2017, DIA #2

stoffel17

SÃO PAULO (cheio das ideias…) – Acho o maior barato quando comentaristas de futebol dizem: “Me preocupa a defesa do São Paulo”. Te preocupa? Por quê? Você é o técnico? O presidente? Torce para o São Paulo? Jogou uma grana no São Paulo em casas de apostas?

Bom, me preocupa a McLaren. Não torço para ninguém de forma permanente na F-1, mas todo ano coloco uma ou outra no meu ranking da simpatia. Gostaria de ver o talento de Alonso ser reconhecido de novo e curti o laranjão que a equipe adotou nesta temporada. Aí os caras quebram um motor ontem e outro hoje — desta vez, com o novato Stoffel Vandoorne (na foto acima).

Foram apenas 40 voltas ao longo do dia, depois de nova troca da unidade de força, conhecida também como motor. A propósito, não vou publicar o quadrinho de tempos da FIA como ontem, porque ele contém muitos erros. Ficamos com a tabela do Grande Prêmio, que está lá acompanhando tudo. Deiva ter feito isso ontem, também. Sorry.

temposida217

Essa tabela mostra, inclusive, os pneus usados na melhor volta de cada um, o que é muito mais interessante. Por ai se vê o peso do tempo de Raikkonen, que liderou o dia. Andou com macios e foi 0s023 mais rápido que Hamilton de supermacios. Significa alguma coisa? Sim. Ontem Vettel já tinha andado bem. Hoje, Kimi. Sem problemas mecânicos, o que para a Ferrari é uma ótima notícia. Começar bem os trabalhos é essencial quando se tem uma pré-temporada tão curta, de apenas oito dias de treinos.

Foram 167 voltas para a Mercedes e 108 para os italianos. A equipe alemã já arranca na frente no quesito quilometragem, algo muito importante para a primeira fase do campeonato. Outra que vem andando bastante sem nenhum problema é a Haas, 116 voltas hoje com Magnussen.

[bannergoogle]O que não é muito animador, até agora, é o desempenho da Red Bull. A distância de Verstappinho para Raikkonen foi superior a 1s. E quem não pôde confirmar a boa forma hoje foi a Williams, graças a uma rodada do jovem Lance Stroll, que quebrou a asa dianteira e encerrou o dia com meras 12 voltas. Algo que deveria tê-lo feito bater com a cabeça na parede, mas que nada… Do alto dos milhões de euros que papai despeja na equipe, o canadense aparentou um certo desdém com a cagada, como notou Thiago Arantes na sua entrevista pós-cagada. Tem um vídeo do incidente aqui.

Coisinhas legais do dia:

– Hamilton sentiu o nabo que serão esses carros. “Fisicamente, são muito exigentes. Estou com algumas pequenas contusões e inchaços que nunca tinha tido antes”, falou. Do jeito que explicou, parece que tomou uma surra. Mas jurou que se preparou bastante durante o inverno.

– Por outro lado, o inglês, ontem, tirou uma casquinha da concorrência ao dizer que a Mercedes tem um carro “mil vezes melhor que os outros” e que por isso nem precisa forçar o ritmo. “Eles que têm de fazer isso.”

– A Mercedes continua andando com seus dois pilotos todos os dias, o que me parece uma opção interessante. Lewis e Bottas apenas alternam o período do dia. Isso faz com que ambos treinem quatro dias seguidos. Não sei por que as outras equipes não fazem o mesmo.

– Mais um que ficou impressionado com a velocidade nas curvas: Esteban Ocon, estreando como piloto titular da Force India. Outro que definiu os novos carros como “beasts”.

– A Ferrari está quietinha. Seus pilotos não estão dando entrevistas. A estratégia é falar menos e trabalhar mais. O único que não alterou em nada seu comportamento extra-pista foi Raikkonen.

E por enquanto é só. Amanhã tem mais.

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Pimenta
Carlos Pimenta
7 anos atrás

Mclaren parece que perdeu a mão mesmo, Que carro feio da porra.

Luiz Carlos
Luiz Carlos
7 anos atrás

Pelo jeito mais um ano perdido do Fernando Alonso…

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Luiz Carlos
7 anos atrás

Onze no total.

Ricardo
Ricardo
7 anos atrás

Também torço por dias melhores para a Mclarem, poderia começar pelo lado mais fácil, tirando o Alonso. Ele mais uma vez da mostras de como é “capaz” de agregar a equipe e construir um time vencedor… SQN.

Carlos Alexandre
Carlos Alexandre
Reply to  Ricardo
7 anos atrás

kkkkkkkkkkkk

Luiz
Luiz
7 anos atrás

Flávio, li em outro site que alguns pilotos estão achando que vai ser mais dificil ultrapassar com o novo regulamento para os carros e até falaram da maior dimensão dos carros este ano. Seria interessante de alguma forma, fazer um comparativo com carros de diversas épocas. Me lembro dos carros dos anos 1980/1990 que eram muito largos e tínhamos ultrapassagens fabulosas. Acho que o que falta para esses caras é um pouco de braço e coragem! Um pouco de sangue de Nelson Piquet, Ayrton Senna e outros grande em ultrapassagens, faria muito bem para a categoria.

Giovanni
Giovanni
Reply to  Luiz
7 anos atrás

O problema não é a dimensão dos carros, mas a eficiência aerodinâmica que faz com que o carro contorne a curva mais rápido, acelere mais cedo e freie mais tarde. Ou seja, sem chances para quem estiver atrás.

Luiz
Luiz
Reply to  Giovanni
7 anos atrás

O que eles reclamavam era da dimensão dos carros.

Luiz Carlos
Luiz Carlos
7 anos atrás

Muito mi mi mi !!! Aposto que Bottas vai dar muito mais trabalho que Rosberg para o comandante Hamilton.

Leandro Batista
Leandro Batista
7 anos atrás

Papai tá pagando, filhinho pode socar os bólidos da Williams a vontade no muro. O duro é quando tiver mais gente por perto e sofrer pelas cagadas do menino. O que vai ter de piloto com o cu na mão rezando pra não tomar uma pancada do Strollzinho na primeira curva não será brincadeira…

Marcos Roberto
Marcos Roberto
7 anos atrás

Alguém sabe me informar se tem algum lugar transmitindo a pré temporada? ou não transmite ?

Felipe
Felipe
7 anos atrás

Tabela do dia #1 está com ERROS!!! Tentei avisar mas você entendeu errado: era pra corrigir no site do GP, você acabou corrigindo (errado) aqui. Veja abaixo:

ERRO 1 (gap)
1. Hamilton 1:21.765

10. Ericsson 1:26.841 (Gap + 3.672 está ERRADO, o correto seria 5.076)

ERRO 2 (posições)
Bottas aparece com # de voltas e tempos do Ricciardo (e vice versa).

COMENTÁRIO:
Vocês estão com um problema recorrente de revisão no site do GP.

LINK:
http://flaviogomes.grandepremio.uol.com.br/2017/02/2017-dia-1/

Marcos Gomes
Marcos Gomes
7 anos atrás

Hamilton : “Fisicamente, são muito exigentes. Estou com algumas pequenas contusões e inchaços que NUNCA TINHA TIDO ANTES”. Agora é que quero ver quantas corridas eles acabarão saltitantes, dando cambalhotas como estavam acostumados a fazer.

Boca
Boca
7 anos atrás

FG,
A cobertura está excelente mesmo, mas seria melhor ainda se a Evelyn colocasse em qual volta do “stint” foi obtido o melhor tempo, quantas voltas cada piloto dá com o jogo de pneus, a sequencia de tempos de volta em um único stint…

Só colocar os tempos de volta “crus” não nos dá a real dimensão da “bagaça”.

Abraço!

Eduardo
Eduardo
7 anos atrás

É uma pena todo o planejamento de centenas de colaboradores da Mclaren e um orçamento previsto de 320 milhões de dolares ir para o ralo mais uma vez pela incompetência da Honda …. já são 3 anos de fracasso …. acho que a Mclaren deveria rescindir essa parceria com a Honda este ano e adotar a unidade de potencia da Renault para 2018 …… imagine ter que redesenhar todo motor no meio da pré temporada ….. a ano da Mclaren ja era !!!!! Esse fracasso da Honda é um aviso de alerta para outras montadoras “não venham que o treco é complicado”

Clodoaldo lelli
Clodoaldo lelli
7 anos atrás

A primeira coisa que pensei quando vi a foto foi UE essa equipe não tinha falido?
Tá igualzinho só tem a barbatana a mais

José R.
José R.
7 anos atrás

Flávio,
Sabe se o Fábio Seixas abandonou o blog?
Último post dele foi em 18/12/16 e de lá para cá muita coisa interessante aconteceu na F1: retorno do Massa, contratação do Botas, revelação dos carros, dois dias de testes, etc…

José R.
José R.
Reply to  José R.
7 anos atrás

Sabe não Flávio????

Glauco Tavares
Glauco Tavares
7 anos atrás

Tudo igual aos últimos três anos apesar de todas as mudanças. Mercedes escondendo o jogo e mesmo assim andando forte, Ferrari com lampejos, Red Bull sofrendo com a Renault, as médias dando o máximo e tendo desempenho apenas razoável, Sauber se arrastando e a Mclaren…. ah a Mclaren… Novamente um bom chassi casado com um motor manco. Melhor já correr atrás de um novo fornecedor de motores! A Honda não acerta a mão no híbrido/turbo e novamente falta potência e confiabilidade. Japonês não tolera tanto fracasso e vexame, não será espanto se os caras pularem fora no final da temporada, ou antes até! O exemplo da Nissan no Wec talvez caia bem neste caso.

Pablo
Pablo
7 anos atrás

A Haas está indo bem nos testes com o Magnussen. Vamos ver se o Grojã vai manter o pique.

Mentecapto
Mentecapto
7 anos atrás

Flávio, estou com você. Sou torcedor do Espanhol, que nada me tira da cabeça que é o melhor piloto do grid, bem como um dos grandes de todos os tempos, ao lado de Schumacher, Clark, Senha e Prost. Espero que a Mclaren reaja.

Como também sou torcedor do aussie gente boa, espero que a Red Bull esteja escondendo o jogo.

Ferrari surpreendendo em confiabilidade e velocidade. Espero que não seja fogo fátuo, para o bem da temporada.

Chorez Alonso
Chorez Alonso
7 anos atrás

Mas ano que vem a McLata vem hot.

Dá-lhe Derrotonso!
Dá-lhe Derrotonso!
Reply to  Chorez Alonso
7 anos atrás

E aí, Matteoni, mais um ano pra gente se divertir!

GunneR
GunneR
Reply to  Dá-lhe Derrotonso!
7 anos atrás
Nove anos atrás de Vettel!
Nove anos atrás de Vettel!
Reply to  Dá-lhe Derrotonso!
7 anos atrás

Alonso, driver do ano 2016!

Hahahahahahahahaha! (nove, já contando este ano).

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  Dá-lhe Derrotonso!
7 anos atrás

Maravilha! O time do “Eu amo/Eu odeio” o Alonso, está de volta! Mas ainda está faltando gente.

Onze anos sem título!
Onze anos sem título!
Reply to  Dá-lhe Derrotonso!
7 anos atrás

Burrice é torcer por um piloto que não ganha mais nada.

Ah, sim! Conseguiu fazer uma volta mais rápida. Fez alguma coisa que preste.

GunneR
GunneR
Reply to  Dá-lhe Derrotonso!
7 anos atrás

Chico Troll,

Ué! Se o poder do carro é determinante, então como você explica as posições do CAMPEÃO Hamilton (3º) e do VICE-CAMPEÃO Rosberg (7º)???

Esses Trolls de internet, rsrsrs…

Celio ferreira
Celio ferreira
7 anos atrás

A F1 está como sempre , nos testes atuais nota-se que como nos anos anteriores
a Mercedes , trabalha com 85 % de potência nos motores , nota-se pelo discurso
de Hamilton , O GP da Australia vai confirmar isso…..o resto vai correr entre êles.

André Viana
André Viana
7 anos atrás

Flavio, não sei se tu acompanha a cobertura da Sky Sports, mas o Ted Kravitz (do maravilhoso Ted’s Notebook) entrevistou o Brawn lá em Barcelona. Tem MUITA coisa boa ali, acho que vale dar uma olhada:

https://www.youtube.com/watch?v=zz6FB-buuRQ

Luis
Luis
7 anos atrás

Duas coisas que achei interessante: o piloto de testes da Sauber, Antonio Giovinazzi, com o número 36, e o Lance Stroll usar o número 18, um número antes do 19 do Felipe Massa. Achei falta de personalidade, parece que colocou o número para passar a idéia de que é primeiro piloto, mas enfim…

Luis
Luis
Reply to  Luis
7 anos atrás

E só agora me dei conta: Vandoorne vai correr com o número 2!

Dennys Oliveira
Dennys Oliveira
Reply to  Luis
7 anos atrás

Esse 18 simboliza o “1.8 segundo” que ele vai tomar do Massa se não ficar esperto haha uma pena o erro dele para a Williams, é torcer pro Massa poder dar umas 120 voltas amanhã e ganhar km, que é o que importa agora…

Ordinei José da Silva
Ordinei José da Silva
Reply to  Luis
7 anos atrás

Será que o 18 não é referência a idade dele?

Giovanni
Giovanni
7 anos atrás

Sabe por que a McLaren tá andando mal? Porque estão andando com a Virgin de 2010…

http://adn.gpupdate.net/news/158148.jpg

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  Giovanni
7 anos atrás

A McLaren lembra a Brabhan no ocaso.

Anda mau porque o motor Honda esta mais para motor da GP2 (palavras do Alonso)

Nem mandando um emissário especial para Bahia e fazendo um megadespacho para a bagaça pegar no breu!