APERITIVO

SÃO PAULO (é lindo) – Para quem não se lembra de Paul Ricard — quase todo mundo, afinal a última de F-1 lá foi em 1990 –, aí está uma pequena amostra. A Ferrari é 2008 e o piloto é um daqueles milionários que compram carros antigos para se divertir por aí. A pista é sensacional, embora seja plana, sem relevo algum. Mas é rápida e, no fim das contas, uma daquelas que podemos chamar de clássicas.

Estive lá há séculos, e está bem diferente — mais moderna, “clean”, quase futurista. Em 2018, volta. O Alexandre Neves mandou o vídeo.

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Bruno Gonçalves
Bruno Gonçalves
7 anos atrás

Não sei se sou chato, mas odeio esses circuitos modernos que as áreas de escape são asfalto pintado, por exemplo Austin e Abu-Dabi, acho muito feio visualmente, acho muito mais bonito uma grama bem verdinha.

marco cordobê
marco cordobê
7 anos atrás

Grande Flavio, boa tarde.
Amigo, o único senão é não poder descer a reta do mistral de pé em baixo sem ter aquela chicane no meio pra quebrar a velocidade…quantos motores estouravam no tempo em que todos os pilotos vinham acelerando tudo o que os carros podiam..saudades de pistas como esta, do velho Interlagos, de Kyalami, Brands Hatch (não sei se é assim que se escreve)…Tomara que as mudanças do próximo ano tragam muito mais emoção à formula 1.
Abraços e sorte

René G Barreto
René G Barreto
7 anos atrás

que delícia!

Harry - BSB
Harry - BSB
7 anos atrás

Bela forma de se divertir. Sem forçar e sem arriscar a caranga!!!

EduardoRS
EduardoRS
7 anos atrás

Mesmo com esse ar modernoso, com áreas de escape asfaltadas e pintadas, dá pra ver que o layout da pista é “das antigas”. Vai ser muito legal.

Minha única ressalva é essa chicane no meio da Mistral. Transforma o retão icônico em duas retinhas sem sal. Tomara que revejam essa decisão e usem a reta inteira, sem interrupções. Seria espetacular.

valter
valter
7 anos atrás

Ao ver uma tocada chocha dessas tenho a certeza que os pilotos de F1 são excepcionais. Até mesmo os chamados medianos.

Fernando Linhares
Fernando Linhares
7 anos atrás

Bacana!

Adriano Santi
7 anos atrás

Até hoje minha memória mais marcante de Paul Ricard é a do Gugelmin na largada em 1989. Flavio, qual a sua memória de Paul Ricard?

Luciano
Luciano
7 anos atrás

Que animal e que saudades desse barulho de motor. É de arrepiar!!

Rodrigo
Rodrigo
7 anos atrás

Isso é que é ter uma ferrari….

Thiago
Thiago
7 anos atrás

É impressão minha ou as ultrapassagens não serão fáceis nesse circuito?

Por um lado, várias curvas de média e alta pra botar os carros novos no limite.

Pepeu
Pepeu
7 anos atrás

Vão transformar mais uma pista fantástica em mais um circuitinho Mickey Mouse desses que já temos tantos.
É. por isso que a audiência e o interesse pela categoria vem despencando a olhos vistos.

José Marinho
José Marinho
7 anos atrás

Quando eu for um milionário desses vou comprar Interlagos e vários F-1 desses pra eu ficar brincando de piloto!

Wender Higinotsumi
Wender Higinotsumi
7 anos atrás

Esse excesso de areas de escape é que irritam quem gosta de F1.
O cara pode errar todo o circuito que não perde tempo nem nada do tipo.
Parece um grande estacionamento com linhas e tinta azul pra delimitar o que é pista e o que não é

Fern Kesnault
Fern Kesnault
7 anos atrás

A pista é incrivel basta ver e assistir às provas de GTs e de Prototipos que ali acontecem com a Blancpain Series, GT Open, a ELMS e a VdeV…circuito fantastico com provas excelentes nos GTs como os 1000 kms deste ano.

Daniel Cantera
Daniel Cantera
7 anos atrás

Prefiro com cambio manual aquele que o cara não podia errar..isso de borboleta é coisa de boiola

Alexandre Santiago
Alexandre Santiago
7 anos atrás

Acho que ai em Paul Ricard que existe um mini-curso ou algo do tipo que se paga para dar algumas voltas de F1. Se eu não estiver errado deve custar uns 1500 euros para 5 voltas. Perdoem, podia ter pesquisado mas acho que é ai sim.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
7 anos atrás

Exatamente isso é o problema, a pista é legal aí vem uma pessoa e muda o pouco quê muda faz a vida do piloto ficar melhor.Autódromos como Interlagos,Silverstone e até mesmo a Tamburello, modificada após o acidente de Senna fica sem graça.Enquanto isso a vida dos Vettel,Hamilton,Verstappen e outros vão ficando mais fácil.Não quero,quê ninguém morra mas quem escolhe se piloto tem de ser diferenciado.São muito bem pagos e tem ainda a fama.Com certeza pilotar um voyage vai ser mais perigoso que um F1.

JT
JT
7 anos atrás

Em 1985 eu tinha 9 anos e torcia pelo Piquet. Aquele ano estava sendo difícil para a Brabham. No grid de largada, o piloto embicou seu carro numeral 7 para a sua direita, na quinta posição. Já estava calculando ganhar algumas posições após a luz verde. Dito e feito: pulou para o terceiro lugar. Depois só lembro que Piquet venceu a corrida, a única da temporada.

wbjdeco
wbjdeco
Reply to  JT
7 anos atrás

Os pneus Pirelli de sua Brabham casavam muito bem com o asfalto plano e regular do circuito, razão do sucesso dele nesta prova. Se não me engano tbém, o calorão que fazia na corrida tbém ajudou os Pirelli’s na ocasião.
A mesma coisa acontecia nesta pista com a March e em pouquíssimas outras pistas da época que possuíam asfalto plano como Suzuka, por exemplo. As Leyton House do Newey não tinham motor mas tinham aerodinâmica refinadíssima que dependiam de um asfalto plano para poder render ao máximo e Paul Ricard propiciava isso, tanto que em 1989 o Gugelmin após a relargada depois de seu impressionante acidente fez a melhor volta da prova.
Se eu estiver enganado, por favor me corrijam.

Garlet
Garlet
7 anos atrás

“milionários que compram carros antigos para se divertir por aí” pode ser em grande parte pilotos de f1 aposentados não acha. Essa Ferrari 2008 parece bem mais divertida que as atuais.

Pedro
Pedro
Reply to  Garlet
7 anos atrás

São milionários mesmo. O nome do programa é Corse Clienti. Eles compram o carro (que pode ser um Fórmula 1, uma 599 de pista ou o FXXK, por exemplo) e usam eles em determinados circuitos pelo mundo. Quem cuida de toda a estrutura (inclusive o armazenamento dos carros) é a própria Ferrari.

A marca, inclusive, já trouxe o Corse Clienti para Interlagos, em 2013.

Alex
Alex
7 anos atrás

Era ainda mais legal até 1985 quando tinha a reta mistral inteira e os carros chegavam na curva dos signos a 320km/h. Se fosse hoje podem colocar ai uns 370.

Gustavo
Gustavo
7 anos atrás

Ô povo bundão… porcaria de chicane na Mistral.

Carlos
Carlos
7 anos atrás

Bem, já responderam minha pergunta aí por cima.
Mas, só para constar que sou das antigas e, ao comentarem sobre Paul Ricard, lembrei-me de cara da tal Reta Mistral, na época, a mais longa da F1.

ALBERTO COSTA
ALBERTO COSTA
7 anos atrás

Querido FG, não sabia que era possível comprar carros de F1 antigos. Isso me dá esperança de ter meu próprio F1 usado, logo após pagar a 60a parcela do meu Ford Ka 2001. : )

rafa
rafa
7 anos atrás

milionários que freiam igual minha vó rs

JRG
JRG
Reply to  rafa
7 anos atrás

Se o F1 fosse meu, frearia igual minha bisavó!rs

Paulo Fonseca
Paulo Fonseca
7 anos atrás

Prezado F&G; Paul Ricard é bárbaro, então um lance de Emoo : ( https://youtu.be/SMN2M2vu6qA ) brincando de andar na f-1 lotus renault

José Brabham
José Brabham
7 anos atrás

A volta de Paul Ricard ao circuito da F1 é pra se comemorar, mas, convenhamos, essa chicana no meio da Mistral é um coitus interruptos do caralho!

wbjdeco
wbjdeco
Reply to  José Brabham
7 anos atrás

Sensacional !!!!

Gabriel P.
Gabriel P.
7 anos atrás

Caro Flávio.
Como não encontrei um espaço mais adequado para postar isso, vou colocar aqui e com 1 sugestão.
Com Paddy Lowe indo para a Williams, muda realmente algo na F1 ?
http://www.motorsport.com/f1/news/mercedes-f1-tech-chief-lowe-set-for-shock-williams-switch-858449/

Que tal colocarem um espaço em algum lugar do Grande Prêmio para perguntas específicas sobre automobilismo?

Leonardo Silva Conrado
Leonardo Silva Conrado
7 anos atrás

Bem legal a volta de Paul Ricard a F1. Olha, eu entendo que é por segurança, mas colocar essa “chicane ” no meio da reta Mistral, é brincadeira, a FIA é mesmo uma piada, nos “Tilkódromos” como Abu Dhabi e Baku, pode ter retas longas, agora nos circuitos clássicos não pode? É muita sacanagem, poderiam deixar toda a reta, garanto que teriam muito mais ultrapassagens na reta toda, se não tivesse esta chicane.

Thiago
Thiago
Reply to  Leonardo Silva Conrado
7 anos atrás

Leonardo,

Olhando no maps, a reta está lá.
E, aparentemente, existe a opção de fazer com a “chicane” ou não.

https://www.google.com.br/maps/place/Circuit+Automobile+Paul+Ricard/@43.2537783,5.7939263,393m/data=!3m1!1e3!4m5!3m4!1s0x0:0xa3a8d46380222f0f!8m2!3d43.2517105!4d5.7935286

Leonardo Silva Conrado
Leonardo Silva Conrado
Reply to  Thiago
7 anos atrás

Então Thiago, é que o traçado já foi definido para 2018, utilizando a chicane, conforme a notícia abaixo.

http://br.motorsport.com/f1/news/tracado-para-gp-da-franca-e-apresentado-858118/

Joao Sergio
Joao Sergio
Reply to  Thiago
7 anos atrás

são mais de 150 tipos de traçado diferentes que dão pra fazer naquele autódromo

Rodrigo Brayner
Rodrigo Brayner
7 anos atrás

Flávio, pelo que eu li aqui no GP e em outros lugares, parece que o circuito que será usado será o Velho Paul Ricard de 5,8Km, com a reta do mistral inteira sendo cortada por uma chicane no meio dela. O que é uma pena, pois naquele retão seria interessante ver o que os caras iriam fazer com os carros já em 1 ano de desenvolvimento. Teríamos bons momentos, ou até com a pista curta… Não entendo pq fazem isso com a F1, mas enfim é isso.

Victor A. de M. Reis
Victor A. de M. Reis
7 anos atrás

E esta saída do pit bem na linha de corrida? Achei esquisita. Devem mudar isto para a corrida.

Carlos Albernaz
Carlos Albernaz
7 anos atrás

Flavio, a retona cortada pela chicane é a antiga Mistral ?