2017, DIA #5

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SÃO PAULO (no pau) – O primeiro dia da última sessão de testes da pré-temporada trouxe boas notícias a Felipe Massa. Além de fechar a terça-feira com o melhor tempo de todos, entrando na casa de 1min19s, o brasileiro completou 168 voltas — e brincou no Twitter que não estava mal para um “ex-piloto aposentado”.

Não mesmo. E é importante para a Williams que as coisas sigam assim nos próximos três dias, sem que Stroll faça alguma bobagem. Felipe, diga-se, chamou a atenção para a necessidade de andar bastante.

[bannergoogle]Massa fez o melhor tempo do dia com pneus supermacios. A Red Bull, segunda colocada com Ricciardo, andou de ultramacios. Comenta-se que a equipe ainda não está usando tudo que tem de motor. A ver. Já a Ferrari seguiu forte, também com 168 voltas de Vettel e o melhor tempo, 0s160 pior que o de Massa. Mas com pneus macios. Despertou até comentário elogioso de Hamilton. Semana passada, ele falou que a Mercedes tinha um carro “mil vezes melhor que os outros”. Hoje, mudou de opinião. E demonstrou preocupação com os rivais de vermelho. “Eles são os favoritos”, exagerou.

A Mercedes entrou no modo “simulação de corrida”, preocupada em andar bastante e detectar eventuais problemas. O pelotão do meio continua muito equilibrado, com Force India, Renault, Haas e Toro Rosso virando tempos muito semelhantes. A Sauber não terá chances nessa briga e vai rezar para conseguir pontuar pelo menos uma vez no ano. E a McLaren… Bem, teve de trocar o motor de novo. Vai mal, muito mal a Honda nessa história. A equipe já não conta com Alonso em 2018. Sim, o Mundial de 2017 nem começou, mas a boataria segue forte. Fernandinho, que tem apenas mais um ano de contrato, já teria dado o recado: desse jeito, não fica. Eu também não ficaria.

Vejam os tempos e, depois, os pitaquinhos:

dia517

– Ricciardo jura que a Red Bull não está escondendo nada. E torce para a Williams não melhorar muito…

– Massa nunca esteve tão feliz na Williams como agora. E isso tem a ver com os novos carros, que exigem uma pilotagem pé embaixo o tempo todo, sem se preocupar em poupar pneus ou combustível. “Não preciso mais guiar como uma vovó”, disse.

[bannergoogle]- As relações entre McLaren e Honda não são das mais amistosas. A equipe está começando a ficar cansada de tantas quebras e pouco desempenho.

– Christian Horner quer eliminar as barbatanas antes do início da temporada. Não vai conseguir.

– Pascal Wehrlein, que não participou dos testes da semana passada por conta do acidente na Corrida dos Campeões, conheceu hoje seu novo carro e sua nova equipe. As declarações dos pilotos estão aqui.

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ags
ags
7 anos atrás

O Pigmeu tem sorte ou azar de mais..
Antes de qq teste… a fera..anda pra karaiu..rss
Quando é prova.. na real..ele parace que tomar Supusitorio de égua manca…
Não anda nada.. reclama de tudo..até da temperatura da jarra de suco …
Pig…. vai brincar em Monte Carlo.. vai andar de barco..seu nengocio nunca foi carro..
Para de zuar..fy..

CARLOS
CARLOS
7 anos atrás

Hoje. 08.MAR, perguntaram ao Alonso se ele podia fazer a CURVA 3 de pé embaixo ..
RESPOSTA dele: “Para nós, não apenas a Curva 3 …”
Sempre achei que um cara para ser bom no que faz não basta ter o tal talento específico (no caso pilotar carros) . Tem que ser inteligente … Alonso é muito …

Pdr Rms
Pdr Rms
7 anos atrás

Tenho a impressão que essa temporada será uma das melhores da carreira do Massa (e a melhor pela Williams). E que também isso dará uma sobrevida de uns 2 ou 3 anos a ele na categoria.

Antonio
Antonio
7 anos atrás

Se você reparar, o desempenho do Massa piorou na Formula 1 a partir do momento que mudaram os pneus e os pinduricalhos aerodinâmicos. Na minha opinião ele foi o piloto que mais sentiu essa perda de aderência dos carros e sempre reclamava da dificuldade em aquecer os pneus..
Esse novo carro com mais aderência favoreceu o jeito do Felipe pilotar e a Williams que nunca teve uma aerodinâmica muito boa ultimamente. Andava bem na reta e sofria nas curvas e pistas mais travadas.
Acho que Felipe vai andar esse ano muito melhor que nos anos anteriores e acho que quem vai mais sofrer e a Red Bull e Mclaren que tem motores mais fracos.

No final das contas vai dar Mercedes

Henrique
Henrique
7 anos atrás

Fosse o Cabeção, teria uma conversa com os cabeças da McLaren, devolvia o salário e pediria o boné. Melhor tentar outra coisa, nem que seja rolimã. Honda não tem a mão mais da F1 e não é de agora. E, honestamente, será que essa chassi da McLaren é bom?

Antonio Ribeiro
Antonio Ribeiro
7 anos atrás

Ultramacio, supermacio, macio, médio e duro. Por que diachos eles não renomeiam isso para: Supermacio, macio, médio, duro e superduro ?

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  Antonio Ribeiro
7 anos atrás

Porque não, levementemacio, umpoucomacio, macio, médio, duro, meioduro e fodásticamenteduro?

Chupez Alonso
Chupez Alonso
7 anos atrás

Tadinho do Viceonso.

Mas ano que vem a McLata vem hot.

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  Chupez Alonso
7 anos atrás

Esse espanhol ainda corre na f1? Tem certeza?

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  Chupez Alonso
7 anos atrás

Esse cara ainda corre na f1? Tem certeza?

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  Bola da Vez
7 anos atrás

Se corre eu não vi…

Onze anos sem título!
Onze anos sem título!
Reply to  Bola da Vez
7 anos atrás

Caro Bola, você não está prestando atenção! Você vai ver o Derrotonso, toda vez que ele levar volta dos líderes.

Aguarde e verá!

Fabio
Fabio
7 anos atrás

Olá Flávio,
Nesse feriado de carnaval estive viajando pelo Chile e num bate papo genérico sobre esportes, mencionei F1 e um senhor ingles que estava no grupo disse que seu filho trabalha na Cosworth e estaria desenvolvendo um projeto para F1, Ele não soube mencionar pra qual equipe e o besta aqui que vos escreve não é jornalista e não soube fisgar e buscar mais detalhes. Depois aquilo ficou na minha cabeça… seria um plano B pra Mclaren? Uma nova equipe do Ron Dennis? Ou estaria o velho senhor confundindo F1 com FE ou alguma outra F? Enfim… não custa compartilhar com voce e sua bem relacionada equipe…
abraço

Marcelo Melo
Marcelo Melo
7 anos atrás

Na boa? O que me deixa mais intrigado é que a Honda simplesmente NÃO CONSEGUE fazer uma usina minimamente razoável. Incrível, mesmo depois de 2 ou 3 anos….sei la.

Incrível!

Rodrigo Vila Verde
Rodrigo Vila Verde
7 anos atrás

Falando em inferno astral na Mclaren, me matei de rir aqui:

https://m.youtube.com/watch?v=JZWzWp5yPkk

E o que é pior: o vídeo fala em duas quebras de motor. Pois é… tá desatualizado. Quebrou hoje mais uma vez.

Não consegui uma versão com legendas em português. Sorry!

Dante Greggio
Dante Greggio
Reply to  Rodrigo Vila Verde
7 anos atrás

Aqui o vídeo de outra entrevista com executivo da McLaren-Honda:

https://www.youtube.com/watch?v=jBPN1zYm-K8

André Sb
André Sb
7 anos atrás

A Mclaren devia aproveitar que a Ilmor rompeu a parceria com a Renault e impor os caras pra Honda. Japoneses um fracasso em questão de motor… por isso não troco meu Jetta TSi pelo Civic turbo rsrsrsrs.

Bernard Fonseca
Bernard Fonseca
7 anos atrás

Pra mim, Renault, Williams e Ferrari são as equipes que mais evoluíram em relação a 2016. Então meu ranking das equipes em 2017, é:
Mercedes – escondendo o jogo até agora.
Ferrari – Andando rápido porém com tanque vazio.
Williams
Red Bull – mas estão evoluindo muito no segundo teste. Ou estão escondendo jogo.
Force Índia
Renault
Hass
Toro Rosso
MCL Honda/Biz
Sauberlineta

valter
valter
7 anos atrás

Willians Mercedes com Massa liderando?? Culpa desse motor Mercedes que empurra muito. Esperem o ultimo dia dos treinos. Hamilton com o motor ligado 100% colocar 2 segundos nos demais.

Bernard Fonseca
Bernard Fonseca
7 anos atrás

Falando em Barbatanas, vejam que a barbatana da Williams é diferente de todas as outras.
Notem que na parte superior da barbatana começando desde o chassi até a linhas da Martini, tem uma “prancha” fina (acho que 3cm de largura), e comprida que fica no topo da peça, isso da uma maior resistência à torções que a barbatana possa sofrer nas curvas com a forte pressão exercida sobre ela.
Isso é “parecido” com as talas que os barcos a vela colocam nas velas para elas ficarem mais rígidas e deformarem menos. Porém na Williams eles colocaram no TOP e como se fosse uma “prancha”.
Lembrem que na LMP1, essas barbatanas são fixada no aerofólio traseiro e ficam mais rígidas, que essas da F1, que não podem ser fixadas no aerofólio traseiro.
Então a Williams parece que acertou na melhor solução e deixar o carro mais estável nas curvas, deixando a barbatana mais rígida.

Bernard Fonseca
Bernard Fonseca
7 anos atrás

Nessa foto da matéria da para notar a enorme semelhança entre os aerofólios da Ferrari e Williams. E o bico do carro também.
Me chama a atenção a abertura da entrada de ar acima da cabeça dos pilotos, este ano estão muito maiores: Williams = Mercedes, Renault bem parecida. Ferrari, Hass e MCL Honda Biz com aberturas pequenas, a da Honda Biz é a menor pelo que parece.

Toni Casagrande
Toni Casagrande
7 anos atrás

Williams leoa de treinos pré-temporada. Filme antigo.

Massa dirige como uma vovó já há algumas temporadas. Aposto que continuará no mesmo ritmo nas corridas de 2017. Gostaria de estar enganado.

Costa
Costa
Reply to  Toni Casagrande
7 anos atrás

Ele assumiu a sua mediocridade.

Vagner
Vagner
7 anos atrás

Muito bom o desempenho do Massa. Este ano promete ser melhor que os três últimos com a Williams. Não me surpreeenderia se ele ficasse para 2018 tbm.

Celio ferreira
Celio ferreira
7 anos atrás

Quem esconde o jogo , não é a Redbull e sim a Mercedes. Acho que na Australia
metem 0,5 seg. no resto .

valter
valter
Reply to  Celio ferreira
7 anos atrás

Aposto que metem +1.874.

Vinicius
Vinicius
7 anos atrás

Depois de hoje,Wehrlein deve estar com muito mais vontade de esfolar,esganar e trucidar Totó Wolff por tudo isso…

Cristiano Azevedo
Cristiano Azevedo
Reply to  Vinicius
7 anos atrás

Primeiro contato com o novo carro, e já jantou o sueco.