FERRARI SF70H

SÃO PAULO (dose dupla) – Sexta-feira gorda, de Ferrari e McLaren novas para alegrar os foliões. Como a Ferrari apareceu mais cedo, comecemos por ela. Porque temos novidades, uma vez que reencontrei velha fonte de informações sigilosas que acabei de entrevistar — a conversa está no final do post.

Já nem discuto mais as siglas usadas pela equipe italiana para designar seus carros. Eles não usam padrão nenhum. Vou dar alguns exemplos, e se vocês forem bons, mesmo, depois expliquem cada um deles:

1956 – F801F1
1958 – F246F1
1964 – F158F1
1978 – F312T3
1981 – F216C
1985 – F156
1989 – F640
1994 – F412TB1
1996 – F310
1998 – F300
2003 – F2003GA
2006 – F248F1
2009 – F60
2011 – F150

Verdadeiramente uma zona. Quando saiu o nome do carro hoje, SF70H, não fiquei nem espantado, nem decepcionado. “SF” é o óbvio, Scuderia Ferrari. Zero de criatividade. O “70”, li depois, refere-se aos 70 anos da equipe. O “H” suponho que seja algo relacionado ao fato de serem usados motores híbridos.

[bannergoogle]Isso posto, observei bem os detalhes do carro e os olhares do pessoal do time na apresentação. No que diz respeito ao automóvel, chamou a atenção uma asinha pendurada na extremidade da barbatana — a Mercedes usou asinha parecida, mas sem a barbatana.

Está muito claro, em todos os carros, os exaustivos estudos aerodinâmicos que resultaram em asas dianteiras cheias de degraus, frestas e reentrâncias, além de sidepods curvilíneos de formato indizível, orifícios, canaletas, corredores, túneis e minúcias que só mesmo os engenheiros são capazes de explicar. E quando o fazem, dizem sempre o mesmo, e vocês sabem o que é: otimizar os fluxos de ar.

Quanto aos olhares, notei medo em Arrivabene, apreensão em Binotto, esperança em Vettel, alegria em Giovinazzi e tédio em Raikkonen — que, aliás, já deu umas voltinhas em Fiorano e no link aí em cima do Grande Prêmio tem o vídeo.

No que diz respeito à pintura, não é preciso falar muito de Ferrari. Pintaram a barbatana de branco, OK. O resto é variação sobre o mesmo tema e não pode ser muito diferente, mesmo. Notei que a marca de óculos Ray-Ban ganhou muito espaço na lateral, o que é absolutamente irrelevante.

Ano passado, nenhuma vitória. Em 2017, por mais que o discurso seja o de sempre, de brigar na frente, é melhor esperar para ver. Com muitas mudanças no corpo técnico, a chance de dar errado é maior do que a de dar certo. Mas vai que…

De qualquer forma, é bobagem fazer prognósticos muito definitivos antes do início dos testes. O normal é andar ali perto da Red Bull e não muito distante da Mercedes — um quadro parecido com o de 2016. Sendo bem realista, se a Ferrari ganhar umas duas ou três corridinhas neste ano, já estará ótimo.

Mas chega de papo furado. Eis a SF70H:

ferrari-sf70h-5

Fazia tempo que não conversava com a melhor fonte que já tive numa equipe, o cara que me passava grandes informações das entranhas de Maranello especialmente naqueles anos de Alonso por lá. Seu telefone mudou e todos os e-mails que mandei esta semana, para restabelecer contato, voltaram. O endereço que sempre usei ([email protected]) foi desativado, aparentemente. Mas acabei conseguindo, graças ao relacionamento que mantenho com algumas figuras que foram espirradas da equipe nos últimos anos. Quem me passou o novo contato do famoso Gola Profonda foi outra fonte, cujo nome não posso revelar — apenas o apelido, “Lucchignia”. Abaixo, revelações inacreditáveis que me foram passadas pelo mui ativo Gola:

Flavio Gomes (FG) – Gola, você sumiu, rapaz! É o Gola que tá falando, né?
Gola Profonda 2017 Desempregado Ativo (GP17DA) – Amico mio! Si, sono io!

(A partir daqui, vou reproduzir a conversa já traduzida do italiano.)

FG – E aí, essa bagaça (no original: “bagaccia”) vai andar ou não vai?
GP17DA – Os caras estão animados. Viu o teste?

FG – Qual teste?
GP17DA – Do Kimi, aqui em Fiorano.

FG – Isso não é teste, só andou um pouquinho para filmar.
GP17DA – Ah, mas só de conseguirem ligar o motor foi um alívio…

FG – O motor é bom, pelo menos?
GP17DA – Esse que usaram hoje é bom, do Tempra 16 válvulas.

FG – Essa merda vivia pegando fogo.
GP17DA – Esse era o medo. Por isso estavam todos felizes.

FG – Mas vão com esse motor para os testes de Barcelona?
GP17DA – Não, do Uno Turbo.

FG – Esse era bom.
GP17DA – É nossa esperança.

FG – Nossa? Você não foi mandado embora?
GP17DA – Fui, mas vou voltar. O cozinheiro se demitiu.

FG – Por quê?
GP17DA – Porque trocaram Barilla por Adria.

FG – Bom motivo.
GP17DA – Pois é. Apresentei um plano. Consegui um contato com a Pomarola e eles vão fornecer os molhos. Gostaram e acho que vão aprovar. Mas só de tomate. Vai ser assim o ano inteiro, mas pelo menos vai custar pouco.

FG – OK, vamos falar deste ano, então. Como está o Vettel?
GP17DA – Muito animado. Quer ter outro filho e comprar outra moto.

FG – E o Kimi?
GP17DA – Não sei, não apareceu na apresentação.

FG – Como não? Eu vi nas fotos.
GP17DA – Não era ele, era um display de papelão.

FG – E quem dirigiu o carro em Fiorano, criatura?
GP17DA – O Badoer, com o capacete do Kimi.

FG – Badoer?
GP17DA – Foi recontratado. Ele tinha entrado com uma ação trabalhista, fizeram um acordo e vai estar conosco de novo. Foi ele que correu algumas provas no ano passado, quando o Kimi estava de ressaca. Fez até pontos.

FG – E ninguém percebeu?
GP17DA – Não. Nem o Kimi.

FG – E por que o Arrivabene ficou? Só fez cagada no ano passado.
GP17DA – Ninguém quis o lugar dele. Chamaram até um brasileiro.

FG – Um brasileiro? Quem?
GP17DA – Não sei direito o nome dele. Só sei que ele apresentou um plano de trabalho meio esquisito e não toparam.

FG – O que ele sugeriu?
GP17DA – Pintar o carro de cinza e vender Fiorano para fazer restaurantes e um shopping.

Nessa hora, a ligação caiu. Acabaram os créditos da minha fonte, e receio que terei problemas para falar com ele neste ano. Depois do almoço volto com muitas revelações sobre a McLaren. Tem coisa de arrepiar.

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Paulo Pinto
Paulo Pinto
7 anos atrás

A Ferrari do penta de Vettel!

Alex
Alex
7 anos atrás

FG, obrigado pelas risadas, a piada do Doria foi demais.

Walter José Petla Filho
Walter José Petla Filho
7 anos atrás

Acho que nunca tinha visto a ferrari com tantos patrocinadores em sua lateral. Marlboro, Rayban, UPS e Shell.

Enquanto a McLaren chora em seu copo de Johnny Walker que, pelo visto, já está pela metade da garrafa.

Danilo
Danilo
7 anos atrás

Não acredito que essas conversas são verdadeiras.

Ricardo
7 anos atrás

KKKKKkkkk… ansioso pela “entrevista” com contato da Williams e da Red Bull

Kkkkk
Kkkkk
7 anos atrás

Temporada mais importante da carreira do xiliquento na ferrari, é tudo ou nada. Se Vettel for mal, vai levar um pontapé na bunda.
A ferrari sendo ferrari, retrospectiva dos italianos com os novos regulamentos: em 2009 apostaram no Kers, brawn ganhou com difusor duplo.
2014, apostaram na aerodinâmica e o domínio foi do melhor motor e cometeram o mesmo erro agora, mas pior, colocaram o pessoal dos motores pra desenhar o carro, kkkkk.
A necessidade de grudar a bunda do carro do Vettel é tão grande, que tem quase um paraquedas pra alimentar o difusor.

Nove anos atrás de vettel!
Nove anos atrás de vettel!
Reply to  Kkkkk
7 anos atrás

Acorda, Vicellez! Vettel, ano que vem, estará na Mercedes.

Marcel
Marcel
7 anos atrás

Não rola uma tecla SAP?

Formiga
Formiga
7 anos atrás

Os seus textos de comédia são muito bons, vc e o Jeremy Clarkson tem uma escrita cômica melhor que a maioria dos humristas sem graça ede hoje.

Ano que vem devem usar o motor 2.0 do Marea Turbo.

Boca
Boca
7 anos atrás

“FG – E ninguém percebeu?
GP17DA – Não. Nem o Kimi.”

hauhauhauhauau.
No vídeo, Kimi ficava esfregando as mãos, como quem diz: “Pronto, já tá bom, Bora embora pro coquetel…”

Agora sobre os carros:

Posso estar enganado, mas percebi que os carros com motor Mercedes têm as entradas de ar que refrigeram o motor, tanto as laterais quanto a que vai acima da cabeça do piloto, maiores do que o Renault, do que o Honda e do que a Ferrari.

E os carros estão bem “magrinhos” vistos de cima.

Só a Mercedes que virá sem bico de peito de moça?

Cenzi
Cenzi
7 anos atrás

De novo esses carros cheios de aletas. Não tem como achar bonito.

Adriano
Adriano
7 anos atrás

Porra Flávio,

Eu acreditei!!! Acreditei até a resposta do Tempra 16 válvulas. Kkkkk

A princípio o carro tem uma aparência um pouco estranha, mas é uma Ferrari e isso basta.

Bruno Cruz
Bruno Cruz
7 anos atrás

As entrevistas com suas “fontes”, e a transcrição delas, são sensacionais. Juro! Este trecho:

“FG – O motor é bom, pelo menos?
GP17DA – Esse que usaram hoje é bom, do Tempra 16 válvulas.

FG – Essa merda vivia pegando fogo.
GP17DA – Esse era o medo. Por isso estavam todos felizes.

FG – Mas vão com esse motor para os testes de Barcelona?
GP17DA – Não, do Uno Turbo.

FG – Esse era bom.
GP17DA – É nossa esperança.”

Não paro de rir até agora. Demais!!

Claudemir
Claudemir
7 anos atrás

Boa Tarde Flavio,

Acompanhando as apresentações até agora, deu pra ver que apenas Mercerdes e Williams tem as barbatanas mais discretas, no caso da Mercedes nem parece barbatana, e a da Williams é bem mais discreta que as outras, será que este é o pulo do gato Flavio?
abraços.

MadGilles
MadGilles
7 anos atrás

Flavio,

Tenho certeza que sabes muito bem o histórico de numeração dos modelos Ferrari. Mesmo assim, topei o desafio como forma de esclarecer aos jovens e verdadeiros apaixonados pela Fórmula 1, que não costumam encontrar muitas informações sobre este assunto específico.

Ferrari 801 F1 – 1957 – Era denominada incialmente Ferrari-Lancia D 50, ou mais comumente Lancia-Ferrari, quando os integrantes da extinta equipe Lancia, juntamente com os revolucionários D50, foram transferidos para Maranello, em meados de 1955. Mas o modelo só recebeu a denominação de Ferrari 801 F1, em 1957, com o 8 em referência ao motor V8 e 1 de Fórmula 1.

Ferrari 246 F1 – 1958 – Esta seguia a receita tradicional definida por Enzo Ferrari, no começo das atividades da marca, quando ele costumava utilizar tanto a capacidade unitária de um cilindro, ou a total do motor, para definir a denominação numérica de cada modelo. Neste caso, o 24 referia-se a cilindrada total de 2,4 litros e o 6 ao motor V6.

Ferrari 158 F1 – 1964 – Seguindo a tradição, com o 15 indicando a cilindrada total de 1,5 litro e 8 do motor V8.

Ferrari 312 T3 – 1978 – Da mesma forma, o 3 indicava a cilindrada de 3,0 litros e o 12 referia-se ao motor V12, enquanto a sigla T3 era referência a transmissão transversal adotada a partir de 1975 e que teve inspiração no sistema do modelo 801 F1

Ferrari 126 C – 1981 – Mudança radical na denominação: O 12 era indicação do ângulo em 120 graus entre as bancadas no motor de 6 cilindros em V. Já o C era referência ao Compressore, por se tratar do primeiro motor de F1 da equipe com turbocompressor.

Ferrari 156/85 – 1985 – Volta à tradição de Enzo Ferrari, com o 15 indicando a cilindrada de 1,5 litro e o 6 em alusão ao motor V6. Na ocasião foi acrescentado o 85 indicando o ano de competição.

Ferrari 640 – 1989 – De 1985 até 89 a equipe passou a colocar o ano em que o carro competiria. Já com quase 90 anos de idade, o Velho Enzo devia estar cansado de “quebrar a cabeça” para achar números “mágicos” para seus carros. Em 1989 a denominação inicial seria apenas Ferrari F1/89. Com a morte de Enzo, em 1988, faltou ainda mais inspiração e a definição se baseou no número interno do projeto e que era 639, mas foi “arredondado” para 640. Em 1990, com a contratação de Alain Prost, campeão do ano anterior, o carro recebeu a denominação 641, com o 1 referindo-se ao número do campeão.

Ferrari 412 T1B – 1994 – Neste caso existem controvérsias. Mas, enquanto o 12 se referia claramente ao motor V12, o mais provável é que 4 indicava as 4 válvulas por cilindro. Isto para diferenciar do modelo 312 T, de 1975, já que o T, no caso da versão 412, indicava o desenho revolucionário da caixa de câmbio, miniaturizada e em material compósito, que tinha as engrenagens montadas transversalmente. Inicialmente foi denominada Ferrari 412 T1, mas como recebeu diversas modificações, a partir do GP da França passou a ser 412 T1B.

Ferrari 310 – 1996 – Volta às origens, com o 3 referência a cilindrada de 3,0 litros e o 10 indicando o motor V10, configuração adotada pelo regulamento da FIA naquele ano.

Ferrari 300 – 1998 – Novamente falta de imaginação e a denominação se referia apenas à cilindrada de 3,0 litros.

Ferrari 2003 GA – 2003 – Inicialmente se referia apenas ao ano de competição. Porém, com a morte de Giovanni “Gianni” Agnelli, presidente da Fiat e maior acionista da Ferrari, ocorrida em janeiro daquele ano, o modelo passou a carregar também as letras GA.

Ferrari 248 F1 – 2006 – Nova volta às origens da marca, com o 24 referindo-se a cilindrada de 2,4 litros e o 8 ao motor V8, configuração que passou a ser obrigatória pelo regulamento da FIA naquele ano. Vale destacar que a utilização da sigla F1, após a numeração, geralmente tinha a finalidade de diferenciá-lo de algum modelo esportivo, de pista ou GT, com sigla semelhante.

Ferrari F60 – 2009 – Marcou os 60 anos de participação da marca na Fórmula 1. O primeiro modelo foi o 125 F1, que estreou no GP da Itália, em setembro de 1948, conquistando um honroso terceiro lugar pilotado pelo francês Raymond Sommer. O número 125 se referia a cilindrada unitária do motor V12 de 1,5 litro.

Ferrari F150 – 2011 – Homenagem aos 150 anos de unificação da Itália.

Rocker
Rocker
7 anos atrás

Pessoal, olhem isso aqui: GP Brasil de 1979, com excelente imagem!
F1 de raiz, Interlagos sem “S do Senna” só pilotos cascudos e lendas na pista, narração de Luciano do Valle.
Sensacional. Vale a pena assistir.

https://www.youtube.com/watch?v=KC1T8-eissw

Clodoaldo lelli
Clodoaldo lelli
7 anos atrás

Pelo menos a asa dianteira tá melhor que dá maclaren que tá parecendo de fórmula indy

Marcos
Marcos
7 anos atrás

Uma tentativa…. o próximo me ajuda completar.
1956 – F801F1
1958 – F246F1
1964 – F158F1 (motor 1.5 8 cilindros)
1978 – F312T3 (3 litros, 12 cilindros)
1981 – F216C
1985 – F156 (motor 1.5 6 cilindros – era turbo)
1989 – F640 (
1994 – F412TB1 (o 12 é o numero de cilindros)
1996 – F310 (motor 3.0, 10 cilindros)
1998 – F300
2003 – F2003GA (homenagem ao Giorgio Agnelli, que morrera um ano antes)
2006 – F248F1 (motor 2.4, 8 cilindros)
2009 – F60 (60 anos da ferrari)
2011 – F150

Jose Brabham
Jose Brabham
7 anos atrás

“Pintar o carro de cinza e vender Fiorano para fazer restaurantes e um shopping.” HUAHUAHAHAUAHAUHA!!!

Glauco Tavares
Glauco Tavares
7 anos atrás

Acho que sei quem foi o brasileiro cotado para vaga de Arrivabene… Hehe. Além de pintar o carro de cinza o pateta iria ficar se fantasiando de mecânico, fiscal de pista, fotógrafo…. Etc melhor seguir com Arrivabene mesmo, pode até ser incompetente mas ao menos não tem o ego inflado.

Ricardo
Ricardo
7 anos atrás

Os diálogos com as fontes estão insuperáveis, são melhores do que saber dos carros em si! Desse jeito, a F-1 poderia ter umas 33 equipes!
Trocar Barilla por Adria realmente é de morte, de morrer de rir!

Fábio
Fábio
7 anos atrás

Essa da Ferrari foi a melhor kkkk

Fabiano
Fabiano
7 anos atrás

Caraco Flavio, essa foi a melhor entrevista de todas …

Charles
Charles
7 anos atrás

Flávio, achei uma entrevista de uma outra fonte secreta com o Kimi Raikkonen:

FS: Está muito animado para a primeira corrida com o carro novo?
KR: É.

FS: O que achou da barbatana branca, você opinou em algum momento sobre esse adereço?
KR: Uhum.

FS: A Mercedes espera uma Ferrari mais competitiva esse ano, você concorda?
KR: Não.

FS: O que tem a dizer sobre o novo terceiro piloto da Ferrari, Giovinazzi, ele é talentoso como você?
KR: Ainda não vi, espero que ele consiga aguentar pelo menos duas garrafas.

FS: O que espera de sua relação com Vettel esse ano? Ano passado você andou na frente dele na maioria das corridas.
KR: Eu já falei pra ele sair da minha frente ou ir para o box.

FS: O que acha do boato de que este será o último ano tendo champagne no pódio?
KR: Vou dar meu máximo para ajudar a equipe a atingir as três posições mais altas das corridas, porque afinal é para isso que somos pagos. Ano que vem me aposento.

Gustavo
Gustavo
7 anos atrás

Boa tarde!
Novamente, excelente texto, e o final, sempre melhor, acho que na última frase tem algo com o 45 da capital de SP. Os “cochinhas”, não gostarão!

Cássio
Cássio
7 anos atrás

Kkkkk. D+ grande kimi, vamos ver esse ano, falta só a ferrari trazer o Valentino Rossi o Peter Sauber e Pat Symonds, para melhorar o time. ;D

Mentecapto
Mentecapto
7 anos atrás

Sensacional entrevista!!! Fora:Temer, Dória, Crivella, Alexandre de Moraes, Rodrigo Maia, Jucá e mais uma centena de picaretas corruptos do nosso congresso e senado.

OBS Flávio: Mudei o email porque o antigo era da empresa e como sou mais um desempregado graças ao Nosferatu Temer, loguei com meu email particular

Paulo Fonseca
Paulo Fonseca
7 anos atrás

Prezado F&G : Ferrari é sempre linda .

Alessandro Silva
Alessandro Silva
7 anos atrás

O que posso dizer? Nada que eu já não tenha dito: Que esse bico mamilo é horroroso, que a barbatana é asquerosa… Deu!
Quer saber? Já estou torcendo pra Mercedes – com seu “basicão” – fazer 1 2 em todas as corridas dessa e das próximas temporadas enquanto houver um carro com esse bico “tosco” mamilo. A Mercedes é a prova de que essas babaquices não fazem tanta diferença assim.

Alessandro Silva
Alessandro Silva
Reply to  Alessandro Silva
7 anos atrás

PS: kkkkk… Melhor entrevista! Usar motor do Uno Turbo? Agora eu acredito!

REnato
REnato
7 anos atrás

O carro mais bonito at[e agora é a KTM-RedBull MotoGP!!

Bernardo
Bernardo
7 anos atrás

Sensacional !!!

Mt bom mesmo!!!!

lauro
lauro
7 anos atrás

Não tive paciência de esperar e fui lá no http://grandepremio.uol.com.br/ e vi a nova McLaren, altamente mais ou menos, picolé de chuchu.
Estão “entrambolhando” demais os carros da F1. Argh

RogerV
RogerV
7 anos atrás

Kkkkk grande Gola…. o único desaparecido eh o Nick Bchinha….. kkkk

Samuel Coimbra
Samuel Coimbra
7 anos atrás

Porra Flavio do ca….. muito boa essas entrevistas chorando de rir!

Saima
Saima
7 anos atrás

FG, a Ferrari costumava colocar especificações técnicas nos nomes dos carros. Por ex, 312T (1975-80), acho, tem o 12 por serem 12 válvulas e T porque o câmbio era transversal. Não me pergunte o porquê de “126C” (e não 216), que foi o carro de 1981-84. Abraço.

Mario Gasparotto
Mario Gasparotto
7 anos atrás

Nestes tempos em que os carros são apresentados praticamente duas semanas antes do primeiro GP, nada de testes e não temos nada de informações mais relevantes, esta entrevista com o Gola é quase um furo de reportagem…

RICHARD
RICHARD
7 anos atrás

O Badoer correr no lugar do Kimi de ressaca…kkkk Ele deve ter feito mais corridas que o Kimi!!!
Melhor entrevista até agora! Vai ter pique para todas as equipes?

Garlet
Garlet
7 anos atrás

Só para constar, minha vó é Binotto, sobrenome comum aqui no Rio Grande do Sul.

Garlet
Garlet
7 anos atrás

Sinceramente acho que o Vettel já está com um pé na Mercedes, e acho que isso vai atrapalhar em muito a Ferrari. Se por acaso o Raikkonen começar a virar melhor que Vettel, vou ter certeza disso. Foi o mesmo na Red Bull.

José
José
7 anos atrás

Quem vai levar o troféu de carro mais feio, Force India ou Ferrari?

Fábio Florence
Fábio Florence
7 anos atrás

Sensacional a conversa com o Gola Profonda!
Rindo até o final da temporada.

Leon Neto
Leon Neto
7 anos atrás

A melhor notícia da pré-temporada até agora, foi a volta do Gola Profonda.

Paulo
Paulo
7 anos atrás

Pintar de cinza e vender! hahahahaha a melhor do dia!!

Paulo F.
Paulo F.
7 anos atrás

No caso do brasileiro, a Ferrari e caotica, mas nao suicida!

A Scuderia quase nao tem crises, o problema e que as crises ferraristas duram no minimo 10 anos!

Vinicios
Vinicios
7 anos atrás

Haha de todos os seus informantes ,esse de maranello é genial !

Christian - Do Niva
Christian - Do Niva
7 anos atrás

Deveriam voltar a chamar F2017, como as inesquecíveis F2002 e F2004.

moisesimoes
moisesimoes
7 anos atrás

– GP17DA hahahaha! E dá pra fazer uma zueira com esses sidepods boca de cachara.

Mas a reação de todos é que foi bem descrita.
A Ferrari só não vai ser uma decepção plena por conta da confiabilidade e desempenho do motor. E da grana que a ela torra todo ano graças à aposentadoria parlamentar.
Kimi de saco cheio e Vettel na Mercedes. Novos pilotos em 2018. Que legal!

Brabham-5
Brabham-5
7 anos atrás

A Ferrari do ano passado era mais bonita.

Sergio
Sergio
7 anos atrás

Pô, Flavio, Como é que você interrompe os contatos com esse cara. Muito importante pro andar do campeonato. Informações “raiz”…!!

Rocker
Rocker
7 anos atrás

Essas “barbatanas” aerodinâmicas que estão de volta nos carros da F1 em 2017 são tão FEIAS que parece um erro de projeto do carro.
Com tantas mudanças alardeadas para 2017, pensei que teríamos carros mais bonitos esse ano. Mais parecidos com os carros da década de 70 ou 80 no design…
Ledo engano. Grande decepção.
Conseguirem “enfeiar” até a Ferrari.
Não gostei. Não gostei mesmo.
A única coisa boa que vem nesse ano, em matéria de visual dos carros, é a volta do laranja aos carros da McLaren (mas tem ainda tem preto demais nas cores. Tinha de ser todo laranjão com pequenos detalhes em preto.)
Essas barbatanas são HORROROSAS.

Dú
7 anos atrás

Ligação do celular estava boa? A Claro vazou e o papo rolou com menos adrenalina, afinal TNT já era. Nunca entendi a TNT patrocinando a Ferrari, por mais que falassem que tinha distribuição na Europa, no Brasil usa da entrega casada com cerveja, e nunca conheci uma pessoa, que comprou uma latinha pois viu a marca estampada na Fórmula 1. Tipo o Kimi tomar TNT, enquanto sua equipe no Mundial de MX é RockStar e era Red Bull, ou é no twitter ainda…

Paulo F.
Paulo F.
Reply to 
7 anos atrás

Kimi toma Finlandia!
TNT pra que?