Facil, domingo ensolarado , grande premio do brasil 78, fazia muito calor e o cambio hewland do wolf estava dando superaquecimento, meu avô estava vendendo bijou com sua matraca nos boxes, eis que ele correu na casa dele e pegou o ventilador e acoplou na traseira do carro resolvendo o problema, naquele dia a equipe da wolf comprou todo o bufão de bijou do meu avô, mas levaram o ventilador dele , até hoje xinga toda equipe e quer o ventilador de volta era da marca invicta e tinha já na época duas velocidades, por isto que a equipe não foi para frente foi vendida para a copersucar e acabou graças a maldição do meu avõ, rs
Sergio
7 anos atrás
Isso aí era do “Papa léguas : O filme”, onde o coiote adicionaria esse apêndice motor pra pegar a avezinha. Bip!Bip!
Já falaram tudo, mas como a zueira tem que permanecer, acredito que esse dispositivo de dissipação pneumática era empregado para melhorar os fluxos de ar.
Flavio, imagina o mimimi que daria hoje nos chefes de equipe e pilotos criados com vó o fan car da Brabham vomitando pedras do asfalto nas viseiras desses mamaezinhas…
Claudio Bassi
7 anos atrás
A hélice deve ser de um ventilador Arno, já a gaiola deve ser de um Ventisilva de parede.
Farid Salim Junior
7 anos atrás
Isso foi uma sacanagem do Jody Scheckter em cima das Brabham BT46B, que só correram o GP da Suécia, em Anderstop. Lauda venceu com folga (deu volta até no 5º colocado) e, John Watson que vinha em segundo, se enrroscou com o Ricardo Patrese – que não teve culpa – e saiu da corrida. Essa brincadeira do Scheckter está registrada em um depoimento para a Revista 4 Rodas, em que ele era colunista, na época! Ele tirou um ventilados do trailer da equipe (não tinha ar condicionado?!) e instalou ali, pra sacanear o Gordon Murray.
Adriano
Acho que você vai ficar “ancioso” por muito tempo….. KKKKKKKKKK
marcello
7 anos atrás
eles estão tirando um sarro da brabham bt46b “fan car” de 1978 ,
esse carro tinha um ventilador na traseira que além de fazer parte do sistema de refrigeração com radiadores na horizontal , criava um forte efeito solo, ouvi dizer que ao acelerar o carro já ia contra o chão mesmo parado.
o carro disputou uma única corrida e venceu fácil com Lauda em casa.
as outras equipes protestaram alegando que o carro jogava pedras e detritos da pista em quem vinha a trás e o projeto foi banido. https://www.youtube.com/watch?v=i9VWbxXwm1g
corrigindo; a vitória foi na suécia e não na austria e john Watson era o segundo piloto..
Wbj
7 anos atrás
1978 é o que sei e olha lá !
Quanto ao ventilador, parece ventoinha de Opalão acoplada com carcaça de tela de gaiola bem mal ajambrada.
Sylvio
7 anos atrás
Foi em 1978, em Zolder na Suécia. Uma forma humorada de protesto da Wolf (WR5) de Jody Scheckter (#20) contra o novo Brabham BT46B que apareceu com um grande ventilador na traseira que grudava a Brabham no chão para encarar o efeito solo da Lotus. John Watson e Niki Lauda se esforçaram para não fazer a pole de tanta reclamação que havia sobre a Brabham. Lauda ganhou a corrida com folga e a outra Brabham do John Watson não acabou a corrida porque saiu da pista numa disputa com o Patrese que conseguiu chegar em 2° com a Arrows. O BT46B acabou sendo proibido depois dessa corrida “por segurança” pela alegação de que jogava detritos nos carros que vinham atrás…
Ato falho… Zolder é na Bélgica. Essa corrida foi em Anderstorp.
Leonardo
7 anos atrás
Tem alguma coisa a ver com a Brabham do Nikki Lauda, que foi proibida?
joao henrique
7 anos atrás
Não sei se é ainda a temporada de 78 ou já é a 79. Tirando uma chinfra com o Brabham “Fan Car”.
Tarcisio F Fonseca
7 anos atrás
Piada em cima do famoso Brabham com ventilador (GP da Suécia)
Fabio
7 anos atrás
Equipe Wolf tirando onda com o Brabham BT46 “fan car” no GP da Suécia, em Anderstop, 1978, no carro de Jody Scheckter. Bela sacada.
Luis
7 anos atrás
O interessante é que o Jody Scheckter, que pilotava o carro da Wolf na época dessa foto, pilotou alguns anos antes o Tyrrell de seis rodas, que também foi controvertido mas não gerou a celeuma do fan-car da Brabham porque não fez muita diferença.
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Facil, domingo ensolarado , grande premio do brasil 78, fazia muito calor e o cambio hewland do wolf estava dando superaquecimento, meu avô estava vendendo bijou com sua matraca nos boxes, eis que ele correu na casa dele e pegou o ventilador e acoplou na traseira do carro resolvendo o problema, naquele dia a equipe da wolf comprou todo o bufão de bijou do meu avô, mas levaram o ventilador dele , até hoje xinga toda equipe e quer o ventilador de volta era da marca invicta e tinha já na época duas velocidades, por isto que a equipe não foi para frente foi vendida para a copersucar e acabou graças a maldição do meu avõ, rs
Isso aí era do “Papa léguas : O filme”, onde o coiote adicionaria esse apêndice motor pra pegar a avezinha. Bip!Bip!
FAET 1978.
Já falaram tudo, mas como a zueira tem que permanecer, acredito que esse dispositivo de dissipação pneumática era empregado para melhorar os fluxos de ar.
Flavio, imagina o mimimi que daria hoje nos chefes de equipe e pilotos criados com vó o fan car da Brabham vomitando pedras do asfalto nas viseiras desses mamaezinhas…
A hélice deve ser de um ventilador Arno, já a gaiola deve ser de um Ventisilva de parede.
Isso foi uma sacanagem do Jody Scheckter em cima das Brabham BT46B, que só correram o GP da Suécia, em Anderstop. Lauda venceu com folga (deu volta até no 5º colocado) e, John Watson que vinha em segundo, se enrroscou com o Ricardo Patrese – que não teve culpa – e saiu da corrida. Essa brincadeira do Scheckter está registrada em um depoimento para a Revista 4 Rodas, em que ele era colunista, na época! Ele tirou um ventilados do trailer da equipe (não tinha ar condicionado?!) e instalou ali, pra sacanear o Gordon Murray.
Flávio,
Cadê os carros da F1 2017? Ancioso.
Adriano
Acho que você vai ficar “ancioso” por muito tempo….. KKKKKKKKKK
eles estão tirando um sarro da brabham bt46b “fan car” de 1978 ,
esse carro tinha um ventilador na traseira que além de fazer parte do sistema de refrigeração com radiadores na horizontal , criava um forte efeito solo, ouvi dizer que ao acelerar o carro já ia contra o chão mesmo parado.
o carro disputou uma única corrida e venceu fácil com Lauda em casa.
as outras equipes protestaram alegando que o carro jogava pedras e detritos da pista em quem vinha a trás e o projeto foi banido.
https://www.youtube.com/watch?v=i9VWbxXwm1g
corrigindo; a vitória foi na suécia e não na austria e john Watson era o segundo piloto..
1978 é o que sei e olha lá !
Quanto ao ventilador, parece ventoinha de Opalão acoplada com carcaça de tela de gaiola bem mal ajambrada.
Foi em 1978, em Zolder na Suécia. Uma forma humorada de protesto da Wolf (WR5) de Jody Scheckter (#20) contra o novo Brabham BT46B que apareceu com um grande ventilador na traseira que grudava a Brabham no chão para encarar o efeito solo da Lotus. John Watson e Niki Lauda se esforçaram para não fazer a pole de tanta reclamação que havia sobre a Brabham. Lauda ganhou a corrida com folga e a outra Brabham do John Watson não acabou a corrida porque saiu da pista numa disputa com o Patrese que conseguiu chegar em 2° com a Arrows. O BT46B acabou sendo proibido depois dessa corrida “por segurança” pela alegação de que jogava detritos nos carros que vinham atrás…
Ato falho… Zolder é na Bélgica. Essa corrida foi em Anderstorp.
Tem alguma coisa a ver com a Brabham do Nikki Lauda, que foi proibida?
Não sei se é ainda a temporada de 78 ou já é a 79. Tirando uma chinfra com o Brabham “Fan Car”.
Piada em cima do famoso Brabham com ventilador (GP da Suécia)
Equipe Wolf tirando onda com o Brabham BT46 “fan car” no GP da Suécia, em Anderstop, 1978, no carro de Jody Scheckter. Bela sacada.
O interessante é que o Jody Scheckter, que pilotava o carro da Wolf na época dessa foto, pilotou alguns anos antes o Tyrrell de seis rodas, que também foi controvertido mas não gerou a celeuma do fan-car da Brabham porque não fez muita diferença.