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Adilson Faltz
Adilson Faltz
6 anos atrás

O carro atual da Indy é um trambolhão, a Dallara não foi feliz nesse projeto.

Mas e os “paralamas” traseiros que impediriam os carros de decolarem como na morte do Dan Wheldon, vão sumir e vai ficar por isso mesmo? Tá aí alguma coisa interessante a se esclarecer.

Fernando
Fernando
6 anos atrás

Ainda prefiro o DeltaWing – daria um visual único à categoria,

ricardo
ricardo
Reply to  Fernando
6 anos atrás

concordo. o projeto DW é incrível.

teriam uma grande chance de chamar a atenção.

cordialmente

ricardo

Rama
Rama
6 anos atrás

lindos e perigosos. Asa decepadora de capacetes. Alguém tem que se ligar nessa lâmina na goela dos pilotos.

Acarloz
Acarloz
6 anos atrás

Limpo, bonito, sem frescura de nerd.

Francisco Martins
Francisco Martins
6 anos atrás

Até que enfim a F-Indy terá carros mais bonitos como era antigamente, pois esse chassi Dallara atual com esses kits aerodinâmicos está horroroso!

Claudio Jorge Fernandez Miscovich
Claudio Jorge Fernandez Miscovich
6 anos atrás

Eu conheço o carro.
So vou falar que é um Volvo e que ficou famoso por aparecer o seriado O Santo, com Roger Moore, um dos tantos 007

marcelo humberto dias
marcelo humberto dias
6 anos atrás

Flavio, e o tal do indicador de posições?

Abs
Marcelo

João Sérgio
João Sérgio
Reply to  marcelo humberto dias
6 anos atrás

ele segue existindo ali embaixo da camera onboard

Luiz
Luiz
6 anos atrás

Mudança inteligente. Sem penduricalhos idiotas que não melhoram em nada a corrida em sí! Não precisa padronizar os carros…apenas faze-los legais!

PRNDSL
PRNDSL
6 anos atrás

Como que eles podem esquecer tudo que disseram para justificar as caixas que ficavam atrás das rodas?

Elmo
Elmo
6 anos atrás

Achei muito bonito mesmo. Principalmente por conta da remoção daquela peça atrás da roda traseira.
Por outro lado, li em algum lugar que aquela peça serve para evitar que um carro faça outro decolar, após um toque roda com roda.
Caso essa peça realmente represente um incremento significativo para a segurança dos pilotos, sou a favor de sua manutenção, não obstante a feiúra.

Fabio
Fabio
Reply to  Elmo
6 anos atrás

Se considerarmos a resistência da asa dianteira, que mudou pouco, e que desde 2012 vemos que aguenta muito pancada. E somarmos que a laterais da asa traseira se estendem até o assoalho (como na F1). Acho que já deve evitar uma grande porcentagem desse tipo de acidente, que nem é tãaaao comum assim.

Rodrigo
Rodrigo
6 anos atrás

Visualmente é no mínimo melhor que essa coisa horrorosa atual. Tomara que a proposta pratica também funcione.

Alex Couri
6 anos atrás

Ao contrário da F-1, a Indy ultimamente só tem trazido alegria!! Ta lindo o shape dos novos carangos!!

Ricardo
Ricardo
6 anos atrás

Poderiam deixar esse trabalho para o “Irmão do Décio”. O que vi não me surpreendeu em nada. Tenho certeza que o “irmão do Décio” iria surpreender muita gente.

Celso Ciamponi
Celso Ciamponi
6 anos atrás

Carro com cara de carro de corrida, não aquelas trapizongas atuais da F1, que parece um show de horrores de tanto penduricalhos que tem

Bruno Lombardi
Bruno Lombardi
6 anos atrás

Ficou com um visual bem bonito, mais agressivo. Gostei bastante.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
6 anos atrás

Se for isso mesmo, superou minhas expectativas.

askjao
askjao
6 anos atrás

Voltando ao passado!

Marcus Simões
Marcus Simões
6 anos atrás

Gostei. Esses carros cheios da Indy cheio de papagaiadas parecendo aqueles de Velozes e Furiosos são muito feios!

Rodrigo
Rodrigo
6 anos atrás

Independente de ser mais bonito ou não. Parece que o mundo está sem criatividade neste momento da história. Nos filmes, só “remakes”. No automobilismo, volta ao passado. O antigo era melhor? Acho que não necessariamente. Só não estamos sabendo fazer os clássicos do futuro. Triste geração zap zap; só olha para baixo e não vê o que pode ter adiante.

Brito
Brito
6 anos atrás

Melhor que o atual (o que não é muito difícil)

Rui
Rui
6 anos atrás

Top!!!

Rodrigo Deliberali
Rodrigo Deliberali
6 anos atrás

Finalmente vai dar pra assistir sem doer os olhos, bastante atraente. Porém não acha contraditório, ou um retrocesso na segurança, já que a adoção dos pods atrás das rodas neste chassi DW, não foi para evitar o catapultamento dos carros, fato que aconteceu no fatídico acidente de Dan Wheldon em Las Vegas, Flávio?

Wanderson Marçal
Wanderson Marçal
Reply to  Rodrigo Deliberali
6 anos atrás

É o seguinte, Rodrigo: a princípio o pára-chaque era tipo uma aleta aerodinâmica que a Dallara iria incluir pra equilibrar o carro — ela também usa na F-E. Depois surgiu a idéia de criar algo mais robusto para superspeedway. A princípio, antes dos aerokits, os pára-choques eram bem pequenos nos mistos e nos ovais curtos. Só nos ovais longos é que eles tinham essa proposta de evitar decolagens.

Mas que aí aconteceu a morte do Dan Wheldon. E por que ela aconteceu? 30 carros, num oval curto andando em pack-racing (estilo Nascar, muito arrasto aerodinâmico com pé embaixo o tempo todo; carro lado a lado sempre). Óbvio que ia dar merda. Pack-racing era o estilo que a IRL adotava tentando emular a Nascar. Mas nunca foi apropriado para monopostos. A partir de 2012, com outra direção, a Indy parou com os pack-racing e as decolagens se reduziram. As que existem, hoje, são aquelas em que o carro de trás vem em muito mais velocidade que o de trás — tipo o do Webber em Valência em 2010 e o do Alonso na Austrália ano passado. Aí não tem pára-choque que resolva. Vai bater e vai voar, mesmo. (nos anos 90, aliás, sob a égide do Max Mosley a FIA chegou a testar e já tinha tido essa conclusão). Então acabaram retirando do projeto para 2018.

Wanderson Marçal
Wanderson Marçal
Reply to  Wanderson Marçal
6 anos atrás

E desculpe-me pelos erros de digitação. Do celular é ruim pra escrever.

Marcelo
Marcelo
6 anos atrás

Estava vendo umas fotos dos carros da década de 90 e realmente eram muito lindos.
O do Vileneuve, azul e branco, o mais!
Demorou para a Indy mexer nesse carro esquisito que eles usam hoje.

Antônio
Antônio
6 anos atrás

Muito melhor que as atuais aberrações….

Celio ferreira
Celio ferreira
6 anos atrás

UFA…JÁ NÃO ERA SEM TEMPO..

Gerson
Gerson
6 anos atrás

Duvido que vá ficar bom. Os penduricalhos aerodinâmicos e os recortes futuristas das laterais são só mais do mesmo. Aquela beleza da Indy dos anos 90 não volta mais,

luigi
luigi
6 anos atrás

Como já escreveu o poeta : Toda unanimidade é burra !
Isto ,na minha opinião também se aplica ao automobilismo , monomarca ,mono motor,mono chassis, Que além de não transferir nada de bom para o desenvolvimento de carros de produção normal ,também não melhora a relação equipe com muito recurso e equipes com pouco recursos , as primeiras sempre terão o maior número de vitórias e as segundas só circunstanciais,na maioria das vezes mais por sorte que por méritos,isto para mim não é automobilismo ,é jogo e jogo nunca foi minha paixão.

Wanderson Marçal
Wanderson Marçal
Reply to  luigi
6 anos atrás

O que a F1 transfere para a produção normal? Hoje a aberração dos motores V6 híbridos é a única coisa que transfere algum parâmetro para a produção comercial, mas é de longe a pior parte da categoria — e muito custosa. O resto é gasto em testes em túnel de vento pra fazer aleta. Ou seja, dinheiro jogado no mato. Aleta não vai pra carro de rua.

leandro 440magnum
leandro 440magnum
Reply to  Wanderson Marçal
6 anos atrás

Dinheiro jogado ao vento…

moisesimoes
moisesimoes
Reply to  luigi
6 anos atrás

– “além de não transferir nada de bom para o desenvolvimento de carros de produção normal” … Boy, esta não é a intenção da Indy. “Monomotor” também não se aplica em seu pequeno comentário: http://grandepremio.uol.com.br/indy/noticias/honda-e-chevrolet-assinam-renovacao-de-contrato-para-fornecer-motores-da-indy-pelos-proximos-anos.
Aliás, o projeto está focado na competitividade e no equilíbrio, entende? E isso é automobilismo, onde exite elementos como sorte e mérito.
“Quando todos pensam o mesmo, ninguém está pensando.
Walter Lippmann”. Nem sempre. Faça o dever de casa.

moisesimoes
moisesimoes
6 anos atrás

– Sem dúvida não se compara com os terríveis da atual geração. Mas o bico limpo, com as asas sem aletas, sem nada, seria o ideal.
A asa traseira com três degraus também lembra um barbeador.
Em relação à segurança, acho que o aeroscreen cairia muito bem. E esse “santantônio”: – Aguenta porrada? Mas se os caras estão indo na direção certa, ah, estão!

Carlos Pereira
Carlos Pereira
6 anos atrás

Vão ficar melhores visualmente … isso se for aplicado mesmo. Gostei.

Guzz
Guzz
6 anos atrás

Carros bonitos, fazia tempo que não…

Zé Maria
Zé Maria
6 anos atrás

Tudo beleza, mas. . .
Flavio do céu, como é que pode o seu colaborador do GP que redigiu essa matéria, mandar na lata dos leitores, assim na cara larga como dizem os gaúchos, um “REFRIGERAMENTO do motor”?!?!
Segunda época para ele!!
Ou estou errado na minha colocação?
Abraço.
Zé Maria

Robertom
Robertom
Reply to  Zé Maria
6 anos atrás

E seguem outras obras da “Sucursal de Porto Alegre :
…o bico perde em tamanho, sendo menos espichado…
Não seria bem melhor escrever que o bico é mais curto?
…as questionáveis calotas localizadas atrás dos pneus traseiros deixam de existir…
Calotas, por definição, nunca estão atrás das rodas e sim cobrindo total ou parcialmente a face externa delas, acho que o rapaz se referia às carenagens…
Não quero crucificar ninguém, mas provavelmente é o mesmo que escreveu que o falecido Guaraná nunca alcançou muito sucesso nos monopostos e que suas maiores glórias foram no Endurance, justo o Palito que é o recordista em número de títulos brasileiros (3) em categorias de Fórmula, 2 na Super Vê e 1 na F2Br…

Alexandre Augusto
Alexandre Augusto
Reply to  Zé Maria
6 anos atrás

Emenda pior que o soneto….
Consertaram o refrigeramento, mas o artigo não.. Agora ficou o Refrigeração.

Wanderson Marçal
Wanderson Marçal
6 anos atrás

Carros mais leves, menores (vão encurtar a dianteira e a traseira), mais potentes, mais bonitos (sem a porcaria do pára-choque) e o principal: mais downforce mecânico e menos aerodinâmico, facilitando o vácuo e assim as ultrapassagens.

Viu, F1, não é difícil…

Edward Fernandes
Edward Fernandes
Reply to  Wanderson Marçal
6 anos atrás

Posso assinar embaixo?

rafaelle
Reply to  Wanderson Marçal
6 anos atrás

mais a f1 tem a “camaradagem safada” ou alguém acredita que a Mercedes voltou na f1 para competir? buscar michael e o lewis…. kkk a mature-virgem BRAW,
a renault voltou, fala brigar por titulos só daqui 5 anos… alguém acha que a renault é fraca?
na minha opinião, só voltou porque tinha a garantia do “futuro” motores v6 híbridos… e a Ferrari só concordou porque tem bala na agulha. E dinheiro “Free” todo ano (ganhado ou perdendo, caga em paz).

Fabio
Fabio
Reply to  Wanderson Marçal
6 anos atrás

Com tudo isso, agora só falta espalhar melhor o calendário. Porque terminar em setembro é dose!

(Pq o Flávio gosta! hahaha Parece até que o fã de NFL pra valer lá nos EUA tá preocupado com Indy…)