YES, MARINA (4)

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SÃO PAULO (e ainda tem mais decisão hoje) – Quando se fala sobre os pilotos da Mercedes, a conclusão é quase sempre a mesma: Hamilton é muito melhor que Rosberg. Era assim na McLaren com Senna e Berger. Na Williams, com Mansell e Patrese. Na Ferrari, com Schumacher e Barrichello.

Quando equipes dominantes tiveram duplas desiguais na F-1, nenhum escudeiro desafiou de verdade a estrela da companhia.

Rosberg o fez.

E, por isso, é não só o legítimo campeão mundial de 2016, como também o cara que que vai entrar para a história como o redentor dos segundos pilotos.

[bannergoogle]Sí, se puede. Esta é a mensagem que o alemão deixou hoje ao terminar o GP de Abu Dhabi, último da temporada, na segunda colocação. A vitória foi de Lewis Hamilton, o primeirão, o tricampeão, o talentoso, o superstar. O “que merecia”, porque ganhou mais corridas no ano — 10 contra 9 — e só não conquistou o título porque teve alguns problemas mecânicos ao longo do campeonato. Seus fãs lembram especialmente da quebra de motor na Malásia.

Ora, ora. Quanta maldade com quem não tem nada a ver com a história. Alguém se lembra dos problemas que Rosberguinho teve em Mônaco, por exemplo? E da gentileza ao deixar o companheiro passar numa pista em que isso é praticamente impossível, só porque o ritmo dele era melhor? Ele poderia complicar as coisas ali, não poderia? Em vez disso, se arrastou a corrida inteira, terminou em sétimo, permitiu que Lewis vencesse pela primeira vez no ano e iniciasse uma reação impressionante que, antes das férias, culminou com quatro vitórias seguidas e a liderança do inglês, numa virada histórica.

[bannergoogle]Mas Nico virou o jogo de novo. E a partir do momento em que a matemática lhe permitia não vencer mais nenhuma corrida, não venceu. Foram quatro segundos lugares nas quatro vitórias derradeiras do Comandante Amilton, a conta certinha para terminar o Mundial com cinco pontos de vantagem sobre seu parceiro: 385 a 380.

Que, de parceiro, diga-se, não tem nada. Hamilton fez hoje um terrorismo psicológico com Rosberguinho digno dos mais sádicos torturadores da ditadura militar. Num circuito proibitivo para ultrapassagens, resolveu “embolar” a corrida com uma tática simples. Como largava na pole, se mantivesse a liderança na primeira volta seria capaz de ditar o ritmo da prova. E o que fez? Resolveu que o ritmo seria rápido o suficiente para vencer, mas lento o bastante para que os dois carros da Mercedes não disparassem na frente de adversários que poderiam ameaçar Rosberg. A saber: as duplas da Ferrari e da Red Bull.

A estratégia, quase maquiavélica, levou a Mercedes à loucura. A equipe, no pit-wall, sabia que Lewis estava tirando o pé, e isso poderia significar a perda do GP. Rosberg, em segundo, poderia andar mais rápido, se quisesse, mas sabia que seria inútil. Se chegasse para ultrapassar, Hamilton apertaria o pé direito e não deixaria. O risco, ali, era todo do alemão. Qualquer batida, rodada, toque, poderia significar um abandono. Com a chance de o outro vencer. Enquanto isso, na parte final da prova, Vettel e Verstappen vinham chegando.

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A ideia de Lewis era essa mesmo. Quando os dois chegassem em Rosberguinho, talvez pudessem ultrapassá-lo. Então, ele aceleraria de verdade para vencer, com o companheiro em quarto — resultado que lhe daria o título. Na teoria, tudo muito legal. Mas, na prática, a estratégia elevou a tensão nos boxes da equipe a níveis quase insuportáveis. A ponto de, num determinado momento, Paddy Lowe, o chefão da engenharia do time, entrar no rádio e dizer, alto e bom som, pausadamente: “Lewis, você precisa encontrar o ritmo, senão vamos perder a corrida”. “Encontrar o ritmo” é uma forma polida de falar “acelera essa merda, caralho”. Mas Hamilton respondeu, quase cinicamente: “Estou liderando a corrida, e muito confortável do jeito que está”. Pelo espelhinho, já via três carros no cangote. Dois deles prontos para superar Rosberg.

Mas Nico foi impecável nessa fase da prova, colou em Hamilton, não esboçou nenhum ataque, e também não permitiu que Vettel, o que chegou mais perto nas últimas quatro voltas, fizesse alguma coisa fora do comum. Ainda tinha uma pequena margem de segurança, porque o terceiro lugar lhe bastaria. Sob uma pressão quase insuportável, o alemão segurou a onda. Cruzou a linha a menos de meio segundo de Hamilton e apenas 0s8 à frente de Sebastian.

E fez sua festa.

Festa que teve “zerinhos” e um agradecimento especial a Vivian, sua esposa. E a lembrança de Keke, seu pai, campeão mundial de 1982. Nico é o segundo filho de campeão que conquista o título. O outro foi Damon Hill, filho de Graham, que levou a taça em 1996. E é, também, o piloto que mais disputou GPs até alcançar a maior glória da categoria. Rosberguinho precisou de 206 corridas para gritar “é campeão”. O recorde anterior era de Nigel Mansell, que demorou 176 GPs para chegar à taça, em 1992.

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Festa que teve pouca empolgação de Hamilton com o companheiro. Se abraçaram rapidamente assim que saíram de seus carros, mas nem se olharam na salinha pré-pódio. Depois de receberem os troféus, na entrevista conduzida ali mesmo, Rosberg recebeu um sorriso de Lewis, um aperto de mão, um abraço e um “parabéns” público. Nada muito efusivo. O inglês, em alguns momentos, dá a impressão de não saber perder. Ele se acha — com razão — melhor que Nico. Mas um tiquinho de humildade não faz mal a ninguém. Reconhecer os méritos de quem foi capaz de derrotá-lo era a primeira coisa que deveria ter feito. Mas tudo bem, é competição pura, ninguém gosta de ser batido

Quanto à corrida, tirando as últimas cinco voltas foi a chatice de sempre de Abu Dhabi, um circuito tecnicamente horrendo e que tem no hedonismo sua maior característica. Os dois mercêdicos pularam na frente e Verstappinho tocou em Hülkenberg na largada, rodando e caindo para último. Isso fez com que ele mudasse a estratégia de duas para apenas uma parada — sua sorte foi que não largou de ultramacios, mas sim com os supermacios.

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Os demais pararam duas vezes, tática-padrão na pista árabe. Hamilton veio na volta 8; Rosberg, na 9. Ambos perderam tempo nos pit stops porque os carros da Ferrari estavam chegando quando eles iam sair depois das trocas. Nico voltou atrás de Max, o que representava encrenca certa. Ele sabia que o segundo lugar do holandês era fictício, mas também não poderia dar moleza. Então, com paciência e tenacidade, o alemão foi chegando, chegando, apertando, até arriscar uma ultrapassagem perigosíssima na 20ª volta.

Foi seu grande momento na corrida. Encarou o menino de ouro com coragem e técnica, retomou o segundo lugar e foi em frente. Max parou na volta 22 para seu pit stop único, voltou em oitavo, 24s3 atrás de Rosberg, já em segundo. Nico teria uma parada, ainda. Era importante monitorar o holandês. Com essa diferença, poderia parar sem grandes sustos, o que fez na volta 30 — Hamilton tinha parado uma volta antes.

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Nessa altura, Vettel, que esticou o segundo stint, assumiu a ponta. Sua ideia era levar até onde desse, para colocar pneus supermacios nas voltas finais — os demais estavam com macios. E foi aí que Hamilton começou a tirar o pé deliberadamente, chamando Rosberg, Verstappen e Ricciardo. Vettel parou na volta 38, voltou em sexto e voando. Lá na frente, Lewis segurando o pequeno pelotão. Na volta 47, o rádio começou a ser acionado com insistência pela Mercedes. Hamilton não quis nem saber.

No fim das contas, Vettel foi atropelando, passou Kimi, Ricciardo e Verstappen, e apareceu em terceiro a quatro voltas do fim. Chegou em Rosberg muito facilmente, mas tive a impressão que sacou o que Hamilton estava fazendo e resolveu não atacar o compatriota. Um pódio já estava bom. E se tudo terminasse daquele jeito, não correria o risco de ver Lewis ser campeão pela quarta vez. Ele, Sebastian, segue sendo o único tetracampeão em atividade.

E assim terminou o GP árabe, com Hamilton, Rosberg e Vettel no pódio, seguidos, na zona de pontos, por Verstappen, Ricciardo, Raikkonen, Hülkenberg, Pérez, Massa e Alonso. Felipe se despediu com pontos para a Williams, uma saída digna. “Saio lutando até a última volta da minha carreira do mesmo jeito que lutei na primeira volta de minha primeira corrida”, disse, emocionado. E outro veterano deu adeus à categoria, Button, com uma suspensão quebrada na 13ª volta. Quem também pode ter dito adeus foi Felipe Nasr. Ele está a pé para 2017 e as negociações com Sauber e Manor não andaram. Tanto que hoje, pela primeira vez na história, Galvão Bueno falou F-1 é legal sem piloto brasileiro, também. Deixarei para comentar o tema em outro post.

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“Não foi a corrida mais legal da minha vida”, falou o 33º piloto a alcançar um título mundial. “Primeiro com Max no começo, depois todos os outros no fim, foi realmente tenso e estou feliz e aliviado que acabou.” Tão aliviado que até abraçou Bernie Ecclestone e o ergueu no ar. Foi o 12º título conquistado por um alemão na F-1. No caso, um alemão que não se rendeu à posição confortável de escudeiro de gente mais famosa e bonita aos olhos de fãs e especialistas.

Rosberguinho, hoje, provou que essa história de segundo piloto é cascata. Quando o cara quer, vira primeiro.

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sandro
sandro
7 anos atrás

FG, um puta texto como sempre, mas cagou no final no “provou que essa história de segundo piloto é cascata. Quando o cara quer, vira primeiro” sabemos que não é bem assim, Contrato amigão, contrato vale ser o primeiro e vale ser o segundo piloto, vide “is faster than you.”

Roberto
Roberto
Reply to  Flavio Gomes
7 anos atrás

FG, não concordo com o final.
Você escreve bem e consegue passar o que pensa, claramente. Mas dessa vez, respeitosamente, você capotou no final. Ou como Rubinho, acabou a gasolina na chegada e ficou a pé.
Não tem segundo piloto na Mercedes. O Hamilton é muito orgulhoso. Ele quer vencer em condições iguais. Não quer facilidade. Pois, você sabe como é…
“Chefe da Mercedes admite que liberdade dada a Hamilton e Rosberg traz “tempos difíceis e tensão, mas vale a pena”. E convenhamos, nunca vi na história dessa categoria o carro do primeiro piloto ter tantos problemas. Isso só acontece com o segundo piloto.
Não vou nem longe. Lembra da historinha do alemão malvado e o brasileiro coitadinho e oprimido?

Paulo Travaglini
Paulo Travaglini
7 anos atrás

Senna era segundo-piloto quando foi campeão.

Luiz G
Luiz G
Reply to  Paulo Travaglini
7 anos atrás

Boa!

Samuel Miranda Colares
Samuel Miranda Colares
7 anos atrás

Flávio, tem outro segundo piloto que “desafiou” o primeiro – mas acabou perdendo o título na última etapa. Mark Webber em 2010, contra o “prodígio” Vettel. Outro caso foi o do próprio Hamilton, estreante em 2007 contra o então bicampeão mundial Alonso, que chegou na McLaren com pinta de quem ia ser dono do pedaço por um bom tempo, e acabou ficando só uma temporada.

ODAIR ROBERTO BRACALE
ODAIR ROBERTO BRACALE
7 anos atrás

O Hamilton provou o quanto ele é mal caráter,fazendo tudo o que ele fez diminuindo a velocidade para prejudicar o Rosberg

Roberto
Roberto
Reply to  ODAIR ROBERTO BRACALE
7 anos atrás

Odair!! Era só o Rosberg passar. Prejudicar? Você esqueceu da porrada do Rosberg no Hamilton na última volta do GP da Áustria? Espalhou? Vamos lá, Odair. Podemos não gostar no Hamilton, mas vamos ser imparciais. Sabemos que o cara perdeu o campeonato no GP da Malásia. A equipe Mercedes disse isso. Na Rússia, na China e na Bélgica? O cara chegou na décima terceira etapa e já tinhas gasto os cinco motores. Aí é foda.

Jorge
Jorge
7 anos atrás

Caro Flávio, não estou acusando-lhe de receber dinheiro, apenas que como formador de opinião, um cara culto como você, que faças teus comentários com idoneidade, nada mais.

Magno Santos
Magno Santos
Reply to  Flavio Gomes
7 anos atrás

Sério isso grande jornalista?
Do caráter do piloto você pode falar porque é quem escreve Flávio? Mostre sua grandeza! Porque não fez um jornalismo enaltecendo a qualidade de ambos e como, sim!, é um jogo de habilidades de condução, de blefe e de nervos? Porque Rosberg não atacou o companheiro mais lento?
Porque mesmo Hamilton mais lento, o alemão não tinha ritmo para acompanhar o inglês, que se quisesse sumia lá na frente e deixava uma corrida insossa para você ter motivos de fato para reclamar do GP.
Você pareceu tão distante dos fatos, que o próprio Rosberg reconheceu que era a única tática que Lewis tinha à mão. Ou era para ele parar o carro no meio da corrida e ir pra balada porque não poderia lutar pelo título que a própria equipe diz que foi a quebra na Malásia que foi o diapasão na decisão do título?
Vai descredenciar o Solar por isso também?
Você já falou e escreveu coisas muitos deselegantes e ofensivas até.
Jogar sujo como disse, não foi o mesmo que dizer que Hamilton foi desonesto, mal caráter?
Ou foi apenas uma licença poética do seu irretocável jornalismo?
Será que Hamilton vai lhe mover um processo por isso?
Tenha dó Flávio!
Menos!
Vai processar um internauta?
Menos meu caro!
Esfria a cuca e não gaste dinheiro com advogados.
Eles são ferrenhos, desde que lhes paguem em judicializar até onde a motivação é sem gravidade para tanto.
Espero que me compreenda e não me processe pelo mesmo motivo: ter mexido com seus brios.
Ou será vaidade intelectual?
Saberei quando voltar aqui e ver se meu post foi publicado ou não.
Abraço!
Magno Santos

Giovanni
Giovanni
7 anos atrás

1 – Rosberg não ´é tão pior que o Hamilton, tanto que até mesmo nas classificações – ponto forte do Hamilton – ele tem muitas poles (ano passado inclusive fez mais que o Hamilton!)

2 – Primeiro comentário que o Gavião faz e merece elogio: “ela só sabe se olhar no espelho e passar batom!” (sobre aquela loira fútil no box da Ferrari)

3 – Comentário típico do Gavião:: a F1 também é legal sem brasileiro (tentativa frustrada de explicar a agora fracassada estratégia da Globo em promover mais o esportista brasileiro do que a modalidade esportiva que transmite)

Simão
Simão
7 anos atrás

FG,
o que mais me enche o saco é esse mimimi desses caras. Esses bicos derrotados que essa molecada se acostumou a fazer nos últimos anos é chato demais. São uns caras novos, milionários, tem tudo que querem, são mimados pra cacete e ficam fazendo biquinho no pódium, nas entrevistas… É um saco!!!! Perder faz parte do negócio certo??? Então fião perdeu, um abraço e parte pra ganhar a próxima…

Simão

Isaac
Isaac
7 anos atrás

Se Hamilton e Rosberg fossem de equipes diferentes, o que o primeiro fez seria considerado antiético, ou só assim o foi por serem da mesma equipe? Não achei o que ele fez antiético ou sujo. Se tentasse tirar o companheiro pra fora da pista, como já aconteceu, propositadamente, por AMBOS, seria claramente desleal. Ali eram dois pilotos brigando pelo título, favorecer condições para que o outro seja prejudicado, dentro das regras, naquela situação decisiva não é nada anormal.
Outra questão: caso o Vettel e o Vestappen tivessem se aproximado sem ajuda do Hamilton e Vettel não tivesse tentado ultrapassar Nico para não propiciar o empate de títulos com o britânico, não seria muito desleal? O próprio FG ficou com a impressão que o Vettel não quis ultrapassá-lo, mas será que o argumento do alemão, de que achou “sujo” o que Lewis fez não foi apenas um motivo encontrado para não ter que dizer que não queria outro tetracampeão, mas sim, antes, outro conterrâneo campeão? Sinceramente, a equipe Mercedes ontem deveria ter evitado aquelas comunicações. Foi uma ameça ao inglês dizer que se não acelerasse teriam que inverter! Isso também não é legal.. Fosse a atitude do inglês no meio do campeonato, ok, antiética, mas na última corrida achar que o que Lewis fez foi ilegal acho exagerado. Agora, que após tudo isso ele foi mau perdedor, isso sim, deveria ter tomado a iniciativa de cumprimentar o campeão e ter ido à festa se esbaldar junto. Ele já é tri, mostraria grandeza e honra de verdade.

Anderson M Costa
Anderson M Costa
7 anos atrás

“Galvão Bueno falou F-1 é legal sem piloto brasileiro, também. Deixarei para comentar o tema em outro post.” Curioso aqui

Paulo Leite
Paulo Leite
7 anos atrás

Hamilton fez uma corrida retrógada, é um fato, como qualquer outro piloto faria, inclusive Rosberg, que correu as últimas 4 corridas punta-taco, para trás, segundinho quietinho paradinho da silva, sem ter que escutar a Mercedes enchendo o saco para ‘achar o rítmo’.

Paidrasto
Paidrasto
7 anos atrás

E a história do Rosberg paiKeke ter sido proibido de assistir a corrida??? Confere?

Menos El Orso
Menos El Orso
7 anos atrás

Estonteante, o nível dos comentários.

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  Menos El Orso
7 anos atrás

Começando pelo seu.

Jordan
Jordan
7 anos atrás

Nico mereceu ganhar o título deste ano, estudou bem o carro, foi frio e demonstrou frieza e precisão. Enfim, fez a lição de casa e aprendeu direitinho. Foi mais ou menos o que Piquet fez em 87 com Mansell.: Nelson venceu menos, mas foi mais consistente, emplacou uma sequência interminável de segundos lugares e levou o caneco para casa.

Mas não acho que Nico entre na categoria de segundo piloto. Na minha humilde opinião de entusiasta de esportes a motor, ele está um degrau acima de Berger, Patrese, Barrichello, Coutlhard e Webber. Mesmo que Berger batesse o pé, chutasse o pau da barraca, ele não seria mais rápido que Senna; o mesmo aconteceria com Patrese, Coulthard e Webber. Sobre Barrichello, também acho que se a Ferrari o deixasse em pé de igualdade com Schumi durante os anos de domínio, o brasileiro não levaria nenhum dos títulos. E olhe que sou fã do Rubinho.

Enfim, Rosberg tem velocidade e talento suficientes para bater um piloto melhor do que ele: Lewis Hamilton. Além disso, ele é esforçado, e assim como Senna, Piquet e Schumacher, é um cara que estuda e procura entender melhor o carro.

Tudo isso um dia ia dar certo. E deu este ano. Campeão merecido.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
7 anos atrás

Merecimento vem depois. Mereceu conquistou o título contra um adversário duro. Segundo piloto ganhar é exceção à regra, porque não depende apenas do seu querer mas também do da equipe e também do companheiro.
Abs.

fredy
fredy
7 anos atrás

Título merecido, principalmente por ter batido um adversário duríssimo. Tivesse sido hamilton o campeão o título também estaria em boas mãos. Só espero que ferrari e redbull possam fazer frente a mercedes em 2017. Todas as 03 melhores equipes possuem pilotos muito bons. Se houver um pouco mais de equiparação entre os carros a temporada será espetacular.

George
George
7 anos atrás

O único que podia mudar a historia de Rosberg era Verstapen , só que deu m… na primeira curva, então Rosberg correu pro abraço.

garlet
garlet
7 anos atrás

A ultrapassagem sobre o VErstappen foi de campeão. Não entrar na onda do HAmilton para disputar roda com roda sem necessidade foi digno de campeão. VEncer 9 corridas no ano (1 a menso que o HAmilton) e administrar o carro no final para evitar quebras, foi digno de campeão.

Ulisses
Ulisses
7 anos atrás

Rosberg mereceu esse título, não só pelo seu nível de pilotagem bastante próximo de Hamilton, mas também pela calma na maioria das situações nesse campeonato.

Ele sabe que Hamilton é passional, que se desequilibra com frequência, fácil de se observar que utilizou-se algumas vezes dessa estratégia, mantendo a calma sabendo que para incomodar o inglês, nada melhor do que andar bem pertinho, fungando no cangote (ou na frente) e demonstrar uma calma de monge budista. Hamilton tem que se controlar muito para suportar esse tipo de pressão, sendo comum vê-lo perder a concentração (e a paciência) algumas vezes, visto que, sempre gostou de embates nervosos, do tipo faca nos dentes, … enfim, é um baita piloto, gosta e chama os adversários para o pau sem medo e as vezes até pede para que a disputa seja brava, Ele gosta!
Agora, aqui entre nós, um cara fungando no cangote, com o mesmo carro, na mesma equipe, e que desse do carro sorrindo após a prova, reclama pouco, a não ser conversas e solicitações técnicas com a equipe, isso tira o inglês do sério, sem dizer daquilo que não era visível pela imprensa lá dentro da equipe!

Rosberg ganhou esse título com velocidade e astúcia, e talvez, até sabendo ser Hamilton melhor e mais rápido, mas não invencível! Provou isso para si e para o mundo!

Hamilton pode ser passional, mas não é burro, vai pensar com mais calma e com certeza virá para 2017 com uma nova postura, porque sabe que é mais rápido que Rosberg quando quer.
Acho que veremos um Hamilton paz e amor em 2017, mais concentrado, tentando ser menos passional, até que alguém o provoque. … kkkkkkkk

Mas por hora, Viva Rosberg!!!!
Mereceu!!!

Lucas
Lucas
7 anos atrás

Ah, e claro, cascata mesmo é achar que “quando o cara quer, vira primeiro piloto”. Pegando casos clássicos de “segundo piloto”: Eddie Irvine normalmente tinha, desde o começo do ano, que ficar segurando piloto atrás dele ou sendo usado como “lebre” em estratégias que não o dariam vantagem competitiva nenhuma, eram apenas a forma que a Ferrari encontrou de trabalhar como se fosse uma equipe de ciclismo. Virou “primeiro piloto” não porque “quis”, mas porque o companheiro quebrou a perna e não tinha mais chance alguma de ser campeão. Ele conseguiria bater o Schumacher se a Ferrari fosse uma equipe que deixasse os pilotos brigarem livremente? Claro que não, Irvine era ruim com força (não conseguiu sem campeão nem quando a equipe passou a tratar ele próprio como primeiro piloto), mas são situações que simplesmente não dá pra serem comparadas.

Idem pro caso do Barrichello, em que as ordens de equipe vinham mesmo em ocasiões em que ele estava claramente melhor que o Schumacher, o que é completamente diferente do que aconteceu em Mônaco esse ano: o Hamilton estava muito mais rápido que o Rosberg naquele momento e a equipe apenas pediu pra que o Rosberg não o fizesse perder tempo, o que é completamente diferente de pedir para um piloto que está na frente por mérito próprio abrir mão de uma posição para um piloto que não o alcançaria em condições normais (o que Rosberg *jamais* precisou fazer). Barrichello teria batido o Schumacher se a Ferrari deixasse os dois brigarem livremente? Certamente que não (Schumacher era melhor que ele, ponto), mas provavelmente o alemão teria perdido um ou dois títulos, já que reagia muito mal quando havia competição, imagine se fosse interna.

Claro, conhecendo o Gomes sei que o objetivo era dar uma alfinetada no Barrichello, mas vamos ser razoáveis, né?

Segafredo
Segafredo
Reply to  Lucas
7 anos atrás

Qqr piloto +\- bateria o alface se assim a Ferrari permitisse……..Barrichello, Irvine e tantos outros. Fato!

Cabeça Inchada
Cabeça Inchada
Reply to  Segafredo
7 anos atrás

Calma, Paulinho… raciocine. A Ferrari não permitiu que Massa brigasse com Alonso e nem assim o espanhol conseguiu ganhar um título pela “rossa”.

Kkk
Kkk
Reply to  Segafredo
7 anos atrás

Esse negócio de vários perfis pra mesma pessoa é um saco, o saco do Pinto, só poderia ser mesmo, kkkk..

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
7 anos atrás

Sinto muito, Vicellez. Meu saco (e o pinto, também) já tem dona.

Jr.
Jr.
Reply to  Lucas
7 anos atrás

Lendo esse comentário, dois dias depois, não tem como não concordar. E no caso do Barrica, ele JAMAIS teve o mesmo equipamento do dick. Basta ver a quantidade de quebras, e as famosas “panes hidráulicas” que ele teve. Dick praticamente não quebrou quando dividiram a equipe…

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Jr.
7 anos atrás

A genialidade ímpar do “Dick” permitia que ele tirasse o máximo do bólido sem esmerilhá-lo.

Lucas
Lucas
7 anos atrás

Rosberg fez o que precisava fazer, é verdade. Mas não há como negar que foi campeão única e exclusivamente por causa da quebra do Hamilton em Cingapura. Na prática ganhou ali 28 pontos no campeonato, já que Hamilton perdeu 25 e ele ganhou três graças à posição herdada. E a diferença final foi só de cinco pontos. Rosberg não teria como fazer esses vinte e três a mais, mesmo que não tivesse facilitado pro Hamilton em Mônaco. Então, ao contrário de outros exemplos anedóticos em que as contas não batem (tem gente por exemplo que insiste em dizer que “Alonso foi campeão em 2006 porque Schumacher quebrou no Japão” sendo que na verdade foi o espanhol que perdeu mais ponto por problemas de carro naquele ano) nesse caso, dá sim perfeitamente pra dizer que o que decidiu o campeonato foi a quebra. Rosberg tem seus méritos, claro, pois houve corridas em que ele realmente foi claramente melhor que o Hamilton, mas não tem como negar que em igualdade de condições ele ainda é inferior na maioria das vezes.

E francamente, que desnecessário esse piti da Mercedes. O que havia de mais admirável na equipe era justamente deixar os pilotos brigarem, ao contrário do que acontecia na Ferrari nos tempos de Schumacher, quando desde o início das temporadas já se esperava dos segundos pilotos que sacrificassem suas estratégias ou dessem passagem pra dificultar a vida dos demais adversários (em outras palavras, como alguém já disse aí, Mercedes não era uma “equipe de primeiro e segundo piloto”, era simplesmente uma equipe em que um piloto é melhor que outro, o que é bem diferente). E aí chega o fim do ano e eles fazem essa barulheira toda só porque o Hamilton resolveu segurar o pelotão? Ah, vão pentear macacos.

Leo
Leo
7 anos atrás

Faltou falar da “ótima” largada do Hamilton no Japão, da batida no Q3 em Baku, por exemplo. Sem esses erros, mesmo chegando em segundo nas duas corridas, ele teria pontos para ser campeão.

Adriano
Adriano
7 anos atrás

Duas coisas.

1- Houve outro caso de equipe com piloto dominante que foi vencido pelo novo companheiro. SENNA X PROST (1988 e seguintes).

2- Não é “sujo” procurar ganhar um campeonato dentro do que se permitem as regras. Em nenhum momento Hamilton infringiu qualquer REGRA. Ainda, que se formos exigir dos pilotos que pilotem de “terno” ou de de “saltos altos” melhor que se coloquem sentados em cadeiras com “joysticks”, até mesmo porque hoje os carros “andam sozinhos”.

reislander
7 anos atrás

o bom e velho contraponto.

abraxx.
Reislander

Christian
Christian
7 anos atrás

Tática SUJA de um home sem princípios e sem ética. Duvido que Vettel usasse um expediente destes.

caio césar
caio césar
7 anos atrás

O Palmeiras está se aportuguesando

Leandro Batista
Leandro Batista
Reply to  caio césar
7 anos atrás

Conquistando um titulo brasileiro. Hum…tem algo errado na sua analise…

Caio
Caio
Reply to  Leandro Batista
7 anos atrás

Essa foi para o F Gomes. Ele disse isso faz um tempinho…

Renato Maia
Renato Maia
7 anos atrás

Foi a célebre fábula da lebre contra a tartaruga. No início do ano acreditando que venceria o campeonato na hora que quisesse, Lewis passou a se esbanjar em festas, badalações, mulherada a lá Neymar, nisso Nico deu um sprint inicial, Lewis só acordou no início da temporada européia depois de levar uma catracada da equipe que deve ter dito a ele ou dá ou desce, ele acordou se recuperou, mas aí vieram as férias de verão e novamente Lewis dá uma de Lewis do início do ano e Nico o ultrapassa. Aí o imponderável acontece, um erro que qualquer motorista iniciante já cometeu, soltar a embreagem com giro de motor alto, mesmo num fusquinha 73 se você fizer isso o carro tosse pra sair e quando sai, sai focinhando ou então apaga o motor, Foi exatamente isso o que Lewis fez no Japão, entregou a vitória de bandeja pro Nico, depois outro fator imponderável, uma quebra de motor zerado…. Nesse estágio, Nico que sempre tava no lugar certo e na hora certa, aproveitou todos os vacilos do playboy vizinho de garagem e como não precisava mais vencer corridas para ser campeão, cozinhou o galo e seus únicos riscos foram conta Max, sempre ele, numa dividida de curva no México e numa ultrapassagem levemente arriscada ontem, fora isso Nico foi perfeito. Ele só vacilou ao inexplicavelmente ao abrir passagem para Lewis em Mônaco, coisa que o playboyzinho jamais fará para ele, do mais, Nico foi campeão com sobras.

garlet
garlet
Reply to  Renato Maia
7 anos atrás

Concordo. Fora o protecionismo em cima do HAmilton, por parte de Eclestone. NA verdade a F! está uma guerra InglaterraxAlemanha. Não entendo porque a MErcedes não dá um pé na bunda do HAmilton. Assisto F1 desde 1983 e HAmilton é sim melhor que Rosberg, mas não está entre os 5 melhores desse grid atual, tem gente melhor que ele ae. Se fosse Alonso, VEttel, Ricciardo, VErstappen, Perez, no lugar do Rosberg, a coisa ia ficar bem feia pra ele, pois Rosberg é do tipo, respeitável (quando tentou ser malandro se deu mal, e passou vergonha, então não faz o tipo dele). Enfim falou o que eu vi.

TELRAG
TELRAG
Reply to  garlet
7 anos atrás

Que isso? Stand up comedy? Vc precisa melhora mto, filhão!!

TELRAG
TELRAG
Reply to  garlet
7 anos atrás

*melhorar

Andre
Andre
Reply to  Renato Maia
7 anos atrás

concordo plenamente RENATO MAIA com vocÊ amigo…Lewis esnobou enquanto subestimou o Rosberg..Acordou tarde demais.

joel lima
joel lima
7 anos atrás

Acompanho f1 há uns 30 anos e não me lembro de um piloto usando essa tática que o Hamilton usou [andar lento de propósito pra juntar todo os pilotos que poderiam tirar o quarto lugar de Rosberg). Ilegal não é, mas me pergunto se Lewis precisava fazer isso., às custas de até azedar de formar irreversível o ambiente na equipe que o ajudou a obter dois títulos seguidos e ainda disputar até a última corrida o terceiro – e na qual ficará pelo menos por mais uma temporada.
Bem, pelo menos não aconteceu o pior = o título ser decidido numa batida proposital, a la Senna x Prost, Schummy x Hill e, pra mim a mais bizarra de todas, Schummy e Villeneuve.

Alexandre
Alexandre
Reply to  joel lima
7 anos atrás

Nessa que vc citou como a mais bizarra de todas, o Villeneuve fez exatamente o mesmo.,. segurou o pelotao, porem o Schummy tinha q chegar a frente, mas como em Jerez sempre foi uma merda para ultrapassar, deu naquilo. Tb concordo com vc, nao curto essa tatica de segurar, mas como nao é ilegal nao há o que fazer. Mas posso garantir se é o Rosberg na frente segurando, ia ter uma bando de malucos aqui dando ataque em prol ao Hamilton

EUGÊNIO VIEIRA
EUGÊNIO VIEIRA
7 anos atrás

Décimo segundo título de um piloto alemão…Vale lembrar que quando o Brasil venceu seu último título, os alemães ainda não tinham nenhum… Entre o primeiro título de
Emerson e o último de Senna, dezenove anos e oito títulos. Entre o primeiro de Schumacher e o de Rosberg, vinte e dois anos…e não parece que vá ficar nisso…

Rafael P Chinini
Rafael P Chinini
7 anos atrás

Eu nunca vi a Mercedes falar que Rosberg era segundo piloto. nunca teve essa política. Não tem essa de redentor dos segundos. Todos sabem que Hamilton é melhor, tanto que perdeu título sendo melhor (mais vitórias).
Rosberg é mais um dos campeões sem graça, sem sal. nunca vi cara tão passivo. Entrou no jogo do Hamilton sim. era só acelerar…Hamilton teria que acelerar tb pra não deixar passar e os dois sumiriam na frente. Se batem os dois, Biba é campeão.

Mistral
Mistral
Reply to  Rafael P Chinini
7 anos atrás

Concordo com o primeiro parágrafo. Isto é coisa para quem quer dar uma de defensor de fracos e oprimidos. O Super Mouse tupiniquim.

Quanto ao segundo, não é que Nico seja sem sal. É que Formula 1 inteira está sem sal, com carros quem quase nunca batem, raramente quebram, todos fazendo as mesmas estratégias de paradas, fazendo o mesmo traçado, sendo marionetes de pessoas que nunca sentaram num bólido.

O piloto virou uma engrenagem de um sistema que cada vez menos tem de esportivo, e cada vez mais de empresarial, com suas hierarquias e regramentos infindos, detalhados e engessantes.

Atualmente o piloto tem de cumprir “ordens de equipe”. Prá quem acompanha F-1 há 30, 40 anos, encarar este tipo de coisa é chegar a conclusão de que o encanto acabou.

Com isto, o automobilismo, no geral, também infectado pelas coisas que escrevi, vai definhando, perdendo os fãs antigos e não ganhando novos.

Quer saber. Bem feito. A prepotência, a jactância, a arrogância e a ganância desta gente merecem.

Igor Dusse
Igor Dusse
Reply to  Mistral
7 anos atrás

Eu acho o Rosberg o piloto com mais perfil de “marionetes de pessoas (engenheiro) que nunca sentaram num bólido”.
Inclusive o seu melhor momento da prova, quando mostrou que merecia mesmo ser campeão, foi devido a uma ordem do engenheiro para que ele passasse o Vertappen.

Vinicius
Vinicius
Reply to  Rafael P Chinini
7 anos atrás

É porque com a saída de Ross Brawn(obra e graça de Totó Wolff),Rosberg deixou de estar na incômoda condição de segundo piloto,já que a nova chefia estava do lado dele,mesmo que de forma implícita enquanto Brawn não escondia de ninguém a preferência por Lewis(que assinou com a Mercedes com a exigência de que teria lá o mesmo tratamento de primeirão que tinha na McLaren.)

José guilhermo
José guilhermo
7 anos atrás

Foi merecidíssimo o título do rosberg, o cara é nitidamente menos piloto, mas fez o seu melhor e contou com um pouco de sorte também com os problemas do Hamilton, ou seja, aproveitou a oportunidade única que teve para ser campeão, Parabéns,!!! para mim a grande decepção nessa temporada foi o Vettel que tomou um calor do quase aposentado finlandês, Quem diria acho que a Ferrari deve estar com saudades da mala do Alonso.

ags
ags
7 anos atrás

Esse Nico tina não teve como perder esse campeonato.. Teve um team para faze lo valer o contrato..
O campeão é o segundo colocado..
Ganhar o Gp é melhor do que ser campeão..pois.. ganhar de um team que só tinha a meta de dar o titulo ao piloto da casa..mais normal do que ver o Curinthas ganha do Parmeiras..rss
Hamilton, campeão de 2016..

Vinicius
Vinicius
Reply to  ags
7 anos atrás

Saber aceitar a derrota é uma virtude. Aprenda a ter isso.

Douglas arruda
Douglas arruda
7 anos atrás

Olá Flávio, gostaria de deixar uma sugestão. O time do Grande Prêmio poderia elaborar um resumo da temporada, talvez com o que aconteceu se importante prova a prova.
Esta foi a maior temporada da história da F-1, então parece válido resgatar memórias dessa história com muitas viradas. Apesar da superioridade da Mercedes, acho que a disputa foi bastante empolgante e indefinida para os protagonistas até os últimos metros.

Mentecapto
Mentecapto
7 anos atrás

Parabéns para o Rosberg, campeão merecido! Não é fácil superar um cara rápido e talentoso como o Hamilton, mas ele mostrou que também é rápido e sobretudo, inteligente.

Seu texto é preciso nos primeiros parágrafos, quando diz que nenhum escudeiro desafiou a estrela da equipe. Teve o episódio do próprio Hamilton desafiar a estrela da equipe em 2007, no caso, Alonso, mostrando quem ele seria na história. Teve também Webber em 2010 contra Vettel, mas nesse caso, Vettel ainda era postulante a estrela e não tinha ainda nenhum campeonato no bolso, e atualmente tem o Verstappinho tentando se impor como primeiro piloto contra o Ricciardo e essa briga promete.

Essa pista é uma bosta mesmo para uma decisão de campeonato, mas Hamilton conseguiu criar um roteiro bacana para o desfecho da temporada. Rosberg talvez tenha matado algum fã do coração, ao ultrapassar Verstappen, e talvez faça sentido o que você disse em relação ao Vettel não ter tentado com mais ímpeto o segundo posto, talvez, mas não sei quando se trata de piloto de F-1 se isso se aplica. Talvez simplesmente ele tenha ficado sem pneus e saberia que não tinha como passar uma Mercedes naquelas condições. Tentar ele tentou por duas voltas.

Que venha 2017 com mais mudanças grandes e que a Red Bull venha forte para tentar quebrar essa hegemonia irritante da Mercedes, apesar dos três bons anos de disputa interna, o que fez com que a peteca não caísse, graças a liberdade que esses caras tiveram para brigar pelo campeonato.

Gabriel P.
Gabriel P.
7 anos atrás

Mas que ladainha hein, Flávio….?
Ora se Rosberg fosse bom mesmo passaria Hamilton quando ele diminuiu e ponto.
Fosse o contrário ou no lugar estivesse Verstappen não tinha esta frescura, também passaria e ponto.
E até as amebas sabem que Rosberg foi campeão porque Hamilton quebrou na Malásia.
Quanto a não termos nenhum piloto na F1 em 2017 devemos colocar isso na conta do governo golpista que odeia o Brasil e vai com toda certeza colocá-lo na lama, com mais pobreza, corrupção e nenhum investimento em esporte ou cultura.

Leandro Batista
Leandro Batista
Reply to  Gabriel P.
7 anos atrás

Deixa ver….a culpa do Brasil nao ter nenhum piloto na F1 em 2017 é de um governo que assumiu a 6 meses?

Gabriel P.
Gabriel P.
Reply to  Leandro Batista
7 anos atrás

Exato.
Assumiu há 6 meses e já está desmanchando o Banco do Brasil e a Petrobrás para vendê-los a preço de bananas, como aliás toda privatização faz.
Dão quase de graça empresas públicas para os amiguinhos e ainda para completar, somem com a grana.
Se não querem investir um centavo em empresas públicas, que dirá em esportes ou esportistas.
E tem mais, se a tal PEC 55 passar, nem a grana de empresas os esportes ou a cultura vão ter. Pois lei veda renuncia fiscal.

Luiz Morais
Luiz Morais
Reply to  Gabriel P.
7 anos atrás

Ladainha do Flavio ou burrice sua Gabriel?
Todos se esquecem da gosma branca no volante do Rosberg no ano passado?
Todos se esquecem das punições que nunca são dasa a Hamilton desde que ele existe?
Essa corrida corrobora com o que acontece nos últimos anos dentro e fora da F-1.
No geral Lewis é o típico inglês filho da puta. Joga sujo e se faz de vítima (vide Brexit). Já Vettel, sempre criticado aqui, além de ter passado todo mundo, mostrando quem é o tetra em atividade, teve a gentileza de não atrapalhar, sem necessidade, a briga do título por parte de Rosberg.
Como lembrado, Nico fez a mesma gentileza ao deixar Lewis passar em Mônaco, o contrário seria impossível. Alíás, se Nico fosse só um pouquinho parecido com Lewis, teria armado o farfeiro e Lewis não teria ganho aquela corrida.
Infelizmente, Riccardos, Nicos, Jensons e Sebastians, estão se tornando cada vez mais raros. O povo gosta mesmo é de merdas desonestos e irresponsáveis como Lewis e Verstappen, que, logo, vai se envolver em um acidente mais grave, aí quero ver o gênio.

Gabriel P.
Gabriel P.
Reply to  Luiz Morais
7 anos atrás

Se Rosberg é tão bom teria passado Hamilton, ou pelo menos tentado.
Mas não, é “bundão” mesmo e Hamilton só tentou esta tática por esse motivo, tivesse Vesrtappen ou Vettel competindo com ele, duvido que tentasse. .
Simples assim.

Roberto
Roberto
7 anos atrás

Faltou comentar da façanha que o Hamilton aprontou no GP da Espanha, que proporcionou a vitória do Verstappen. Hamilton não possui o caráter de um esportista, perdeu o brilho e o foco. Não merece superar os números de Senna e igualar Prost e Vettel. Massa quando foi vice em 2008 fez seu papel pra vencer e a Ferrari não colocou Kimi para segurar Hamilton na pista, e ele nem toparia.

Roberto
Roberto
Reply to  Roberto
7 anos atrás

Era para eu responder para o Roberto, mas foi o nome dele que apareceu, muito estranho

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  Roberto
7 anos atrás

Eu ia responder também, mas como você não sabe quem é, deixa pra lá.

Fred
Fred
7 anos atrás

Perfeito, Yuri!

fabiom
fabiom
7 anos atrás

fala sério!! Rosberg tem igualdade de tratamento com o Hamilton, nunca foi segundo piloto!!! O Rubinho penava com o Schumacher, qnd era mais rápido até o carro dele tinha que trocar com o ale!mão!

Seinfeld
Seinfeld
Reply to  fabiom
7 anos atrás

“Fala sério!?” dizemos nós!.
Tarja preta.

Eduardo
Eduardo
7 anos atrás

Qta baboseira escrita em um texto só.
A Mercedes quebrou o carro do Hamilton tantas vezes foi necessário p garantir o título do alemão. Ela sabe q no próximo ano não é certeza a hegemonia da equipe, portanto 2016, seria o limite p garantir um campeonato p um alemão, e ai estranhamente o motor Mercedes do Hamilton passou a ser o menos confiável do grid. No quesito falta de confiança venceu até mesmo a Honda, o q dirá dos demais motores Mercedes.

Seinfeld
Seinfeld
Reply to  Eduardo
7 anos atrás

“A Mercedes quebrou o carro do Hamilton tantas vezes foi necessário p garantir o título do alemão. Ela sabe q no próximo ano não é certeza a hegemonia da equipe, portanto 2016, seria o limite p garantir um campeonato p um alemão, e ai estranhamente o motor Mercedes do Hamilton passou a ser o menos confiável do grid.”

“Qta baboseira escrita em um texto só.”

É VERDADE.

Seinfeld
Seinfeld
Reply to  Eduardo
7 anos atrás

“A Mercedes quebrou o carro do Hamilton tantas vezes foi necessário p garantir o título do alemão. Ela sabe q no próximo ano não é certeza a hegemonia da equipe, portanto 2016, seria o limite p garantir um campeonato p um alemão, e ai estranhamente o motor Mercedes do Hamilton passou a ser o menos confiável do grid.”

Verdade. Tem razão. Quta baboseira escrita em um texto só!

Juliano Adolfo Fenólio
Juliano Adolfo Fenólio
7 anos atrás

Massa também integra a legião de segundos pilotos que não ousaram enfrentar seus companheiros quando era parceiro de Alonso na Ferrari.

Marcelo
Marcelo
7 anos atrás

Falou tudo. Sem mais !!!

Arnaldo
Arnaldo
7 anos atrás

Se Rosberg fosse bom mesmo, ou homem de verdade teria passado o Hamilton, o no mínimo colar na traseira dele. Ao invés disso o que fez? Ficou só comboiando……..piloto sem culhões é foda, fico imaginando se fosse o Verstapinho…teria passado por cima dele…………..o foda do dia foi ver a corrida com Galvão pelamor………………Essa formula 1 tá muito ruim. Corrida ruim, campeão que não merece o título, narrador péssimo………o negócio é aprender a andar de moto e assistir o motogp.

Luiz Morais
Luiz Morais
Reply to  Arnaldo
7 anos atrás

Ele nem tentou passar só por um motivo: Ele quem tinha um título a perder.
Se tentasse passar Lewis, era bem capas deste fazer alguma manobra suja para ferrar o Nico e, lógico, não seria punido. Assim, Nico foi perfeito, sobrou em 5 pontos.

Vinicius
Vinicius
Reply to  Luiz Morais
7 anos atrás

Exato. E Hamilton não teria peso nenhum na consciência em atirar seu carro em cima de Rosberg se este ousasse colocar o bico de lado.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
7 anos atrás

O quê decidiu, foi a quebra de Hamilton e o Rosberg soube correr como dizem “com o regulamento debaixo do braço”.O Hamilton é melhor quê o Rosberg,e é muito bom ver um novo campeão.Esse título vai dar confiança e moral,o quê faltou ao Massa por pouco.

André Luis
André Luis
7 anos atrás

Sinceramente, não sei o porque de tanta idolatria por Lewis Hamilton ? De gênio aquilo ali não tem nada. Gênio é o Alonso, que tirava leite de pedra na Ferrari; Gênio foi o Schumacher que antes do domínio avassalador da Ferrari no início dos anos 2000, ajudou a reestruturar o time alemão, e mesmo não levando o título nos primeiros anos na Ferrari, sempre esteve na disputa, mesmo com carro inferior. Agora o Hamilton só atingiu esse olimpo por estar na hora e na equipe certa. Esse não contribuiu em nada para o desenvolvimento do carro, pegando tudo pronto, só tendo o trabalho de acelerar; derrotar o seu companheiro de equipe; e porque não se beneficiar dos inúmeros problemas mecânicos que o Rosberg enfrento em 2014, e principalmente 2015. Na minha opinião, a contratação de Lewis Hamilton foi o maior desperdício de dinheiro por parte da Mercedes, já que sem ele na equipe, o Rosberg seria hoje tri-campeão mundial, e com pelo menos 60 vitórias no seu currículo, o que pouparia o time alemão de desembolsar uma fábula de dinheiro para um piloto que nem o volante do seu carro sabe regular, e é burro ao andar no giro máximo do seu motor sob o calor escaldante e inóspito de Kuala Lumpur. Enfim, para ser campeão, não basta apenas acelerar, e sim ter cabeça e administrar o seu equipamento, o que o Rosberg fez muito bem nas últimas provas. O alemão levou esse título no coração e na frieza, já que ganhou quando tinha que ganhar, e administrou quando foi preciso. Se o Alonso fosse metódico como o Rosberg foi nesse final de temporada, teria sido no mínimo 5 vezes campeão, o que mostra o tamanho da conquista de Nico Rosberg. Gluckwunsche Nico Rosberg.

Willians Thiago
Willians Thiago
7 anos atrás

Boa FG, isso sim é um verdadeiro amor germânico.

Paulo F.
Paulo F.
7 anos atrás

Acho que teremos Lewis na Ferrari mais cedo do que se imagina.
A MB se deu conta que pode ser campeã e vencedora sem o nº44.
Nico foi impecável. Correu com o regulamento debaixo do braço e isso não é demérito nenhum. Campeonato merecido.

Silvio
Silvio
7 anos atrás

Meu caro FG. Fiquei feliz ao ver no facebook a sua dupla vitoria esse fim de semana…parabéns.

Silvio
Silvio
7 anos atrás

Meu caro FG. Sou um fã seu de carteirinha sem prticipar muito mas acompanhando seu trabalho ja um bom tempo nos blogs sites e tv…Fox Radio e Fox Nitro. Os 2 carros Mercedes são imbativeis a olhos vistos e Rosberguinho bateria qualquer piloto sem dificuldades alguma e sem precisar da equipe certo! Certo né. Mas o companheiro de equipe em 3 anos na equipe prateada ganhou 2 titulos e foi vice em 1. Mas esse ano alem de logo na saida a equipe mandou todos mecanicos do Amilton para o Nicole e vice versa. São 8 motores mercedes divididos em 4 equipes diferentes. Durante toda a temporada de 2016 qual unico carro com motores Mercedes que deu pau….a ponto de chegar no meio da temporada ja com sua cota estourada….sim o carro do Amilton. E Amilton ainda virou o jogo e na Malasia acabaria o campeonato provavelmente e o seu motor novinho foi o unico a fazer BUMMM. E ai. Não vou aqui tirar os meritos do Rosberg campeão. Mas se Amilton não tivesse sido o unico azarado com os imbativeis motores Mercedes o titulo qualquer um até o mais leigo saberia bem com quem ficaria novamente e bem antes de terminar a temporada. Axei que Hamilton até foi diplomatico essa temporada ja que Nico renovou so por mais uma temporada com a Mercedes se não me engano…Então nada mais justo um titulo por serviços prestados. mesmo contra a vontade do tri Amilton.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Silvio
7 anos atrás

Texto grande, bem pontuado, mas quanto ao conteúdo …. só falou merda !! Quanto ao Alonso ser isso tudo que você disse, vale lembrar que levou um calor danado do Hamilton, em 2007, com o mesmo equipamento, sendo Hamilton vice-campeão e Alonso terceiro, no campeonato. Vale lembrar, também, que Alonso foi batido por Trulli, em 2004,tanto em qualificação, quanto em pontuação final. Outrossim, Alonso foi batido por Button, em 2015. Assim, Alonso não é isso tudo. Não o compare com Schumacher, pois o espanhol não foi nem sombra do que o Schumi foi na Ferrari. Pra finalizar, de uma lida nessa matéria, pra que você organize melhor suas ideias e melhore seu ponto de vista.

https://www.google.com.br/amp/esporte.uol.com.br/f1/ultimas-noticias/2013/09/24/tarso-marques-diz-que-batia-alonso-na-f-1-ele-fala-que-sou-dos-melhores.amp.htm

MARCOS
MARCOS
7 anos atrás

COM CERTEZA ROSBERG FEZ UM CAMPEONATO IMPECAVEL………TITULO MERECIDO….ANO QUE VEM FERRARI OU RED BULL VÃO LEVAR….

Charles
Charles
7 anos atrás

Epa, você não está listando as quebras do Rosberg de 2014 e 2015 quando o Lewis levou o título, foram muito mais do que as quebras do Hamilton esse ano.

Zé Tros
Zé Tros
Reply to  Charles
7 anos atrás

Negativo Charles: em 2014 NR teve pane na Inglaterra, Singapura e Abu Dhabi. Porém, LH tbm teve panes mecânicas na Austrália, Canadá e Hungria.

Em 2015 NR teve pane na Itália e na Rússia. Já LH tbm teve pane em 2015, foi no GP de Singapura.

Logo, não existiu isso de “foram muito mais do que as quebras do Hamilton esse ano”.

Wilson
Wilson
7 anos atrás

Flavio, e o Bom Voyage em Londrina ??????