AH, PAUL RICARD
SÃO PAULO (dá até vontade) – Acho que todos devem compreender o relativo sumiço deste que vos bloga nos últimos dias.
Mas vamos retomar.
Viram que hoje confirmaram a volta da F-1 à França? Que coisa boa! Paul Ricard, onde fiz mina primeira corrida fora do Brasil, em 1989. A prova foi disputada lá até 1990, sendo transferida para Magny-Cours em 1991. O último GP no país foi em 2008. Dá para acreditar que já faz oito anos que não tem corrida lá? É mesmo inacreditável.
Tem de ter França. Ponto.
A política comercial da F1 é uma piada. Colocam Paul Ricard e tiram o GP da Alemanha. O que que adianta?
Mas depois do que fizeram com Hockenheim, não vai fazer falta.
Concordo plenamente. Depois que acabou o setor da Floresta o autódromo ficou parecendo um Tilkodromo comum. Aquelas chicanes depois de retas monstruosas eram demais.
Dançamos turma… não vai ter retão Mistral. A organização escolheu o circuito longo, o que é bom, mas com a chicane na Mistral. Uma pena.
Simplesmente não entendo. Em vez de resgatar os circuitos antigos com as curvas de alta, retas longas e características que fazem os pilotos sentirem aquele frio na barriga e ainda dar aquela emoção para quem está assistindo, os caras “pasteurizam” os circuitos sem nenhuma vergonha.
Esses carros de hoje iriam chegar a quase 400 km/h no fim da reta e contornar a Sings perto dos 300 km/h. Seria show! E hoje, há condições de segurança nos autódromos para isso. O circuito de Paul Ricard é inteiramente asfaltado e com enormes áreas de escape. Não há razão para esse excesso de segurança.
Em vez de utilizar os pontos de ultrapassagem naturais da pista, tiram as retas e fazem os carros usar o DRS. Uma notícia ótima, seguida de outra broxante…
Dica: usando o Google Streetview dá pra “andar” pela pista.
Fico feliz pacas, o traçado de Paul Ricard é dez, mas vou me chatear se usarem as chicanes que colocaram na reta Mistral… Tem que liberar ela inteira!
Um abraço.
É simples o que está acontecendo: O Bernie está abrindo as pernas diante da debandada de pistas, ele está vendo que em pouco tempo vai faltar país disposto a aceitar as condições malucas dele para receber seu circo, e está indo atrás de pistas tradicionais que estão fora do calendário há muito tempo. A próxima iniciativa será rever a taxa multimilionária para sediar um GP (a Conmebol retirou a taxa bizarra de 10 ou 20 % da renda bruta de cada jogo da LIbertadores que os times tinham que pagar para ela)
Tem que ter França… Alemanha, Bélgica, Itália e Inglaterra como berço esplendido da F-1.
Brasil, Japão, EUA, Canada, Argentina, Africa do Sul como países históricos na F-1.
O resto fica para quem pagar mais… inclusive o México.
Fantástica notícia! Só precisamos saber se será utilizado o circuito completo, utilizado pela F1 até 1986, ou o circuito curto, utilizado entre 1987 e 1990, após a morte do Élio de Angelis.
Como o circuito hoje é muito mais seguro e todo asfaltado, acho que será o circuito original.
Só espero que não inventem de usar uma das chicanes que construíram na reta Mistral, para diminuir a velocidade…
MICHAEL SCHUMACHER, REI DE FRANÇA!!!!!
ou melhor:
MICHAEL SCHUMACHER, IMPERADOR DE FRANÇA !!!!
ou melhor ainda:
MICHAEL SCHUMACHER, IMPERADOR DA FÓRMULA UM EM TODO O UNIVERSO!!!
Que ótimo a volta do circuito de estimação de nosso IMPERADOR !!!!!
Porra Flavio, fiquei feliz pra caralho com o retorno do GP da França a Paul Ricard. Como disseram companheiros de blog acima, falta Estoril, Ímola e, porque não, Jerez e Zandvoort. Esse último, se entendi bem, está negociando a volta também. Podiam para me fazer pensar em juntar uma grana pesada para um ” ano sabático” consertarem a cagada que fizeram em Hockenheim. 2018 promete!
Meus sentimentos pelas perdas da última semana! Abraços
Já estou até imaginado o título dos posts referentes ao GP, poderia ser algo do tipo “Paulo Ricardo” ou até mesmo “RPM”, no melhor estilo “Los Hermanos” utilizado aqui durante o GP do México!
Não só França, mas Alemanha, Portugal, Itália, Africa do Sul, Brasil, Inglaterra, Espanha, enfim, os tradicionais.
E entre os dois, acho Magny-Cours bem melhor que Paul Ricard.
Esta coisa que vc esta usando esta estragada!
PelaamordeDeus!
Magny-Cours é soporífero!
Não me lembro de ter perguntado nada a você.
Nem eu de ter pedido sua resposta!
O que cada um está usando eu não quero nem saber, mas que aquela pistinha é ruim demais, é. rsrsrs
Só de ler “Magny-Cours” já me dá sono, troca de fornecedor.
Desde quando? Vai ver mais videos no YouTube
Tem de ter França. Tem de ter Alemanha. Tem de ter Portugal. Tem de ter Ímola…
Isso mesmo. Mas para ser Ímola precisa ser o traçado de 1994 para trás. Eu acho.
Finalmente um circuito tradicional. Nada de Tilkodromos. É uma pena Magny-Cours ficar de fora. Jogaria a porcaria de Cingapura no lixo pra colocar esse outro belo circuito de volta.
Tilke já deve estar planejando alguma amputação no circuito pra se “adequar” a F1 atual, nos mesmos moldes daquela aberração que fizeram com Hockenheim.
Paul Ricard já tem áreas de escape em excesso.
Flávio, seria ótimo uma cobertura sua in loco em Paul Ricard para celebrar a volta da pista.
Aproveitando, minhas condolências por seus colegas e amigos perdidos recentemente.
Abraços
Tem que ter França! Tem que ter a razão do nome “Grand Prix”!
Se dependesse de mim, Ímola sofreria uma bela reforma estrutural pra voltar com o traçado original!
O traçado atual, com uma reta bastante longa, que vai da Rivazza até a Tamburello está realmente bom. Não acho que haja motivos pra retornar ao traçado de usado até 1994 (lembrando que o traçado original mesmo nunca foi usado pela F1), já que o circuito retornou a sua característica de ser bastante veloz.
Je suis Paul Ricard…
Coisa boa!!! O retorno de um autódromo tradicional, nada destas coisas nababescas do Herr Tilke.
Sepang e Marina Bay com os dias contados… Baku e Sochi poderiam ser limadas sem dó também! E o Albert Park poderia dar lugar as ruas de Adelaide…
E o que foram as voltas das F60 com Vettel e Kimi em Daytona? Que coisa fantástica!!! Se querem mais uma corrida nos EUA, façam lá mesmo neste traçado misto que já será ótimo!
Belo circuito com varios pontos de ultrapassagens, diferente do circuito travado de MC
Uma pena o Gp da Alemanha ter saído, pelo menos uma notícia boa a volta da França.
Assen – Verstappen
Russia – Kvyat
França – Ocon, Grosjean
Inglaterra – Hamilton
Australia – Ricciardo
Brasil – ?
? – Vettel , Hulckenberg, Wehrlein
????????????
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Pelo menos, não vai ser em Magny-Cours, só acho.
Não deve ser o mesmo traçado, devem ter feito em Paul Ricard o mesmo que fizeram em Interlagos, uma mutilação. Como eu gostava dos circuitos antigos. Quem viu uma corrida no antigo Interlagos – eu tive o privilégio de assistir várias, inclusive testes de pneus, os meus preferidos, sempre no início do ano – acha o S do Senna broxante. Eu ficava fascinado vendo os carros saindo da antiga junção – as Ferraris com seus motores plano 12 era ´máximo – despejando toda potência que se dispunha na época, cerca de 450 HP’s nos motores V8 DFV e cerca de 500 HP’s no Ferraris, Renault Turbo 1,6 litro, Brabhan Alfa V12 e Matra v12, fazendo a subida dos boxes em alta velocidade, chegando na pequena curva das arquibancadas – uma reta torta diria Piquet – a quase 300 Km/h, em seguida entra na curva 1 com pé embaixo – Villeneuve, Arnoux e Pironi faziam de pé embaixo segundo reza a lenda – fazendo a curva 2 a pleno com o carro saindo nas quatro entrando no antigo retão com o motor em máxima rotação. Os carros chegavam na curva 3 a quase 350 Km/h. Aqueles carros e aqueles caras eram maravilhosos. Da junção até a curva 3 era pé embaixo. Interlagos era fantástico, uma mistura de um circuito oval muito bem feito com uma parte mista maravilhosa.
Assino embaixo!
O som dos Matra e das Alfa era uma sinfonia!
Concordo e completo:
Tem que ter França….e espanha, Portugal, Belgica, Alemanha, Inglaterra e Italia.
Esses países são parte do que se define como campeonato de F1.
É uma categoria Européia e há de se manter as tradições. :)
Paul Ricard ainda tem aquela reta obscena e politicamente incorreta, de 1,8km?
Oui, ouuuuuuuuuuuuui mon ami.
Le Mistral!
https://www.youtube.com/watch?v=VgOUULXUnXI
E será q não vão tirar para a corrida???
O circuito hoje tem opção para colocar chiquenes na reta oposta…
:(
Na verdade a chicane foi criada para diminuir a reta porque os motores explodiam com tanto tempo girando em rotação máxima. Hoje em dia, depois da prova no Azerbaijão, com 2200m de pau dentro, não vejo nenhum motivo para que ela não seja percorrida na íntegra. Mas vai saber o que as equipes vão dizer…
Aqui tem um vídeo de uma Ferrari 2008 girando lá, mas passando pela chicane.
https://www.youtube.com/watch?v=mLyiXG-ZVC4
Serve como uma prévia para nós apreciarmos. rsrsrs
Concordo Flavio. Pena que perdemos a Alemanha, mesmo com Hockenhein mutilada.
Aguardemos, pois, até 2018. Tudo indica que a volta da F1 à França e em Paul Ricard será magnífica.
Flávio Gomes,
Primeiramente, força aí nesse momento complicado.
Bora falar de automobilismo!
2 perguntas: Magny-Cours X Paul Ricard?
Eu curto as duas. Gosto da Paul, mas aquela curva onde o Barrichello fez um X no Schumacher com uma Stewart é inesquecível…
Se a Mercedes colocar um piloto escudeiro na equipe, a temporada 2017 estará morta. Até mesmo pela alta probabilidade da permanência do domínio da Mercedes. Concorda?
da até um alívio na alma!!!
espero que não façam nenhuma “tilkisse”
CONCORDO!
Pode ser Magny Cours, pode ser Paul Ricard, pode ser (por que não?) Le Mans.
O que não pode faltar é GP da França, o decano dos grandes premios.
Isso aí Flavio! bola pra frente! Apesar de tudo, dessa tristeza, a vida tem que seguir, não tem jeito. E quem vai para a Mercedes? algum palpite?