NAS ASAS (DA STOCK)

SÃO PAULO (que dia…) – Vocês vão entender. Essa imagem aí embaixo é do troféu que será entregue domingo para o pessoal da Stock no encerramento da temporada. Veio um release que explica tudo, abaixo da foto. Depois volto com minhas dúvidas.

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A Stock Car firmou parceria com o Museu 14 Bis, que terá um estande no Village, em Interlagos. No espaço, o projeto terá maquetes de montar do 14 Bis, avião projetado e construído pelo pioneiro mundial da aviação Santos Dumont. Além disso, o estande colocará à venda banners, pôsteres, mouse pads e canecas do museu.

A renda será revertida ao projeto de construção do prédio que abrigará o museu, que busca reproduzir a maioria das aeronaves projetadas e construídas por Santos Dumont; a arquitetura do projeto do imóvel prevê a reprodução do 14 Bis. A iniciativa da parceria partiu do idealizador do projeto, Rubens Herédia, que procurou a Vicar.

A relação de Santos Dumont com a velocidade foi muito além da aviação. Primeiro brasileiro a disputar corridas de carros na França, o inventor brasileiro foi o responsável pela ideia, promoção e premiação da primeira corrida em circuito fechado na história, em prova realizada em Paris no Parque dos Príncipes, entre o ano de 1894 e 1895.

As homenagens ao pai da aviação estarão também nos troféus entregues na etapa final, feitos pelo artista plástico Hermes Santos em impressão 3D. A peça é inspirada na escultura “Ícaro de Saint Cloud”. O conjunto foi confeccionado em poliestireno com resina epóxi e revestimento de estrôncio fluorescente — que brilha no escuro. O troféu está solidificado em base e suporte de acrílico negro, inspirado no característico chapéu de Santos Dumont, e traz a frase gravada “Motor de explosão interna unindo geração de vencedores”.

Legal. Gosto de troféus temáticos. Mas não entendi direito algumas coisas nesse caso. Que museu é esse? Adoraria conhecer o projeto. Será que tem a ver com o acervo do museu da TAM de São Carlos, que foi fechado. Quanto ao troféu em si, tudo é questão de gosto. Só não entendi direito o lance do chapéu.

Enfim, o que acharam?

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Cristiano
Cristiano
7 anos atrás

Puxa! Poderiam ter tirado aquela toalhinha de renda de cima do troféu, não tem como ver direito assim.

Marino
Marino
7 anos atrás

Feio pra caralho, convenhamos. Mas, respeito sua opinião. Quanto a mim, achei muito feio. Olha que a FIA capricha nas taças cocozinho e outras, mas essa aí…fala sério!!! Um batman de crochê sobre algo que com muita força de vontade parece um chapéu daqueles usados pelo Santos Dumont.

Brabham-5
Brabham-5
7 anos atrás

É de crochê? kkkkkkkkkk

moisesimoes
moisesimoes
7 anos atrás

“A renda será revertida…” Enfim, está mais pra Aerosmith a Santos Dumont.

Jr Moreto
Jr Moreto
7 anos atrás

Hoje à tarde, enquanto assistia a Mercedes e depois a F-3, comecei a conversar sobre a corrida com o cara ao meu lado. Papo vai e papo vem, ele se apresentou como o idealizador do projeto do museu.
Falou sobre o projeto, que pareceu interessante em um primeiro momento e espero que dê certo se for realmente bom.
Achei uma baita coincidência, por causa do blog. Se quiser passo o contato.

Zé Zanine
Zé Zanine
7 anos atrás

https://www.facebook.com/www.museu14bis.com.br/
acredito ser o antigo acervo da Tam, FG.

Marco
Marco
7 anos atrás

Disparada uma das coisas mais ridículas que já vi.

Hugo
Hugo
7 anos atrás

Horrível parece umas coisas que minha avó fazia de crochê

Rogerio Carvalho
Rogerio Carvalho
7 anos atrás

feio pra caralho!!! lembrando que pra caralho é advérbio de intensidade!!!

GArlet
GArlet
7 anos atrás

Sou designer. A parte de baixo parece 2 dildos. Feio, muito feio, e de mal gosto. Sendo bem sincero.

CLAUDIO O GRANDE
CLAUDIO O GRANDE
Reply to  GArlet
7 anos atrás

Concordo, eu até acrescento a palavra ridículo, isso não é um troféu, é uma afronta!!!!

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
7 anos atrás

Tá mais para a Red Bull.”Te dá asas”.Uma base de granito com um 14 Bis espetado, remeteria logo ao assunto.

Marcus Lins
Marcus Lins
7 anos atrás

Ao menos, é melhor que os cocozinhos do Santander, que inundam a F1.

O texto dá a entender que algo preto tem a ver com o chapéu, mas, conforme já foi dito acima, o chapéu é o cabide das ‘asas de rendinha’.

Eltontoptec
Eltontoptec
7 anos atrás

Me parece uma asa de crochet resinada.

Squa
Squa
7 anos atrás

Toda a história a parte, esteticamente achei ridículo

clodoaldo
clodoaldo
7 anos atrás

culpa do santander que introduziu o troféu feio no automobilismo o unico bonito é o do gp da hungria de f1 (que diga-se de passagem só o trofeu presta o corrida chata desde sempre)

GABRIEL CONTE CORREA
GABRIEL CONTE CORREA
7 anos atrás

Pseudonacionalismo barato na onda da abertura dos JO. Santos Dumont é muito mais europeu que brasileiro. Não deve nada ao Brasil, talvez seu racismo. Irmãos Wright também não tem nada a ver com o Brasil, portanto Brasil não tem nada a ver com tecnologia e invenção do avião. Nunca teve.. 99% dos voos aqui são feitos em avião estrangeiro. Não temos uma indústria aeroespacial, assim como não temos uma indústria do automóvel e do petróleo. Temos rebarbas e nacionalistas de ocasião.

Pedro Araújo
Pedro Araújo
Reply to  GABRIEL CONTE CORREA
7 anos atrás

Realmente não temos nem Embraer nem Petrobrás.

Tínhamos, mas agora não mais.

A Gurgel perdemos já no início dos ’90.

Mas ignorantes entreguistas, ah, isso temos de montão.

Rafael Friedrich
Rafael Friedrich
Reply to  GABRIEL CONTE CORREA
7 anos atrás

Pois é.

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
Reply to  GABRIEL CONTE CORREA
7 anos atrás

De fato, concordo que esses tipos de feitos dependem mais do indivíduo do que do seu local de nascimento. Dumont era um visionário e provavelmente teria inventado essas coisas independentemente de sua origem. Da mesma forma, Einstein, Newton e van Gogh e, apesar disso, também são reverenciados por Alemanha, Inglaterra e Holanda, embora seus feitos praticamente independam de suas origens. Portanto, o brasileiro não poder se orgulhar de Dumont me parece um pouco de viralatismo. Eu moro em Campinas e por isso voo muito de Azul, e a maioria de sua frota é composta por aviões da Embraer. Considerando que a Azul é a terceira maior empresa aérea do Brasil, acho difícil 99% dos voos feitos no Brasil serem feitos em aviões estrangeiros. O Brasil é o quinto maior exportador de aviões do mundo, atrás apenas de EUA, França, Alemanha e Canadá. Convenhamos, não estamos em má companhia. Pode me chamar de pseudonacionalista barato, mas no que se refere à aviação, eu me orgulho do Brasil.
Em tempo, o troféu parece uma toalhinha de crochê com palitos plásticos de sorvete descansando em um cabide.

Fernando Kowalski
Fernando Kowalski
7 anos atrás

Ficou um trofeu bem diferente, mas legal de ter na coleção de troféus que geralmente são muito parecidos. A idéia de brilhar no escuro acho meio cafona.

Em relação ao lance do chapéu, Flavio, olhe o suporte branco que está apoiado as asas. O formato é a vista de corte vertical do chapéu do Santos Dumont.

Henrique
Henrique
7 anos atrás

O perfil do característico chapéu do Santos Dumont está servindo de cabide, escondido debaixo das rendas. Haja criatividade…

Ricardo Fulgoni
Ricardo Fulgoni
7 anos atrás

A silhueta do chapéu está atrás da asa.

PAULO CELSEN MESQUINI
PAULO CELSEN MESQUINI
7 anos atrás

Achei que ficou fácil virar “artista plástico”.
Basta arranjar uma impressora 3D.
Rsrsrs

Thiago Leal
7 anos atrás

Achei feio. Parece aqueles lenços rendados, que se coloca no meio de mesas, centros… só que como se tivesse estendido, pra secar.

Marce
Marce
Reply to  Thiago Leal
7 anos atrás

…e ainda brilha no escuro.

pedro araujo
pedro araujo
Reply to  Thiago Leal
7 anos atrás

feio é bondade nossa.

no mais, quanto mais texto é necessário para explicar as referências de uma peça, mais indicações temos que a idéia foi, se não mal concebida, pelo menos muito mal executada.

e eu nem sou de humanas para constatar isso.