2017, DIA #1

2017 Barcelona Pre-Season Test 1, Day 1 - Wolfgang Wilhelm

SÃO PAULO (cedo ainda) – Vamos lá. De cara chama a atenção a estrondosa quantidade de voltas que Mercedes e Ferrari completaram hoje na abertura da pré-temporada em Barcelona. Foram 152 para os alemães, que dividiram o trabalho entre Bottas (foto acima, de manhã) e Hamilton (à tarde) e 128 para os italianos, só com Vettel. No quesito confiabilidade, a Williams também estreou bem, com 103 voltas para Felipe Massa.

[bannergoogle]Red Bull, Force India e McLaren foram as equipes que enfrentaram problemas técnicos mais sérios, a ponto de tirarem muito tempo de pista de seus pilotos. Alonso foi o mais prejudicado e completou apenas 29 voltas. A equipe já estuda uma compensação para o espanhol. Que tirou de letra os infortúnios — já está acostumado. Foi para o hotel jogar tênis enquanto trocavam o motor e, de tarde, elogiou o que viu graças ao novo regulamento: “Agora parecem carros de F-1. Espero que as pessoas esqueçam logo o que viram nos últimos anos”.

No que diz respeito aos tempos, é sempre bom lembrar que nada muito definitivo pode ser cravado depois de apenas um dia de trabalho. A Mercedes sair na frente é normal. A Ferrari em segundo, uma boa notícia para os italianos. Especialmente porque Tião Italiano fez seu tempo com pneus médios, contra os macios de Lewis e dos demais. A diferença de 0s113 é animadora para o alemão.Assim como os 0s311 que Felipe tomou do líder. Mas repito: é cedo. Não deu para ver a Red Bull ainda. Calma.

Deu para ver, e isso não vai ser difícil de cravar, que a Sauber vai ser um vexame sem outra nanica para brigar com ela. E que o VF-17 da Haas nasceu direitinho.

Dos depoimentos de pilotos que li até agora, algumas conclusões podem ser tiradas:

[bannergoogle]- Os carros são mais divertidos de dirigir, porque são mais rápidos nas curvas e é disso que piloto gosta. Hamilton definiu seu Mercedão como “a beast”, que pode ser entendido como monstro, ou besta, mesmo. Para Sainz Jr., parecem ser “de outra categoria”. Até o fim dos testes, é provável que os tempos de volta em Barcelona caiam algo entre 4s em relação ao ano passado.

– O baixíssimo índice de desgaste dos pneus surpreendeu a todos. Não há muita diferença de performance entre as primeiras e as últimas voltas. Claro que isso vai variar um pouco de pista para pista, mas pode-se esperar uma temporada com muitas corridas de apenas um pit stop. Muitas mesmo. Provas com três paradas serão praticamente extintas.

– O que parece ser bom para Massa, que sempre teve dificuldades em poupar o que fosse — pneus, combustível. Seu melhor momento na F-1 foi quando a tarefa se limitava a sentar a bota. Acho que Felipe terá um ano dos mais interessantes em 2017, o que poderá esticar ainda mais sua carreira. Ele disse que se sente “importante na equipe. E é.

– Fisicamente, a demanda é maior. Isso era esperado. São carros mais pesados e, sobretudo, muito mais aderentes por causa dos pneus e das asas. Isso faz com que nas curvas rápidas o pescoço sofra mais com a força G.

– Já se notou uma certa tolerância dos novos donos da F-1, o grupo Liberty Media, com as mídias sociais. Houve “lives” de Facebook, pequenas transmissões ao vivo de dentro do autódromo e ninguém enchendo o saco por isso. Boa notícia.

Abaixo, os tempos. No Grande Prêmio, a cobertura completa do primeiro dia com o trio Evelyn Guimarães, Thiago Arantes e Arnau Puig. Agora estou entrando em gravação na TV e só volto de noite.

temposdia117

 

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
7 anos atrás

Os italianos,estão quietos.Muito diferente, de tempos passados.Parecem mais caçadores atrás da caça,

Moacir / Calgary - Canadá
Moacir / Calgary - Canadá
7 anos atrás

Flávio, já vimos que ultrapassagem será difícil e os pneus não desgastam! Vc não acha que deveriam colocar uma regra limitando o número de voltas por Pneus? Ex: SM 7 voltas, Macios, 12, Médios 20, Duro 30 ou algo assim?? Assim obrigatóriamente teríamos pelo menos 2 paradas… O que acha??

Fumio Kurihara
Fumio Kurihara
7 anos atrás

Flavio, voce não comentou sobre uma asa atras da entrada de ar da Mercedes. Parece um aerofólio auxiliar?!

Andre Sb.
Andre Sb.
7 anos atrás

Esse casamento da Mclaren com a Honda não vira o ano se as coisas continuarem desde jeito, impressionante a falta de capacidade dos japoneses fazerem um motor top, algo que vem desde 1991…

Cenzi
Cenzi
7 anos atrás

Interessante análise quanto ao Massa.
Bom seria se, além de mais divertida para os pilotos, a F1 fosse mais divertida para o público. Uma pena a previsão de menos ultrapassagens para este ano.

Airton Lopes
Airton Lopes
7 anos atrás

No post sobre o carro da Toro Rosso foi dito que seria um vexame alguma equipe não pontuar com um grid de apenas 20 carros. Acredito que a Sauber será a responsável por este vexame.
Para os que criticaram a Sauber por não renovar com ele, talvez ela tenha feito uma bondade pra carreira dele.

Felipe
Felipe
7 anos atrás
Felipe
Felipe
Reply to  Felipe
7 anos atrás

Caralho, teu post estava certo! A tabela do Grande Prêmio é que está errada… O Alonso ficou 2 segundos na frente do Ericsson, mas o gap só mostra 0,6 segundo de diferença. Agora tem que consertar lá e nesse seu post também… Só rindo mesmo…

Gabriel Corrêa
Gabriel Corrêa
7 anos atrás

Bottas usou pneus duros? Não entendi ele com 1,4 segundos do Hamilton.

Andre
Andre
7 anos atrás

Os carros são horriveis…essa Barbatana matou…parece uma Parede..ficou tosco e feio…a F1 perdeu muito esse ano…

valter
valter
7 anos atrás

A Mercedes, assim como nos treinos na pré-temporada de 2016, só usará 100% da unidade de força no último dia. Hamilton se consagra tetra campeão na metade da temporada.

Robson
Robson
7 anos atrás

A Liberty Média parece ser “liberty” mesmo. Antigamente nego subia um vídeo meia hora depois já estava removido. Assisti vários dos treinos de hoje no YouTube e eles ainda estão lá. Ótima notícia.

Kkkk
Kkkk
7 anos atrás

Primeiro dia só deu pra ver que os novos carros são monstros, gostei. Mercedes vai sobrar mais uma vez…

ANTI-LOUCO
ANTI-LOUCO
Reply to  Kkkk
7 anos atrás

“Só deu pra ver” que os carros são monstros e ao mesmo tempo deu pra saber que a Mercedes vai sobrar mais uma vez. Os caras não precisam de 2 frases para se contradizer.

Kkkk
Kkkk
Reply to  ANTI-LOUCO
7 anos atrás

Qual sua dificuldade?

Onze anos sem título!
Onze anos sem título!
Reply to  Kkkk
7 anos atrás

E a McLaren vai sobrar na rabeira mais uma vez…

Kkkk
Kkkk
Reply to  Onze anos sem título!
7 anos atrás

Bom é ver a ferrari nascer bem e ser superada pela redbull, isso sim não tem preço. Já são 4 anos, tá comemorando o que português?? Kkkkk, maluco!

Onze anos sem título!
Onze anos sem título!
Reply to  Onze anos sem título!
7 anos atrás

O que estou comemorando, Vicellez? E comemorando antecipadamente! Olhe para cima e você terá a resposta. Olhe para baixo e a resposta é a mesma.

Hahahahahahahahahahaha! (onze… por enquanto).

Kkkk
Kkkk
Reply to  Onze anos sem título!
7 anos atrás

Hein? Eu olho e vejo o Kimi andando melhor que o alemão chiliquento.

Nove anos atrás de Vettel!
Nove anos atrás de Vettel!
Reply to  Onze anos sem título!
7 anos atrás

Acorda, Vicellez! Não adianta andar melhor, tem que andar na frente!
Desde que Kimi voltou, só andou atrás de Vettel e já se passaram cinco anos nessa brincadeira.

Adriano hillesheim
Adriano hillesheim
7 anos atrás

Parabéns pela cobertura direto dá pista. Achei que a imprensa do Brasil não conseguiria mais isto. Ótimas informações

Lucas
Lucas
7 anos atrás

Acredito que a Ferrari, se tivesse usado pneus macios, tiraria com alguma sobra a diferença de 0s113. Ainda é muito cedo para saber alguma coisa.

Douglas Arruda
Douglas Arruda
7 anos atrás

Comparando os tempos do mais rápido do primeiro dia de testes de 2016 com os testes de hoje, o carro mais rápido é aproximadamente 3.2 s mais rápido. O mais lento também! (~ 3s).
Dia 1, 2016: https://www.autosport.com/live/commentary/id/1866526/formula-1-testing-2016-barcelona-test-day-1
Dia 1 2017: http://www.autosport.com/live/commentary/id/2507471/formula-1-testing-2017-barcelona-f1-test-day-one