O MAIS NOVO CAMPEÃO | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

domingo, 11 de dezembro de 2016 - 22:46Stock Car

O MAIS NOVO CAMPEÃO

301776_667491_dudabairros_43160

SÃO PAULO (merecidíssimo) – Não foi exatamente um thriller, mas a chuva colocou alguma emoção na prova final da Stock hoje pela manhã em Interlagos, com bom público nas arquibancadas. Felipe Fraga largou bem, manteve a ponta no início, mas quando começou a chover optou por não correr riscos e foi para os boxes para colocar os pneus apropriados. Barrichello, seu adversário direto, decidiu ficar na pista com slicks. Era a única chance de vencer, rezando para secar logo e Fraga ficar abaixo do 12º lugar.

Não aconteceu nem uma coisa, nem outra. Rubinho — depois de rodar sozinho e perder muitas posições — fez uma ótima prova, mas só conseguiu chegar em segundo. Fraga esteve o tempo todo na sua margem de segurança particular e recebeu a bandeirada em décimo.

Assim, aos 21 anos, o piloto que nasceu no Pará e cresceu no Estado de Tocantins tornou-se o mais jovem campeão da Stock, categoria que nasce em 1979 com os velhos e maravilhosos Opalas.

Uma conquista muito justa. Felipe é um menino tecnicamente muito bom. Rápido em classificações, dono de um ótimo ritmo de corrida (especialmente nas primeiras das rodadas duplas, que dão mais pontos), ele tem um raro talento para fazer ultrapassagens, arrisca quando dá, corre com a cabeça quando preciso. Quando tiver um carro bom nas mãos — o que, no caso da Stock, é quase uma questão de sorte –, será sempre protagonista e candidato a vitórias e pódios.

Daniel Serra venceu a prova de hoje, fechando com chave de ouro a participação da Red Bull na categoria.  No fim das contas, foi um bom campeonato, com um duelo entre pilotos de gerações muito diferentes levando a disputa até a última etapa. Rubens, 44 anos, campeão da Stock em 2014, teve pela frente um moleque que sempre foi seu fã. E que, quando virou adulto, conseguiu derrotá-lo. É uma espécie de “Verstappen brasileiro”.

O Grande Prêmio fez uma cobertura fabulosa da etapa derradeira de 2016. O material todo está aqui. Vale a pena a leitura.

16 comentários

  1. Felipe Fraga mereceu o título, principalmente por ter sido agressivo na hora certa e também cerebral na hora certa deixando todo risco pro Rubinho que já estava no tudo ou nada nessa decisão.

  2. Turco disse:

    Barrichello pilotou demais, incrível a capacidade dele de pilotar na chva, era mais de 1 segundo mais rápido que todo mundo, mais uma volta ganhava a corrida. O Fraga foi o melhor do ano, sem dúvidas, mas a pilotagem do Rubens no domingo foi a mais espetacular da temporada.

    Pilota demais.

  3. Zé Maria disse:

    Assisti pelo SporTV.
    Meu amigo, que desastre é aquele tal de Linhares Jr.
    Tom de voz irritante, dá até desanimo no telespectador. . .
    Será que eles não teriam um menos chato para escalar não?!

    • Robertom disse:

      Na transmissão da RGT o narrador era o Sérgio Maurício, depois de zapear algumas vezes acabei ficando no Sportv, menos mal…
      Semelhante à política é uma questão de escolha, ficar com o menos ruim…

  4. TJ disse:

    Como é bom ter a monopolização das letras.
    O Rubens rodou e só conseguiu chegar em segundo! Bela frase.
    Aos Gnus, acéfalos que seguem a manada, um belo exemplo.
    Seria melhor dizer que apesar da rodada e arriscada manutenção dos slicks, Rubens não foi campeão, e Fraga arriscou a troca e foi campeão! Mas isso deve ser difícil de dizer, não sei o porquê.

    • pedro araujo disse:

      como é ruim ter problemas cognitivos…

      o Gomes explicou exatamente o que aconteceu, e em momento nenhum desmereceu a corrida e a opção do barrichelo de arriscar: “Era a única chance de vencer”, “fez uma ótima prova, mas só conseguiu chegar em segundo. ”

      no mais, ao permanecer na pista quem arriscou foi o barrichello, e não o fraga, que trocou rum pneu adequado àquela situação.

      na verdade, ainda bem que quem monopoliza as letras aqui é o Gomes, primeiro porque o blog afinal de contas é dele, e segundo porque ele escreve bem pacas.

      o problema é de quem não entende, a ainda acha que a culpa é do texto. como é aquele troço mesmo? ah “o inferno são os outros…”

      • Paulo disse:

        Ele rodou porque foi afoito na saída da curva, ainda de “push” acionado dando pé demais no acelerador. Velho nervosismo do barrica, que sob pressão treme na maioria das vezes! Bom piloto, que a 34 anos fazendo a mesma coisa fica bom no que faz, mas não tem velocidade natural, como por exemplo o Felipe tinha antes do acidente! Sobre a stock, a categoria esta excelente, e apesar do pessoal da área vira-latas falar mau, a categoria não deve nada para outras por ai em decadência. Sou espectador e vou ao autódromo assistir e não perco a viagem!

  5. Toni Casagrande disse:

    A Stock tem um nível de pilotagem acima da média. Basta ver a dificuldade de todos os ex F1 em obter resultados pelo menos razoáveis. Barrica à parte. O desempenho do Fraga mostra, portanto, o quão bom ele é. Inclusive, na minha humilde opinião, pilota demais para não partir, e logo, para uma carreira em alguma boa categoria do Turismo internacional. Pode ter um futuro brilhante.

  6. Fernando disse:

    Segundo na prova, segundo do campeonato… tudo no mais perfeito estado de normalidade

  7. Luciano disse:

    Flavio, alguma razão especial da pouca ênfase no BR de Turismo dentro do teu blog? Ele é a escada de acesso à Stock Car, campeonato mais importante do BR, e existem bons pilotos por lá aguardando oportunidades.

    Não soa estranho um bi-campeão, como o Márcio Campos, ter que cogitar abandonar o automobilismo por não ter possibilidade de subir para a Stock?

  8. Lico disse:

    Bom dia Flávio tudo bem?

    Seguinte passo por aqui para um desabafo referente à organização deste evento.
    Peço até desculpas por usar seu blog para tal, mas me sinto no direito e na obrigação de reclamar aonde eu puder, inclusive no reclame aqui.
    Fui à corrida ontem, adorei, o barulho é fantástico, os carros lindos etc… Bom! Corrida né? Pra quem ama, é tudo lindo.

    Minha reclamação é referente a Tickets for Fun, que era responsável pela venda dos ingressos do evento.

    Comprei pela internet com uma semana de antecedência pelo Site, pela promoção compre 2, leve 3.
    Primeiramente o terceiro não é o mesmo ingresso dos outros 2, isso fica quase oculto na hora da compra e depois vc fica sabendo que a terceira pessoa tem que ficar separada em outro setor e não tem visitação. Pegadinha. Mas até aí tudo bem, pois isso no Brasil é uma bagunça, e o consumidor já está acostumado em cair em pegadinhas das letrinhas fonte 4,5 dos asteriscos.
    Segundo, demoraram 6 dias pra me enviar o e-mail da confirmação da compra! Isso mesmo, 6 dias. Debitou no meu cartão e eles não me enviaram confirmação nenhuma de nada. Vi que no site tinha atendimento via CHAT. MENTIRA. Vc fica falando como um imbecil e o sistema te manda varias respostas inúteis programadas que não tem nada a ver com a sua duvida. Então não é chat!!
    Vi os pontos de retirada dos ingressos pelo site, fui ao TOP Center Shopping no sábado, depois de 45 minutos no carro fora da ninha rota, chego lá e advinha só??? Não tinha!!!!!!!!!!!! Só na bilheteria!!!
    Paguei 12,00 de taxa de conveniência, mais 17,00 de estacionamento e não tinha ingresso no ponto de retirada!!!!!!!!!
    Chegando à corrida ontem, pasmem!! A fila da retirada era a mesma da compra!!!!
    Comprei pela internet e fiquei uma hora feito um imbecil na fila pra retirar meus ingressos!!! Na hora da visitação, mais uma hora de fila pra ver o box! Eles vendem mais que o triplo de gente que cabe lá no espaço e nem daria tempo. Desisti, fui embora, não fui na visitação, e perdi todas as outras corridas do domingo de tão irritado que fiquei com essa sucessão de porcarias que essa organização proporcionou. Sem dizer da falta de educação e profissionalismo das pessoas que pedi informação!!
    Decepcionante!! Nunca mais vou na StockCar!!! E nem em um evento que os ingressos sejam vendidos por essa porcaria de empresa!!!
    Se tiver um show que eu queira muito ir, prefiro comprar de cambista à dar dinheiro pra esse LIXO

    Finalizando. Vc vai estar em interlagos fds que vem? Tem corrida né? Vou estar lá um amigo anda de formula Vee! Abraços
    Lico

    • Guilherme disse:

      Passei pela mesma situação, porém como já conhecia a empresa que vende os ingressos, logo após a compra fiz questão de questionar por e-mail se os dois ingressos que comprei, com visitação dariam direito ao terceiro. A resposta foi enfática que sim.
      No sábado quando fui retirar, somente após muita insistência e apresentando o e-mail consegui o terceiro ingresso, sem a visitação.
      Com relação à visitação em si, lamentável. Estava na arquibancada B, logo bem na frente da linha de chegada, desci logo após a bandeirada e a fila estava quase na entrada do S. Acabei desistindo. Vale apenas registrar que o valor do ingresso com visitação custa mais que o dobro que o ingresso normal. Resumindo, corridas legais, bons pilotos, público presente mas organização tratando o público como lixo.

      • Lico disse:

        Exatamente. Lixo é a palavra.

        Próxima vez infelizmente vou comprar de cambista.

        E qualquer show ou evento que seja vendido pela Tickets For Fun, pode ser Ac/Dc eu não vou! Não dou mais um centavo pra essa empresa de quinta.

    • Robertom disse:

      Não fui nessa, já havia caído na pegadinha na etapa de setembro.
      Esta maldita empresa é a proprietária da VICAR e controla além da Stock os campeonatos brasileiros de F3, Turismo, Marcas e Mercedes Chalenge.
      Não é a toa que o automobilismo brasileiro vai mal, é a parceira que combina com perfeição com a CBA.

  9. LUIZ disse:

    Rubinho was, is and will ever be a waste of space….

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>