AU REVOIR, CLIO
SÃO PAULO (saudade da Copa Clio) – Informa o Rafael Munhoz, pelo Twitter, que a Renault decidiu encerrar as vendas do Clio no Brasil depois de 20 anos do modelo no país. Nos últimos anos, os carros vendidos aqui eram fabricados na Argentina.
O Clio marcou época, como não? OK, não era um carro revolucionário como o Twingo, mas sempre foi o modelo de entrada da marca francesa por aqui. E foi para as pistas, também. Lembram da Copa Clio?
Nunca tive um. Fica a saudade para quem teve.
Acabei de comprar um…2006 do mais completo, Privilege. Primeiro carro, sou pé rapado, hahaha. Ja tinha lido esse post ha tempos acho nem lembrava. Assim como to (re)lendo, alguem pode (re)ler, então, ao dirigir, e ver o carro, bem, nao dá mesmo pra entender como o Gol vendia tanto e esse tão pouco. Meu tem até retrovisor elétrico, até hoje tem carro que não é de entrada que não tem isso. Eu também achava ele horrível quando era criança e lançaram. Agora acho um feio arrumado, hahaha. Mas é carro, lembro de ser barato na época. E tinha airbags em todas as versões. Tem motor. Gol da época era uma carroça. Resumindo, brasileiro é uma anta mesmo, hahaha.
Tenho um Clio Hatch 1.6 16v 2007/2008. São 115 cv! O Bichinho parece um foguete! Muito prazeroso de dirigir, eu o amo!
O primeiro que chegou aqui era o mais bonito. Assim como o Peugeot 106 e o Fiesta espanhol.
Tenho um Clio Sedan 2001 verde “monstro do pântano” metálico. Costumava dizer que só havia um carro nacional mais feio do que o meu: o Clio Hatch! Mas, quando o comprei, foi por oportunidade de negócio. Meu anterior era um Corsa Sedan Millenium, de que não gostei. Pois, com uma semana com o Clio, já estava gamado! Excelente posição de dirigir, confortável e espaçoso, com um porta malas enorme!
Está comigo até hoje e, não vai embora tão cedo!
Ainda tenho um, e não vou abandoná-lo tão cedo.
Econômico e com um motor muito bom para um 1.0.
Pretendo mantê-lo e ir “atualizando” com o tempo.
É uma pena mesmo a Renault abandonar o Clio.
Tenho um do ano 2001. Comprei por achá-lo feio pra poha, que não chamaria atenção de ninguém. Hj não penso em vendê´-lo, pois o carrinho é ótimo. Pra constar, seu ar-condicionado dribla bem o verão de Porto Alegre, e pouco afeta o consumo, que é excelente.
O penúltimo dinossauro a deixar de ser produzido – o último será a dupla Fiat Weekend e Strada.
Já tive um Clio, 2006, e já andei em muitos da frota de uma empresa onde trabalhei, onde foi o único substituto, em termos de resistência, baixo custo e simplicidade de manutenção, à altura do robusto Corsa. Vai deixar saudades.
Meu primeiro carro 0 km. Tinha airbag quando não era obrigatório e belos bancos de veludo azul.
Design interessante!
-Definitivamente não é bonito! Pelo menos é único.
-Econômico e fácil de manter.
-Apesar de não ser grande tem espaço interno razoável.
-O barulho do motor invade a cabine e a estabilidade não é das melhores, o que o faz ser muito divertido.
-Problema de verdade:: os plásticos que riscam demais e, principalmente, a falta de segurança.
Sua alma ainda estará presente no mercado brasileiro por muito tempo – Logan, Sandero e Duster são suas reencarnações.
Eu tive 2. Um hatch 1.0 16v e um sedan 1.6 16v.
O 1.6 andava muito bem!
Tenho um 2010 1.0, simples, valente e economico.
Tive um 2001, branco, quatro porta, 1.0 litros.
Comprei zero e vendi 5 anos depois com mais de 400.000 km.
Dava pra ir a Lua e ainda sobrava um troco.
Ótimo carro, com custo benefício bem interessante. Faltam opções como esta no mercado.
Flavio:
Tive dois Renault Clio. Um 1996 argentino e outro 2002 feito no Brasil,. Ambos eram RT, topo de linha. O primeiro 1.6 e o segundo 1.0, 16 válvulas. Eram espertinhos e econômicos. A manutenção um pouco cara, mas compensava pelo espaço interno, conforto e confiabilidade. De ruim? Suspensão dianteira, desgastava e batia muito, inadequada para nossas ruas “maravilhosamente” pavimentadas.
Mas era um carrinho legal de se ter, tunar e usar. Uma pena a Renault não ter planos de trazer o novo Clio para cá.
Abraços e sorte
Tenho um Clio modelo 2011 e considero um baita carro. Poucos problemas, até o momento. Uma pena eu estar desempregado e não poder investir mais nele.
um ótimo carro
tenho um 2010 1.0
que não me da dor de
cabeça .
so sabe andar .
gostaria de continuar com o modelo
é uma pena
Clio só se for o privilegie 1.6 ,muito bom, realmente um privilegio ,um foguete, os outros não dá.
Tive um Clio (ouro/amarelo) da primeira série…. que carrinho bacana…. saí de um Gol MI… mudança da água para o Vinho….
meu antigo gerente tinha um, 2001, verde… ô bixo feio da porra. Sempre lembro dele falando q queria instalar GNV nele, mas a coisa não era compatível, pois o coletor era de plástico…
É Marcel, sendo assim, acho que não teria como ficar OK!
O que pode ser instalado é o kit GNV da dita “segunda geração”, com injetores eletrônicos individuais para cada cilindro. Este é compatível com o coletor plástico. Porém custa o preço do veículo…
Tivemos 3. O melhor foi um dourado da primeira série dos nacionais. Extremamente completo. Um deles era igual ao da foto.
Quando “nasceu” era completo como carro de entrada do segmento e d mrca …depois…….
Outro fator : Os designs da marca nunca foram muto felizes por aqui (vide o Fluence..um excelente carro, mas no design….) .e as revendas, assim como da PSA desvalorizam seus próprios produtos….vida que segue …..
carrinho feio desses, podia melhorar..já vai tarde….que venha outro modelo.
Não curto muito os fabricantes franceses, mas considero os engenheiros da Renault os mais inspirados.
Tive um, bom carro, motor 1.0 16V, sempre achei que faltava torque nas retomadas. Quando embalava ia bem…bom carro!
Não entendo a atitude das fábricas de automóvel no Brasil.
Na Europa, Clio, Astra, Zafira, Passat, etc. continuam a ser fabricados, evoluindo sempre. Aqui, abandonam a evolução dos modelos e depois param a fabricação com a desculpa que as vendas são baixas.
Em Portugal o clio que existe é o que vem neste link https://www.google.pt/search?q=clio&biw=1366&bih=661&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwip3oWN47zRAhXLKcAKHUvACMAQ_AUIBigB
. No Brasil não vão vender este clio? Por cá já vai ser substituído para o ano.
Já existe um substituto para o Clio brasileiro. É este aqui: https://www.google.pt/search?q=clio&biw=1366&bih=661&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwip3oWN47zRAhXLKcAKHUvACMAQ_AUIBigB#tbm=isch&q=substituto+do+clio&imgrc=g6-z4BXlrN6IdM%3A
O que acontece é que se lançassem o Clio europeu no Brasil, ele não venderia, pois se trata de um carro e brasileiro não gosta de carro, gosta de SUV e como essa coisa é um SUV do tamanho do novo Uno ou do Mobi vai acabar agradando as pessoas que “precisam” ter um SUV.
Adeus aos carros carros!
Os gostos e senso estético estão ficando cada vez mais estranhos…
Obrigado. na europa existe um Renault que é parecido comesse novo vosso MINISUV. https://www.google.pt/search?hl=pt-PT&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=661&q=renault+captur&oq=renault+captur&gs_l=img.1.0.0l10.3445.6581.0.7971.14.8.0.6.6.0.123.891.0j8.8.0….0…1ac.1.64.img..0.14.1051.kXuek0iDbzo
Tive um por 6 anos e nunca me incomodei!
Baita carro.
Nunca tive um Clio também! Estava pensando em trocar meu Mille Economy 2009 por um desses, mas agora já não sei. Fora de linha por Fora de linha, fico com aquele que conheço e confio.
Mas a vontade permanece…
Tive um sedan, 1.0 16v completinho, ano 2001. Foi um dos melhores carros que tive. Econômico, potente na medida, confortável e seguro. O porta-malas era enorme. Teria outro para uso diário facilmente.
Tenho o meu guerreiro há um ano e meio. Não é dos mais modernos que existem no mercado, não é o mais tecnológico, talvez não seja o mais bonito. Mas é valente, econômico e bota no bolso muito carro de entrada que temos no Brasil (os “bonitinhos más ordinários”). Rodo todo dia com ele pra trabalhar, já é o segundo Clio que tenho, além de já ter tido 2 Sanderos. Nenhum Renault nunca me deixou na mão.
Duro vai ser quando tiver que trocar, com estas porcarias coreanas que tem por aí.
Saudade nenhuma. Tive um que deu problema, da primeira ate a ultima semana, so oficina, ninguem resolveu nada, fiquei com ele ate terminar de pagar e, no dia que paguei a ultima parcela, troquei.
Conheço gente que tem.
O 1.0 8V é uma desgraça, mas os outros são carros de verdade.
Diferentemente do Ford Ka, eu nunca me acostumei com o desenho do Clio. Eu o achava feio, e ainda acho (a última geração então, é horrenda).
Mas sempre ouvi falar muito bem dele, por gente que tem ou teve… é um carro durável, resistente e econômico, mas nada à agregar.
O que todo mundo fala mal, são as malditas fechaduras da porta, que ficam na altura dos joelhos do dono do carro. Vai ser mal projetado assim já na França, fio!
Minha mãe quase teve, só não passou no testa de altura para mim rsrs
Ficamos com um Sandero e tem servido bem nesses quase oito anos.
Beleza não era seu forte. Parece que montadoras adoram lançar carros “populares” no Brasil bem feios mesmo.
Carrinho feio, pqp
Pior que carro frances só uísque paraguaio….
Pior que carro francês é consumidor brasileiro (burro) que mantém um Gol pelado, líder de vendas por 27 anos….
Veja só. Provavelmente o camarada anda de Porsche e toma só uísque importado legítimo. Em suma, um gentleman…
Sai uma velharia requentada de 20 anos atrás e vem um pé de boi feito “especialmente” para o terceiro mundo. Mas o preço, esse continuará de primeiro mundo.
Bem nessa mesmo…
Acho que prefiro as velharias de 20 anos atrás do que essas tranqueiras feitas especialmente para o dito terceiro mundo.
Não é fácil comprar carro por aqui.
Tenho um e não tenho do que reclamar. O bichinho é econômico, me atende muito bem e é meu primeiro carro. Faz parte da minha vida.
Sobre encerrar as vendas… bom, a Renault não fazia muito investimento nele há anos e ele ficou muito atrás da concorrência. Poderiam tentar lançar aqui o modelo vendido na Europa, mas acredito que não seja este o foco deles.
Tive um Expression, e o motor 1.6 16v era um espetáculo. Um dos poucos “populares” que fazia 0-100Km/h na casa dos 10s (tem gente que diz que dava menos). Depois tive um C3 e um Fiesta (ambos 1.6 16v) e o motor do Cliozinho sempre deu um banho.
Porém o resto deixava bastante a desejar. Cambio ruim, com o famoso problema da “tremedeira”, acelerador eletrônico (na época, poucos eram) não dizia a que veio e o maldito vidro elétrico que travava todo ano. Apesar disso a manutenção era OK (fui até 100.000 Km).
Só tenho saudade mesmo daquelas puxadas de 4a subindo a serra do Paraná.
Tive um idêntico completinho, foi meu ganha pão por 3 anos…carro integro e confiável ,a moda antiga ,custo beneficio alto, me fez ganhar dinheiro!! Adeus velho guerreiro!! OOOOBRRRIGGGADDOO!!
Eu tive, quer dizer, minha esposa teve e esse carro não deixou saudade nenhuma. Nenhuma mesmo.
eu não tive mas, amigos q tiveram não sentem saudades nenhuma.
estive na semana passada em montevideo,uruguay e vi o novo renault clio que vendem la´…um espetaculo de beleza o carro