E-KOMBI DO DIA

SÃO PAULO (vamos ver…) – Tem mais ou menos uns dez anos que, vira e mexe, aparece um protótipo de Kombi do futuro. A maioria é desenho de amadores, a turma que adora projetar releituras de carros clássicos — alguns fazem coisas espetaculares, como o Irmão do Décio, que fez esta Kombi aqui em 2010 e, parece, alguém lá em Wolfsburg andou vendo…

Só que, agora, como diria Galvão, é oficial: a Volkswagen divulgou o que pode ser a Kombi do futuro. Por enquanto, apenas um estudo. Mas o conceito está definido. Elétrica (claro…), direção autônoma, capacidade para oito passageiros, autonomia de cerca de 430 km.

Bem, pelo menos lembra vagamente a Velha Senhora, especialmente o desenho da frente. A traseira ficou jeca com aquelas lanternas fininhas de led que hoje enfeitam a maioria dos carros. Mas não se pode querer tudo. Achei também que tem janela de menos. E as rodas ridículas, bem, é outra exigência da indústria atual, fazer rodas ridículas.

all-electric-microbus-volkswagen-15

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
guilherme
guilherme
7 anos atrás

Claramente, usaram o vidro que sobrou da remoção das janelas para criar o teto panorâmico.

Comparar o estilo da Kombi clássica com a proposta de novo modelo é, na minha opinião, 85% inútil. Claro, todo mundo pode ter opinião e a amostragem logal indica que a versão moderna é entre odiada e asquerosa. Mas isso é um nítido fruto do saudosismo que nos faz apaixonados pelas linhas que conhecemos por décadas. Quando a Quantum foi re-estilizada e passou a ter contornos arredondados em vez dos ângulos secos do modelo da década de 80, também achei muito feia, por exemplo.

No fim, a despeito de nossa vontade de que tudo permaneça exatamente como já estamos familiarizados, a engenharia e visual automotivos vai sempre andar pra frente seguindo exigências técnicas e tendências de moda. É certo que a nova Kombi terá melhor coeficiente aerodinâmico e será muito mais segura com ABS, ESP, airbag e outros equipamentos que sequer poderiam ser instalados na antiga, além de ser mais confortável e ecológica, o que a torna, objetivamente, melhor. “Ah, mas eu faço questão de um carro barulhento, fumacento, que possa ser consertado com um alicate e arame e seja uma aventura ao volante!”, alguém (muita gente) dirá. Ok, válido, para isso basta não comprar nenhum carro fabricado nos últimos 20 anos pouco mais ou menos. Aproveitem também para cozinhar com fogão a lenha sob luz de lamparina de querosene, que é muito mais romântico e saudosista e, de quebra, mantém a coerência.

Isto posto, também acho que os faróis deveriam ser redondos. Quanto às rodas, é coisa de carros-conceitos, que as têm exageradas mais ou menos desde sempre. Com alguma sorte, a nova Kombi sairá de fábrica com rodas bem mais tradicionais.

Vale lembrar, também, que a nova Kombi, sendo elétrica, terá motor refrigerado a ar!

Itamar
Itamar
7 anos atrás

As rodas são ridículas!

Roberto Fróes
Roberto Fróes
7 anos atrás

Não vou dizer que prefiro a tradicional, pois seria repetitivo.
Mas a do Irmão do Décio é bem melhor… acho que eu apenas usaria o parabrisa bipartido, o que acho um charme!

LUCIANO MARCONE
LUCIANO MARCONE
7 anos atrás

Uma BOSTA ! Se querem fazer um carro novo, que façam e chamem por outro nome, e não profanem o nome da Kombi. Ridículo. É igual ao Gol. Quando lançaram o “Gol Bolinha” nos anos 90 já deviam ter mudado de nome, encerrando a produção do Gol. Afinal, o Gol nasceu quadrado e devia viver, ou então morrer, quadrado. Como dizem, seria melhor um fim horroroso do que um horror sem fim. Abraço Flavio !

Doan
7 anos atrás

Achei bem feia. Principalmente essas lanternas fininhas, que, como você falou, estão em todos os novos carros. Horríveis.

Saima
Saima
7 anos atrás

Descaracterizou o modelo antigo completamente, parece uma van qualquer. Passo. A nutelização do mundo vai mesmo ser televisionada.

Thiago Leal
Reply to  Saima
7 anos atrás

Eu ia comentar exatamente isso, com, exatamente, essas palavras: virou uma van qualquer.

Allan Ferreira
Allan Ferreira
7 anos atrás

Me deu a impressão de ser um Up esticado

Fernando Claudio
Fernando Claudio
7 anos atrás

Adorei, quero uma!!!

Murillo
Murillo
7 anos atrás

É engraçadinha, né. Mas não se compara com a clássica, não mesmo!

Elmo
Elmo
7 anos atrás

Odiei. Desculpe.
Achei uma piada de mau gosto.
Sou zero entendido em carros, mas, na minha humilíssima opinião, ou os faróis são circulares ou pode ser qualquer van, exceto uma kombi.

Carlos
Carlos
Reply to  Elmo
7 anos atrás

Não cheguei a odiar. Mas concordo com você: a nova versão deve ter os faróis redondos. Eu acho horrível essa busca por um visual “agressivo”.

Acarloz
Acarloz
7 anos atrás

Achei lindona.

David Felix Krapp
David Felix Krapp
7 anos atrás

Sou mais a velha cara de rato… ou então, já que é pra modernizar, que seja como a do irmão do Décio que voce citou, vi no link e ela tá lindona…

Marcelo Witt
Marcelo Witt
Reply to  David Felix Krapp
7 anos atrás

Concordo, a do IDD é muito mais bonita!!!

Roberto
Roberto
7 anos atrás
Marcos
Marcos
7 anos atrás

“direção autônoma”, ou seja, um carro que a gente não dirige??
aí é foda. sou mais a velha senhora e sua direção de caminhão! :)

Eddy Bruno
Eddy Bruno
7 anos atrás

“A modernidade e a Tecnologia estão aí para facilitar a nossa vida.”
É o que dizem os “gurus” da área…

Não por isso, academias e negócios “fitness” estão no auge e “rachando de” ganhar dinheiro, pois estamos todos sedentários e barrigudos, fazendo tudo através de cliques na ponta dos dedos………..

Tudo isso, pra dizer que não gostei dessa (desta?) Kombi. Eu trabalho dirigindo uma. Seminova, claro, mas é uma kombi; branquinha, linda ainda. (2012)

Se pudesse, compraria uma velha senhora, como a da imagem acima. Antiga, clássica, linda, sem lanternas de gente fresca, rodas estranhas e formato de embalagem de pão de forma.

Pra mim, esse ‘modelo’ novo não é kombi. Sinto muito. Sou um espírito velho num corpo jovem……

Ricardo
Ricardo
7 anos atrás

Sou muito mais a Velha Senhora!