LUTO | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

sábado, 25 de março de 2017 - 23:10Ladaland

LUTO

SÃO PAULOMorreu no último dia 19 Petr Mikhailovic Prusov, criador do Niva. Ele tinha 75 anos e liderou, a partir de 1972, a equipe que começou a projetar o jipe mais sensacional de todos os tempos.

Na Avtovaz, ele era o modelo 2121. Há quem o considere o primeiro dos SUVs. Para mim, sempre será um jipe. Aliás, em abril o Niva faz 40 anos. Continua em produção, agora com o nome de Lada 4×4. São 2,5 milhões de unidades rodando por aí.

Prusov chegou a ser o engenheiro-chefe da Lada, de 1998 a 2003, e participou de vários projetos em Togliatti até se aposentar.

Todo respeito e gratidão do mundo a este gênio. E se você tem um Niva, vá lá dar um abraço nele. Eu já fiz isso.

paidoniva

5 comentários

  1. O Niva é um excelente jipe.

    A primeira SUV foi a Suburban e a primeira SUV de 4 portas foi a Veraneio.

    O resto é lenda.

  2. Alexandre disse:

    O melhor “JEEP” de todos os tempos? Acho que o simples fato de chamá-lo de “JEEP” ja respondeu qual foi o melhor JEEP de todos os tempos.

  3. Maurício Freitas disse:

    Esse senhor fez um grande trabalho. Eu costumava participar de competições de jipes como navegador e posso afirmar que o Niva é bem melhor do que as pessoas supõem, muito leve e extremamente ágil para esse tipo de carro.
    Lembro de um raid de Sorocaba em que nos defrontamos com um enorme atoleiro. Estávamos com uma Toyota Bandeirante e à nossa frente, um Niva. O Niva passou de uma forma impressionante, parecia fácil. Nós fomos em seguida, no mesmo ritmo e acabamos capotando.
    Ponto para o Niva.

  4. lauro kennedy disse:

    LUTO, tenho um Niva, concordo com a parte q FG afirma ser o melhor “JEEP” de todos os tempos, robusto, mecânica simples, um carro foda pra caralho, tiro a maior onda com o meu colocando ele em lugares onde os “JEEP’S” eletrônicos sofrem para chegar, topa tudo mesmo, o único defeito foi ter sido descontinuado no Brasil, sem mi, mi, mi, é um carro muito bom.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>