ENCHE O TANQUE | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

sexta-feira, 31 de março de 2017 - 18:47Arquitetura & urbanismo

ENCHE O TANQUE

SÃO PAULO (5-0) – Já falei que adoro quando a blogaiada no exterior lembra dos postinhos de gasolina, não? Pois o Eugenio Chiti Estene no Havaí e lembrou de nós:

Olha só que legal. Estive de férias e, passeando lentamente pela Kula Highway (uma estradinha de pista simples), lá pela cota dos 800 m, na encosta do monte Haleakala (que, na língua nativa quer dizer “a Morada do Sol”) , a temperatura é de uns 19°C e a gente vê fazendas com muros de pedras, gado pastando no meio da neblina, velhas casas em madeira, ruínas de antigas usinas de açúcar, um vinhedo (sim, um vinhedo!)… De repente, mais uma pérola: esse postinho aí, fundado em 1939 e que está com a mesma família desde então. Não resisti, claro. Não fossem as bombas modernas, seria exatamente como no dia em que abriu. O chão de madeira que range quando a gente anda, as geladeiras com mais de 50 anos. Uma cápsula do tempo, que nos mostra como a ilha deveria ser “before statehood”, ou seja, quando acabaram de vez com a soberania do lugar.

É simplesmente encantador.

 

dochiti2

2 comentários

  1. Luiz Fernando disse:

    sensacional Eugênio

  2. stephano farias disse:

    Não sei se vale pra titulo do Blog, mas achei esse mapa de BH da década de 1930 (BH tinha portanto, pouco mais de 35 anos). Um mapa com pouco além da parte planejada da ainda pequena cidade, com um anuncio do Posto Atlantic. Curioso notar que o nome da capital era Bello Horizonte, com dois “eles” e gasolina era escrito com ‘z”.
    http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/acervo/grandes_formatos/APM%20-%20101/195.jpg

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>