FECHOU, E FEZ BEM

extra222SÃO PAULO (meninada danada) – Foi antes do meio-dia que o Grande Prêmio confirmou e publicou: Massa assinou com a Williams e será piloto da equipe no ano que vem se a Mercedes fechar com Bottas.

Quem acompanha o site (e este blog) sabe que vínhamos perseguindo essa história havia algumas semanas. Quando cravamos, está cravado. É um furo mundial? É. Muda nossa vida? Não. Apenas fazemos jornalismo.

“Ah, mas tem de esperar o anúncio oficial”, têm argumentado alguns pirilampos de redes sociais.

Uai, podem esperar o que quiser. Se o anúncio oficial sair daqui a uma semana, ou um mês, tanto faz. O que está feito, está feito. Estamos afirmando que já fechou, e uma das tarefas do jornalista é tentar saber antes o que todo mundo, mais cedo ou mais tarde, vai saber.

Foi assim em 1999 quando, em agosto, publiquei o contrato de Barrichello com a Ferrari, salários inclusive. Não estamos falando de internet, ainda — era algo incipiente. A notícia, dei nos jornais para quem escrevia e na rádio onde trabalhava.

Meses depois um vetusto diário quatrocentão, hoje quase falido, publicou a mesma coisa como se fosse exclusivo e “antecipando” a contratação do brasileiro.

Achei engraçado.

[bannergoogle]Como achei engraçado quando jornalistas brasileiros, “under request” do personagem, decidiram publicar todos no mesmo dia a notícia de que ele tinha fechado com a Williams — meados de 2009. Para azar de todos eles, eu soube desse acordo chinfrim, feito semanas antes do dia combinado. Óbvio que publicamos na hora — já no Grande Prêmio. Todas as partes negaram. Semanas depois, veio o anúncio oficial e todos esses colegas, no dia, deram a notícia como se estivessem antecipando algo.

É meio ridículo fazer esse tipo de acordo com quem é objeto da notícia, aquele sobre quem você tem a missão de escrever e falar.

Notícia não se guarda num baú, é uma das máximas da profissão. A não ser que ela possa ser prejudicial a alguém — caso do sequestro da sogra de Ecclestone, por exemplo, quando decidimos que não iríamos publicar nada sobre o andamento das investigações para não colocar em risco sua vida.

Agora, notícia de mudança de equipe, de assinatura de contrato, jogador indo de um clube para outro, técnico sendo demitido, essas coisas do dia a dia do esporte… Bem, tudo que nossos leitores querem é saber antes das coisas.

Aqui, sabem.

Subscribe
Notify of
guest

101 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
luiz alberto
luiz alberto
7 anos atrás

O pior será se o Troll ,só de brincadeira ,massacrar o Felipinho da R G T . Bem sê não for bem ,que pelo menos arrume novas desculpas ,pois a do pneu , que é igual para todo mundo ,já não copa mais. Que seja ,no minimo ,mais criativo em suas desculpas para maus resultados .

John Player
John Player
7 anos atrás

E pensar que essa equipe um dia já teve como pilotos a sequência Mansell + Piquet, Prost, Senna…
Hoje pedindo a “volta” do agora ex-aposentado (mais ainda semi-aposentado) aquele que eles, a própria equipe, não quiseram renovar contrato, Felipe Massa…
Se ainda fosse um campeão, um mestre. Mas não.
E ainda vão pagar bem! Por isso que o furo do bolso da Williams está sempre aberto.
Fim de feira. Decadência.
CAI LOGO WILLIAMS!!

Eddie
Eddie
7 anos atrás

Pqp se Zacarias levar toco do Troll vai ser muito trollado pela galera kkkkkkkkk

Leonardo Mansur
Leonardo Mansur
7 anos atrás

Lembro de uma “cravada” do Bruno Senna na Caterham, se não me engano, que acabou não se confirmando… Reginaldo Leme cravou Nasr na Force India… Existem fatos e rumores, mas tenho certeza que algo muito maluco aconteceu nesses casos para que a notícia não se confirmasse.

Grande abraço, FG.

Welquer
Welquer
7 anos atrás

A velocidade nas comunicações trazidas pela internet é absurda, pensar que a poucos anos a velocidade máxima de um “furo” era o jornal do dia seguinte.

Hoje a briga pelo furo está na casa dos minutos, e esse do Massa é um bom exemplo: como as publicações “ainda” não informam os segundos das postagens, o vencedor deste é no máximo 1 (Um) minuto.

E como o barulho foi meio alto sobre a quem se deve ou a quem se dão o credito, na dúvida olhem as datas, melhor dizendo a hora e minuto, basta um tempinho (bem pouco) para se saber quem está ludibriando o leitor; claro que grande parte destes não percebem o engodo, por diferentes razões: boa-fé, confiança, preguiça, etc.

No cenário da Mercedes com a vaga sendo disputada apenas entre os dois candidatos que dizem, acredito que os jornalistas já tenham dois textos redigidos (se não tiverem, deveriam) um a favor do candidato A e outro a favor do candidato B, e correndo atrás da primeira fonte confiável que respalde a publicação, sob pena de não dar o furo porque perdeu alguns minutos redigindo o texto.

Isso se o tal candidato não tuitar ele mesmo a novidade e acabar com o esforço do profissional da impressa que passou dias/semanas perseguindo a história.

Fernando Linhares
7 anos atrás

Agora aquela despedida que foi emocionante, por um capricho do destino, virou último capitulo de novela mexicana de brega.

John Player
John Player
7 anos atrás

“Massa assinou com a Williams e será piloto da equipe no ano que vem…
…SE a Mercedes fechar com Bottas.”

Brabham-5
Brabham-5
7 anos atrás

Para quem gosta de derrota, bom proveito.
Incrível como tem pacheco que se revela numa hora dessas.
E criticavam até tempos atrás a Globo, o Galvão Bueno.
Eu, como não assistia F1 para torcer por Massa e Barrichello, prefiro ver a disputa entre CAMPEÕES, mais uma vez vou torcer para que a chicane ambulante da Williams não atrapalhe a corrida de Hamilton, Verstappen, Alonso, Vettel, Raikkonen, Ricciardo, Pérez…
E infelizmente, mais um que não sabe a hora de parar tira a oportunidade, direta ou indiretamente, de outro piloto brasileiro.
Aí no fim do ano o veterano vai fazer aquela cena toda de novo e vai receber aplausos com a bandeira do Brasil nos ombros. Como fez bem ao automobilismo brasileiro, não?
E em 2018, NENHUM BRASILEIRO NA F1.
Meus irônicos aplausos para os pachecos do momento.

tevez
tevez
7 anos atrás

olha a barrigada…..

Claudio
Claudio
7 anos atrás

Concordo.

Fausto
Fausto
7 anos atrás

O Massa vai substituir o Rosberg na Mercedes !! O “Sapatos” fica onde está !!

Renato F1
Renato F1
Reply to  Fausto
7 anos atrás

Também estou torcendo por isto. Se Toto Wolff “abrir” os olhos, assina o contrato com Massa e não mexe na Williams. Aí, Massa, que não tem nada a perder, faz o ano de despedida no carro da Mercedes. Dá para beliscar alguma vitória para encerrar a carreira. Ou, no mínimo, fazer uma disputa com Lewis Hamilton (pelo menos na Mercedes não tem essa palhaçada de “Fernando is faster than you”). A disputa é na pista – mas sem quebrar os carros, senão o chefão dá uma bronca fenomenal.

moisesimoes
moisesimoes
7 anos atrás

– Que classe quando disse “under request” . Genial. Agora uma coisa que eu não posso confundir, são pirililampos que brilham naturalmente, “pirilampos de redes sociais” que naturalmente não brilham e pirilampos platinados que não brilham nem artificialmente.

ags
ags
7 anos atrás

Pigmeu na Williams. é igual arroz requentado…rssss

Cristiano
Cristiano
7 anos atrás

O site da emissora oficial deu a notícia citando como fonte o site da Sky Sports italiana, não o Grande Prêmio. Esperaram quase uma hora até algum outro site publicar, Acho que teve gente ali que se mordeu de raiva. kkkkk

William Gimenes
William Gimenes
Reply to  Cristiano
7 anos atrás

Vários sites da Grande Imprensa deram a notícia citando como fonte jornais alemães e a Sky Sports. Achei isso um puta desrespeito com o Grande Prêmio.

Allan Rodrigues
Allan Rodrigues
7 anos atrás

No dia 18/12, às 9:09h, tuitei que Massa havia aceitado correr mais um ano. Como não sou jornalista passou desapercebido. Podem olhar lá: @allan_bhz_1971.

Parabéns ao pessoal do Grande Prêmio pelo excelente trabalho! Aqui é jornalismo puro!

Antonio
Antonio
7 anos atrás

Incrível como o Grande Premio se esforçou para abordar negativamente em sua manchete dizendo que Massa corre o risco de ir da glória ao fiasco.
Massa não tem nada a provar. A Williams já o conhece muito bem e sabe do potencial dele. Massa tem muito a contribuir e ensinar esse garoto novo a se adaptar a um Formula 1.

Brabham-5
Brabham-5
Reply to  Antonio
7 anos atrás

Não tem a nada a provar mesmo.
Já que “contribuiu muito” na porcaria de carro que foi a Williams esse ano.
Ano que vem a desculpa já está pronta: os pneus novos exigidos pelo regulamento.
Realmente, Massa ainda tem “muito potencial”.
Tanto que mais ninguém o queria em 2017, nem a Williams quis renovar contrato.

Luis
Luis
Reply to  Antonio
7 anos atrás

O Victor Martins gosta desta bi-polaridade. Ou tem sucesso, ou tem fracasso.

Roberto Pedreira
Roberto Pedreira
7 anos atrás

Não querendo parecer descrente, mas ainda aposto no azarão Pascal Wehrlein.

Alfredinho
Alfredinho
7 anos atrás

Felipe agora tem que guardar a bandeira regada pela chuva de Interlagos, a mesma chuva que deu o título ao Hamilton em 2008 e usá-la na próxima despedida.

Danir
Danir
7 anos atrás

Gostei. Agora, como diria a “Janete”, é torcer para que Nossa Senhora dos Novos Projetos seja benevolente com o Massa.

Luis felipe
Luis felipe
7 anos atrás

Você e seu trabalho (da sua equipe, que seja) estão se colocando a frente da noticia, só para lembrar

Luiz
Luiz
7 anos atrás

Fábio,

parabéns, esse é o tipo de jornalismo que precisamos.

luiz
luiz
Reply to  Luiz
7 anos atrás

Desculpe, Flávio

Marques Goron R. da Silva
Marques Goron R. da Silva
7 anos atrás

Mais um ano prá chorar e encher o cofrinho…

Mônica
Mônica
Reply to  Marques Goron R. da Silva
7 anos atrás

Concordo totalmente com seu comentário. O meu gatão, pelo menos, não chora quando a Ferrari beneficia o Vettel.
Duas culturas diferentes.

valter
valter
7 anos atrás

Por um contrato de valores tão expressivos e duração de apenas 12 meses, Felipe Massa tomou a decisão correta.
Hamilton passa a ser o maior beneficiado. Fica patente, com a contratação de Bottas, que a equipe Mercedes opta por Hamilton.
Vem aí um dominio de carro e piloto nunca visto antes na história da F1, superando em muito a era Schumacher/Ferrari, infelizmente.

João Ferreira
João Ferreira
7 anos atrás

Que coisa, o Rosberg foi o campeão que mais mexeu nas equipes, isso porque está se aposentando, imagina se fosse para sair da Mercedes para outra equipe?

Mais do que quando o Hamilton saiu da McLaren para a Mercedes.

Mas enfim, achava que a Mercedes fosse efetivar o Wherlein e tudo certo, mas optar pelo Bottas, mostra que a Mercedes não quer privilegiar um de seus pilotos.

Rodrigo
Rodrigo
7 anos atrás

No final das contas, e mais uma vez, Hülkenberg foi o cara certo na hora errada. Se tivesse esperado um dedinho a mais, ao invés da Renault seria piloto da Mercedes em 2017. Que sina a desse cara hein??

Alvaro
Alvaro
7 anos atrás

Foi bom para ambos, mas não entendo a posição da Williams não tendo contratado o James Allison quando ele saiu da Ferrari por problemas familiares e disse que queria permanecer na Inglaterra, cavalo selado passando na porta e o chassis da Williams este ano deixou a desejar, deu mole

Márcio sousa
Márcio sousa
7 anos atrás

FILIPE Massa lembrou-se de que Shumacher aposentou-se para que ele corresse numa grande equipe e fez algo parecido para o Bottas: voltou a Williams para que o filandes pudesse assinar com a Mercedes. Massa é um sujeito fantástico!

Alex
7 anos atrás

Mesmo que se confirme creio que Massa não tem mais nada a contribuir, será mais do mesmo para quem torce por pilotos brasileiros.

Carlos Tavares
Carlos Tavares
7 anos atrás

É impressionante o malabarismo do Rafael Lopes e do Mauricio Courrege – nada contra eles, não os conheço – no twitter para não citar o Grande Prêmio.

Depõe contra o profissionalismo deles mesmos.

Ridículo,

Claudio Aun
Claudio Aun
7 anos atrás

Quem sabe com o folego conseguid apareça outro piloto brasileiro para a sequencia que é nebulosa

josé
josé
7 anos atrás

Talvez tenha feito mal. Já saiu com fila de mecânicos adversários aplaudindo. Mais que isso não dá. Verdade porém é que no fim das contas, pra imagem, talvez só tenha a perder mesmo, mas pra ele próprio, fazendo o que gosta, talvez só tenha a ganhar. Vai da maturidade da escolha.

Você não gosta do Rubinho. Já falou. A gente sabe. A gente também não gosta.

Rubergil Jr
Rubergil Jr
7 anos atrás

É por isso que, mesmo às vezes não concordando com as opiniões e ídeias deste jornalista, não deixo de passar pelo blog e pelo Grande Premio. Jornalismo sério e de primeira qualidade. E muito bem escritos.

Boa Flávio!

Alessandro Silva
Alessandro Silva
7 anos atrás

Lembro de quando Barrichello estava tentando não se aposentar, correndo atrás de um lugar no grid e tals e este mesmo Felipe Massa lhe disse que melhor seria se parar, que ele não precisava disso, que não tinha que provar nada à ninguém, que o melhor era abrir uma loja de carros usados – brincadeira.
O fato é que ninguém pode interferir nos gostos, vontades e desejos do outro. Rubens é viciado em corridas seja do que for, mas o mesmo já não se pode dizer de Nico Rosberg. Enquanto o brasileiro simplesmente não consegue parar o alemão está aliviado e confortável com a aposentadoria.
Pensei que Massa com o passar do tempo tivesse esfriado como Nico, mas agora vi que estava errado. Ele não está voltando simplesmente pelo dinheiro. Isso ele já tem. Ele está voltando porque uma equipe Histórica, que está longe de ser pequena e que lhe oferece um carro competitivo sim o está chamando de volta para lhe pagar para que ele continue fazendo o que provavelmente mais gosta: Correr. E se é isso que ele mais gosta, que vá e seja feliz. Dou todo apoio. Ele já venceu corridas, já foi vice-campeão. É hora de tirar o foco da vitória e se concentrar em competir e se divertir. E se de quebra rolar um “pódiozinho” aqui, uma “vitóriazinha” ali, melhor ainda!
O que não pode é ficar dizendo que é pelo dinheiro ou que não deve voltar ou que não tem palavra pra manter-se longe. Se o cara gosta, se isso é o que o faz feliz, então que assim seja.
Massa não é um piloto genial – longe disso – mas com um bom carro nas mão e sem o peso da obrigação de vencer, garanto que pode fazer uma temporada divertida para si. É só ele também entender isso.

Marco Antonio Oliveira
Marco Antonio Oliveira
7 anos atrás

Para voce ver como sao como coisas, os outros sites citaram como fonte o site da sky italiana, dizendo inclusive que dito site que deu o furo. Babacas!

Leandro Batista
Leandro Batista
7 anos atrás

Mais do que isso, o Brasil fatalmente ficaria sem um piloto para o ano que vem, algo que nao acontece desde 1900-guaraná-com-rolha. Agora resta torcer para a Williams conseguir um bom carro pro ano que vem…

Mauricio Rocha
Mauricio Rocha
7 anos atrás

Excelente! Quem sabe ele voltando mais relaxado acaba fazendo melhor!!
Parabéns pelo trabalho. Show de bola!

William Gimenes
William Gimenes
7 anos atrás

Gostei também. Acho que o carro virá melhor do que em 2016. Massa consegue alguns pódiuns, chuto uns 4 ou 5. Acho difícil alguma vitória. Mas ajudará no desenvolvimento deste carro e do Stroll.

Vinícius
Vinícius
7 anos atrás

Já tinha acompanhado esse fato aqui no blog, mas ouvi no rádio quando a CBN deu a notícia. Gostei do profissionalismo, eles deram os devidos créditos ao Grande Prêmio.

MauroMG
MauroMG
7 anos atrás

Gomes, primeiramente parabéns à toda a equipe no trabalho de apuração da notícia.
Agora, fico imaginando a “emissora oficial” soltando o comunicado, querendo dizer que foi a primeira: “ahhhh amigos, agora é oficial, Felipe Massa assina novamente… blábláblábláblá”…. kkkkk
Abs

Jean
Jean
7 anos atrás

Vou comprar minha latinha de Parquetina para mais um ano de Enceradeira!!!!

Marcelo mpgArte
Marcelo mpgArte
7 anos atrás

Um grande desfecho seria a Williams acertar a mão do carro e… Massa campeão.
Daria um roteiro para filme.

Glauson
Glauson
Reply to  Marcelo mpgArte
7 anos atrás

Sonha!

Gabriel P.
Gabriel P.
7 anos atrás

Se o chamaram de volta [e porque o acham competitivo, se ele próprio achar que é, tem todas as razões para voltar.
Só não ficará bem se passar o ano reclamando do carro, se não o melhorarem, que fique calado.
Quanto ao Bottas, é apenas um “tapa buraco” ou a Mercedes viu nele alguma coisa a mais?
Boa sorte ao Massa e que a Williams venha melhor em 2017.

D
D
7 anos atrás

A foto do Schumacher que os jornais não compraram e ainda denunciaram, isso é “guardar notícia no Baú”? Ou cai no mesmo caso da sogra do Bernie?
Pergunta curiosa mesmo, sem querer ofender nem provocar. Por favor não responda com várias pedras na mão. Rs.

Cacá
Cacá
7 anos atrás

MA$$A FECHOU E FEZ BEM,,, ao seu bolso.

Edson Yukio
Edson Yukio
7 anos atrás

Para quem disse que é ex-piloto em atividade, o Massa é um acertador de carros que a Williams precisa.
Tanto que a equipe vai pagar via patrocinador o equivalente a 21 milhões de reais por um ano de serviços.
Tem muito piloto rápido mas que não consegue passar aos engenheiros as informações que só o piloto consegue captar, independente da telemetria.

Glauco Tavares
Glauco Tavares
7 anos atrás

Afinal a noticia é boa ou ruim? Acredito que só saberemos após o inicio da temporada 2017, se o Massa que voltou (sem ter ido..rs) for o mesmo de 2015 e 2016 a noticia é péssima, para ele e para Williams. Se voltar para ficar enchendo o saco com aquele papo de segurança, Halo, ultrapassagens perigosas…etc alem de criar falsas esperanças para logo depois ter que inventar uma nova desculpa para o fracasso é melhor deixar quieto. Agora se for voltar para correr de verdade sem mi..mi..mi ai beleza (!!!) puta piloto de respeito, o problema é que acho difícil que seja aquele Massa anterior a 2015, 2016. O cara ta “medroso” pensa muito em família, filhos e esposa e menos em acelerar, tem medo de se envolver num acidente e deixar a família só, isto é fatal para um piloto de alto nível. Rosberg esta parando justamente por este motivo, quer viver a vida com quem ama ao invés de arriscar contra outros caras “loucos”…. se Massa voltar com este tipo de cabeça sera ruim demais. Espero que esteja totalmente errado pois respeito muito a carreira do cara.
Quem realmente esta vibrando com a noticia é Hamilton, com Bottas como companheiro de equipe o tetra esta no papo, é só a Mercedes acertar a mão no carro novamente.

Carlos Roberto da Silva Junior
7 anos atrás

Vai depender ainda da escolha da Mercedes se vai ser o Bottas ou não, e aquele teatro da despedida então acabou não passando de uma mentira como na política brasileira.

Guilherme Jales
Guilherme Jales
7 anos atrás

Flavinho, pergunta honesta. Recentemente, a matriarca dona de um grande grupo de comunicação estadual faleceu, e o furo foi dado pela concorrente. Acompanhei colegas discutirem se houve insensibilidade, em não esperar que a família se manifestasse oficialmente através do seu jornal. O que você acha desse assunto? Há espaço pra esse tipo de cuidado, ou melindre, antes de noticiar um fato como esse? Afinal, não envolve algo que necessite de sigilo, mas ao mesmo tempo talvez se precise levar em consideração que há uma família enlutada envolvida.

Rodrigo Deliberali
Rodrigo Deliberali
7 anos atrás

Flávio o Paddy Lowe, já fechou com a Williams como anda-se ventilando por ai? Se for mesmo, o que poderia impactar no carro de 2017? Abraços