LUTO

SÃO PAULOMorreu no último dia 19 Petr Mikhailovic Prusov, criador do Niva. Ele tinha 75 anos e liderou, a partir de 1972, a equipe que começou a projetar o jipe mais sensacional de todos os tempos.

Na Avtovaz, ele era o modelo 2121. Há quem o considere o primeiro dos SUVs. Para mim, sempre será um jipe. Aliás, em abril o Niva faz 40 anos. Continua em produção, agora com o nome de Lada 4×4. São 2,5 milhões de unidades rodando por aí.

Prusov chegou a ser o engenheiro-chefe da Lada, de 1998 a 2003, e participou de vários projetos em Togliatti até se aposentar.

Todo respeito e gratidão do mundo a este gênio. E se você tem um Niva, vá lá dar um abraço nele. Eu já fiz isso.

paidoniva

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Christian - Do Niva
Christian - Do Niva
7 anos atrás

O Niva é um excelente jipe.

A primeira SUV foi a Suburban e a primeira SUV de 4 portas foi a Veraneio.

O resto é lenda.

Alvaro
Alvaro
Reply to  Christian - Do Niva
7 anos atrás

A primeira SUV foi a Rural.
O resto é lenda.
Abs

Alexandre
Alexandre
7 anos atrás

O melhor “JEEP” de todos os tempos? Acho que o simples fato de chamá-lo de “JEEP” ja respondeu qual foi o melhor JEEP de todos os tempos.

Maurício Freitas
Maurício Freitas
7 anos atrás

Esse senhor fez um grande trabalho. Eu costumava participar de competições de jipes como navegador e posso afirmar que o Niva é bem melhor do que as pessoas supõem, muito leve e extremamente ágil para esse tipo de carro.
Lembro de um raid de Sorocaba em que nos defrontamos com um enorme atoleiro. Estávamos com uma Toyota Bandeirante e à nossa frente, um Niva. O Niva passou de uma forma impressionante, parecia fácil. Nós fomos em seguida, no mesmo ritmo e acabamos capotando.
Ponto para o Niva.

lauro kennedy
lauro kennedy
7 anos atrás

LUTO, tenho um Niva, concordo com a parte q FG afirma ser o melhor “JEEP” de todos os tempos, robusto, mecânica simples, um carro foda pra caralho, tiro a maior onda com o meu colocando ele em lugares onde os “JEEP’S” eletrônicos sofrem para chegar, topa tudo mesmo, o único defeito foi ter sido descontinuado no Brasil, sem mi, mi, mi, é um carro muito bom.