2T NA VEIA

SÃO PAULO (que coisa mais linda) – O Henrique HML me escreveu perguntando se eu sabia da história de um Lola nos anos 70 com motor dois tempos, um carro que teve até Carl Haas no desenvolvimento. Não, não sabia. Mas é demais. Ele foi feito pela Wynnfurst Racing, equipe americana que disputava campeonatos dos Grupos C e D de protótipos. Um certo Jeff Miller visitou a fábrica de motores Kohler, no Canadá, e teve a ideia de usar um de seus produtos em carros de corrida.

Saiu essa coisa maravilhosa, de ronco inigualável com seus seis cilindros — e dois tempos, óbvio. Se andava bem, não sei. Vou pesquisar. E se alguém encontrar algo, mande por aqui.

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo
Paulo
4 anos atrás

Duas poles e duas vitórias, naquele final de semana, em Road America:

https://www.youtube.com/watch?v=awEB71h9wQk

Snowmeow
Snowmeow
5 anos atrás

Bom, eis os resultados da equipe, atualizados:
http://www.wynnfurstracing.com/results

CorredorX
CorredorX
7 anos atrás

Um amigo tem RD 350, RD 135 e RX 125. Segundo ele, até o liquidificador lá na casa dele é 2T!!

Luciano
Luciano
7 anos atrás

6 Sarachus. Muito legal!

Rodrigo Monass
Rodrigo Monass
7 anos atrás

Acho que este video é do carro do video ou outro com este motor 2T:

https://www.youtube.com/watch?v=h4e6u3QwQAw

Alex Bueno
Alex Bueno
7 anos atrás

Pelo escape parece ser um motor de alto giro… Sensacional!

Ricardo Argm
Ricardo Argm
7 anos atrás

Aviões como o Electra e o Viscount são coisas do passado mas sinto a falta deles nos aeroportos assim como a convivência com os motores 2T. Para provocar, um Chevrolet D60 com o lendário Detroit Diesel de 2 ciclos:
https://www.youtube.com/watch?v=erDFz0oPlU4

Flavio Guerra
Flavio Guerra
7 anos atrás

Fumaça azul e barulho de motor de popa, excelente!!!!

Claudio Bassi
Claudio Bassi
7 anos atrás

Desde que surgiu a injeção eletrônica, tenho uma tese de que seria possível a fabricação de carros populares na faixa de 1000cc com motor 2T e 3 cilindros com um pequeno turbo (semelhante ao que saiu no Gol 1000). Com a injeção e o turbo, o 2T não implicaria na queima da gasolina junto com o óleo. Ele só faria o ciclo 2T na parte de cima e manteria óleo no cárter. Acredito que seria um motor pequeno com maior potência que os 4T, além de ficarem mais econômicos.

Isso acontecia nos motores 2T GMC Marítimo (diesel) usado em caminhões, ônibus e barcos desde a 2ª Guerra até os anos 90, inclusive nos carros de Bombeiros (Pierce) que ainda rodam em São Paulo. Esse motor é 2T, não queima óleo 2T (tem óleo no cárter), injeção direta, superalimentador (blower) e tem uma janela para admissão do ar além de válvula de escape no cabeçote.
Seria muito interessante em carros a gasolina.

Vander
Vander
7 anos atrás

Beleza! O dia que for “Presidente do mundo” _ te cuida Flávio Gomes, só haverá motor dois tempos em toda Terra habitada. Isto posto, não há som mais lindo no Universo!

Wilson
Wilson
7 anos atrás

DKW 6 canecos !!!!!!

Gustavo Barbosa
Gustavo Barbosa
7 anos atrás

Sei que meu comentário não acrescenta nada na vida de ninguém, mas trabalho na Kohler e tenho muito orgulho quando vejo o nome da empresa ligado à alguma coisa de automobilismo.

Ano passado a empresa já foi Title Sponsor de uma corrida na Indy, agora esse motor deliciosamente barulhento.

Espero que continue nessa pegada, sem pender pro lado elétrico, ecológicamente correto, mas que não combina com o automobilismo “de raiz”.

Abraço, Flávio.

DANIEL GOMES
DANIEL GOMES
7 anos atrás
Anderson
Anderson
Reply to  DANIEL GOMES
7 anos atrás

Que ronco incrível!

DANIEL GOMES
DANIEL GOMES
Reply to  DANIEL GOMES
7 anos atrás

montou*