LEMBRAM DELES?

kovahun

SÃO PAULO (só dou risada) – Heikki Kovalainen, lembram dele? Começou bem em 2007 na Renault, foi para a McLaren no ano seguinte para o lugar de Alonso, que tinha brigado com Hamilton, e ganhou até uma corrida, o GP da Hungria que Massa perdeu por quebra no fim. Em 2009, ainda na McLaren, fez um campeonato razoável e, do nada, caiu em desgraça. Nos quatro anos seguintes bateu ponto na Lotus/Caterham e acabou. Deixou a F-1 com 111 GPs disputados, uma vitória, uma pole (na Inglaterra em 2008, batendo Lewis em casa) e quatro pódios.

Não é um currículo brilhante, mas está longe de ser ruim. Só de ganhar um GP, merece respeito. Mesmo assim, Kovalento, como o chamávamos mais por sacanagem do que por lentidão, desapareceu. Foi se reerguer no Japão, onde no ano passado conquistou o título da Super GT. Tem qualidades, pois.

Mas por que estamos falando dele? Porque o próprio admitiu que se ofereceu à Williams para o lugar de Bottas, quando soube que o conterrâneo iria para a Mercedes. Mandou um e-mail para Claire Williams. “Muitos devem ter feito o mesmo”, brincou.

[bannergoogle]Eu já nem lembrava direito de Kovalainen, e essa súbita aparição me fez pensar nos caras que, em todos estes anos de F-1, ganharam apenas um GP na carreira. Sem pesquisar, vamos lá: Maldonado, Trulli, Alesi, Pace e Panis — além do já citado Kovalainen.

Agora, pesquisando: são 32 nomes, incluindo os caras das 500 Milhas de Indianápolis (para quem não sabe, entre 1950 e 1960 a prova fazia parte do Mundial, mas nenhum piloto e nenhuma equipe da Europa disputava a corrida), e mencionarei apenas os mais conhecidos. A saber, além dos já mencionados acima: Cevert, Beltoise, Mass, Brambilla, Nannini e Kubica.

Tem Max Verstappen, também, mas vou tirá-lo desta pequena enquete porque ele, obviamente, vai ganhar mais vezes na carreira. Acho.

Então, a pergunta é: dessa turma aí, qual o vencedor de GP mais discreto/inesperado/rabudo da história? O cara que, se não fosse uma circunstância muito especial, jamais entraria numa lista de vencedores da maior categoria do mundo?

Meu voto vai para Kovalainen, mesmo. Os demais tiveram carreiras mais sólidas. Alesi, por exemplo. É uma aberração ter vencido uma mísera vez. O mesmo pode ser dito de Cevert, Kubica e Pace. Mas quero ouvir vocês. Qual o pior, em resumo?

Subscribe
Notify of
guest

138 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ricardo Stoltz
Ricardo Stoltz
7 anos atrás

Com certeza foi o Vitório Branbrilla, pois foi um prova caótica em função da chuva e ele estava no logar certo na hora certa, pois não tinha carro(March-Ford) e nem talento perante os outros competidores daquela época(Lauda, Rega, Peterson, Andretti, Fittipaldi, Pace, Scheckter, Depalier, Reutamann, Hunt) para ser uma aposta e a vitória caiu no colo e por pouco ele não joga fora, batendo logo em seguida a bandeirada.

Alexandre Figueiredo
Alexandre Figueiredo
Reply to  Ricardo Stoltz
7 anos atrás

Assino junto

Carlos Roberto da Silva Junior
7 anos atrás

Olivier Panis no GP de Mônaco 1996, aquela corrida foi bem esquisita só com quatro carros recebendo a bandeirada, e se houve pior do que isso nesse quesito de uma só vitória de um piloto eu não vi e nem ouvi falar.

Farid Salim Junior
Farid Salim Junior
7 anos atrás

Brambilla, com certeza! Conhecia profundamente todas as áreas de escape de todos os circuitos, batia pacas e, foi colhido de surpresa, nas voltas finais, com a liderança, debaixo de um temporal. Venceu e, para não perder a fama, estampou o muro logo após receber a bandeirada! Uma figura, que jamais venceria uma corrida em circunstâncias normais.
Outro que poderia ter vencido essa enquete, é o Olivier Panis, com aquela doideira de vencer em Mônaco, no meio de tudo o que rolou no final do GP. Não voto nele, pois era um bom piloto e, se tivesse um bom equipamento em mãos, teria vencido mais provas. O Brambilla, nunca!

fernando delucena
fernando delucena
7 anos atrás

concordo com a escolha de kova. mas qual seria a maior aberração por ser talentoso, ter uma carreira sólida e sequer ter vencido nada? De cabeça eu chutaria Heidfeld.

Marcus Lima
Marcus Lima
7 anos atrás

Caraca, eu pensei em Johnny Herbert na Stewart, mas num é que o cara num ganhou só aquela corrida maluca?

Marcelo Saldanha da Silva
Marcelo Saldanha da Silva
7 anos atrás

Estou em dúvida entre Brambilla e Panis, mas acho que vou votar no Panis

Leandro Freitas
Leandro Freitas
7 anos atrás

Não é o pior deles, mas certamente a vitória mais inesperada foi a de Panis

Rud
Rud
7 anos atrás

Dos que assisti, de 93 em diante, Panis disparado com larga vantagem para todos os outros. Se o Button não tivesse a grande sorte que teve a partir de 2009, a única vitória dele antes disso ficaria com o segundo lugar.

Juares Gomes de Carvalho Junior
Juares Gomes de Carvalho Junior
7 anos atrás

Panis…GP de Mônaco

Amaral
Amaral
7 anos atrás

Teve uma época em que eu via mais o Kovalainen na grama do que na pista, tanto que apelidei-o de “Cava-lá-nem”… Deu sorte por ter andado na Mclaren e estar no lugar certo na hora certa. Poderia ter ganho mais uma ou duas, e ser um Fisichella da vida. Pra mim, não é o mais sortudo não. Lembro dele fazendo boas corridas na “quêiterram”. Tirava leite de pedra daquele carro medonho de vez em quando.

Mas, pra mim, o mais sortudo de todos foi o Maldonado. Não é mau piloto, mas acha que é muito mais piloto do que realmente é. E naquela corrida na Espanha, acordou abençoado pela fada do dente, tirou 200% do carro e fez a corrida da vida dele. Aqueles dias em que tudo dá certo pro sujeito. Se ele jogasse na loteria ganhava sozinho.

Fabricio.RC
Fabricio.RC
Reply to  Amaral
7 anos atrás

Maldonado é, dentre os mencionados, o que teoricamente menos merecia uma vitória. Mas naquele dia ele derrubou todo mundo sem nenhum evento especial, então não dá pra desmerecer a vitória dele e dizer que ele não mereceu. Mas a mais inesperada, pra mim, foi realmente a do Panis.

Rodrigo Brayner
Rodrigo Brayner
7 anos atrás

Acho que Vittorio Brambilla… ele tinha fama de batedor… os outros eram mais consistentes… sei lá..julgar um piloto de F1 não é para muitos, mas um cara que venceu corrida, é mais ainda, pq para vencer uma corrida vc tem que ser bom, constante durante 305Km, não é fácil para ninguém…

Fernando
Fernando
7 anos atrás

Não sei como esqueceu Flávio …Johnny Herbert… gp da europa pela stewart…

Pablo
Pablo
7 anos atrás

Panis com certeza. Nem ele sabia que tinha vencido aquela corrida quando recebeu a bandeirada, parece.
Kova contou muito com a sorte pra ter vencido, mas no geral ele podia ter tido melhor sorte em outras ocasiões

R. CASAGRANDE
R. CASAGRANDE
7 anos atrás

Olivier Panis, que deu muita sorte naquela corrida. E por falar nisso, foi a última vitória de um francês na F1. Isso tem mais de 20 anos…

Jefferson André da Silva
Jefferson André da Silva
7 anos atrás

Kovalainen nem foi tão zebraça assim, pois corria numa equipe de ponta… agora, Pastor Maldonado pra mim merece o título disparado… com menção honrosa para o Panis!

Daniel
Daniel
7 anos atrás

Panis com Certeza, kubica foi citado mas teve uma infelicidade, Acho q estaria no grid até hoje.
Mudando de assunto Flavinho, que papelão o Benjamin hoje na fox….perdeu meu respeito.
Abraços

Jose Brabham
Jose Brabham
7 anos atrás

Heikki. O troféu dele merecia ser um pistão da Ferrari…

Hurricane
Hurricane
7 anos atrás

Panis, a vitoria realmente caiu no colo dele.

Daniel Balsa
Daniel Balsa
7 anos atrás

Maldonado, apesar da vitória dele ter sido no braço e não em circunstâncias. Nesse caso, voto no Panis, que ganhou Mônaco, pois a turma quebrava e batia naquela chuvarada de Mônaco.

Mauricio
Mauricio
7 anos atrás

Fácil!
Flávio Gomes, Classic Cup.

Paulo F.
Paulo F.
7 anos atrás

Quanto a pergunta fico com Jochen Mass (vitória no GP da Espanha,75) , pelo conjunto da obra.
Azar era com o Chris Amon!
Brambilla ia sempre muito além dos limites dos carros (geralmente ruins) que pilotou.
Como sempre foi um homem da Alfa Romeu, seu nome nunca foi cogitado em Maranello, e havia o bloqueio da Ferrari em contratar pilotos italianos para a F1 , devido ao acidente de Ignazio Giunti. Mas era um fenomeno e um espetáculo!
Cevert e Moco certamente teriam carreiras melhores, mas….

Glauco Tavares
Glauco Tavares
7 anos atrás

Olivier Panis foi certamente o mais rabudo de todos! O cara sobreviveu a uma corrida maluca e venceu em Mônaco (!!!), com um carro mais ou menos após uma combinação absurda de acontecimentos. Troféu rabo do século para ele!!! Rsrsrs

Luis felipe
Luis felipe
7 anos atrás

Pergunta dificil… Agora mw impressiona como o Alesi foi o piloto mais superestimado dos ultimos 40 anos ao menos!

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
Reply to  Luis felipe
7 anos atrás

Cara, eu acho o Alesi um pilotaço. Acho que não andava mais rápido porque a pilotagem dele era suja.
Uma vez assisti um treino de pré-temporada em Jerez e ele andou o dia inteiro. Um barato ver ele guiando.

Sergio
Sergio
7 anos atrás

“Do muito que li , do pouco que sei” , acho que o Brambilla (Gorila de Monza) foi o vencedor mais inesperado.

Batista Lara
Batista Lara
7 anos atrás

Panis.

Fernando
Fernando
7 anos atrás

Posso falar apenas dos anos 90 pra frente, quando passei a acompanhar:

Inesperados:
Giancarlo Fisichella: Foi aquele GP Brasil de 2013. Corrida maluca, cheia de acidentes e após suspenderem a prova o Raikkonen subiu no lugar mais alto do pódio, porém o resultado foi revisto e o Fisichella foi declarado vencedor. Um ou dois dias depois houve uma cerimômia simples onde o Rainkkonen entregou o troféu para o italiano.

Rabudo:
Kovas. Não fosse o Massa quebrar…
Giancarlo Fisichella (afinal, nem ele sabia que havia ganho aquele GP do Brasil).

Discretos:
Ralf Schummacher. Ele venceu 6 GPs – nem me lembrava disto.
H.H. Frentzen: Também não me lembrava que havia ganhado 3 GPs
Giancarlo Fisichella. (Ele outra vez). Venceu mais dois GPs Austrália 2005 e Malásia 2006.

Robertom
Robertom
7 anos atrás

O mais sortudo foi o Panis, o mais fraco o Kovalainen, pois pilotou carro de ponta e não mostrou o mínimo de competência, tomou uma super hiper luneta do comandante Hamilton e só ganhou uma corrida por que a Ferrari do Massa quebrou.

Fred Lasalvia
Fred Lasalvia
7 anos atrás

Fico entre o Panis e o Fisichella no quesito “corrida que caiu no meu colo”. O Beltoise mereceu pelo extremo talento que demonstrou debaixo de chuva, mas não esqueço o Peter Gethin (BRM) no GP da Itália de 1971 que numa briga de vácuos antes da Parabólica deixou o Peterson e o Cevert para trás e faturou seu único GP. Não fez mais nada além disso.

Vando Monteiro
Vando Monteiro
7 anos atrás

Disputa acirrada entre Brambilla e Maldonado… mas o pior deles é Brambilla… DISPARADO!!! Kovalainen e mesmo Maldonado foram bem mais consistentes… Brambilla vencer uma prova foi um espasmo!!!

Ivo
Ivo
7 anos atrás

Beltoise, com certeza. O carro dele era como a Manor é hoje. A vitória dele foi muito improvavel…Só não acho que ele seja o pior dessa sua lista. Sou fã do francês, especialmente após ler o livro dele – “É proibido morrer”.

Mario
Mario
7 anos atrás

Sem dúvida, dos que vi, Panis!

Andre
Andre
7 anos atrás

Olivier Panis, sem dúvida.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
7 anos atrás

Brambilla,sem pensar muito.

Rodrigo Vila Verde Rodrigues
Rodrigo Vila Verde Rodrigues
7 anos atrás

Pra mim é Olivier Panis, sem duvida nenhuma.

Helvécio
Helvécio
7 anos atrás

Panis e Kovalainen. Você tem razão sobre Cevert, Kubica e Pace. A morte levou 2 deles muito cedo, Kubica felizmente escapou. Cevert era tão ídolo na França que chegou a ser retratado em quadrinhos de “Michel Vaillant” (se lembra, ou conhece?) e ser o número 2 do Jackie Stewart não devia facilitar muito as coisas…

Andre
Andre
7 anos atrás

Kovaleinen, pois a vitória lhe caiu no colo.

Thiago
Thiago
7 anos atrás

O Nanini eu acho que herdou a vitória do Senna no Japão em 89. Foi o mais inesperado…

Rodrigo Tossato
Rodrigo Tossato
7 anos atrás

Dos que eu vi, com certeza, Olivier Panis,…

Antonio
Antonio
7 anos atrás

Se estamos falando de alguém que ganhou com sorte, Pace com certeza é um deles, pois no GP Brasil de 75, Jarrier tinha uns 30 segundos de vantagem quando quebrou e jogou no colo do Moco a vitória.
Mas o mais “incompetente” de todos estes que você citou, com certeza foi o piloto do carro de Fórmula 1 que mais gosto, o March 761 da Beta Utensili, pilotado pelo inigualável Vítório “Gorila de Monza” Brambilla, até pelo fato de conseguir rodar na volta de desaceleração, de tanto que comemorava dentro do cockpit.

Jairo Mouzzez
Jairo Mouzzez
7 anos atrás

Apesar de ter tido uma carreira sólida, sem dúvida o mais rabudo foi o Olivier Panis, vencendo de Ligier o GP de Mônaco em 1996.
Chuva, pista secando e acidentes bizarros jogaram a vitória na mão dele que teve como mérito naquela corrida apenas escapar!!!!

Vitor
Vitor
7 anos atrás

Maldonado e Panis.

Luiz Aguiar
7 anos atrás

Nanini. Acho que teria mais vitórias se não fosse o acidente no ano seguinte mas a vitória dele só ocorreu por que Senna foi desclassificado. Dos piores, Maldonado(sei lá se tinha algo errado com aquele Williams, por ser o aniversário do Frank e por ter pego fogo nos boxes mas pode ser que o cara tenha tido algum surto de não errar naquele dia..), o próprio Kova também, mesmo que a McLaren naquele ano estivesse boa mas nem de longe batia de frente com o companheiro que foi o campeão..

Bom, é isso

Rubergil Jr.
Rubergil Jr.
7 anos atrás

Na ordem: Panis, Brambilla e Maldonado.

Alcy
Alcy
7 anos atrás

Olivier Panis.
O kova sempre esteve pontuando nos anos de McLaren.

Jooao
Jooao
7 anos atrás

O Panis conseguiu tocar uma Ligier rumo a vitória na pior chuva que já vi cair em Mônaco. Gostem ou não isso é talento, caras. Maldonado não foi ameaçado na Malásia. Já Brambilla, não vi correr, mas pelo o que já li, desconfio que vocês tão subestimando o cara.

Já o Kova tinha um McLaren que ganhou título na mão e só conseguiu vencer porque o Massa quebrou no finalzinho. O cabra é MUITO ruim. Aquela vitória caiu no colo, mesmo.

Diego Frantz
Diego Frantz
7 anos atrás

Panis

EDUARDO TOMITAO
EDUARDO TOMITAO
7 anos atrás

Empate técnico entre Maldonado e Panis.
São dois pilotos nota 6 no máximo.
Mas a vitória do Panis em Mônaco foi um exemplo de rabo que deve ser eternamente lembrada

Marcelo
Marcelo
7 anos atrás

Vitorio Brambilla, por ter batido na comemoração

Denis
Denis
7 anos atrás

Trulli

Alan
Alan
7 anos atrás

Kovalainen foi um dos caras mais fracos a ter oportunidade em carro de ponta que eu vi. Apenas 1 vitória e 3 pódios com a McLaren foi muito pouco! 7º em 2008, enquanto Hamilton foi campeão.