SAUBER C36

[bannergoogle]SÃO PAULO (dá pra desligar o maçarico?) – A Sauber botou na praça o C36 hoje pela manhã. “C” de Christine, a mulher de Peter Sauber, sigla que designa os carros do construtor suíço desde sempre. A Williams, sexta-feira, divulgou imagens do FW40, e daqui a pouco falamos dele. No fim de semana dei-me folga neste blog depois de uma festa de 50 anos do irmão, uma transmissão de Fórmula E na TV e três blocos. Haja saúde.

Chamam a atenção nos novos carros as dimensões maiores, os pneuzões, a asa traseira mais baixa, a volta da barbatana atrás da tomada de ar e a pobreza de patrocinadores. O espaço mais nobre da Sauber está preenchido com uma alusão aos seus 25 anos de F-1. A equipe está sob controle de um grupo financeiro e arrumou uns trocos com o nono lugar de Nasr no Brasil ano passado. Mas me parece muito pouco para ser um negócio sustentável.

Com motor Ferrari 2016 e a dupla dinâmica Marcus Ericsson/Pascal Wehrlein, o que se pode esperar da Sauber neste ano é… nada. Como a Manor fechou as portas, deve ficar em último, mesmo. É, hoje, a nanica da vez. Wehrlein, que bateu feio na Corrida dos Campeões na Flórida, está fora da primeira bateria de testes.

C362017

Mesmo assim, conversei com importante figura na fábrica, que pediu para não ser identificado. Fiz perguntas pontuais, por WhatsApp. Vou reproduzir na íntegra, já traduzido.

Flavio Gomes (FG) – Olá, tudo bem?
Fonte da Sauber (FdaS) – Tudo bem, e tu?

FG – Vou bem. E esse carro aí?
FdaS – Gostou?

FG – Notei que não tem patrocinadores.
FdaS – É, aquele menino brasileiro levou o banco e a petroleira.

FG – Mas e o Ericsson?
FdaS – Trouxe uma grana. Deu para trocar a máquina de café expresso.

FG – Só isso?
FdaS – Eram várias, trocamos todas e deu para comprar várias cápsulas.

FG – Que bom. Para que vocês colocaram aquela barbatana?
FdaS – Para melhorar os fluxos de ar.

FG – E a asa mais baixa atrás, como vai funcionar?
FdaS – Pelas nossas simulações, vai melhorar bem os fluxos de ar.

FG – Azul e dourado foi uma escolha de quem?
FdaS – Da mulher do dono. Ela queria algo parecido com embalagem de chocolate.

FG – Quem é o dono?
FdaS – Isso não posso dizer.

FG – O Wehrlein é simpático?
FdaS – Sim, mas a gente não entende nada que ele fala.

FG – Mas ele fala alemão, na Suíça também se fala alemão. Se for assim, o Ericsson…
FdaS – Também não entendemos nada do que ele fala.

FG – Para terminar, como esperam fazer alguma coisa de útil usando um motor do ano passado?
FdaS – Vamos melhorar, pode apostar. Não temos provas, mas temos convicção.

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CLEBER
CLEBER
7 anos atrás

Wehrlein na corrida dos campeões?? O cara tinha que bater mesmo!

Gustavo
Gustavo
7 anos atrás

Boa noite!
Grande capacidade de criação abstrata. Sem dúvida, última resposta é a melhor, algo que está acontecendo na vida real dos brasileiros.

Moita
Moita
7 anos atrás

Foi no Bloco Soviético?

Moita
Moita
Reply to  Flavio Gomes
7 anos atrás

Você disse que teve 3 blocos. Imaginei que um poderia ser esse,.porque ..Lada.

Paulo Figueiredo
Paulo Figueiredo
7 anos atrás

Sensacional a parte da “convicção” hahaha FG sempre mitando!!!

Douglas
Douglas
7 anos atrás

Achei bacana o carro se vai chegar em algum lugar já é outra coisa, agora a entrevista foi impagável, ” deu para trocar a máquina de café expresso “, ” e não entendemos o que o Werhlein e o Ericsson falam ” foi a melhor,kkkkk parabéns

Ewerton Calebe
Ewerton Calebe
7 anos atrás

Ia lendo a bagaça da entrevista, achando o máximo, até que, bem…

Só ignorar a ultima e ta tudo certo.

E que carro lindo. Vai combinar com a bandeira.

Sérgio Troncoso
Sérgio Troncoso
7 anos atrás

Assim como vc, eu não tenho provas, mas tenho convicção que a Sauber (já foi vencedora em Le Mans), vai continuar no fundo do pelotão… Uma pena!
Um abraço.

Lucas Soares
Lucas Soares
7 anos atrás

De longe será o carro mais feio. De verdade acho uma pena a Manor ter fechado as portas justo agora com as mudanças que virão junto com a Liberty; Primeiro porque existe uma chance de as equipes valerem mais agora, afinal grandes são as chances do esporte crescer novamente em países que ele tem tradição, logo arriscar um ou dois anos com a Manor poderia ser uma boa jogada. Segundo porque a Manor daria um pau na Sauber com certeza, o corpo técnico da Manor já era melhor e mais estruturado que o da Sauber , tinha um motor melhor com certeza creio que teria uma aerodinâmica melhor tbm, de fato a Sauber só levava vantagem em relação a Manor pela sua história e pelo seu túnel de vento, de resto já e uma equipe que não lembra nem de longe seu passado de uma equipe media do Grid.

Glauber
Glauber
7 anos atrás

O carro ficou bonito no visual, é fato. Mas infelizmente a Sauber se apequenou em todos os aspectos.
A Fórmula-1 não precisa de equipes como a Sauber (atual). Ainda mais equipe de investidores que ninguém sabe quem é nem de onde veio. Ou seja: lavanderia de dólares! Sem contar a patifaria que fizeram com o Van de Garde (começo da temporada de 2015) e agora com o Nasr.
A F-1 precisa de equipes como a velha Sauber dos bons tempos do tio Peter.
Se esta Sauber atual fechar as portas ao final do ano, não fará falta na F-1.

moisesimoes
moisesimoes
Reply to  Glauber
7 anos atrás

– Bem lembrado, Glauber. sobre as patifarias dignas de uma equipe que caminha para um fim inevitável. Faço questão de dizer que dispensaram na cara de pau o KobaMito. Poderiam até mesmo tirar o nome “Sauber” já que simpatizo muito com o Peter.
E é tanta convicção dos justiceiros, que não há mais reportagem investigativa, nem informações sobre, a agora, direita. Os grampos cessaram. Agora é a ordem e o progresso. Acabaram os furos e as ilustrações. Os gráficos e os powerpoints. As capas negras das “revistas” de photoshop agora são verde e amarela.
A maioria não veiculou quem ganharia a eleição para presidente hoje.
Existe a verdade da convicção deles e o “segundo a oposição”.
Futebol e carnaval pro povão, tá bão. Vai melhorar.

Rafjs
Rafjs
7 anos atrás

Parece a Ligier de 1996

Marcus Lima
Marcus Lima
7 anos atrás

” não temos provas mas temos conficção”. KKKKKKK. Esperando ansioso quando o Gola Profunda vai revelar o que lhe pediu o cappo Chegambem!

Catanho
Catanho
7 anos atrás

Hauahauhauahuaha, muito boa a entrevista WhatsApp!!!!!!!!!

Estarei ansioso pela entrevista do Alonso, sobre a sua nova maquina, ainda mais se ela não andar muito. KKKKKKK

Abraços!

Raul
Raul
7 anos atrás

Seria parente do “Gola” essa fonte?

Andersson catani
Andersson catani
7 anos atrás

Mas isso aí é uma Ligier!!! Aquela do panis. Sem tirar nem pôr.

Fábio 77
Fábio 77
7 anos atrás

A melhor parte da entrevista, sem dúvidas: “Não temos provas, mas temos convicção”.
Hahhahahhahah

Ricardo
7 anos atrás

FG, tem uma zoeira na web ja, comparando o C36 com um chocolate Bis… ai vc mostra a entrevista e o cara conta que a mulher do dono queria uma pintura que parecesse um chocolate! KKKKkkkkkk… a vida imita a arte e a zoeira corneta tudo!
Em tempo, os motores 2016 da Ferrari não serão desenvolvidos pelos italianos de Maranello, mas a Sauber pode introduzir melhorias se quiser, a exemplo do que a Red Bull fez com a Ilmor em cima dos motores Renault? Abs, contando os dias pro começo da pre-temporada…

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
7 anos atrás

A pintura é linda. Eu já achava a do ano passado, a mais bonita do grid (cores diferentes e destacantes).
Mas estes espaços em branco… chega a doer no peito!
Escrever um nome neste espaço, em uma equipe tão sem importância, deve custar uma surra de pau mole! PQP!
Assim como o futebol profissional, a F1 vai acabar quando ninguém mais quiser pôr dinheiro em time que não ganha nada.

Rafael Cejulio
Rafael Cejulio
7 anos atrás

Tudo bonito antes de ir pra pista com toda aquela empolgação, depois a decepção de andar a temporada inteira no final do pelotão.
Aí fica a pergunta, vale a pena estar na F1 pra isso?

GArlet
GArlet
7 anos atrás

Com essa cor ficou parecendo carteira de cigarros. Feio.

moisesimoes
moisesimoes
7 anos atrás

– Sem alma. A barbatana preta não tem nada a ver com a pintura.
E se tirassem o dourado e fosse branco seria muito mais bonito. Parecido até mesmo com a Tyrrel 1990 de Alesi.
Quanto ao visual desses carros, qualquer coisa é melhor do aqueles trecos de 2012.

Rafael
Rafael
7 anos atrás

Linda a pintura! Me lembrou a Ligier Gitanes e a BAR com patrocínio da 555.

Alessandro Silva
Alessandro Silva
7 anos atrás

Maldito bico-mamilo! Coisa mais asquerosa! A pintura ficou ótima! Até a barbatana disfarçada de preto fosco ficou bem… Mas como eu sempre digo, quando está ficando bom sempre aparece alguém para lembrar que o projeto precisa de uma cagadinha! Deve estar no Manual de Boas Práticas: Nunca deixe seu projeto 100%. Cague em algum lugar! Acontece muito na indústria automotiva!
Voltando ao carro, A Sauber já fez carros bons mas sem dinheiro fica bem difícil. Pode até surpreender – sabe como é, vai que eles acertaram a mão no projeto e tals…

Paulo
Paulo
7 anos atrás

Pobreza a parte, o carro está muito bonito.

lucas
lucas
7 anos atrás

lISINHO sem patrocínios…vamos ver quanto tempo a Sauber aguenta sem empresas ajudando nesse desenvolvimento via patrocínio…Vamos ver se o Pascal que é tão fraquinho vai fazer algo na pista ou o Ericsson …
Perderam um grande piloto como NARS. vão amargar! podem anotar.

Allan Guimaraes
Allan Guimaraes
Reply to  lucas
7 anos atrás

Então… Algo me diz que o Nasr não estava bem com a equipe – e nem era por ter entrado (ou fomentado) as falácias (ou não, vai saber) de estar ‘”sendo prejudicado” no ano passado. A impressão que dá é exatamente a mesma que hoje, por força da Force India (ops, trocadalho!), sabemos que o porquê do Ocon ter sido preferido ao Pascal… Agora te digo que a dispensa do Nasr não foi por acaso, ainda mais quando o sueco não trouxe muita coisa para os cofres…

Cbar
Cbar
7 anos atrás

Ainda bem que não tem equipe no grid de hoje que começa com P…

jairo faria
7 anos atrás

olha,.. muito legal essa ideia da mini entrevista pelo whatsapp,. pode até já ter sido usada em outras ocasiões, prá levantar o assunto,… mais a grande sacada fui publicar,…

jairo faria
7 anos atrás

Sem patriotada, … não seria o caso de ficar então com o Nars?

JR
JR
7 anos atrás

Carro que ganha corrida é carro bonito, o resto é feio.

Allan Guimaraes
Allan Guimaraes
Reply to  JR
7 anos atrás

É, é? Ah, tá…
http://www.statsf1.com/constructeurs/photos/187/816.jpg
http://www.grandprixmodels.com/shop/jpgsrclrg/MM244M29.jpg
http://www.motorstown.com/images/mclaren-m28-04.jpg
comment image
comment image
http://8000vueltas.com/wp-content/uploads/2012/04/jordan1991decesarisbelg.jpg
http://www.racedepartment.com/attachments/shadow-jpg.52202/

Todos exemplares lindíssimos, fodásticos, seja no design, seja na pintura, mas alguns nem pontos marcaram…

Já algumas coisas feias de doer ganharam até títulos! Nem vou falar de quando eles colocaram a segurança em primeiro lugar e alongaram o bico e colocaram o piloto no meio do carro (além das bitolas mais estreitas, asas dianteiras gigantes, pneus dianteiros da altura e quase da largura dos traseiros), porque é covardia, quase nada se salva de 1994 para cá… Mas a Williams FW11B, a McLaren MP4/7, a Benetton B194 (especialmente a pintura) são bólidos vencedores, mas feios de doer…

Moita
Moita
Reply to  Allan Guimaraes
7 anos atrás

Formula 1 mais feio a vencer: Brawn

Jose Brabham
Jose Brabham
7 anos atrás

“Vamos melhorar, pode apostar. Não temos provas, mas temos convicção.” HAHAHAHAHAHA

Davi B C Silva
Davi B C Silva
Reply to  Jose Brabham
7 anos atrás

Hahaha… “Não temos provas, mas temos convicção”… Ver pra crer. Bem que as fake news podiam vir com entrevistas por whatsapp tbm

Helton Fernandes
Helton Fernandes
7 anos atrás

Fim do grid vai ficar feio demais…
Diante do fiasco esperado, o Longbow Finance tira o time de campo, no máximo, até o fim do ano…

R. CASAGRANDE
R. CASAGRANDE
7 anos atrás

Pode até andar em último (quem diria, a Sauber…), mas que o carro é bonito, com certeza é

Allan Guimaraes
Allan Guimaraes
Reply to  R. CASAGRANDE
7 anos atrás

A pintura, pode ser…

Fern Kesnault
Fern Kesnault
7 anos atrás

Vou ser o chato….é cafe espresso que se escreve… rsrsrsr… sorry, pardon.

Joel
Joel
Reply to  Fern Kesnault
7 anos atrás

Fern,

encontram-se por aí as duas grafias, expresso e espresso. Prefiro a primeira – como, aliás, os poucos dicionários que registram essa acepção da palavra

Julio Lima
Julio Lima
7 anos atrás

E eu acho que vai ser a próxima a fechar. Correr com um motor de 2016 num ano em que o desenvolvimento estará liberado é pedir pra tomar 6 ou 7 segundos por volta dos caras da frente.

Vinicius
Vinicius
Reply to  Julio Lima
7 anos atrás

Wehrlein deve estar louco da vida pra esfolar o Totó…

Glauco Tavares
Glauco Tavares
7 anos atrás

A pintura da Sauber ficou espetacular! O carro é muito lindo, pode até não andar nada mas que é lindão isso é hem! Aliás, com esta pintura os caras poderiam buscar uma parceria com a Subaru e rebatizar o motor Ferrari. A Red Bull já é um “Aston Martin” com motor Renault rebatizado de Tag Heuer, por que não uma Sauber Subaru com motor Ferrari? Só falta combinar com os japoneses…. Rsrs

Axl Rose ate my Buick
Axl Rose ate my Buick
Reply to  Glauco Tavares
7 anos atrás

Mas, assim, porque cacete a Subaru, campeão?

Wsantolin
Wsantolin
7 anos atrás

Ficou feio pacas. Parecendo embalagem de camisinha barata.

Luis Felipe
Luis Felipe
Reply to  Wsantolin
7 anos atrás

Kkkkkkkk….tipo da Durex

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
7 anos atrás

Maldita barbatana! E legal, mas se não for bem feita é melhor nem fazer quê nem essa aí. Descanso meus olhos dessas barbaridades, olhando os carros da categoria que você corre. Principalmente o Meianov.

Allan Guimaraes
Allan Guimaraes
Reply to  Renato de Mello Machado
7 anos atrás

A barbatana mal aparece! Agora aquela imensa asa dianteira, o pneus na frente extremamente largos e a frente gigantescamente longa, ninguém fala nada…

Luciano
Luciano
7 anos atrás

Ok, será a nanica da vez… Mas se beleza contasse pontos eu duvido que seria a ultima do pelotão!!

Davi B C Silva
Davi B C Silva
Reply to  Luciano
7 anos atrás

O curioso é que ou acham muito bonito, ou muito feio.