,onde também a FIAT nada representa em seus mercados de automóveis. Nem com isso souberam jogar , A participação brasileira na F1 começou de forma brilhante e terminou de forma melancólica . Meu filho fala que a R G T é “pé frio” ,todo ídolo que ela tenta fabricar ou exaltar ,não vingam , simplesmente desaparecem ,ou tem algum problema que os impede de darem o seu melhor em momentos decisivos.
Barrichello na Ferrari é completamente diferente de Rosberg na Mercedes. Rosberg na Ferrari nunca teria permissão para brigar com o nº 1. Mas acho que a comparação serve para Barrichello e Button na Brawn. Ali sim, ele poderia ter sido campeão. E nem tinha esta de primeiro e segundo piloto. Não foi. Assim como Massa tb não e outros tantos, como já citados. Ótimos pilotos, mas…
Verdade… todo mundo sabia que o melhor motor, depois de testes no dinamômetro ia pro carro do alemão e o segundo melhor motor para o carro reserva do alemão. A verdade verdadeira é que ele nunca teve a possibilidade real de ganhar do Shumacher, nunca teve atenção dividida nem mesmo o carro igual. Quando disputou com o Button, se não me engano, por conta de entrevistas na época e agora com a aposentadoria do inglês, a grana era tão curta que só dava pro básico e quando acertaram o problema da frenagem do Barrichello, que usava o mesmo pé para frear e acelerar, a disputa começou a ficar mais equilibrada, mas aí o lastro já era grande demais. E também não concordo com o Weber nessa lista, já que ele de todos os listados foi o único que peitou de frente seu companheiro, só que não conseguiu o mesmo sucesso que o alemão teve hoje. Mas dizer que ele não teve a ousadia de tentar não é correto, dado a disputa interna dentro da equipe com decisão na última corrida do ano de 2010. Depois disso a equipe passou a privilegiar o alemão.
A onde você tirou estas teses ? se em produção de motor para carros de rua ,a diferença máxima admissível é de +- 5 % ,em um motor de competição em categoria top , não passa de 0,3% ,as peças para estes motores são ,fundidas ,forjadas e usinadas em maquinas especificas só para estes motores e por profissionais do mais alto grau de qualidade e conhecimento.
E como que um piloto que teve sua base de piloto forjada no Kartismo não sabe frear com o pé esquerdo ? esta é uma balela maior que Temer presidente .só mesmo um crédulo da R G T poderia acreditar nestas “informações”. E um alemão .só por ser alemão seria mais importante que um piloto que ostenta um sobrenome italiano , italianos não são subservientes a “potências estrangeiras ” só por se sentirem inferiores e a FIAT é e sempre será ‘ZERO” no mercado alemão , já no Brasil ………………………………..
A verdade é uma só O Rubens poderia até ser um muito bom piloto ,mas não tinha nem 10% da disposição para luta e para vitória que um Max Verstappen . Essa sua defesa para o antigo piloto é no minimo desprovida de bom senso ,é puramente baseada nas mentiras veiculadas pelos “brilhantes” jornalistas “especializados” da R G T.
Falhou aqui, continuando… leia a entrevista que o Button deu recentemente à Sky sobre sua carreira na F1, ele mesmo disse contou esses problemas com a Brawn. E sobre a Ferrari, Jean Todt que era o chefe de verdade, e não o Brawn que era o projetista chefe, já admitiu que a equipe era moldada ao alemão e o carro era construído para seu tipo específico de pilotagem. E para quem parece desinformado, 5-10cv em um motor de 1000cv é ganho. E… para quem entende bem do negócio, como você parece dizer que entende, montagem, bem ou mal feita, também gera perdas. Bom… a prova de 2002 na Áustria fala por si só, o quanto haviam diferenças naquela equipe.
E se até hoje você não sabia que o Barrichello usava o mesmo pé para acelerar e frear, depois que a embreagem na F1 passou a ser usada apenas para colocar o carro em movimento, vou fazer o que?
Já sei é mentira, é mentira, e é mentira (batendo com o pezinho no chão), e eu não entendo nada de automobilismo porque supostamente eu sou papagaio de pirata da Globo. rsrsrs
Essas viúvas são demais…
Quero saber onde estão o Vicellez e o Sennafredo, que viviam dizendo que Rosberg bateu em Schumacher ( que já tinha mais de quarenta anos e estava há três anos sem correr).
Rosberg acaba de bater em Hamilton, que é mais novo e está no auge da carreira.
Parabéns ao novo campeão, que não se intimidou diante do companheiro mais rápido e mais talentoso do que ele.
#SomosTodosTedescos!
Hahahahaha! Você é FG estão a delirar. Esse título foi um presente da Mercedes para ele. Ou alguém em sã consciência acredita que niquinho ganharia um título com um carro parelho ao de concorrentes mais fortes? E que recalque, hein? Mais um que deve ter tomado um fora do Alonso.
Prove (com fatos) que foi um presente da Mercedes.
Não preciso. Tenho minhas convicções. Se quiser, faço um Power point para você.
Papo igual ao do Sennafredo. Por isso que eu digo: é mais um nick fantasma.
Alto lá, camarada!
Foi campeão, mas longe de bater no negão, conforme você tá afirmando.
Desculpa perguntar, mas se fazer mais pontos no final do campeonato não é bater a concorrência, é o que então? Se o Hamilton disputou esse campeonato, e no final dele fez menos pontos que o Rosberg, ele foi batido pelo alemão. Simples assim!
Independente disso, todos, que acompanhamos o automobilismo, sabemos que o inglês é melhor piloto do que o campeão, só que esse ano não foi o mais eficiente.
Jr, o Fabrício já respondeu por mim e de um modo mais completo.
Ué, que arroubo de ufanismo tedesco é esse? O campeonato do alemão não foi arrumado pela Mercedes, segundo você é um outro doidinho fã do Hamilton que vira e mexe aparece aqui? E se foi arrumado, quais os méritos reais do Nico?
Sobre os “segundões”, penso que Webber até tentou, e bastante. Tanto foi até a última prova de 2010 com chance de título. Aliás, chegou ao GP de Abu Dabhi daquele ano com mais pontos de Vettel. Se a Red Bull tivesse trabalhado um pouquinho mais pra ele, quem sabe levava a taça. De qualquer forma, foi o mais valente da lista. O último a entregar os pontos, na minha opinião.
Quanto ao título de Rosberg, muito merecido!
Soube extrair do carro todo o seu potencial, cometeu poucos erros (talvez só uma vez, na Áustria) e aproveitou todas as oportunidades que teve. E antes que comece a choradeira pró-Hamilton, é surreal pensar que um cara que fez 8 poles e venceu 9 corridas no ano não mereça o título.
E mais, cuidado com a memória curta. Quando os mercêdicos vieram das férias, Hamilton tinha larga vantagem de pontos sobre o alemão. Nico foi sensacional nas 5 corridas seguintes, vencendo 4 delas e garantindo um terceiro após ser tocado na largada e cair para 17º na Malásia. Enquanto ambos correram por vitórias, o placar mostrava 9×6 pra Rosberg. E quando a matemática se ofereceu ao seu favor, mostrou inteligência, perícia e frieza para levantar a taça.
Ah, detalhe importantíssimo: Ganhou combatendo o piloto que é reconhecidamente um talento fora de série. Mérito maior impossível!
PS: Ricciardo que abra o olho, mais uma vez foi atrapalhado pela equipe na estratégia. Sei não, mas acho que Max já tomou conta do pedaço… Prejudicaram a corrida do australiano, de novo. Na hora que pintar uma vaga noutro lugar, pula fora garoto.
Parabéns pelo comentário, muito sensato. Incrível como duvidavam do Nico, um cara tão rápido que foi capaz até de bater Schumi, ainda que na fase decadente deste. Nunca foi segundão, assim como Webber também não foi, concordo, outro que nunca se submeteu. Mas a Mercedes também merece cumprimentos por oferecer aos dois equipamentos, estratégias e condições iguais. Quanto ao Ricciardo, é o piloto da minha torcida e teve sua corrida comprometida hoje, tinha a chance ate de vitória com a estratégia correta, duvido um pouco porque forçaria o Hamilton a andar mais rápido, mas é plausível. Infelizmente, entretanto, acho que terá muitas dificuldades no próximo ano contra o companheiro, que é um pouco mais rápido em corridas e tem o famoso “instinto predador” dos multicampeões, excluindo o Vettel.
Obrigado, Alberto. Concordo com você. Penso que Ricciardo poderia ter brigado pela vitória e, certamente, teria chegado ao pódio. Em que posição? Bem, aí acho que dependeria do ritmo que Hamilton iria impor na corrida e o quanto Rosberg estaria disposto ou em condições de acompanhar o inglês.
No mais, acho o australiano tão rápido quanto o holandês. E mais consistente, tanto que na pontuação terminou bem a frente. Mesmo se desconsideramos as provas que Max ainda estava de Toro Rosso, Daniel teria feito mais pontos.
O que pode pesar contra Ricciardo pra mim, é justamente esse instinto predador “mais vistoso” de Verstappen, em corridas. Entretanto, campeonatos são ganhos na regularidade, como já provaram Lauda, Prost e, hoje, Rosberg.
Abs
Lembro perfeitamente que depois do GP da Áustria, eu disse que o campeonato já era, que o Hamilton seria tetra e que Nico nunca seria, jamais seria… …como os idiotas se enganam.
Tetra é Luxo!
Quer estragar a nossa diversão, Matteoni?
Não foi ele que disse que a batida de Vettel em Rosberg era o “Toque de Midas” em Nico?
Eu avisei!
É ele mesmo, Alfredinho. O Matteoni, naquele dia, profetizou.
Recalque não.
Rosberg correu com o regulamento debaixo do braço, mas se arriscou demais na ultrapassagem sobre Max, deveria ter esperado já que Max iria parar mesmo dai a poucas voltas. Não tentou atacar Hamilton, que tinha a corrida sob controle, e se limitou a reclamar do ritmo do companheiro pelo rádio.
Hamilton fez a unica coisa que podia ser feita, que era tentar segurar o pelotão, contrariando as ordens da equipe, para tentar complicar a vida de Rosberg.
Tanto ele quanto Rosberg despistaram bem antes da corrida com relação ao que iriam fazer.
Parabéns a Rosberg. Titulo merecido.
Vettel também fez ótima corrida.
E que grande superioridade da Mercedes, neste ano ainda foi melhor do que nos dois anteriores, perdendo apenas 2 em 21 e fizeram outra dobradinha mesmo com Hamilton segurando o pé. Espero que em 2017 tenhamos um aumento da competitividade.
Mereceu ser campeão. iniciou o campeonato melhor e não se abalou quando perdeu a liderança lá pelo meio do ano. Nas últimas quatro corridas correu com o regulamento em baixo do braço. Foi inteligente. Segurou o carro na chuva em Interlagos, ganhou o campeonato ali, pois a corrida de hoje, todos já sabiam que seria burocrática.
Um correu o campeonato com o regulamento debaixo do braço; o outro buscou vencer na pista, valorizando ainda mais o triunfo do companheiro – nenhum dos dois precisou jogar o outro para fora da pista ou se valer de ‘coitadismos’ para alcançar o objetivo.
Depois dizem que a Fórmula 1 acabou…sei
Pior do que o traçado de Yas Marina, só a narração do Galvão, é um martírio para os nossos ouvidos. Sugiro o uso do bafômetro e a realização de um exame anti-dopping antes de ele entrar na cabine de transmissão.
No começo da prova, carros muito próximos, esqueceu de narrar a corrida, passando a comentar as modificações no regulamento para 2017 e outras coisas irrelevantes, gaguejou mais do que qualquer gago, mostrou-se completamente perdido, narrou que quem estava sendo ultrapassado como sendo o que ultrapassou, trocou nome de pilotos, equipes, enfim uma TRAGÉDIA…
Mas na minha opinião o que mais me chateia é seu “Deslumbramento” com estas porcarias de Tilkagodromos ,onde sê não fosse o D S R (dispositivo de ultrapassagens 171- D U 171 para os puristas) não haveria uma ultrapassagem sê o piloto que vai a frente não errar ou tiver problemas mecânicos e tiver carro relativamente equivalente. Quanto será que ele leva para pintar o pavão com cores mais vivas do que realmente tem ,isto também serve para quando ele tente pintar um piloto com mais brilho do que ele realmente teria. Isto chega a incomodar pois tenho a nítida impressão que ele nos tem por os mais perfeitos e completos idiotas.
Na verdade alguns dos Tilkódromos foram criados com o conceito de se diminuir muito a velocidade de entrada nas retas longas de forma que dois carros possam contorna-las relativamente próximos, e assim permitir a chance de acontecer uma ultrapassagem no fim da reta. Isso se deu porque a pressão aerodinâmica gerada pelos carros passou a ser tão grande que mesmo à 2s de distância um carro ainda sobre ação daquele que estava a frente. Assim, diferentemente do que acontecia no passado, um carro não tendo como seguir o da frente em curvas e ultrapassar nas retas, fez-se uso do artifício nas mudanças de pista. Barcelona e sua última curva, com a chicane, que o diga.
O DRS veio como um recurso extra, já que nem com os artifícios de construção das pista as ultrapassagens estavam ocorrendo.
Ano que vem, com o aumento na carga aerodinâmica, até com o DRS as ultrapassagens vão diminuir porque a distância entre dois carros em uma mesma curva vai aumentar.
Bom… isso tudo porque segundo o L Alberto eu não entendo nada de automobilismo e sou apenas um papagaio repetindo o que os jornalistas da Globo falam.
e foi nessa hora que liguei o rádio na band news
Galvão é ruim, mas os outros também não fazem por merecer. Na Sport TV o narrador da GP3 não conhecia a bandeira preta com bola laranja… É dose!!!
A mercedes deu um enorme passo para trás hoje. O que ao longo da temporada vimos, foi um monopólio em função desse piloto mediano que virou campeão hoje. Ele é bom em função do carro e não da competência; longe de um Alonso, de um Button, de um Vettel, de um Ricciardo com o futuro campeão Vestappen e, principalmente de um Hamilton. Quando se perde jogando volta-se mais forte para bater aquele adversário. Pra mim ele é um confuzeiro assim como o Piquet que nunca foi um Senna. A mercedes não tinha que ter trocado equipe de mecânico entre eles. O lugar do Hamilton deverá ser na Ferrari ou na Mclaren. Fora mercedes e fora Rosberg. Aff…
Gostei! Disse tudo! Abraços!
Ia muito bem até mencionar Piquet. Viúva de Senna, não deve ter visto nosso primeiro tri campeão correr. Sugiro, de início, a prova da Hungria de 1986. Aula de pilotagem em cima de seu queridinho.
HAmilton nunca vai correr na FErrari. Precisa explicar porque?
É verdade , o Hamilton na Ferrari não faria nada melhor que os atuais pilotos ,simplesmente porque ele pode ser o melhor piloto do grid ,mas se não tiver um carro bom ,nada poderá fazer e hoje a Ferrari esta longe de uma Mercedes , talvez a mesmo nível de uma RedBull por ter um motor ligeiramente mais potente. Com este sobre nome de origem inglesa não seria um frustadão revoltado pois as antigamente grandes marcas inglesas de carros,hoje estão sob controle alemão e até indiano ,que decadência para um povo tão soberbo e presunçoso ,com uma empáfia maior que o mundo.
Vettel não passou porque? Porque o da frente era alemão e disputava o título? Passou vários e até o moleque cheio de marra!
É isso ae, fez bem,, já que o HAmilton tem o Eclestone como pistolão, deixa o VEttel ajudar um pouco. Chupa familia real inglesa.
com certeza cada piloto em pista tem sua torcida pessoal. Passar Rosbiba pra que? pra deixar o Hamilton ser tetra e alcançar ele? eu tb não passaria
Aquele motor “estourado” do Hamilton tornou um piloto mediano campeão e isso sem contar os inúmeros problemas que o inglês enfrentou.
Parabéns para mais um campeão sem graça, não mereceu!
Quando os problemas, em anos anteriores, foram com o alemão, a Mercedes estava trabalhando para seu piloto principal ser o campeão? É isso mesmo?
Acorda amigo, você acha que uma empresa desse porte vai querer fazer propaganda mundial dizendo que seus motores quebram? Isso vem “muito mais de longe” na frente de um suposto inventado boicote com justificativa de perda de título a um dos pilotos.
E sobre as trocentas largadas ruins que o Hamilton teve ao longo do ano porque achava que não precisaria ler as bíblias que se tornaram os manuais dos carros? Foi boicote também, né?
Parabéns ao Nico Rosberg, foi um exemplo de superação este ano, principalmente em relação ao ano de 2015, onde ele esteve apagado no campeonato. Rosberg conseguiu provar sua capacidade, bateu de frente um tricampeão do mundo e calou a boca de muita gente que dizia que ele não tinha perfil de um campeão de F1.
Superação estilo James Hunt em 1976.
Hahahahaha. Bicho, onde arranjo um desses?