FUSCA DO DIA

SÃO PAULO (viajem, amigos, viajem) – “Expedição Fuscamérica“. Apareceu no meu Twitter. Fui ver o que é isso.

É o projeto de vida de um professor de Pelotas, Nauro Júnior, também fotógrafo, documentarista, poeta e escritor. Com seu Fusca 1968, o “Segundinho”, ele sai por aí por esta América de todos os deuses. Numa dessas viagens, foi parar na Antártida. No caminho, parou em Montevidéu para conversar com Pepe Mujica. Não é sensacional?

A próxima começa em 8 de janeiro. Serão sete países, algo como 15 mil km. Daniel Marenco, blogueiro de “O Globo”, vai junto e conta aqui o que pretendem fazer.

Bem, eu e a Aguena descemos até o Uruguai de Kombi. Foram quase 6 mil km, e não gravamos nada, nem virou livro, nem documentário. Pinguei algumas fotos no blog, no más. Talvez por preguiça, ou por acharmos que uma viagem, no mais das vezes, é apenas uma viagem, e deve ser vivida como tal. Ou porque não achamos que tenha sido uma façanha sobrenatural. Kombi anda, não quebra, o Uruguai é ali. Deu tudo certo e foi inesquecível.

Mas gosto muito desses projetos, e é legal que eles virem livros ou documentários — embora haja um certo exagero hoje em dia, neguinho pega uma Tucson, sobe até Cabo Frio, acha que chegou ao Polo Norte e faz questão de publicar no YouTube. Mas quando se tem o que dizer e mostrar, que se diga e mostre — e é o caso da “Expedição Fuscamérica”, que tem um claro caráter sócio-cultural. Até o Nasi já andou no “Segundinho”.

Bem, como diz Mujica, a vida não é só trabalhar. É preciso ter tempo livre para viver.

Os meninos têm o tempo e a liberdade? Boa viagem, então! Mas, se vale a dica deste viejo enamorado da estrada, dediquem-se mais a viver do que a contar para os outros.

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nauro Júnior
6 anos atrás

Olá amigos. Estaremos indo em junho com o nosso velho fusca 1968 para a Copa do Mundo na Russia. Se puder nos apoiar na divulgação deste projeto ficariamos gratos. É só avisar que temos todo o material pra enviar.
Abraços

Nauro Junior

Afonsinho
Afonsinho
7 anos atrás

Lema da estrada: ” dediquem-se mais a viver do que a contar para os outros” – Apoiado.