POEIRA ELÉTRICA | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016 - 16:32Rali

POEIRA ELÉTRICA

SÃO PAULO (haja) - A empresa espanhola Acciona, que atua na área de infraestrutura e desenvolvimento de sistemas de energia renovável, vai participar do Dakar pela terceira vez com um carro elétrico — o único da competição que não será movido a combustíveis fósseis. Nas duas primeiras tentativas, o veículo não chegou ao final. Mas, na segunda, chegou a cumprir boa parte do trajeto, o que foi animador.

O argentino Ariel Jatón será o piloto. O protótipo foi desenvolvido em 2012 e já pontuou em evento oficial da FIA, além de ter feito uma participação das mais honrosas no Rali de Marrocos. Seu motor elétrico desenvolve potência equivalente a 340 HP, com um câmbio de seis marchas, seis baterias internas de carga rápida e um painel solar que alimenta outros sistemas elétricos.

É uma experiência e tanto.

6 comentários

  1. Glauco Tavares disse:

    Tomara que quebre ainda no prologo!!!
    Já tô de saco cheio desta falacia de carro elétrico.

  2. Ricardo disse:

    O projeto é bacana mesmo, principalmente pelo desenvolvimento de tecnologia. Mas até agora, que eu saiba, não li nada a respeito como vão fazer para descartar as baterias.

    • Flavio Gomes disse:

      São recarregáveis.

      • Luiz Morais disse:

        Acho que o Ricardo se referiu ao que eu sempre bato quando se fala em carro elétrico como uma forma de diminuir a poluição global da caceta ao quadrado.
        As baterias tem vida útil bem pequena. O que será feito para o descarte, inclusive, porque, alguns materiais usados nas baterias de LiPo não podem ser reciclados e, outros são metais pesados e, ainda outros, são metais de difícil extração.

  3. Raphael Lucca disse:

    É realmente uma iniciativa bem interessante. Realmente os carros elétricos estão se tornando cada vez mais comuns e será a tendência mundial em breve.

    Mas confesso que no vídeo aí senti falta de ouvir o ronco deste motor. Fiquei curioso de imaginar como deve ser…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>