SÃO PAULO (dose dupla) – Sexta-feira gorda, de Ferrari e McLaren novas para alegrar os foliões. Como a Ferrari apareceu mais cedo, comecemos por ela. Porque temos novidades, uma vez que reencontrei velha fonte de informações sigilosas que acabei de entrevistar — a conversa está no final do post.
Já nem discuto mais as siglas usadas pela equipe italiana para designar seus carros. Eles não usam padrão nenhum. Vou dar alguns exemplos, e se vocês forem bons, mesmo, depois expliquem cada um deles:
1956 – F801F1
1958 – F246F1
1964 – F158F1
1978 – F312T3
1981 – F216C
1985 – F156
1989 – F640
1994 – F412TB1
1996 – F310
1998 – F300
2003 – F2003GA
2006 – F248F1
2009 – F60
2011 – F150
Verdadeiramente uma zona. Quando saiu o nome do carro hoje, SF70H, não fiquei nem espantado, nem decepcionado. “SF” é o óbvio, Scuderia Ferrari. Zero de criatividade. O “70″, li depois, refere-se aos 70 anos da equipe. O “H” suponho que seja algo relacionado ao fato de serem usados motores híbridos.
Isso posto, observei bem os detalhes do carro e os olhares do pessoal do time na apresentação. No que diz respeito ao automóvel, chamou a atenção uma asinha pendurada na extremidade da barbatana — a Mercedes usou asinha parecida, mas sem a barbatana.Está muito claro, em todos os carros, os exaustivos estudos aerodinâmicos que resultaram em asas dianteiras cheias de degraus, frestas e reentrâncias, além de sidepods curvilíneos de formato indizível, orifícios, canaletas, corredores, túneis e minúcias que só mesmo os engenheiros são capazes de explicar. E quando o fazem, dizem sempre o mesmo, e vocês sabem o que é: otimizar os fluxos de ar.
Quanto aos olhares, notei medo em Arrivabene, apreensão em Binotto, esperança em Vettel, alegria em Giovinazzi e tédio em Raikkonen — que, aliás, já deu umas voltinhas em Fiorano e no link aí em cima do Grande Prêmio tem o vídeo.
No que diz respeito à pintura, não é preciso falar muito de Ferrari. Pintaram a barbatana de branco, OK. O resto é variação sobre o mesmo tema e não pode ser muito diferente, mesmo. Notei que a marca de óculos Ray-Ban ganhou muito espaço na lateral, o que é absolutamente irrelevante.
Ano passado, nenhuma vitória. Em 2017, por mais que o discurso seja o de sempre, de brigar na frente, é melhor esperar para ver. Com muitas mudanças no corpo técnico, a chance de dar errado é maior do que a de dar certo. Mas vai que…
De qualquer forma, é bobagem fazer prognósticos muito definitivos antes do início dos testes. O normal é andar ali perto da Red Bull e não muito distante da Mercedes — um quadro parecido com o de 2016. Sendo bem realista, se a Ferrari ganhar umas duas ou três corridinhas neste ano, já estará ótimo.
Mas chega de papo furado. Eis a SF70H:
Fazia tempo que não conversava com a melhor fonte que já tive numa equipe, o cara que me passava grandes informações das entranhas de Maranello especialmente naqueles anos de Alonso por lá. Seu telefone mudou e todos os e-mails que mandei esta semana, para restabelecer contato, voltaram. O endereço que sempre usei (gola@ferrari.it) foi desativado, aparentemente. Mas acabei conseguindo, graças ao relacionamento que mantenho com algumas figuras que foram espirradas da equipe nos últimos anos. Quem me passou o novo contato do famoso Gola Profonda foi outra fonte, cujo nome não posso revelar — apenas o apelido, “Lucchignia”. Abaixo, revelações inacreditáveis que me foram passadas pelo mui ativo Gola:
Flavio Gomes (FG) – Gola, você sumiu, rapaz! É o Gola que tá falando, né?
Gola Profonda 2017 Desempregado Ativo (GP17DA) – Amico mio! Si, sono io!(A partir daqui, vou reproduzir a conversa já traduzida do italiano.)
FG – E aí, essa bagaça (no original: “bagaccia”) vai andar ou não vai?
GP17DA – Os caras estão animados. Viu o teste?FG – Qual teste?
GP17DA – Do Kimi, aqui em Fiorano.FG – Isso não é teste, só andou um pouquinho para filmar.
GP17DA – Ah, mas só de conseguirem ligar o motor foi um alívio…FG – O motor é bom, pelo menos?
GP17DA – Esse que usaram hoje é bom, do Tempra 16 válvulas.FG – Essa merda vivia pegando fogo.
GP17DA – Esse era o medo. Por isso estavam todos felizes.FG – Mas vão com esse motor para os testes de Barcelona?
GP17DA – Não, do Uno Turbo.FG – Esse era bom.
GP17DA – É nossa esperança.FG – Nossa? Você não foi mandado embora?
GP17DA – Fui, mas vou voltar. O cozinheiro se demitiu.FG – Por quê?
GP17DA – Porque trocaram Barilla por Adria.FG – Bom motivo.
GP17DA – Pois é. Apresentei um plano. Consegui um contato com a Pomarola e eles vão fornecer os molhos. Gostaram e acho que vão aprovar. Mas só de tomate. Vai ser assim o ano inteiro, mas pelo menos vai custar pouco.FG – OK, vamos falar deste ano, então. Como está o Vettel?
GP17DA – Muito animado. Quer ter outro filho e comprar outra moto.FG – E o Kimi?
GP17DA – Não sei, não apareceu na apresentação.FG – Como não? Eu vi nas fotos.
GP17DA – Não era ele, era um display de papelão.FG – E quem dirigiu o carro em Fiorano, criatura?
GP17DA – O Badoer, com o capacete do Kimi.FG – Badoer?
GP17DA – Foi recontratado. Ele tinha entrado com uma ação trabalhista, fizeram um acordo e vai estar conosco de novo. Foi ele que correu algumas provas no ano passado, quando o Kimi estava de ressaca. Fez até pontos.FG – E ninguém percebeu?
GP17DA – Não. Nem o Kimi.FG – E por que o Arrivabene ficou? Só fez cagada no ano passado.
GP17DA – Ninguém quis o lugar dele. Chamaram até um brasileiro.FG – Um brasileiro? Quem?
GP17DA – Não sei direito o nome dele. Só sei que ele apresentou um plano de trabalho meio esquisito e não toparam.FG – O que ele sugeriu?
GP17DA – Pintar o carro de cinza e vender Fiorano para fazer restaurantes e um shopping.
Nessa hora, a ligação caiu. Acabaram os créditos da minha fonte, e receio que terei problemas para falar com ele neste ano. Depois do almoço volto com muitas revelações sobre a McLaren. Tem coisa de arrepiar.
CARS & GIRLS Próximo post:
MCLAREN MCL32
A Ferrari do penta de Vettel!
FG, obrigado pelas risadas, a piada do Doria foi demais.
Acho que nunca tinha visto a ferrari com tantos patrocinadores em sua lateral. Marlboro, Rayban, UPS e Shell.
Enquanto a McLaren chora em seu copo de Johnny Walker que, pelo visto, já está pela metade da garrafa.
Não acredito que essas conversas são verdadeiras.
KKKKKkkkk… ansioso pela “entrevista” com contato da Williams e da Red Bull
Temporada mais importante da carreira do xiliquento na ferrari, é tudo ou nada. Se Vettel for mal, vai levar um pontapé na bunda.
A ferrari sendo ferrari, retrospectiva dos italianos com os novos regulamentos: em 2009 apostaram no Kers, brawn ganhou com difusor duplo.
2014, apostaram na aerodinâmica e o domínio foi do melhor motor e cometeram o mesmo erro agora, mas pior, colocaram o pessoal dos motores pra desenhar o carro, kkkkk.
A necessidade de grudar a bunda do carro do Vettel é tão grande, que tem quase um paraquedas pra alimentar o difusor.
Acorda, Vicellez! Vettel, ano que vem, estará na Mercedes.